QUARTA-FEIRA, 29/05/2024

Guaporé vidros – blindex – apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

Por News Rondônia - ƒ

Publicado em 

Guaporé vidros – blindex - apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia - News Rondônia

O empresário Oscar Garcia Pereira, proprietário da Empresa BLINDEX, atua com uma diversidade de vidros – divisórias, portas, box para banheiros, sacadas, varandas, paredes decorativas, fachadas prediais, comerciais e residenciais, com o objetivo de atender este mercado em geral, com um farto estoque de  produtos em vidro temperado em blindex, com um atendimento personalizado de excelência, com uma rica e variada diversidade de produtos e materiais em geral para atender a demanda do mercado dos consumidores em geral, com as linhas blindex em diversos segmentos, passando por públicos alvos nas áreas hospitalares, industriais e residenciais.

TEMOS A PRONTA ENTREGA:

  • Slide door;
  • Portas e janelas blindex;
  • Box para banheiro;
  • Espelhos;
  • Vidros para mesas;
  • Vidros refletivos;
  • Películas de segurança e protetor solar.

De acordo com o empresário Oscar Garcia Pereira, a empresa BlINDEX  vem combinando habilidade artesanal com tecnologia de porta para criar soluções de vidros personalizados que se encaixam perfeitamente em qualquer espaço. Seja na área de instalações de vidros, espelhos, box de banheiro, envidraçamento de sacadas, portas elegantes ou janelas deslumbrantes, estamos aqui para atender às suas necessidades.

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

FOTO 02: Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Para o presidente Nélio Alencar, a realização do 2º CEARO é de suma importância para todos os ramos da Engenharia e da Agronomia de Rondônia e região uma vez que a qualificação desta mão de obra para atender, a contento, as exigências do mercado de trabalho, surgem a cada dia de forma progressiva e nós que atuamos nestas áreas estratégicas da Engenharia não podemos ficar omissos e de braços cruzados e temos que buscar alternativas para atender a estas demandas por tecnologia, através de qualificação técnica, para atender a este mercado de trabalho que a cada dia vem se tornando mais carente e mais exigente.

Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Durante a realização do evento, no período de 10 a 14 de junho de 2024, a empresa Guaporé Vidros BLINDEX irá participar de uma Exposição, em conjunto com outras, a exemplo do Grupo ROVEMA, MAROX e Grupo Inoxx, foram convidadas para exporem seus produtos e divulgarem suas marcas, na área de exposição do Shopping Porto Velho, com datas e horários pré-estabelecidos.

Para Luisa Cabral Santos, secretária geral do 2º CEARO,  a Empresa CAPACITAR – Consultoria e Soluções Ltda., está preparada e apta para promover a qualificação de alunos, profissionais do ramo da Engenharia e da Agronomia e de áreas afins, para atuar em nível estadual com Cursos de extensão e aperfeiçoamento com o objetivo em promover a melhoria da qualificação de mão obra para melhor atender o mercado de trabalho que a cada dia vem necessitando de uma melhor qualificação e tem se tornado mais carente e mais exigente.

Guaporé vidros – blindex - apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia - News Rondônia

Para o coordenador do 2º CEARO, Antônio de Almeida Sobrinho, Engenheiro de Pesca, este evento será muito oportuno para se discutir os problemas do setor primário, em especial no que tange à piscicultura, uma vez que os horizontes desta atividade não refletem fortes raios e bons fluidos para o desenvolvimento da atividade aquícola para Rondônia e região para as próximas safras. Quando o poder público (Governo) fortaleceu a cadeia produtiva do pescado, através de financiamentos subsidiados – com infraestrutura para estocagem, produção e comercialização da produção – acarreta a eliminação dos micros e pequenos piscicultores e a elevação dos médios a categorias de grandes; e os grandes a se tornarem mega-piscicultores.

O jornalista MAURO BRISA entrevista o Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho:

MAURO BRISA: Como profundo conhecedor da piscicultura na região, qual a sua preocupação ao ouvir os rumores de que a piscicultura em Rondônia tem um grande risco em sofrer um “boom” e até um colapso, a curto e médio prazos?

