DOMINGO, 12/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Exames revelam presença de mercúrio em amostras de cabelo de yanomamis

Resultados da pesquisa da Fiocruz foram divulgados nesta quinta-feira

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Exames revelam presença de mercúrio em amostras de cabelo de yanomamis
Igor Evangelista/ MS
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a contaminação por mercúrio afeta quase toda a população de nove aldeias yanomamis situadas em Roraima. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (4), foram obtidos a partir da análise de amostras de cabelos colhidas em outubro de 2022. De acordo com os pesquisadores, o estudo mostra uma situação preocupante e contribui para aprofundar o conhecimento sobre os impactos do garimpo ilegal de ouro na região.Exames revelam presença de mercúrio em amostras de cabelo de yanomamis - News RondôniaExames revelam presença de mercúrio em amostras de cabelo de yanomamis - News Rondônia

“Existem metais, como o zinco, o ferro e o selênio, que tem uma importância para o organismo. Eles estão envolvidos no metabolismo do ser humano. O ferro, por exemplo, faz parte da formação da hemoglobina. Mas o mercúrio não desempenha nenhum papel no metabolismo humano. Por isso, ele é considerado um contaminante químico. E a ciência vem desde os anos 1950 acumulando de evidências sobre seus efeitos deletérios para a saúde”, explica Paulo Basta, pesquisador da Fiocruz.

O estudo, intitulado Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente, teve o apoio da organização não governamental Instituto Socioambiental (ISA) e mobilizou duas instâncias da Fiocruz: a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. As aldeias envolvidas no estudo situam-se na região do Alto Rio Mucajaí e reúnem yanomamis do subgrupo ninam.

Ao todo, foram examinadas 287 amostras de cabelo de indivíduos de variadas faixas etárias, incluindo crianças e idosos. Em 84% delas, foram encontrados níveis de mercúrio acima de 2,0 microgramas de mercúrio por grama de cabelo (µg/g). Nessa faixa já é obrigatória a notificação dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), através do qual são produzidas estatísticas oficiais que balizam as medidas a serem adotadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, chama atenção que, em 10,8% das análises, os níveis ficaram acima de 6,0 µg/g. A pesquisa indica a necessidade de atenção especial com essa parcela da população. Os pesquisadores apontam que os maiores níveis de exposição foram detectados em indígenas que vivem nas aldeias localizadas mais próximas aos garimpos ilegais.

A Terra Yanomami ocupa mais de 9 milhões de hectares e se estende pelos estados de Roraima e do Amazonas. É a maior reserva indígena do país. Os resultados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 27 mil indígenas vivem nessa área.

A presença do garimpo ilegal nesse território é um problema de décadas. O mercúrio é usado no processo de separação do ouro dos demais sedimentos. Sendo uma atividade clandestina, que busca driblar a fiscalização, geralmente não são adotados cuidados ambientais. O mercúrio acaba sendo despejado nos rios e entra na cadeia alimentar dos peixes e de outros animais. Além da contaminação, o avanço do garimpo ilegal tem sido relacionado com outros problemas de saúde enfrentados pelas populações yanomamis, tais como a desnutrição e o aumento de diferentes doenças, sobretudo a malária.

Em janeiro do ano passado, a repercussão da crise humanitária vivenciada nessas aldeias gerou uma comoção nacional. Segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas, apenas em 2022, morreram 99 crianças yanomamis com menos de cinco anos, na maioria dos casos por desnutrição, pneumonia e diarreia. Então recém-empossado, o governo liderado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou uma série de ações governamentais, incluindo o combate às atividades clandestinas. No entanto, passados mais de um ano, o garimpo ilegal continua ocorrendo no território.

De acordo com Paula Basta, a presença de mercúrio no organismo pode afetar qualquer local do corpo humano e qualquer órgão. Há relatos de danos, por exemplo, aos rins, ao fígado e ao sistema cardiovascular, gerando aumento da pressão arterial e risco de infarto. Mas o maior afetado geralmente é o sistema nervoso central. Paulo Basta observa que os sintomas geralmente começam brandos e evoluem e que, muitas vezes, há dificuldade para reconhecer que eles estão associados à exposição ao mercúrio.

