SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Se acontecer como previsto, multidão pacífica nas ruas de São Paulo, neste domingo, vai sacudir o Brasil

O evento deste domingo, caso aconteça, tende a ser gigantesco, como o foram pelo menos dois outros, também comandados pelo então Presidente da República, que ainda reúne multidões por onde passa, ao contrário daquele que venceu a eleição.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Se acontecer como previsto, multidão pacífica nas ruas de São Paulo, neste domingo, vai sacudir o Brasil - News Rondônia

O domingo é daqueles para entrar na História do Brasil, de um jeito ou de outro. Para o conservadorismo, será (caso a Justiça não a proíba na última hora) uma manifestação inesquecível, pacífica, para dar o tom de que a oposição não vai dar sossego ao governo Lula e que Jair Bolsonaro é uma força política irrefutável, tenha ou não seus direitos políticos restaurados, como os teve Lula, depois da descondenação. Para Bolsonaro, será uma espécie de última tentativa de tentar restaurar o espaço que a derrota nas urnas e o peso do principal tribunal do país, o STF, o colocaram quase na lona. Sem qualquer espaço na mídia (nem um grande veículo de comunicação do país está noticiando ou dando informações positivas sobre a marcha de São Paulo, neste domingo) se conseguir realizar o evento e reunir grande multidão, o ex-Presidente e seus aliados vão mandar um duro recado aos adversários. Caso o medo tome conta do público, pelas ameaças veladas e outras que poderão se tornar realidade, caso haja decisão judicial criminalizando o encontro de São Paulo e houver esvaziamento, o grupo do ex-Presidente ainda terá discurso, porque a Constituição, mais uma vez estaria sendo desrespeitada. Mas há uma terceira via, também perigosa: uma reação proporcional à grandeza da manifestação, vinda do governo e dos seus aliados nos demais poderes, sob o argumento de ser uma movimentação fascista e antidemocrática, que é o que tentam vender ao país, desde que surgiram as primeiras manifestações de uma direita brasileira que, finalmente, emergiu, sob Bolsonaro.

O evento deste domingo, caso aconteça, tende a ser gigantesco, como o foram pelo menos dois outros, também comandados pelo então Presidente da República, que ainda reúne multidões por onde passa, ao contrário daquele que venceu a eleição. Pelo menos quatro governadores, 23 senadores e cerca de 90 deputados federais já confirmaram presença, incluindo o comandante do maior Estado do país, São Paulo, Tarcísio de Freitas. Poderá ser uma manifestação monumental, com peso político e com uma multidão, sempre se fazendo a ressalva que ele ainda pode ser suspenso. Se reunir mesmo algo em torno de 1 milhão de pessoas, como se tem ouvido pelas redes sociais, a reação poderá ser dura: um esforço concentrado do governo e dos seus aliados no STF (já que o Congresso decide cada vez menos) impondo censura às redes sociais. Porque não houve mobilização para o evento de São Paulo fora delas. A segunda-feira vai dizer se o Brasil amanhecerá melhor, com quem não reza pela cartilha da esquerda também tendo voz ou se continuaremos andando para trás, em termos da verdadeira democracia.

DOS OITO MEMBROS DA BANCADA FEDERAL, SÓ O DEPUTADO LEBRÃO NÃO ASSINOU PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA

Lebrão não quer saber de ser contra o presidente Lula. Foi o único dos oito membros da bancada federal de Rondônia que se negou a assinar o pedido de impeachment contra o Lula, depois das infelizes declarações deles, comparando os judeus, vitimas do Holocausto, com os nazistas, que mataram mais de seis milhões de israelitas. Todos os demais fizeram questão de se manifestar a favor do impedimento do Presidente da República: o coordenador da bancada, Maurício Carvalho, Cristiane Lopes, Silvia Cristina, Fernando Máximo, Thiago Flores e o quarto secretário da Câmara, Lúcio Mosquini. O discurso mais duro foi feito pelo deputado Fernando Máximo, num evento em que era apresentado o documento de pedido de impeachment. Disse, por exemplo, que “são cerca de 150 milhões de brasileiros cristãos. Nenhum deles concordou com a infeliz fala do Presidente”. Segundo Máximo, todos estes brasileiros “são contra o terrorismo e apoiam o Estado de Israel, que “está em legítima defesa”. Foram palavras duras, defendendo a religião, a Bíblia e a defesa da família. O deputado Lebrão tem mantido sua decisão de não participar de nenhuma votação contra o governo. Pedir o impeachment de Lula, então, nem sonhar!

