DOMINGO, 14/04/2024

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Estima-se que 26 milhões de brasileiros vivem sem acesso a notícias

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras
Marcello Casal JrAgência Brasil
A Organização Não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou nesta semana relatório em que alerta que não há no Brasil políticas suficientes para promover a pluralidade no jornalismo nacional. De acordo com a organização, o país carece “de uma política mais robusta e estruturada de promoção da pluralidade e diversidade jornalística”.Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras - News RondôniaBrasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras - News Rondônia

“Num contexto de recentes ataques ao Estado Democrático de Direito no Brasil, a urgência de assegurar normas e políticas que fortaleçam um jornalismo livre, plural e de confiança é crucial para a própria democracia brasileira”, diz o documento, acrescentando que “o Brasil segue distante de um marco normativo que proteja e promova o pluralismo, a diversidade e um jornalismo forte e relevante”.

A pluralidade ou diversidade do jornalismo é defendida pela organização como condição necessária para garantir uma cobertura equilibrada e inclusiva dos acontecimentos, promovendo uma sociedade mais informada. Além disso, outra recomendação é a criação de novas mídias locais para combater os chamados “desertos de notícias”. Estima-se que 26 milhões de brasileiros de 2,7 mil cidades do país não têm qualquer noticiário local.

O diretor do RSF na América Latina, Artur Romeu, lembrou que o sistema informativo no Brasil é caracterizado por uma excessiva concentração da propriedade da mídia na mão de poucos grupos econômicos e que essa situação é agravada pela fragilidade dos setores de comunicação pública, comunitária e de mídia periférica, popular ou independente.

“Fragilidade essa que está muito associada a uma falta de incentivos e garantias institucionais para que esses veículos possam operar numa situação de menor precariedade no seu trabalho”, destacou.

Em 2017, uma pesquisa do RSF, em parceria com o Intervozes, concluiu que as quatro maiores redes de televisão concentravam 70% da audiência nacional, o que configuraria, segundo essas organizações, um oligopólio nas comunicações, o que é proibido pelo § 5º do Artigo 220 da Constituição brasileira

Para promover a diversidade no jornalismo do país, o relatório do Repórteres Sem Fronteiras sugere a oferta de subsídios estatais, a taxação das plataformas digitais para financiar a diversidade do jornalismo no Brasil, bem como distribuição da publicidade estatal “segundo critérios claros e não discriminatórios”.

Para a organização, falta vontade política para promover essa agenda, sejam dos governos de esquerda ou de direita. “Nas últimas duas décadas, apesar de gestões que se declararam comprometidas com a construção de um ambiente midiático plural e diverso, o país vivenciou, na prática, a flexibilização das poucas regras anti-concentração na propriedade de emissoras de radiodifusão”, afirma o documento.

Mídia Periférica

A falta de políticas para o jornalismo independente, periférico e popular, “que desempenha um papel crucial para a formação de cidadãos informados, críticos e participativos”, é apresentada pelo RSF como a mais preocupante de todas.

O portal de notícias Desenrola e Não Me Enrola de São Paulo é uma dessas mídias periféricas. Lançado em 2013, o veículo afirma que faz jornalismo com objetivo de “registrar e refletir sobre as transformações sociais e a identidade cultural dos sujeitos e territórios periféricos”.

O co-fundador do site, o jornalista Ronaldo Matos, que atua na Rede Jornalistas das Periferias, defende que a mídia periférica é necessária porque muitas pautas de interesses dessas comunidades não têm espaço nos veículos comerciais.

“As mídias independentes com a atuação das periferias e favelas têm o grande papel de disseminar informações para essa população que não tem esse noticiário garantido nos jornais tradicionais que eles estão acostumados a consumir”, destacou.

Matos ressaltou que outra função do jornalismo periférico, além da cobertura dos acontecimentos, é o de “letramento midiático”, que é a habilidade de consumir informações de forma crítica, possibilitando, por exemplo, diferenciar fatos de notícias falsas.

“A cultura de consumir notícias é elitizada. Ela pertence a uma classe social que nos domina. Precisamos, cada vez mais, tomar decisões que vão mexer com a nossa vida, baseada numa leitura qualificada do jornalismo no Brasil”, explicou.

