SEXTA-FEIRA, 07/11/2025

Em destaque

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.

Por Ministério da Saúde | UFRJ - 30

Publicado em 

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos
Foto: Divulgação / Internet

Uma pesquisa do Ministério da Saúde conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. Essa é a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as  universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

Um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Gilberto Kac, a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, explica.

Gilberto Kac. reforça ainda que crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

Já a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, ressalta a importância do estudo na atualização das evidências científicas sobre saúde e nutrição da população infantil. “O ministério contribui há 50 anos para a realização de pesquisas nacionais sobre saúde e nutrição da população, desde o Estudo Nacional de Despesas Familiares na década de 1970, incluindo inquéritos específicos sobre saúde e nutrição infantil, como a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1989), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (1996 e 2006) e a primeira edição do ENANI, em 2019. O ENANI-2024 pode contribuir, sobremaneira, para atualizar as evidências necessárias para avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para esta fase do curso da vida”, destaca a coordenadora.

Visitas domiciliares

A pesquisa vai a campo a partir de 29 de abril e terá cinco ondas de coleta de dados. Serão 273 entrevistadores, em 124 municípios, visitando 15 mil domicílios em todos os estados do país. As primeiras visitas domiciliares serão realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá (leia abaixo). Depois, seguirá para os outros estados.

Nas visitas domiciliares, os entrevistadores do ENANI-2024 vão entrevistar as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos pela criança no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, e tomar medidas de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estado nutricional, calculado a partir do peso e da altura ou comprimento, é um importante indicador de desenvolvimento social, das condições de vida e do acesso aos serviços de saúde de uma população. Ele é considerado pela OMS um dos melhores indicadores de saúde da população porque é um marcador cumulativo de qualidade de vida e um importante preditor das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes”, pondera Kac.

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras de sangue coletadas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

O estudo também avaliará o ambiente alimentar comunitário, isto é, a disponibilidade, qualidade, variedade de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados na vizinhança das famílias visitadas. 

Municípios a serem visitados:

1ª onda: 29 de abril

RJ
Rio de Janeiro (capital), Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí e Campos dos Goytacazes
ES
Vitória, Serra e Vila Velha
RO
Porto Velho e Ji-Paraná
TO
Palmas e Araguaína
AC
Rio Branco
AM
Manaus, Itacoatiara e Parintins
AP
Macapá e Santana

 

2ª onda: 3 de junho

SP São Paulo (capital), Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba
MA São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar
PA Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
RS Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão

 

3ª onda: 1º de julho

DF Brasília
GO Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás
MT Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra
MS Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã
PI Teresina

 

4ª onda: 5 de agosto

PR Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa
SC Florianópolis, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão
MG Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia

 

5ª onda: 4 de novembro

PE Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina
AL Maceió e Arapiraca
SE Aracaju
BA Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista
CE  Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte
RN Natal e Parnamirim
PB João Pessoa e Campina Grande
RR Boa Vista
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia domina concurso “Florada Premiada” e leva ouro e prata do café feminino

Ângela Maria Pessoa e Fabiana Souza Leal colocam Rondônia no topo do Florada Premiada 2025, destacando a força feminina na cafeicultura.
L
NFS-e em Porto Velho ganha novo layout e atualização obrigatória para contribuintes

NFS-e em Porto Velho ganha novo layout e atualização obrigatória para contribuintes

A Prefeitura de Porto Velho orienta empresas sobre o novo layout da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), em adequação ao padrão nacional que entra em vigor em 2026.
L
Iluminação pública em Porto Velho é modernizada com mais de 13 mil pontos em LED

Iluminação pública em Porto Velho é modernizada com mais de 13 mil pontos em LED

A Prefeitura de Porto Velho ampliou a rede de iluminação pública em todas as regiões da cidade, substituindo lâmpadas antigas por tecnologia LED mais econômica e eficiente.
L
MPT realiza ação com empresas participantes do Conexidade em Rondônia e reforça compromisso com a inclusão

MPT realiza ação com empresas participantes do Conexidade em Rondônia e reforça compromisso com a inclusão

Primeira edição do Conexidade em Rondônia conectou pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.
L
MPRO participa da “Caminhada pela Adoção” promovida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia

MPRO participa da “Caminhada pela Adoção” promovida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia

Evento será realizado no dia 30 de novembro, no Espaço Alternativo, com o tema “Cada passo, um direito”.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L

Na SIC, secretário Tchê destaca o desafio de produzir café com sustentabilidade no Acre

José Luís Tchê destaca na SIC o café como símbolo de dignidade e transformação para as famílias rurais do Acre.
L

Locomotiva feita com peças de torradores leva a história do café às novas gerações na SIC