MDB ESTADUAL FAZ CONVENÇÃO E REELEGE LÚCIO MOSQUINI PARA COMANDAR O PARTIDO. CHAPA TEM CONFÚCIO E RAUPP JUNTOS

Conciliador, experiente, bom de diálogo, respeitado tanto no seu partido como entre adversários políticos, Lúcio Mosquini foi reeleito, na manhã deste sábado, em convenção estadual, como presidente regional daquela que ainda é a mais forte sigla partidária do Estado. O MDB reuniu convencionais presencialmente e via vídeo conferência. Confúcio Moura, o hoje poderoso senador, aliado ao governo Lula (vai ser ministro em breve, anotem!) e o ex-senador Valdir Raupp, dois dos nomes mais poderosos da sigla, participaram da votação pela internet e, ambos estão na chapa liderada por Mosquini. Confúcio pode ser o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, em breve e Raupp, ouve-se nos bastidores. Deputado federal de quarto mandato, Lúcio Mosquini, foi reeleito sob aclamação. Nomes históricos do partido também participaram da votação, a maioria votando à distância. Um deles foi o deputado estadual Alan Queiroz, que deixou o Podemos e ingressou no MDB, inclusive com a promessa de que poderia ser o nome da sigla para concorrer à Prefeitura de Porto Velho e do atuante deputado estadual Ismael Crispim, também chegado há pouco na legenda. Numa manhã festiva para os emedebistas, Lúcio Mosquini destacou a força do partido e, obviamente, a missão de eleger o maior número de prefeitos e vereadores no Estado, coisa que, aliás, o MDB tem conseguido conquistar nas últimas eleições em Rondônia. Muito otimismo cercou a convenção emedebista do sábado.

MARCELO CRUZ, UM DOS NOMES QUENTES À PREFEITURA DA CAPITAL, ASSUME COMANDO DO SOLIDARIEDADE NO ESTADO

Mais uma troca de partido de um personagem importante da nossa política foi oficializada esta semana. Um dos nomes quentes para a futura disputa da Prefeitura de Porto Velho, o presidente da Assembleia legislativa, deputado Marcelo Cruz, chega como figura principal do Solidariedade e assumindo a presidência regional da sigla. O partido tem como primeiro vice- presidente Edinei Lima Pacheco. Sem representação na Câmara de Vereadores da Capital e nem na Assembleia, a chegada de Marcelo Cruz dá ao Solidariedade novo status, dentro do contexto da nossa política. Na capa dl site do partido (https://solidariedade.org.br/estado/rondonia/), faz uma breve apresentação sobre o novo presidente regional “Marcelo Cruz, natural de Porto Velho, tem 40 anos e iniciou sua trajetória política como vereador na cidade. Em 2018, obteve sucesso ao ser eleito deputado estadual com 8.802 votos, e seu apoio cresceu significativamente na disputa pela reeleição em 2022, alcançando 18.798 votos”. O texto prossegue, destacando as prioridades do deputado em seu primeiro mandato, direcionado principalmente a projetos sociais e conclui: “em fevereiro de 2023, ele foi honrado com  responsabilidade de presidir a Assembleia Legislativa de Rondônia até 2025”. Nas redes sociais, o ingresso do deputado, virtual candidato à Prefeitura, em Porto Velho, foi comemorada por membros do partido e muitos elogios, através de inúmeras mensagens.

OBSERVATÓRIO DE RONDÔNIA, MAIS UM AVANÇO DA FIERO EM DIREÇÃO AO APOIO EMPRESARIAL E AO FUTURO DAS NOSSAS INDÚSTRIAS

Um passo importante em direção ao futuro, à integração e ao desenvolvimento da indústria rondoniense. São esses alguns dos predicados que se pode destacar do lançamento do Observatório da Indústria de Rondônia, Fiero. A partir de agora, portanto, Rondônia conta com um instrumento inteligente para estudar, monitorar e prestar informações sobre tendências e oportunidades em apoio ao desenvolvimento econômico e sustentável. O Observatório vai fornecer referências valiosas para os formuladores de políticas e auxiliando na criação de um ambiente empresarial favorável. Com esse objetivo, a Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, inaugurou este novo programa, criando um novo e vital ambiente propício para o setor produtivo local continuar crescendo. Conforme o presidente Marcelo Thomé, o Observatório da Indústria de Rondônia é uma ferramenta de suporte ao empresário industrial do Estado, que vai reunir informações, estruturar relatórios, estudar tendências de mercado e novas tecnologias.  “Apoiar a indústria é função primordial da Fiero e este instrumento conectado à rede de observatórios que o Brasil vem construindo, sob a liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI), servirá para contribuir com o desenvolvimento industrial do nosso Estado”, afirma.

