TERÇA-FEIRA, 30/04/2024

Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade

Regiões Norte e Nordeste têm as piores condições de acesso

Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade têm condições satisfatórias de conectividade, apesar de o acesso à internet estar perto da universalização no país. Outros 33% da população estão no nível mais baixo do índice que mede a conectividade significativa no país (de 0 a 2 pontos) e 24% ocupam a faixa de 3 a 4 pontos.

Os índices são mais baixos entre pretos e pardos, nas classes D e E, nas regiões Norte e Nordeste e nas cidades menores.

Os dados estão no estudo inédito Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil, lançado nesta terça-feira (16) pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo mediu a qualidade e efetividade do acesso da população às tecnologias digitais a partir de variáveis como custo da conexão, uso diversificado de dispositivos, tipo e velocidade de conexão e frequência de uso da internet.

A partir dessas variáveis, foram estabelecidos diferentes níveis de conectividade significativa, o que resultou numa escala de 0 a 9, na qual o score zero indica ausência de todas as características aferidas, enquanto o nove denota a presença de todas elas.

Apesar de 84% da população do Brasil já ser usuária de internet, as condições desse acesso são bastante desiguais, na avaliação de Graziela Castello, coordenadora de estudos setoriais no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), e responsável pelo levantamento.

“Um jovem, por exemplo, que tem acesso apenas pelo celular, com um pacote de dados que termina antes do final do mês e sem conexão em casa, de saída já tem barreiras muito maiores para o aproveitamento das oportunidades da internet para sua formação e desenvolvimento profissional, quando comparado a outro jovem que consegue se conectar quando e onde quiser e que tem acesso a diferentes tipos de dispositivos, por exemplo”, explica.

Raça, classe social e região

A análise dos dados com base na autodeclaração de cor ou raça dos participantes mostra que, entre os brancos, 32% estão na faixa mais alta de conectividade significativa (score entre 7 e 9). Já entre pretos e pardos, a porcentagem cai para 18%.

A distância também é verificada na comparação entre estratos sociais. Na classe A, a maioria (83%) está na melhor faixa de pontuação e apenas 1%, na pior. Por outro lado, entre as pessoas nas classes D e E, apenas 1% delas está na melhor faixa e a maioria (64%), na pior.

As regiões Norte e Nordeste têm as piores condições de conectividade significativa. No Norte, apenas 11% estão na faixa entre 7 e 9 pontos e 44% estão na faixa de 0 a 2 pontos. No Nordeste, os percentuais são de 10% e 48%, respectivamente. Por outro lado, as regiões Sul e Sudeste têm os melhores índices de usuários na faixa entre 7 e 9 pontos, com 27% e 31%, respectivamente.

Nas cidades com até 50 mil habitantes, 44% da população encontram-se na pior faixa da escala e nas com mais de 500 mil habitantes, a proporção negativa cai quase pela metade (24%). Em relação à área, enquanto 30% dos habitantes das localidades urbanas estão no grupo de pior faixa (até 2 pontos), 54% dos moradores de zonas rurais encontram-se nessa condição.

Gênero e faixa etária

O estudo mostrou que os entrevistados do sexo masculino apresentaram melhores índices de conectividade significativa, com 28% na faixa entre 7 e 9 pontos e 31% entre 0 e 2 pontos. Já as mulheres tiveram 17% na melhor faixa e 35% na faixa mais baixa.

Segundo a pesquisa, apesar de indicadores como a prevalência de usuários de internet no Brasil não mostrar distâncias significativas entre homens e mulheres, a análise combinada de indicadores revela condições de conectividade mais precárias para a população feminina, “sublinhando barreiras pré-existentes para sua inclusão produtiva, equiparação em renda, incidência pública e participação na vida social, política e econômica do país”.

No recorte de faixa etária, o levantamento confirma a maior vulnerabilidade à exclusão digital dos idosos: 61% dos brasileiros com 60 anos ou mais apresentam scores mais baixos (até 2 pontos) de conectividade significativa.

Por outro lado, somente 16% e 24% dos usuários com idades entre 10 e 15 anos e 16 e 24 anos, respectivamente, estão na faixa mais alta (entre 7 e 9 pontos), contrariando a ideia de que os mais jovens apresentariam melhores indicadores no mesmo quesito. Os níveis mais elevados ocorrem justamente entre os grupos etários de maior incidência no mercado de trabalho (entre 25 e 44 anos).