O artista Robson Emerick encantou o público da SIC com uma locomotiva feita de peças de torradores de café, transformando sustentabilidade e memória em arte.
L

De Rolim de Moura a Cujubim: produtores colocam Rondônia no topo do café brasileiro

Os produtores rondonienses Altives Berdes e Edvaldo Sigoli estão entre os 15 melhores cafés do Brasil no Coffee of the Year 2025, celebrando o sucesso da agricultura familiar e dos robustas amazônicos.
L

Café com emoção: produtoras rondonienses aguardam resultado do maior concurso do país

As produtoras rondonienses Poliana Perrut e Ângela Pessoa estão entre os 15 melhores cafés do Brasil e vivem a expectativa da final do Coffee of the Year 2025 na SIC, em Belo Horizonte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Mulheres de Rondônia conquistam o topo do Brasil no concurso de cafés canéforas

Mulheres de Rondônia conquistam o topo do Brasil no concurso de cafés canéforas

Produtoras rondonienses dominam o pódio na 8ª edição do Florada Premiada e comprovam a excelência do café do estado.
L
Cristiane Lopes reforça compromisso com produtores rurais de Rio Pardo

Cristiane Lopes reforça compromisso com produtores rurais de Rio Pardo

Deputada federal destaca apoio à regularização fundiária e fortalecimento da agricultura familiar em reunião com lideranças e governo.
L
Cláudia de Jesus cobra reestruturação completa de escola em Urupá

Cláudia de Jesus cobra reestruturação completa de escola em Urupá

Deputada alerta para falhas elétricas e infiltrações que colocam em risco mais de 600 estudantes.
L
Ieda Chaves reforça apoio ao esporte com emenda para os Jogos da Juventude Universitária

Ieda Chaves reforça apoio ao esporte com emenda para os Jogos da Juventude Universitária

Deputada destaca compromisso com o incentivo aos jovens e fortalecimento das políticas esportivas.
L
Deputados aprovam R$ 6 milhões para a Defensoria Pública de Rondônia

Deputados aprovam R$ 6 milhões para a Defensoria Pública de Rondônia

Recursos serão usados para pagamento de benefício especial a membros e servidores da instituição.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Casal é preso com drogas durante ação do 5º BPM no Residencial Orgulho do Madeira

Casal é preso com drogas durante ação do 5º BPM no Residencial Orgulho do Madeira

Policiais localizaram maconha, crack, balança de precisão e anotações do tráfico em um apartamento usado como ponto de distribuição na zona Leste da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Inclusão de Atividades na Licença Ambiental: JARDIPLAN URBANIZACAO E PAISAGISMO LTDA

Licença Ambiental Operação – LAO/LAMP, Nº 016.00098.004/2024-SUL
L
Feira de Estágio, Empregos e Oportunidades acontece paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Calama

Feira de Estágio, Empregos e Oportunidades acontece paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Calama

Evento do IFRO incentiva a inserção dos estudantes no mercado de trabalho com oficinas e encaminhamentos profissionais.
L
Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Evento do IFRO promove debates, oficinas e lançamentos de livros sobre o tema “Planeta Água”, incentivando a pesquisa e a consciência ambiental.
L
IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

Evento reúne pesquisadores e estudantes para debater formação de leitores e integração entre ensino, pesquisa e extensão.
L
Inscrições abertas para a 10ª Corrida de Voadeiras durante a Agrotec 2025 em Porto Velho

Inscrições abertas para a 10ª Corrida de Voadeiras durante a Agrotec 2025 em Porto Velho

Tradicional competição náutica integra a programação da feira tecnológica e valoriza a cultura ribeirinha na Orla do Complexo Madeira-Mamoré.
L
Emissão do CAF em Porto Velho será lançada pela Semagric durante a Agrotec 2025

Emissão do CAF em Porto Velho será lançada pela Semagric durante a Agrotec 2025

A Prefeitura de Porto Velho vai iniciar a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) durante a Agrotec 2025, no Complexo Madeira-Mamoré, com atendimento direto aos produtores rurais.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CASA NORTE ENERGIA SOLAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L

Cine Araújo Porto Velho traz estreias emocionantes e clássicos neste fim de semana

De ação futurista a dramas intensos, o Cine Araújo em Porto Velho apresenta uma programação diversificada para todos os públicos, incluindo grandes lançamentos e o relançamento do clássico De Volta Para o Futuro.
L
Aluno de Porto Velho representa Rondônia na final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Aluno de Porto Velho representa Rondônia na final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Caio Vinicius Souza, de 15 anos, destacou-se entre os melhores do país na ONEE 2025 e levou o nome de Rondônia à final em Brasília.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.