A gestão inovadora do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), com avanços inéditos no ensino público de Rondônia, foi destaque nacional na Rádio Justiça, levada ao ar pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A reportagem enfatiza os resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), realizado pelo TCE-RO, em cooperação com as redes de ensino dos municípios e do Estado.
Alunos beneficiados pelo projeto possuem, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não participam.
Nas disciplinas de português e matemática, o desempenho de estudantes ligados ao programa é superior aos alunos de escolas que não usam o projeto.
E não é só: indicadores do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) ainda trazem um dado importante: quase dobrou o número de crianças em estágio avançado de aprendizagem.
Uma revolução educacional histórica, iniciada a partir da decisão de estabelecer uma prioridade.
Ouça a reportagem veiculada na Rádio Justiça: https://atricon.org.br/wp-content/uploads/2024/04/240517_isabella_atricon_educa_ro-002-1.mp3.
1º LUGAR NO BRASIL
Nesta semana, foi revelado um resultado histórico e inédito. Rondônia conquistou o 1º lugar nacional em crescimento na alfabetização de crianças. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (15/5).
“Quando aí estive, eu vi todo o potencial que vocês tinham e têm de alcançar essa primeira vitória: o fato de Rondônia ter o maior percentual de crescimento, entre os estados brasileiros, na alfabetização das crianças”, disse a Secretária Executiva do MEC, Maria Izolda.
“Vibrei muito e me dirijo especialmente ao TCE, ao engajamento da instituição, e a todos que fazem Rondônia estar nessa condição”, completou.