O Rio Grande do Sul está sendo afetado pela maior tragédia climática já ocorrida no Brasil. Centenas de milhares de pessoas estão desabrigadas. Nesse contexto, surge também a necessidade de pensarmos em meios para garantir seu retorno a uma vida digna. E um grande problema que se apresenta é a capacidade das escolas afetadas de retomarem suas atividades.
Em Porto Alegre, capital do Estado atingido, em um bairro de periferia, existe um doloroso exemplo de destruição em uma instituição sem fins lucrativos de Educação Infantil, que, até então, exercia um excelente trabalho social com crianças e famílias de baixa renda. Trata-se da Creche João Paulo II.
Este redator, em tempos passados, já teve a oportunidade de visitar o local e constatar pessoalmente as boas ações desenvolvidas, onde uma comunidade de religiosas dedicam suas vidas à educação e bem-estar dos menos favorecidos. Porém, o vídeo a seguir demonstra o tamanho do estrago que abateu essa louvável iniciativa.
Em tempos de tragédia, somos chamados(as) a viver as virtudes da compaixão e da solidariedade. Assim, caso você, leitor(a), possa ajudar a reconstruir essa valiosa obra social, disponibilizamos aqui um QR Code e um número de PIX (CNPJ – 87263364001203 – Centro de Educação São Vicente de Paulo) para que sua colaboração atenda essa necessária e benemérita instituição de Educação Infantil. As irmãs e irmãos gaúchos(as) agradecem.
Prof. Josenir Lopes Dettoni
Doutor em Filosofia, Psicólogo e Jornalista.
DRT-0001755/RO