Uma das ações das mídias periféricas em São Paulo é a distribuição de notícias em telas digitais em comércios das periferias e favelas paulistas. Atualmente, são 15 telas instaladas em mais de 10 distritos das periferias de São Paulo, que alcançam uma média de 500 mil pessoas por mês.

Ronaldo Matos conta, por outro lado, que essas mídias enfrentam graves problemas de financiamento. Elas costumam se sustentar por assinaturas do público, por vaquinhas, por meio de editais públicos voltados ao setor cultural, e também por meio de parcerias com os veículos tradicionais.

“Elas acabam sucateadas, tendo valores de recursos de pagamentos muito baixos. Você tem carga horária elevada e muita precarização. Além disso, são feitas, em sua maioria, por profissionais negros que se formaram em universidades e não foram aceitos pelo mercado de trabalho do jornalismo tradicional. Não tiveram espaço nas TVs, nos grandes jornais, nas grandes emissoras de rádio”, completou.

Em 2019, Ronaldo coordenou uma pesquisa que mapeou 97 iniciativas de comunicação local na cidade de São Paulo. Do total do conteúdo distribuído por essas mídias, 80% eram de produção autoral. Desses veículos, 64% funcionavam com dois a cinco profissionais e oito de cada dez desses profissionais tinham outra atividade para completar a renda.

Apoio estatal e taxação de plataformas

O RSF afirma que o número reduzido de empresas de comunicação contempladas pela publicidade governamental representa um entrave para a promoção de um ambiente jornalístico plural e diverso no país.

“Sem o desenvolvimento e implementação de uma política voltada para mídias não comerciais, independentes e regionais, um fomento concreto à ampliação da variedade de vozes nas comunicações brasileiras segue inexistente”, diz o documento.

Sobre as propostas de taxação das plataformas que usam conteúdo jornalístico em tramitação no Congresso Nacional, o RSF diz que elas podem representar um alívio para o setor, mas alerta que os projetos existentes precisam ser aperfeiçoados para financiar a pluralidade no jornalismo.

“[Os projetos] seguem o modelo adotado em países como Austrália e Canadá, onde plataformas negociam com veículos de comunicação valores pelo uso dos seus conteúdos, mas não define claramente que tipo de utilização de conteúdos jornalísticos ensejaria remuneração nem estabelece critérios para contemplar veículos menores, regionais e sem fins lucrativos”, destacou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Confronto Aéreo: Drones Iranianos Interceptados no Céu de Israel

Ampla resposta defensiva envolve Domo de Ferro e aliados internacionais, após tentativa de ataque iraniano visar principais cidades israelenses.
L

Disciplina e Estratégia: Chaves para o Sucesso na Computação de Alto Desempenho com Marcos Melo

No programa Momento Empresarial, Marcos Melo da VersatusHPC compartilha insights sobre a importância da organização e planejamento na conciliação entre trabalho, estudo e vida pessoal.
L

Superando Desafios Pessoais para o Sucesso Profissional: A História de Marilene Noleto no Urbano Norte

No In Foco PodCast, Marilene compartilha como transformou adversidades em oportunidades, impulsionando seu caminho e o do Urbano Norte rumo ao sucesso.
L

Avanços e Desafios no Bairro Mariana: Uma conversa com Cleonice do Mariana

No Programa Comunidade News, a presidente da associação de moradores discute as transformações recentes e os obstáculos que ainda enfrentam para o desenvolvimento contínuo da comunidade.
L

Inovação e Saúde no Prato: O Sucesso das marmitas fit durante a pandemia

No Mais Saúde PodCast, Bruna e Márcio Londono revelam como transformaram a necessidade de alimentação saudável em uma oportunidade de negócio próspera com a Slim Fit.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Inmet alerta para chuva intensa no Norte, Sul e parte do Centro-Oeste

Inmet alerta para chuva intensa no Norte, Sul e parte do Centro-Oeste

Há risco de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas
L

Porto Inoxx apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Em contato com o proprietário da Porto Inoxx, Gilberto Januário, este se pronunciou com muito orgulho e otimismo em poder contribuir com a construção e o desenvolvimento do estado de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Ajudante de Obra

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe como ajudante.de obra
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

M. A. Engenharia abre vaga para Mecânico de Refrigeração em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e promete um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Recepcionista em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e um ambiente dinâmico de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Secom/Gov-RO