AAS: De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, o estado de Rondônia teve uma produção de 57,2 mil toneladas de pescado em 2023, ocupando o 3º lugar no ranking nacional de produção em volume de pescado, e o 1º lugar no ranking nacional em produção nacional de espécies de peixes de bacia amazônica. Para que o estado de Rondônia não perca o ritmo na produção de pescado e continue crescendo para se manter no topo da produção nacional de pescado, o Governo do Estado deve atentar para vários detalhes que até então vem sendo esquecido, tais como:

  • Exigir e incentivar que a EMATER, SENAR e Prefeituras planejem a prestação de assistência técnica para os micros, pequenos e médios piscicultores e produtores rurais que atuam em seus respectivos municípios para que incluam a piscicultura como carro chefe na agricultura familiar;
  • Dotar os Escritórios da EMATER, SEDAM e IDARON de infraestrutura, com recursos humanos, financeiros e materiais, com também, com profissionais, de preferência graduados em Engenheiros de Pesca, para atenderem aos micos e pequenos piscicultores e agricultores com potenciais e que queiram criar peixes em suas propriedades;
  • Viabilizar através de orçamento próprio do Estado ou de Emenda Parlamentar para dotar as prefeituras de infraestruturas para Produção de Alevinos (Laboratórios de Análise e Reprodução de Alevinos – LARA) para atender as demandas de alevinos junto aos piscicultores locais;
  • Viabilizar a distribuição programada de calcário, através da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI- com programação de acordo com as demandas das entidades associativistas do determinado município para correção de solo de viveiros escavados.

MAURO BRISA: Qual a mensagem que você gostaria de mandar para o Governador Marcos Rocha a fim de fortalecer a piscicultura no estado de Rondônia e qual o exemplo a ser seguido?

AAS: Temos um exemplo que até já falei recentemente em outra entrevista para a mídia regional. O governador do Paraná, Ratinho Júnior,  percebendo a fragilidade da piscicultura no estado do Paraná ordenou a sua assessoria a realização de um levantamento estadual que o revelasse quantos profissionais graduados em Engenharia de Pesca existiam fora do mercado de trabalho em seu Estado. Como resultado – que deve ser seguido por os demais estados do Brasil –  este Governador contratou todos os profissionais disponíveis com formação em Engenharia de Pesca e os lotou em Escritórios da EMATER-PR e prefeituras com potenciais para a piscicultura para promover a melhoria do atendimento aos produtores rurais e, assim, o Estado passou a receber uma injeção de tecnologia e prestar uma assistência técnica de qualidade com uma uma prioridade especial aos produtores rurais que tinham interesse em criar peixes, em suas propriedades. Vejam o que ocorreu:  com a estruturação de seus Escritórios, em níveis de municípios, e com um novo ânimo para a piscicultura o estado do Paraná pulou de 182,020 ton. de pescado em 2022 para 194,100 ton. de pescado em 2023 e se mantendo como o maior produtor de pescado do Brasil, de acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023.

MAURO BRISA: Se o poder público não modificar o quadro e não tomar nenhuma medida para minimizar os pontos de estrangulamentos da piscicultura o que poderá ocorrer com esta atividade em Rondônia?

AAS: Nós que atuamos e estudamos as engrenagens da piscicultura aprendemos que esta atividade requer tecnologia e que qualquer vacilo está tem tudo para dar errado. Pode-se comparar a piscicultura como o ato de administrar. Não existe média ou razoável administração. Administra-se bem ou não se administra. Um dia eu falei durante a realização de um Curso de Pós-Graduação que a piscicultura tem tudo para dar errado. ‘Isto foi um Deus nos acuda’. Eu tive que explicar com os mínimos detalhes. Se a piscicultura em Rondônia continuar sendo assistida na base da improvisação e se o Governo do Estado não der um basta e com urgência não der um choque de tecnologia, a tendência lógica e óbvia é o declínio progressivo decrescente, uma espécie de um “boom” com um colapso, até a inviabilização desta atividade que tem potenciais para contribuir significativamente com a economia e fortalecer o PIB de Rondônia. Hoje, os grandes piscicultores de Rondônia, em especial aqueles que têm infraestrutura com Frigoríficos, com cultivo semi-intensivo e intensivo, com beneficiamento e exportação do pescado, não vem se preocupando em apoiar e oferecer um preço justo para comprar a produção de pescado dos micros e dos pequenos piscicultores, quando estes estão encerrando suas atividades por estas se tornarem insustentáveis – ausência de preço mínimos para suas produções que desta maneira não chegam a pagar os custos de produção. Eu sou muito positivo e até poderei ferir a interesses maiores, porém eu nunca acreditei sobre estes números de pesquisas e estatísticas de produção de pescado que têm sido publicados nos últimos anos, atribuídas como a produção de Rondônia. No nosso entendimento a produção de pescado em Rondônia vem caindo significativamente abruptamente nos últimos anos, uma vem que um significativo contingente de produtores rurais, incluindo micros e pequenos, que iniciaram a criar peixes vem fechando seus viveiros (aterrando) para desenvolverem outras atividades e uma grande maioria que obtiveram financiamentos bancários estão inadimplentes junto aos agentes financeiros, tendo como alegações inviabilidade da atividade.  Eu, como profissional Engenheiro de Pesca, investi boa parte da minha juventude à implementação e desenvolvimento da piscicultura no estado de Rondônia, desde o primeiro momento até os dias atuais. Hoje, ao ver este quadro de incertezas nos rumos da piscicultura no Estado fico frustrado em não poder celebrar a consolidação desta atividade, por ausência de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável, em uma atividade que tem tudo para promover a produção de alimento, com geração de emprego e renda; inclusão social; segurança alimentar e a preservação dos recursos pesqueiros.

