A 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista está prestes a começar, de 20 a 24 de maio, em todo o território nacional. Este evento anual, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, busca promover a resolução de conflitos de forma consensual e benéfica para todas as partes envolvidas.
O lema deste ano, “É conciliando que a gente se entende”, reflete a ideia central por trás da conciliação trabalhista: a importância do diálogo na resolução de conflitos. Através de conversas e acordos, é possível alcançar soluções definitivas, rápidas e seguras para os litígios trabalhistas.
Durante cinco dias, magistrados e servidores se unem em um esforço concentrado para ampliar as pautas e promover audiências de conciliação nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e nas Varas do Trabalho.
Participe
Se você deseja incluir seu processo em pauta, busque a Vara do Trabalho onde sua ação tramita ou entre em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC).
Vale ressaltar que as partes podem solicitar a conciliação durante todo o ano, não se limitando apenas à semana nacional, e em qualquer fase do processo.
2023
Na última edição, em 2023, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista alcançou números impressionantes: quase R$ 1,2 bilhão movimentados, mais de 346,1 mil pessoas atendidas, mais de 80 mil audiências realizadas e 23.788 acordos homologados. Um grande sucesso em busca da resolução pacífica de conflitos.
O TRT-14 homologou mais de R$9 milhões em acordos. O evento contou com a participação de todas as unidades e Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), e o Núcleo de Justiça 4.0. Foram realizadas 1.154 audiências e atendidas 4.385 pessoas no período de 22 a 26 de maio de 2023. Deste total, 40,9% foram solucionados pela via da conciliação.
Não fique de fora desta oportunidade de resolver pendências trabalhistas de forma conciliatória e eficiente. Acesse a página da Conciliação Trabalhista para mais informações e participe ativamente deste importante evento jurídico nacional.