“No cérebro, ele provoca lesões definitivas, irreversíveis. Adultos submetidos à exposição crônica podem ter alterações sensitivas que envolvem alterações na sensibilidade das mãos e dos pés, na audição, no paladar. Pode envolver também insônia e ansiedade. Também pode haver alterações motoras, que incluem problemas de tontura, de equilíbrio, de marcha. Pode ter sintomas semelhantes à Síndrome de Parkinson. E há também alterações cognitivas, incluindo perda de memória, dificuldade de articulação de raciocínio. Pode chegar a um quadro similar ao da doença de Alzheimer”, diz o pesquisador.

Ele observa, porém, que os mais vulneráveis são crianças e mulheres idade fértil, sobretudo gestantes. O mercúrio pode gerar má formação do feto e até levar ao aborto. Já as crianças podem apresentar problemas no desenvolvimento motor e no aprendizado. Os pesquisadores chegaram a realizar um teste de coeficiente de inteligência envolvendo 58 crianças.

“O que se espera de uma população normal é que o coeficiente de inteligência médio seja em torno de 100 pontos. E o que verificamos com as crianças yanomamis foi um coeficiente de inteligência médio de 68. Mais de 30 pontos abaixo da média que era esperada. Isso denota um déficit cognitivo. E os indícios nos sugerem que esse déficit tem relação com a exposição ao mercúrio, sobretudo no período pré-natal”, afirma Paulo Basta.

Recomendações

Os pesquisadores fazem uma série de recomendações com base no cenário encontrado durante os estudos. Como ações emergenciais, mencionam interrupção imediata do garimpo e do uso do mercúrio, desintrusão de invasores e a construção de unidades de saúde em pontos estratégicos da Terra Yanomami. Além disso, o estudo também indica como necessárias ações específicas para as populações expostas: rastreamento de comunidades afetadas, realização de diagnósticos laboratoriais, elaboração de protocolos de tratamento de quadros de intoxicação e criação de um centro de referência para acompanhamento de casos crônicos ou com sequelas reconhecidas.

“Não adianta apenas interromper o garimpo. É a primeira coisa a ser feita. Mas não é suficiente, porque o mercúrio já está presente no ambiente. Mesmo que nunca mais seja despejado mercúrio no território, o que já está lá vai permanecer por 120 anos”, destaca Paulo Basta.

A Convenção de Minamata, aprovada em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu os riscos associados à exposição ao mercúrio e fixou medidas para controlar sua disposição. Foram estabelecidas diversas restrições de uso que forçaram mudanças, por exemplo, na indústria de lâmpadas, de carvão mineral, de equipamentos de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que níveis acima de 6 µg/g podem trazer sérias consequências à saúde, principalmente a grupos vulneráveis.

Paula Basta observa que, no caso da Terra Yanomami, a ausência de indústrias nos permite afirmar que o responsável pela presença do mercúrio é o garimpo ilegal. Chama atenção que o estudo não detectou contaminação nas 14 amostras de água analisadas. Por outro lado, as 47 amostras de peixe registraram alta concentração de mercúrio, sobretudo em espécies carnívoras apreciadas na Amazônia como mandupé e piranha.

“O mercúrio tem uma densidade muito mais elevada com a água. Então ele não se mistura com a água com facilidade. Ele vai se depositar no fundo, se misturar com a lama. E lá ele vai sofrer um processo que envolve bactérias e vai se transformar no metilmercúrio. Esse metilmercúrio é o que vai ingressar na cadeia alimentar. Ele vai ser absorvido pelas algas, por pequenos crustáceos, por peixes, por jacarés. E o ser humano se alimentando principalmente do pescado acaba se contaminando também”, explica o pesquisador.