Venham participar do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia através do site: www.cearo.com.br

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho e Ifro lançam o projeto para a melhor idade

Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho e Ifro lançam o projeto para a melhor idade

No primeiro momento, os idosos já contaram com a aula inaugural
L
Com o tema "Mães que Inspiram", feira encerra a programação de maio

Com o tema “Mães que Inspiram”, feira encerra a programação de maio

Última exposição do mês acontece nesta quarta-feira (29) na sede do Comando Geral da PM/PVH
L
Prefeitura de Porto Velho acompanha início da coleta de lixo nas comunidades do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho acompanha início da coleta de lixo nas comunidades do baixo Madeira

Resíduos nessas comunidades passam a ser recolhidos e transportados em balsas, incluindo os hospitalares
L
Confira os serviços essenciais municipais que funcionarão nesta quinta (30) e sexta-feira (31) em Porto Velho

Confira os serviços essenciais municipais que funcionarão nesta quinta (30) e sexta-feira (31) em Porto Velho

A limpeza urbana e a coleta de lixo estão entre os serviços que não podem sofrer interrupções
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Veja como votou a bancada de Rondônia no veto da suposta verba para aborto e mudança de sexo

O dispositivo foi incluído por meio de uma emenda apresentada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
L

Câmara dos Deputados aprova projeto que taxa em 20% as comprinhas internacionais

A taxação foi acertada em um acordo entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
L
PF deflagra operação para combate a crimes na Terra Indígena Igarapé Laje

PF deflagra operação para combate a crimes na Terra Indígena Igarapé Laje

Foram verificadas a divisão e a demarcação da área em cerca de 100 lotes, em prática de grilagem de terras
10

Veto de Lula a PL da saidinha de presos: Veja como cada senador e deputado de Rondônia votou

A derrota do governo foi expressiva em ambas as Casas, como mostram os placares.
L

Criminalização das fake news: veja como votou cada deputado de Rondônia

A votação foi considerada uma derrota ao Governo Lula (PT).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado de processo seletivo para contratação de serviços na Semad em Porto Velho

Prefeitura divulga resultado de processo seletivo para contratação de serviços na Semad em Porto Velho

Confira a lista dos aprovados, cargos e documentos necessários
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Prefeitura de Porto Velho convoca candidatos classificados em processo seletivo para área da saúde

Os candidatos devem comparecer à Semad nos próximos 15 dias corridos, a contar do primeiro dia útil posterior à data da publicação do edital
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto de autoria do vereador Márcio Pacele que altera a nomenclatura do atual conselho municipal do idoso, para conselho municipal da pessoa idosa.

Na segunda votação, o projeto foi aprovado, demonstrando um forte apoio entre os vereadores.
L
Dra. Taíssa e secretário da Sejucel falam sobre reabertura do estádio João Saldanha e Museu de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa e secretário da Sejucel falam sobre reabertura do estádio João Saldanha e Museu de Guajará-Mirim

Parlamentar cobra soluções por meio de indicações, requerimentos e ofícios para diversas situações no município.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes anuncia recurso de R$ 200 mil para Expobim 2024

Deputado estadual Pedro Fernandes anuncia recurso de R$ 200 mil para Expobim 2024

Em 2024, a tradicional festa, que atrai um grande público de toda a região, contará com um investimento de R$ 200 mil, fruto de uma emenda do parlamentar, já empenhada pelo Governo de Rondônia.
L
Deputado Edevaldo Neves requer informações sobre concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia

