Na semana em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio), a Santo Antônio Energia, empresa controlada por Eletrobras, realizou mais uma doação de resíduos recicláveis para a Cooperativa Catanorte, localizada na comunidade da Vila Princesa, em Porto Velho. Desde 2017, quando teve início a parceria com a cooperativa, cerca de 170 toneladas de resíduos recicláveis já foram doadas.
Esta semana, mais 4,5 toneladas de materiais como papel, papelão, plástico e sucatas metálicas foram entregues à Cooperativa que vende os materiais, gerando renda para as 43 famílias associadas. Cerca de 500 litros de óleo derivado da produção de alimentos no restaurante da Hidrelétrica também foram doados para a Catanorte. O óleo será utilizado pelos cooperados para a produção de sabão artesanal.
“Vendemos os resíduos para empresas que reciclam, e o que recebemos é dividido em partes iguais entre os cooperados. Se mais empresas fizessem como a Santo Antônio Energia seria muito bom. Além de contribuírem com o meio ambiente, mais pessoas seriam beneficiadas, pois muito material que é jogado tem valor no mercado de materiais reciclados”, observa Maria da Conceição, presidente da Catanorte.
Ciclo Sustentável
Para garantir que todo resíduo gerado na hidrelétrica tenha a destinação correta, a Santo Antônio Energia possui uma Central de Tratamento e Destinação Final de Resíduos projetada para funcionar durante todo o período de concessão do empreendimento.
Os resíduos gerados na usina são coletados de forma segregada, classificados, e recebem a destinação ambientalmente correta. E a adesão de Integrantes e colaboradores é fundamental. As lixeiras disponibilizadas na usina possuem compartimentos separados por tipo de resíduo e, através de ações de educação ambiental, todos são incentivados a jogar o lixo que geram nos compartimentos corretos.
Melissa Paes, que há 12 anos trabalha na Santo Antônio Energia, levou o aprendizado para casa onde também mantem o hábito de separar o lixo antes de descartar.
“Desde que entrei na empresa e vi que essa questão era levada a sério, isso me motivou a levar a prática para minha casa também. Foi nas ações de educação ambiental aqui na usina que aprendi a importância de lavar recipientes, como caixas de leite, suco e iogurte, antes de descartar”, lembra Melissa Paes.
“O trabalho de coleta e destinação correta de resíduos é um cuidado essencial para a conservação do Meio Ambiente e faz parte das ações de ESG das empresas do grupo Eletrobras. E para nós, da Santo Antônio Energia, poder estender esse trabalho em benefício para a comunidade nos inspira a fazer mais”, complementa André Vasques, gerente de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia.