SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

Plantas alimentícias não convencionais são retratadas em selo pelos Correios

As PANC possuem uma ou mais partes alimentícias que não fazem parte do dia a dia. São espécies regionais, em geral mantidas pelos próprios agricultores, restritas a quintais e hortas domésticas.

Por RO - Comunicação - Caixa Postal - 20

Publicado em 

Plantas alimentícias não convencionais são retratadas em selo pelos Correios
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília, 23/4/2024 – Nesta terça-feira (23), entra em circulação nos Correios a Emissão Postal Especial Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O lançamento da peça postal ocorre em São Lourenço do Sul (RS), no dia 24, durante o 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais. Composta de seis selos – a vinagreira, a taioba, o jambu, o mangarito, a ora-pro-nóbis e a bertalha -, a emissão já está disponível nas principais agências do País e na loja virtual dos Correios. As PANC possuem uma ou mais partes alimentícias que não fazem parte do dia a dia. São espécies regionais, em geral mantidas pelos próprios agricultores, restritas a quintais e hortas domésticas. Algumas apresentam importância econômica e cultural.

As plantas alimentícias não convencionais possuem destacado potencial nutricional, como o teor de proteína e minerais em ora-pro-nóbis, de ômega-3 em beldroega, de ferro em taioba, de selênio em cariru, de luteína em capuchinha. Apresentam ainda reconhecido valor culinário, gastronômico e cultural. Por essas características, são fundamentais para a soberania e segurança alimentar e nutricional, para a mitigação das desigualdades sociais e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

Apesar desse potencial, em função das mudanças do padrão de vida da sociedade moderna, com a globalização e a verticalização das cidades, houve redução ou mesmo abandono de espécies antigamente comuns, como mangarito, araruta, jacatupé e ariá, substituídas por espécies com cadeias produtivas estruturadas, na forma de alimento processado ou ultra processado.

Contudo, observa-se tendência cada vez maior de se buscar alimentação mais saudável e diversificada, com a valorização do alimento local ou regional, em contexto de produção agroecológica. Nessa linha, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem trabalhando com a temática das PANC, mantendo coleção de Hortaliças PANC desde 2006 e desenvolvendo trabalhos de otimização dos sistemas produtivos em base agroecológica, com avaliação agronômica, caracterização nutricional e estudo da vida útil.

O Brasil possui rico patrimônio de PANC, muitas delas espécies nativas, umas ditas naturalizadas e algumas exóticas cultivadas, como o peixinho, a azedinha e o muricato.

Sobre os selos  Esta emissão é composta de seis selos de plantas alimentícias não convencionais: a vinagreira, a taioba, o jambu, o mangarito, a ora-pro-nóbis e a bertalha. Cada selo captura a beleza única de cada planta e celebra a biodiversidade e riqueza cultural das PANC. O estilo das artes foi inspirado no Impressionismo, com sombras na cor violeta. Os selos trazem também, em microletras, o nome popular e científico da planta ilustrada. Com técnica de aquarela e arte de Lidia Marina Hurovich Neiva, a emissão tem tiragem de 96 mil selos. São 12 selos por folhas e cada selo tem valor facial de 1º porte de carta (R$ 2,55).

bertalha (Basella alba) é hortaliça folhosa, herbácea, pertencente à família botânica Basellacea, oriunda da Índia e do Sudeste Asiático, disseminada pelas regiões tropicais do planeta. No Brasil, é comum no Rio de Janeiro, sendo frequentemente encontrada em feiras e quitandas. Come-se as folhas picadas refogadas ou cozidas brevemente, muitas vezes com ovos ou em pratos com carnes. Quando ainda tenras, como salada crua. Os talos grossos também podem ser picados e refogados para enriquecer o arroz e o feijão. Prato mais típico: bertalha com ovos mexidos.

jambu (Acmella oleracea), planta da família botânica Asteraceae, é hortaliça folhosa, herbácea, considerada naturalizada na Amazônia. As folhas e especialmente as inflorescências são ricas em espilantina, substância com propriedades anestésicas que causam leve amortecimento das mucosas e salivação. O jambu é símbolo da culinária amazônica, consumido nos típicos pratos pato no tucupi, tambaqui no tucupi, caldeirada de peixe e principalmente no “tacacá”, acompanhando tucupi, goma da mandioca e camarão salgado.

mangarito (Xanthosoma riedelianum) ou tayaó (em idioma Guarani) é nativo do Brasil e fazia parte da dieta dos índios quando da chegada dos colonizadores portugueses. Muito apreciado no passado, nos dias de hoje é praticamente desconhecido, encontrado esporadicamente em feiras no interior de Minas Gerais ou no circuito de alimentação PANC. Pertence à família Areacea, produz tubérculos comestíveis, bastante calóricos. As folhas são comestíveis, sempre refogadas, mas são os rizomas que representam verdadeira iguaria culinária de paladar especial. Também é especial em cremes ou purês. No meio rural, era comum cozido ou assado com melado no lanche ou café da manhã.

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), planta nativa da América tropical, incluindo o Brasil, pertencente à família Cactaceae, uma das poucas cactáceas com folhas desenvolvidas. As flores e os frutos são comestíveis, mas o alimento principal são as folhas, consideradas a “carne verde” pelo alto teor de minerais, especialmente ferro, magnésio, zinco, manganês e cálcio, e proteínas com perfil de aminoácidos. Muito usada na culinária mineira no circuito das cidades históricas, acompanhando frango caipira, costelinha suína ou outras carnes ensopadas. Pode-se preparar as folhas inteiras ou picadas bem fininhas como couve, conferindo assim maior cremosidade aos pratos devido à maior liberação da sua mucilagem. Também se preparam tortas salgadas, farofas e bolinhos, além de usar folhas novas ainda tenras em saladas. Em Sabará (MG), ocorre o festival anual do ora-pro-nóbis.

Taioba (Xanthosoma taioba) é herbácea perene, nativa das Américas, incluindo o Brasil. É muito plantada no Sudeste brasileiro, em especial no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira, em geral em baixadas úmidas. As folhas são consumidas sempre refogadas ou cozidas, nunca cruas devido aos teores de cristais de oxalato de cálcio que causam coceira, desconforto e inflamação das mucosas, mas que se degradam com o aquecimento.

vinagreira (Hibiscus sabdariffa), cuxá ou quiabo-de-angola, planta da família Malvaceae, está distribuída pelo mundo como matéria-prima para o chá de hibisco. Mas é na África Ocidental, de onde é originária, e principalmente no Brasil, especificamente no Maranhão, trazida pelos escravizados, que assume maior importância como hortaliça folhosa. As flores branco-amareladas também são comestíveis, e os cálices, parte externa dos frutos, carnosos e vermelhos, são matéria-prima, além do chá, de sucos, geleias e doces. As folhas são ricas em fibras, proteínas e vitamina C. O chá tem efeito digestivo e propriedades antioxidantes. As folhas são consumidas em saladas, quando jovens e tenras, ou em cozidos com arroz ou peixe seco. Na culinária maranhense, é o ingrediente principal do típico “arroz de cuxá”, feito com arroz, camarão seco e vinagreira (cuxá).

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Avanços e Desafios: Inovação na Saúde Pública da Amazônia

Entrevista Revela Potencial de Transformação no Setor de Saúde
L

No telão do show de Madona, Txai Suruí estará entre as maiores personalidades do Brasil

Txai estampada no show da Madona. É Rondônia no megapalco.
L
Mortes no Rio Grande do Sul por causa das chuvas já chegam a 39

Mortes no Rio Grande do Sul por causa das chuvas já chegam a 39

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas
L
Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

São 154 trechos com bloqueios totais ou parciais e pontes danificadas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Entre Levels entrevista: MC Gina Laborda

Não perca a entrevista exclusiva com MC Gina Laborda no programa “Entre Levels”, comandado pelo apresentador Alisson.
L
Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

“A dor dessas pessoas também é nossa dor. Os rondonienses estão à disposição dos gaúchos para ajudarmos no que for preciso neste momento tão difícil”.
L

IBGE pontua que dos 52 municípios, em sete vivem indígenas acima ou entre os 90 anos

A pesquisa também traz dados dos quilombolas.
L

Conheça o nome da grande ganhadora da promoção Tour de Alta Performance Pessoal & Profissional com Paulo Vieira e Camila Vieira

Transformação e sucesso aguardam o sortudo de Porto Velho que ganhou um Ticket Black VIP para se juntar à elite da alta performance.
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Exame ocorre no domingo em 228 municípios do país
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente com custos adicionais para os pacientes e sobrecarga ao sistema de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Trabalhador cai de balsa no Rio Madeira e morre em Porto Velho

TRAGÉDIA: Trabalhador cai de balsa no Rio Madeira e morre em Porto Velho

A vítima, que foi socorrida para uma unidade médica, porém acabou não resistindo e morreu.
18
Criminoso bate na porta e tenta matar barbeiro a tiros na Zona Sul

Criminoso bate na porta e tenta matar barbeiro a tiros na Zona Sul

A PM foi acionada para registrar o ocorrido.
12
CORTE PROFUNDO: Hilux invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Leste

CORTE PROFUNDO: Hilux invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Leste

Uma equipe do Samu prestou socorro à vítima.
14
PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

As propostas devem ser encaminhadas até dia 11/6, às 10h de Brasília
L

BRUXA SOLTA: Strada capota em colisão entre três veículos

A PM fez o registro do acidente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fantasmas fizeram a festa com dinheiro público e rombo pode chegar a quase 200 milhões

Fantasmas fizeram a festa com dinheiro público e rombo pode chegar a quase 200 milhões

Os dados são checados ainda junto às bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal.
L
CNU ainda não tem nova data de aplicação

CNU ainda não tem nova data de aplicação

Governo federal adiou provas por causa de chuvas no RS
L
Brasil bate Áustria e segue no Pré-Olímpico de basquete feminino 3x3

Brasil bate Áustria e segue no Pré-Olímpico de basquete feminino 3×3

Seleção volta à quadra às 7h20 deste sábado contra anfitriãs japonesas
L
CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS

CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS

Setor público calcula perdas de pelo menos R$ 59,9 milhões
L
Saiba como doar para vítimas de chuvas do Rio Grande do Sul

Saiba como doar para vítimas de chuvas do Rio Grande do Sul

Governo estadual reativa Pix para receber dinheiro
L
Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Isso permitirá uma distribuição mais eficiente de energia elétrica, beneficiando residências e empresas em todo o Estado.
L
Expedição literária do Amazônia das Palavras chega ao Amazonas

Expedição literária do Amazônia das Palavras chega ao Amazonas

Depois de iniciar na capital de Rondônia, Porto Velho, no dia 30 de abril, a expedição literária do Amazônia das Palavras Terceira Edição desce o Rio Madeira e iniciou suas atividades no estado do Amazonas pela cidade de Humaitá, na quinta, dia 02 de maio.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE: ACONCHEGO DA VÓ MARIA

11 de maio de 2024, na sede do Aconchego da Vó Maria sito a rua Piramutába, 1743, bairro Lagoa
L
Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

As indústrias interessadas podem fazer sua inscrição gratuita e diretamente na Plataforma de Produtividade, pelo portal Brasil Mais Produtivo.
L
Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski
L