Deputado Edevaldo Neves requer informações sobre concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia

O objetivo é assegurar a manutenção da eficiência operacional do Corpo de Bombeiros Militar, que desempenha um papel crucial na segurança pública e defesa civil
L
Deputada Cláudia de Jesus propõe recapeamento urgente do Anel Viário em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus propõe recapeamento urgente do Anel Viário em Ji-Paraná

Proposta visa melhorar a segurança e condições de tráfego em trecho crítico da via.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em Rondônia, PRF finaliza Operação Via Ápia

Em Rondônia, PRF finaliza Operação Via Ápia

Houve uma redução significativa no número de acidentes com feridos graves
10
polícia

Jovem joga óleo fervendo no rosto da própria mãe na zona sul

A mulher então teria negado, foi quando a vítima passou a ser agredida e teve o rosto queimado com óleo fervendo, jogado pelo agressor que fugiu logo depois.
16
Empresário se envolve em conflito com acompanhantes em motel de Ji-Paraná

Empresário se envolve em conflito com acompanhantes em motel de Ji-Paraná

As acompanhantes afirmaram que não tentaram extorquir o empresário, mas apenas queriam receber pelo tempo trabalhado, ressaltando que ele não conseguiu aproveitar o serviço por problemas próprios.
10
Mulher é morta com tiro na zona rural de Espigão do Oeste

Mulher é morta com tiro na zona rural de Espigão do Oeste

A vítima estava fechando a cortina de uma das janelas de sua casa quando foi alvejada no pescoço, o que resultou em morte instantânea.
18
Polícia Civil de Rondônia realiza Operação Urbem Tutum em Ariquemes e prende três suspeitos de roubos residenciais

Polícia Civil de Rondônia realiza Operação Urbem Tutum em Ariquemes e prende três suspeitos de roubos residenciais

As investigações, conduzidas para reprimir roubos a residências na cidade de Ariquemes, visavam desarticular um grupo armado que atuava com violência na região.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Museu da Estrada de Ferro recebe estudantes do ensino fundamental de Porto Velho

Museu da Estrada de Ferro recebe estudantes do ensino fundamental de Porto Velho

As visitações para estudantes estão abertas todas as quartas e quintas-feiras
L
Inscrições para 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato segue até 5 de junho

Inscrições para 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato segue até 5 de junho

Serão disponibilizadas seis vagas para artesãos devidamente cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
L
Equipe de judô do Programa Talentos do Futuro se prepara para campeonato estadual

Equipe de judô do Programa Talentos do Futuro se prepara para campeonato estadual

Competição será em Rolim de Moura a partir do próximo sábado (1º)
L
Confira os horários de visita ao Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré nesta quinta (30) e sexta-feira (31)

Confira os horários de visita ao Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré nesta quinta (30) e sexta-feira (31)

Em feriados e pontos facultativos os horários de visitação são diferenciados
L
Prefeitura divulga edital de chamamento para comercialização de alimentos e bebidas no evento

Prefeitura divulga edital de chamamento para comercialização de alimentos e bebidas no evento

As inscrições podem ser feitas do dia 30 de maio ao dia 10 de junho
L
Nova ferramenta dá mais celeridade ao processo de regularização fundiária em Porto Velho

Nova ferramenta dá mais celeridade ao processo de regularização fundiária em Porto Velho

Sistema desenvolvido pela SMTI permite agilidade nos trabalhos de regularização dos imóveis pela Prefeitura
L
Conselho Municipal convida população para a Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Conselho Municipal convida população para a Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O evento é gratuito e acontece nos dias 5 e 6 de junho, na Faculdade São Lucas, campus 2.
L
Ações da Prefeitura de Porto Velho contribuem para o abandono ao tabagismo

Ações da Prefeitura de Porto Velho contribuem para o abandono ao tabagismo

Programas de tratamento e prevenção ao vício são oferecidos gratuitamente à população.
L
Bairros da zona Leste de Porto Velho, maior região da cidade, receberam grandes projetos de asfaltamento nos últimos sete anos

Bairros da zona Leste de Porto Velho, maior região da cidade, receberam grandes projetos de asfaltamento nos últimos sete anos

Além da zona Leste, todas as demais regiões da cidade receberam nova pavimentação e recape.
L

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até o dia 3 em todo o estado

Ensino online contribui para expansão da educação profissional em todos os municípios rondonienses.
L