SEXTA-FEIRA, 25/04/2025

Vila Socó: há 40 anos, incêndio matou pelo menos 93 pessoas

Para advogado, episódio foi criminoso e ditadura tentou abafar.

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Vila Socó: há 40 anos, incêndio matou pelo menos 93 pessoas
Biblioteca Municipal de Cubatão/Divulgação
Naquele dia 24 de fevereiro de 1984, Neigila Aparecida Soares da Silva e sua irmã, Márcia, foram deixadas por seus pais na casa da avó para passar o fim de semana. Ela tinha apenas quatro anos de idade na época. Foi a última vez que  viu a mãe e o pai.Vila Socó: há 40 anos, incêndio matou pelo menos 93 pessoas - News RondôniaVila Socó: há 40 anos, incêndio matou pelo menos 93 pessoas - News Rondônia

Algumas horas depois, seus pais e um tio morreram carbonizados em um dos maiores incêndios já ocorridos na história do Brasil: o da Vila Socó, em Cubatão, município encravado entre a capital paulista e o porto de Santos, no litoral sul do estado. Oficialmente, 93 pessoas morreram naquele incêndio, mas levantamentos independentes e que incluíram as crianças que deixaram de frequentar escolas e famílias inteiras que desapareceram sem deixar notícia poderia elevar o número a 508.

“Fui criada por meus avós porque, no dia do incêndio, a minha mãe foi levar minha irmã para passar o final de semana na casa dos meus avós. E eu acabei ficando por lá também”, contou Neigila, em entrevista à Agência Brasil. “Só sei que eles estavam na casa dos meus pais quando o incêndio começou e que eles não conseguiram se salvar. Perdi meu pai, minha mãe e meu tio, que tinha 19 anos na época”.

Neigila e a irmã foram criadas pelos avós e pelas tias. “Isso não me afetou porque eu tinha quatro anos de idade, e minha irmã, cinco anos. Éramos crianças e não entendíamos muito. Mas sabíamos que a vila tinha pegado fogo e que a mamãe e o papai não iriam mais voltar para pegar a gente. Crescemos sabendo disso. Tenho memórias ativas daquele dia. Lembro de tudo. Mas não tenho uma lembrança de rosto de pai e mãe, a não ser por fotos. Não cresci revoltada porque fui muito amada por meus avós e tias. Mas não tive a presença física de pai e mãe”, relata Neigila.

O fogo foi provocado pelo vazamento de combustível de uma tubulação que ligava a Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras, ao terminal portuário da Alemoa, em Santos. Essa tubulação passava pela Vila Socó, uma região alagada e de mangue onde havia um aglomerado de palafitas. O vazamento ocorreu durante a transferência de combustíveis por essa tubulação, que não aguentou a pressão e espalhou gasolina pelo mangue. Com a movimentação das marés, o produto se espalhou por toda a área alagadiça e provocou o incêndio, destruindo as moradias, feitas madeira.

Apesar do forte cheiro que foi sentido por famílias que viviam no local horas antes da explosão, nenhuma providência de evacuação foi tomada pela empresa ou por autoridades da época. “Passados 40 anos, o que ficou desse incêndio foi a ausência de pai e de mãe”, ressaltou Neigila.

Segurança nacional

Cubatão era, em 1984, um dos cinco municípios do estado paulista considerados pela ditadura militar como área de segurança nacional Isso ocorria porque a cidade é um grande parque industrial. Além dela, as cidades paulistas de Santos e São Sebastião (por causa do porto), Paulínia (polo petroquímico) e Castilho (que abriga a hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, mais conhecida como Usina Jupiá) também eram consideradas áreas de interesse da segurança nacional e, por isso, seus prefeitos não eram eleitos democraticamente, mas nomeados pelo governador de São Paulo mediante aprovação do presidente da República.

“A despeito do regime enquadrar Cubatão como área de segurança nacional por ser um polo petroquímico e de fertilizantes dos maiores do país, o povo era privado do direito de votar para prefeito. A preocupação com a segurança nacional não se estendia à população e não se estendia aos moradores que, desde o primeiro momento, nunca tiveram acesso a direitos básicos como moradia, saúde e saneamento básico”, disse Dojival Vieira dos Santos, jornalista, advogado e criador do Coletivo Cidadania Antirracismo e Direitos Humanos. Dojival era também vereador de Cubatão quando ocorreu o incêndio.

No meio dessa área de segurança estava a Vila Socó, também chamada de Vila São José, que em 1984 era um aglomerado de palafitas, habitada principalmente por migrantes nordestinos.