“O estudo questiona a ideia de que os gargalos para inclusão digital seriam sanados por uma possível transição geracional, uma vez que os jovens já seriam super conectados. Quando olhamos para os usuários de internet de maneira geral, isso se confirma, mas ao complexificar a análise e entendermos a conectividade como um todo, fica claro que uma parcela importante desse grupo possui condições precárias de conectividade e vai ingressar no mercado de trabalho com uma desvantagem grande”, alerta Graziela Castello.

Redução da Disparidade

Ao analisar dados de anos anteriores, o estudo identificou uma redução na disparidade entre os grupos que ocupam os extremos da escala de conectividade significativa. Em 2017, 48% da população tinham score entre 0 e 2 e apenas 10% estavam na faixa de 7 a 9 pontos – uma distância de 38 pontos percentuais. Em 2023, a diferença entre eles recuou para 11 pontos percentuais.

Segundo Graziela, essa melhora progressiva, com a redução do grupo populacional com pior nível de conectividade e aumento do grupo com melhor nível, pode ser explicada por fatores como o crescimento da oferta de planos de conexão com maior velocidade pelas operadoras, mudanças nas formas e locais de uso pela população, que se intensificaram durante a pandemia.

“Até o aumento natural da frequência de uso da internet, que assumiu e assume cada vez mais centralidade em nossas vidas. Mas esse progresso, em parte também por melhorias de infraestrutura, parece ainda em velocidade bastante inferior às reais necessidades da população”, diz.

Estudo

O estudo foi feito a partir do processamento de indicadores da pesquisa TIC Domicílios, para compreensão da qualidade de acesso às tecnologias digitais no país. A TIC Domicílios, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), é a mais abrangente pesquisa amostral domiciliar especializada em tecnologias da informação e comunicação feita no país.

A ideia de “conectividade significativa” é um conceito em construção apoiado no entendimento de que a conexão deveria permitir utilização satisfatória de vários serviços na internet, possibilitando o aproveitamento das oportunidades no ambiente online.

De acordo com Graziela, as políticas públicas para resolver os gargalos desse setor devem ser orientadas pelas quatro dimensões utilizadas para medir a conectividade significativa: custo acessível, acesso a dispositivos, qualidade da conexão e ambientes de uso (frequência e locais de uso).

“As políticas devem ser orientadas para que todos os cidadãos e cidadãs tenham acesso a conexões intermitentes e de qualidade, em múltiplos lugares, com acesso a dispositivos adequados às necessidades e atividades que se pretenda desenvolver, a um custo compatível com a renda da população. Mas se deve levar em conta também as particulares sociais, econômicas e territoriais, para que as políticas atendam de maneira efetiva às diferentes realidades que compõem nosso país”, avalia a coordenadora.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lançamento do livro ‘Rondon, Fé de Ofício’

O lançamento de sua segunda obra que versa sobre o grande militar do século XX, o sertanista, o indigenista, o self mad man, Mal. Rondon.
L

Garimpos de ouro ameaçam corpos d’água na Amazônia

Danos com uso de ‘mercúrio e cianeto’, substâncias proibidas comprometem a vida no maior bioma do mundo.
L

Sicredi amplia presença e impacto durante Café com Jornalistas em Porto Velho

Evento destaca crescimento robusto e compromisso com o desenvolvimento local e sustentável
L
Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral
L
Enredo da Mocidade em 2025 será manifesto pelo futuro da humanidade

Enredo da Mocidade em 2025 será manifesto pelo futuro da humanidade

Carnavalesco Renato Lage volta à escola depois de 22 anos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça do Beni manda prender brasileiro; homem é acusado de matar cinco pessoas no país andino

O sujeito usava o território boliviano para realizar seus crimes e posteriormente escapava para o Brasil para evitar ser apanhado”, explica Del Castillo
10

Programa Agenda News entrevista: Geovanni Sampaio e Luciana Belegante

A apresentadora Renata Camurça trará uma discussão fascinante sobre como a nutrição e a massagem esportiva podem ser integradas para otimizar a performance e a recuperação de atletas.
L
Motoristas têm até terça-feira para fazer exame toxicológico

Motoristas têm até terça-feira para fazer exame toxicológico

Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste
L
Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão ser imunizadas
L