Outros problemas

Também foram realizados testes para estimar a prevalência de doenças infecciosas e parasitárias. Mais de 80% dos participantes relataram ter tido malária ao menos uma vez na vida, com uma média de três episódios da doença por indivíduo. Em 11,7% dos indivíduos testados, foi possível identificar casos sem manifestações clínicas evidentes, características comuns em áreas de alta transmissão da doença. De acordo com os pesquisadores, a abertura de cavas pelos garimpeiros favorece o surgimento de reservatórios para larvas de mosquitos. Dessa forma, nota-se um crescimento de casos não apenas de malária, mas também de leishmaniose e de outras arboviroses.

Outro dado alarmante é referente à cobertura vacinal. Apenas 15,5% das crianças estavam com a caderneta de imunização em dia. Além disso, mais de 25% das crianças menores de 11 anos tinham anemia e quase metade apresentaram desnutrição aguda. Em 80%, foram constatados déficits de estatura para idade, o que sugere, de acordo com os parâmetros da OMS, um estado de desnutrição crônica.

Paulo Basta destaca que o garimpo ilegal opera com máquinas pesadas. Usam retroescavadeira, balsas, helicópteros e outros equipamentos. “A primeira providência do garimpo é a devastação da floresta, a mudança do curso dos rios, a escavação da terra. Isso provoca alterações no sistema local. Animais de grande porte considerados alimentos para os povos indígenas, como a anta e a paca, fogem dessas regiões. As áreas destinadas ao plantio, à coleta, ao extrativismo são afetadas. Esse processo traz escassez de alimentos para as populações tradicionais”, diz Paula Basta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

Destaque positivo para a melhora do atendimento e do serviço dos profissionais de saúde, conforme depoimentos dos próprios pacientes e usuários.
L

Fernanda Torres vira Barbie diva, nas mãos de artista brasileiro

Fernanda Torres virou Barbie pelas mãos do artista catarinense, Vanio Tomé
L

Gel de açúcar faz crescer cabelos, descobrem cientistas

Em testes de laboratório, o gel de açúcar para crescer cabelos se mostrou promissor
L

Nova espécie de dinossauro é encontrada no Maranhão; 8 metros de altura e 40 toneladas

A espécie de dinossauro encontrada no Maranhão era colossal
L

Emergência: SAMU está com o número 192 temporariamente inoperante em Porto Velho

Novos números para contato já estão disponíveis
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

NO ORGULHO DO MADEIRA: Força Tática prende cunhados com drogas em condomínio na zona leste de Porto Velho

A suspeita afirmou que guardava as drogas para o cunhado, que seria membro do CV
10

Com direito a bolo e pose em frente à Prefeitura, Léo Moraes celebra os seus 41 anos

“Hoje é meu aniversário, e quero expressar que estou muito feliz pelos milagres que Deus tem concedido tanto a mim quanto à minha família”.
L

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: Governo de Rondônia intensifica trabalho de conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos

Para não prejudicar o meio ambiente, a aplicação de agrotóxicos tem que seguir as regras estabelecidas na legislação que regula a utilização desses produtos
L

Governo de Rondônia fortalece saúde pública em Ji-Paraná com entrega de ambulâncias e insumos médicos

O investimento teve como objetivo atender as demandas da população no município
L

Dia do Início da Colheita do Café Conilon tem nova data em Rondônia

Com isso, a colheita, que antes se concentrava em abril, agora começa em maio, garantindo maior aproveitamento da produção e atendendo à demanda dos cafeicultores do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas as inscrições para processo seletivo para Juiz de Paz de Cabixi

O certame visa selecionar candidatos para exercer a função de Juiz de Paz, com competência para realizar casamentos, verificar o processo de habilitação e outras atribuições conforme a legislação vigente.
L

Empregadores podem anunciar vagas gratuitamente através do Sine Municipal de Porto Velho

Serviço oferece equipe técnica para a triagem dos candidatos
L

Vaga de Vendedor(a) na Livraria Leitura Porto Velho!