HIRAN GALLO GARANTE APOIO DE MAIS DE 550 MIL MÉDICOS BRASILEIROS NA CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Nesta semana, o rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, foi uma das lideranças médicas a se reunirem com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para deixar claro o apoio na guerra contra a dengue, que hoje assola várias regiões do país e já causou centenas de mortes, incluindo uma em Rondônia. No encontro, em que participaram também outras lideranças do setor médico brasileiro, a ministra lembrou dos perigos da dengue e disse que a doença existe há muitos e muitos anos, tendo causado graves problemas e mortes no país, pelo menos nos últimos 40 anos. Hiram Gallo, hoje a maior liderança dos profissionais da Medicina do país, comandando uma entidade nacional que reúne cerca de 550 mil profissionais, afirmou no encontro com Nísia Trindade de que o Conselho Federal de Medicina está junto com o Ministro da Saúde nessa luta contra a dengue. “Neste momento, temos que estar todos engajados: Ministério da Saúde, população, entidades médicas, todo o mundo para combater este vetor. Com certeza vamos ser vitoriosos”. Disse ainda à titular da pasta da saúde: “ministra, conte com todo o nosso apoio”, colocando todos os canais de comunicação do CFM a disposição, assim como os mais de meio milhão de médicos da entidade que ele preside. Sandro Schreiber, presidente da Associação Brasileira de Educação da Medicina também participou e deixou claro a parceria da entidade para apoio no combate à dengue. Também presente, Cristiane Pantaleão, do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.

MAIS DE 800 FAMÍLIAS DE JEQUITIBÁ, AMEAÇADAS DE PERDER TUDO, TEM APOIO DE REDANO, MAS QUEREM MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA

São 800 famílias. Todas vivendo da terra, algumas vivendo ali há muitos anos. Todas assustadas, com a possibilidade de perderem o que construíram. Mas, ainda bem, há quem lute por toda essa gente. O deputado Alex Redano trabalha arduamente em busca de diálogo e de alternativas que permitam que os que vivem no projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, a cerca de 60 quilômetros de Porto Velho, possam continuar trabalhando e vivendo da terra. No começo do projeto, as terras foram entregues para um sistema de sobrevivência com produtos da floresta. Anos depois, os antigos beneficiados foram saindo e passando suas terras adiante. A produção agrária e outras do mundo rural, começaram a fazer crescer aquela área e a atrair mais famílias. Agora, há uma ameaça real de que todos sejam dali retirados. Em busca de diálogo e alternativas, o deputado Redano promoveu mais uma reunião, entre representantes dos moradores de Jequitibá, da Sedam e do Incra. As conversas continuarão, enquanto o temor da perda de tudo continua. No encontro desta semana, Rosildo Costa Lopes, da PAF Jequitibá, agradeceu o empenho do deputado Redano em reunir os moradores e os órgãos responsáveis pela região e quer o apoio em nível federal. “O senhor tem que intermediar algo nessa causa lá em Brasília, pois é lá é que vão resolver nossa situação. A gente não quer que aconteça igual aconteceu no Pará. Devemos nos mobilizar por ações políticas e jurídicas em todas as esferas de poder. Temos que juntar os oito deputados federais, os três senadores, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa para nos defender”, pediu.

ENERGISA ANUNCIA INVESTIMENTOS DE 600 MILHÕES DE REAIS NESTE ANO EM RONDÔNIA. EM SEIS ANOS, ELES FORAM DE 3 BI E 700 MILHÕES

Os números são estratosféricos, quando se fala em investimentos. Mais de 3 bilhões e 700 milhões de reais até agora. Outros 600 milhões programados para um pacote de melhorias  apenas neste ano de 2024. Os mais de 700 mil consumidores atendidos, certamente já sentiram os benefícios de várias formas, que a estrutura do sistema de energia no Estado teve, desde que a Energisa assumiu a distribuição, há menos de seis anos. Uma grande empresa, com uma rica história em várias regiões do país, a Energisa se integrou rapidamente ao mundo rondoniense, trazendo investimentos pesados, tecnologia, profissionalismo e uma visão social como se vê apenas em empresas do seu tamanho e com sua filosofia. Com sua equipe de profissionais preparada e dedicada, a empresa tem levado a energia às regiões mais distantes, mesmo com altos custos para atender menos consumidores, nesses locais longínquos, mas sempre comemorando cada vez que a luz acende numa casa distante, numa propriedade rural ou e, áreas distantes do Baixo Madeira. Onde não há possibilidade da colocação de postes, chegam as placas da energia solar. Tem mais: só neste ano, estão previstas mais 5.400 ligações do programa Luz para Todos, que levará energia a essas regiões mais distantes. Qualidade, expansão da rede, manutenção constante e melhoria na qualidade de vida da população: tudo isso faz parte dos planos e realizações de uma grande empresa, que tem dado a Rondônia o melhor, em sua área de atuação.