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marcos Rocha

Mesma tese – ausência de provas – foi alegado pelo MPF para afastar as demais irregularidades ventiladas no recurso do PL.
L
Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Na ocasião, o vereador se reuniu com líderes comunitários e moradores, que apresentaram diversas reivindicações.
L
Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Comissão denominada “Céus Abertos”, se reúne para impulsionar mudanças no setor de aviação na região Norte do Brasil.
L
Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Evento será na Assembleia Legislativa.
L

DER atende pedido da Dra. Taíssa e recupera ponte da linha do Tucano em União Bandeirantes

Parlamentar ressalta a importância da revitalização para os moradores e produtores rurais da região
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro pega fogo e passageiros ficam presos às ferragens em acidente na zona sul

A PM foi acionada para fazer o registro e apurar quem causou o acidente.
14
Mulher é baleada no peito em residência na zona norte

Mulher é baleada no peito em residência na zona norte

As primeiras informações dão conta que após o disparo, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e socorreu a mulher as pressas ao Hospital João Paulo II.
16
Motociclista é preso com revólver na cintura na zona leste

Motociclista é preso com revólver na cintura na zona leste

Na revista pessoal foi localizado na cintura do suspeito um revólver calibre 38 municiado.
12

Suspeitos de participação em assassinato a facadas são presos pela Polícia Civil

A dupla presa foi apresentada na Delegacia de Candeias do Jamari.
12
Corpo de adolescente decapitado é encontrado pela PM na zona leste

Corpo de adolescente decapitado é encontrado pela PM na zona leste

Na ocasião, o jovem teve a cabeça arrancada e jogada em uma bolsa no portão de entrada do residencial Porto Madero 3, local onde morava o irmão de Mikael.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia fortalece Segurança Pública com entrega de viaturas e equipamentos para o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Guaporé

A ação aconteceu por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
L

MC Ruanzin lança o single ‘Mídia’, capturando ‘a essência das ruas’

O funkeiro Ruanzin mescla a produção do funk mineiro com suas rimas afiadas nesse lançamento, já disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm
L
Coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sergio Pires

Coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sergio Pires

EXAGERO OU REALIDADE? DEPUTADO DIZ NO PARLAMENTO EUROPEU QUE O BRASIL ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM DITADURA!
L
Convite Reunião Cremero, Simero e AMB/RO

Convite Reunião Cremero, Simero e AMB/RO

Entre os assuntos que serão tratados na pauta estarão as condições de trabalho e o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). 
L
Comissão de Acolhimento a Jovem Advocacia promove capacitação para novos profissionais

Comissão de Acolhimento a Jovem Advocacia promove capacitação para novos profissionais

Realizado no Plenário da OAB e de forma online, o evento contou com uma dinâmica participativa de vários membros do sistema Ordem.
L
Menino de 2 anos aprende a ler e escrever sozinho e impressiona as redes sociais

Menino de 2 anos aprende a ler e escrever sozinho e impressiona as redes sociais

O menino Fernandinho não se inibe com os poucos 2 anos que tem e mostra como aprendeu a ler e escrever sozinho.
L

Ministério da Previdência Social atende pedido da OAB Rondônia e anuncia mutirões de perícias em Vilhena, Ariquemes e Ji-Paraná

A busca por mutirões de perícias tem sido uma preocupação que chegou à Ordem por meio da Ouvidoria e da Comissão Especial de Direito Previdenciário.
L
OABRO recebe representantes de instituições em encontro que debateu políticas públicas e direitos humanos

OABRO recebe representantes de instituições em encontro que debateu políticas públicas e direitos humanos

De acordo com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, o órgão recebeu reclamações e denúncias de moradores que ocupam dentro de Terras Indígenas e os da Região de Rio Pardo.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social: D. P. DOS SANTOS COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA para DA SILVA COMERCIO DE MADEIRA LTDA.

Alteração de Razão Social – processo: 1801/00932/2022 – COLMAM/SEDAM
L
Governo de RO investe em boas práticas de fabricação para empreendedores de Porto Velho

Governo de RO investe em boas práticas de fabricação para empreendedores de Porto Velho

O treinamento visa orientar os empreendedores para que eles possam alavancar suas vendas com um produto de qualidade.
L