Programa Giro News entrevista: Júlio César

Júlio César, o Presidente do CRECI-RO, será o convidado especial para falar sobre as últimas novidades e os desenvolvimentos no mercado imobiliário da região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador prestigia a abertura da Agrishow ao lado de Jair Bolsonaro

Parlamentar destacou tecnologia e investimentos no setor
L
Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

A solenidade é um resgate e homenagem aos Policiais Civis aposentados, que contribuíram para que a Polícia Civil chegasse a um nível de reconhecimento nacional, sendo uma das melhores polícias do Brasil.
L
Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Os residentes da área têm enfrentado desafios com o canal, que se encontra em estado precário de conservação
L
Deputado Alan Queiroz propõe estudos para construir muro em escola de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz propõe estudos para construir muro em escola de Nova Mamoré

Solicitação visa proporcionar uma proteção adequada aos estudantes da escola.
L
Deputado Edevaldo Neves celebra sucesso dos atletas de Rondônia em competição nacional de Jiu-Jitsu

Deputado Edevaldo Neves celebra sucesso dos atletas de Rondônia em competição nacional de Jiu-Jitsu

A delegação, composta por 49 atletas, demonstrou alto desempenho e dedicação durante todo o campeonato, fruto de uma preparação intensa e dedicada.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Atropelamento deixa três feridos na BR-364 em Porto Velho

A PRF foi acionada para controlar o fluxo de veículos e fazer o registro.
16

SUSTO GRANDE: Fox invade cruzamento e causa acidente com capotamento no centro de Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas, apesar da gravidade, os motoristas não teriam ficado feridos.
14
Casal em moto fica ferido após avançar preferencial e bater em táxi

Casal em moto fica ferido após avançar preferencial e bater em táxi

Informações obtidas pelo site dão conta que o táxi seguia na Carlos Gomes, quando um casal ocupando uma moto invadiu a preferencial e bateu com força no carro.
12
Uno avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Uno avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na Rio de Janeiro, quando a motorista do Uno tentou fazer a conversão na Brasília e acabou causando a batida.
14
ASSISTA: Ladrão é filmado furtando em quiosque na rodoviária em Porto Velho

ASSISTA: Ladrão é filmado furtando em quiosque na rodoviária em Porto Velho

Nas imagens um indivíduo vestindo uma camisa do Flamengo aparece dentro do estabelecimento comercial, pegando vários produtos e colocando em mochilas e sacolas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judô: Brasil fatura 16 pódios, 7 deles de ouro, em Pan-Americano no RJ

Judô: Brasil fatura 16 pódios, 7 deles de ouro, em Pan-Americano no RJ

Competição reuniu 498 atletas de 30 países no Parque Olímpico
L

Requerimento da Licença Ambiental: MOREIA EMPREENDIMENTOS E COMERCIO LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Dois novos casos foram registrados
L
Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho

Estudantes participam de atividades durante lançamento da Campanha Maio Amarelo, em Porto Velho

A participação dos estudantes é fundamental para alcançar esse objetivo, destacou.
L
Governo de RO lança Sistema Fiscal Eletrônico nesta terça-feira, 30

Governo de RO lança Sistema Fiscal Eletrônico nesta terça-feira, 30

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Finanças, Luís Fernando, o lançamento do E-Fisc representa um avanço nos serviços prestados ao contribuinte.
L
Atleta rondoniense conquista 1° lugar no Troféu Brasil de Triathlon, em São Paulo

Atleta rondoniense conquista 1° lugar no Troféu Brasil de Triathlon, em São Paulo

Vamos continuar trabalhando juntos para proporcionar oportunidades e incentivos aos atletas.
L
Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

A ação, acontece desde 2019, e atende atualmente, no turno da manhã, 700 alunos, do 6º ao 9º ano.
L
Pepe Mujica anuncia que está com câncer no esôfago

Pepe Mujica anuncia que está com câncer no esôfago

Aos 83 anos, ex-presidente uruguaio comunicou situação em entrevista
L
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

Ao todo, são 1.890 vagas ofertadas às indústrias e à população em sete municípios do Estado – Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
L
Prefeitura realiza com sucesso mais uma edição do torneio do trabalhador em Jaru

Prefeitura realiza com sucesso mais uma edição do torneio do trabalhador em Jaru

Galo da Serra e Projeto Furacão foram os vencedores.
L