MAIS UMA SUBESTAÇÃO MÓVEL, MUITAS MELHORIAS E DURO COMBATE AOS “GATOS”, QUE CUSTAM 100 MILHÕES DE REAIS ANUALMENTE

No pacote de investimentos previstos pela Energiasa para este ano, destacam-se ainda, várias outras ações. Entre elas: aquisição da terceira subestação móvel, que proporcionará mais rapidez em manutenções emergenciais e programadas; instalação de religadores para redução do tempo em casos de interrupção do fornecimento de energia; renovação do parque de transformadores de distribuição, ampliando a capacidade de atendimento; modernização da subestação Alphaville, com vistas ao aumento da confiabilidade do fornecimento. Outra ação importante, será o combate ao furto de energia, conhecido como “gato”, que estará entre as prioridades das ações da Energisa neste ano. Crime previsto no Código Penal, o famoso “gato” gera prejuízos na ordem de 100 milhões de reais por ano, causando sérios problemas a toda a coletividade. Os furtos oneram a população e interferem na segurança, além de comprometer a qualidade do fornecimento e a arrecadação de impostos. Todo este pacote de informações fez parte de um encontro, nesta semana, entre dirigentes da empresa e jornalistas. O diretor Fernando Corradi fez uma ampla explanação sobre o que a Energisa já fez e o que ainda fará, para atender cada vez melhor os rondonienses.

PERGUNTINHA

Você sabia que o IBGE divulgou pesquisa dizendo que 98,68 por cento dos moradores de Porto Velho tem “abastecimento adequado de água”, quando a realidade aponta para menos de 50 por cento de água potável chegando às casas e, ainda, centenas de poços amazonas com água contaminada?

Se acontecer como previsto, multidão pacífica nas ruas de São Paulo, neste domingo, vai sacudir o Brasil - News Rondônia

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO segue credenciando restaurantes para o Prato Fácil em Jaru, Rolim de Moura e outros cinco municípios

Daí a importância do credenciamento de restaurantes para garantir atendimento mais digno a este público.
L
Justiça mantém prisão de invasor de Parque Estadual denunciado pelo MPRO em decorrência da operação "Persistere"

Justiça mantém prisão de invasor de Parque Estadual denunciado pelo MPRO em decorrência da operação “Persistere”

Ponderou ainda o integrante do MP que era recorrente a presença de semoventes com as iniciais do fazendeiro pastando dentro da unidade de conservação.
L

Dia dos Povos Indígenas é marcado pela chegada da energia elétrica em aldeia de Rondônia

Sistema de energia solar está em fase final de implantação e será entregue em maio
L

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Cestas básicas foram entregues às famílias indígenas em situação vulnerável
L

Remoção de curvas perigosas garante maior segurança na trafegabilidade na RO-135

Estradas trafegáveis são sinônimo de progresso
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
FINANCIAMENTO ESPORTIVO - Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

FINANCIAMENTO ESPORTIVO – Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

A vereadora destacou que o esporte é, sem dúvida, um fator relevante na formação do cidadão.
L
Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Revitalização visa garantir segurança e crescimento regional no distrito portovelhense.
L
Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Iniciativa busca implementar treinamento obrigatório para professores e funcionários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L

URGENTE: Motorista faz conversão proibida e causa acidente com motociclista na Rio Madeira

A vítima foi amparada por populares até a chegada de uma equipe de resgate.
12
Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Devido o capotamento, as vítimas ficaram bastante feridas.
14

Alerta em Porto Velho: Onda de Roubos de Fios de Energia Elétrica Preocupa População

População sofre com o alto índice de furtos de cabos elétricos em locais públicos e privados
L
Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

O menor e o veículo foram encaminhados às autoridades para os procedimentos legais, encerrando assim o caso com um desfecho positivo para a comunidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa sobre eletiva de Libras, da Mediação Tecnológica de Rondônia, é publicada em revista nacional

Outro fato que destaca a relevância da oferta foi observado nos momentos de culminância, durante os quais, os estudantes socializaram os vídeos planejados e produzidos por eles próprios.

Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado

Rondônia é destaque no cenário nacional como um dos principais produtores de Café Robustas Amazônicos.
L

Apresentações culturais na abertura da 2ª Maloca Estudantil reforçam a valorização e o resgate da cultura indígena de Rondônia

O resgate ficou evidente durante as apresentações inscritas por estudantes e professores, para participação na Maloca Estudantil Indígena 2024.
L

Feira de Empreendedores ‘Sabores da Praça’ acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Estado.
L

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.
L

Prefeitura convida população a participar das audiências para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2025)

Novas datas definidas foram nos dias 14 e 23 de maio, sempre das 19h às 20h30, no Teatro Banzeiros, com transmissão on-line
L

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo
L
Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Os procedimentos são feitos em empresa terceirizada pela Sema.
L
Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Mesmo com as fortes chuvas, Emdur continua atendendo às solicitações da comunidade.
L
Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos locais que recebeu o reconhecimento.
L