Boletim meteorológico alerta para uma mudança repentina da temperatura durante a última semana do mês de maio. “Parte das regiões começam a semana com temperaturas elevadas, mas vão terminar com frio. Em muitas dessas regiões, a queda dos termômetros será intensa. Sul, Sudeste e Centro Oeste estão na rota do frio de origem polar”, pontua a meteorologista Josélia Pegorim.
Os estados de Rondônia, Acre e parte do Sul do Amazonas estão na rota do frio que por aqui chega como friagem. A partir da próxima quarta, 22/05, após a formação de um ciclone extratropical no Sul, parte do Brasil vai ser envolvido por muita chuva. A partir dessas chuvas, começa a formação de uma frente fria que vai dar origem a friagem.
Na sexta, o frio de origem polar começar a viajar pelo Brasil. “Do Centro-Oeste, a temperatura começa a baixar invadindo estados como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, informa a meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo.
A meteorologista não descarta de o frio de origem polar sobrar parar os estados do Acre e Rondônia. “A massa de ar polar vai causar queda de temperatura durante o fim de semana em Cuiabá, no centro-oeste e sul de Mato Grosso. Provavelmente vai sobrar um pouco de frio até lá para o Acre e Rondônia”, finaliza.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não prevê para as últimas horas nenhum fenômeno meteorológico que envolva chuva em Rondônia. Neste momento, o Inmet retrata apenas a incursão de muitas nuvens no céu do estado. Porto Velho (RO) registra mínima 28ºC e Máxima de 33ºC. Com informações do Clima Tempo e Inmet.