Uma oportunidade para quem ama livros e quer trabalhar com o universo literário.
L
Concurso do Ebserh para hospitais universitários é lançado; salários até R$ 17,9 mil

Concurso do Ebserh para hospitais universitários é lançado; salários até R$ 17,9 mil

Os editais para o concurso da Ebserh tem 545 vagas em 45 hospitais universitários no país. As inscrições estão abertas.
L
Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde 2012

Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde 2012

Dados são da pesquisa PNAD Contínua, do IBGE
L
Publicidade

POLÍTICA

Analistas criticam impunidade de militares na história do país

Gilmar Mendes defende rever politização das Forças Armadas
L

Deputada Cláudia de Jesus busca solução para impasse da Lei Paulo Gustavo em Rondônia

Parlamentar esteve reunida com representação do governo estadual para mediar pagamentos de artistas e produtores culturais.
L

Deputada Cláudia de Jesus entrega ambulância e medicamentos ao município de Guajará Mirim

Recurso liberado pela deputada para compra do carro totalizou R$ 300 mil.
L

Coronel Chrisóstomo destaca investimentos em buritis e reforça defesa dos valores conservadores

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) concedeu entrevista nesta terça-feira (7) à rádio Interativa FM, de Buritis, Rondônia.
L

Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA

AGU pediu remoção do vídeo ao Facebook em até 24 horas
L
Publicidade

POLÍCIA

NA CINTURA: BPTAR flagra foragido “Chiquinho do CV” armado no Orgulho do Madeira

O suspeito tentou fugir correndo assim que avistou a guarnição em patrulhamento, mas, após resistir, acabou sendo abordado.
10

Colisão entre carreta e carro quase termina em tragédia na BR-319

Com o impacto, o veículo de passeio rodou na pista e, por muito pouco, não caiu na ribanceira às margens da rodovia. Felizmente, ninguém ficou ferido.
10

Jovem é baleado em quadra de esportes na zona sul de Porto Velho

A motivação do crime ainda é desconhecida, e o caso será investigado pela Polícia Civil.
18

Carro sai de estacionamento e derruba entregadora na Avenida Amazonas

Durante a manobra, o carro colidiu com a moto, derrubando a entregadora que trafegava pela Avenida Amazonas.
10

Homem atacado a golpes de facão pede socorro na central de flagrantes

Uma equipe do Samu foi acionada e socorreu a vítima, que apresentava um ferimento no braço, encaminhando-a para a UPA Sul.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sakamoto Days, WWE ao vivo e mais: todas as estreias da Netflix em janeiro de 2025

Sakamoto Days, WWE ao vivo e mais: todas as estreias da Netflix em janeiro de 2025

Confira a lista completa de séries, filmes, animes e documentários que chegam à Netflix no primeiro mês de 2025.
L
Goosebumps, Canina e mais: as estreias do Disney+ em janeiro de 2025

Goosebumps, Canina e mais: as estreias do Disney+ em janeiro de 2025

Veja as séries e filmes que chegam ao catálogo brasileiro do streaming da Disney.
L

Três sobremesas brasileiras estão entre as melhores do mundo, diz ranking

No ranking das melhores sobremesas do mundo, o Brasil aparece com três delícias. O pudim de leite condensado está no topo
L

Natal Sem Fome em Rondônia bate recorde de solidariedade: 12,1 toneladas de alimentos arrecadados

Mais de 800 famílias são beneficiadas com a campanha
L

Cremero recebe novo secretário da Semusa e apresenta relatórios de fiscalização

De acordo com Dr. Lucas Levi G. Sobral, o Cremero está à disposição dos órgãos públicos para qualquer tipo de orientação e dúvidas que surgirem.
L
VoltaPorCima

“Volta Por Cima”: atentado e conspirações movimentam a trama

Falsos atentados e reuniões secretas aprofundam as rivalidades entre os personagens
L
Garota do Momento

Revelações e reencontros marcam “Garota do Momento”

Segredos vêm à tona e relações são testadas em meio a novas alianças e despedidas
L
Mania de Você

Segredos e conspirações agitam “Mania de Você”

Descobertas sobre Volney, suspeitas no restaurante Brisa e novas alianças movimentam a trama
L

Teto do INSS sobe e aposentados e pensionistas terão aumento

O teto do INSS vai subir com o reajuste de 4,77% para aposentados e pensionistas
L