“A Vila Socó era um bairro, uma favela em que moravam cerca de 6 mil pessoas na época. Em sua imensa maioria, pretos, pobres e migrantes nordestinos que chegaram dentro daquele período em que os empregos na área industrial [da cidade] eram abundantes”, contou.

“Havia emprego mas, embora a cidade fosse considerada área de segurança nacional pelo regime militar desde 1968, não havia local para moradia. Então, os trabalhadores iam morar em palafitas nos mangues. Aliás, o nome Socó é porque era muito comum naquele mangue uma ave chamada Socó”, relata Dojival. “Toda vez que as marés enchiam, as palafitas ficavam praticamente dentro da água”, acrescentou.

“O vazamento aconteceu coincidindo com a subida das marés. Havia a péssima manutenção das tubulações, a gasolina sendo bombeada e a trágica coincidência das marés estarem subindo. Há relatos de que o cheiro forte da gasolina começou a ser sentido por volta das 11h30 do dia 24 [de fevereiro], que era uma sexta-feira. A explosão ocorreu por volta das 23h30 daquele dia”, explicou o advogado e ativista.

Nesse intervalo, a prefeitura de Cubatão e a Petrobras foram informadas sobre o cheiro forte, mas não fizeram nada para evitar a tragédia. “Havia tempo hábil para que toda a população fosse evacuada e, portanto, se salvasse, porque o vazamento ocorreu entre 11h30 da manhã e 23h30 da noite”, acrescentou. “Passaram-se pelo menos 12 horas entre o início do vazamento, em que a população se queixava do forte cheiro de gasolina, e a explosão do incêndio. Então, há aí omissões em série, responsabilidades em série”, reforçou.

Operação Abafa

Para Dojival, o que ocorreu na Vila Socó foi crime, e além disso, houve tentativa de abafamento pelos ditadores para que o impacto fosse diminuído.

Foi por isso que, em 2014, a Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo reabriu o caso para apurar as responsabilidades. “Reduzir o impacto da tragédia tinha três objetivos básicos: evitar a repercussão nacional e internacional para a empresa [Petrobras], reduzir o custo das indenizações e garantir a impunidade. E isso tudo foi feito”, avaliou Dojival Vieira em depoimento à Comissão Estadual da Verdade de São Paulo, em 2014.

Na mesma audiência da Comissão da Verdade, Shigeaki Ueki, presidente da Petrobras na época, negou a existência de uma operação para abafar o episódio. “Não houve, dentro da Petrobras, um envolvimento em acobertamento ou desvio ou sumiço de documentos ou [tentativa de] evitar o andamento do processo. Não houve nenhum movimento para abafar [o caso]”, disse o ex-presidente da Petrobras. “O número de 500 pessoas [mortas], a empresa nunca admitiu e nem vai admitir porque não há como comprovar isso. Não há provas”, disse Ueki, na ocasião.

Dojival, no entanto, insiste que houve abafamento do caso para diminuir as consequências do que lá ocorreu. Segundo ele, houve inclusive uma tentativa de incinerar os processos físicos sobre o incêndio para que jamais se soubesse o que de fato ocorreu. “Depois de 30 anos, os processos físicos são incinerados. Pois bem, os 22 volumes do caso da Vila Socó estavam na fila da incineração. Foi a partir da intervenção feita em conjunto com a Comissão da Verdade Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa, que nós conseguimos fazer carga desses 22 volumes e digitalizá-los, porque senão toda essa história e documentos simplesmente teriam virado cinzas, que era o que se pretendia para garantir de vez o silêncio e a impunidade”.

O advogado ressalta que, enquanto o Ministério Público contabilizava de 500 a 700 mortes na tragédia, a Petrobrás e o governo apontavam 93. “Esta redução do número de mortes foi para reduzir os impactos sobre a empresa. Estamos falando de uma estatal gigante como é a Petrobras e obviamente isso tem reflexos no mercado. E, depois, houve a garantia da impunidade dos responsáveis. Ninguém jamais foi punido [pelo incêndio]”, disse Dojival.

Para Dojival, o incêndio não foi um acidente, o incêndio é um crime que precisa ser apurado e punido.

“Seus responsáveis ainda precisam responder à justiça porque é sabido – desde sempre se soube – que a Petrobras não fazia manutenção das tubulações que passavam ao lado da Vila Socó. Então era muito previsível que, sem fazer manutenção, essas tubulações estivessem corroídas”, afirmou.

Memória

Para impedir que essas cinzas do passado sejam soterradas pela história, Dojival destaca que é preciso fazer o resgate dessa memória. “Se nós não preservarmos essa memória, essa história poderá se repetir, como tem se repetido em muitas coisas e em muitas situações neste país. Uma das vitórias e um dos objetivos dos opressores e dos que se beneficiam pela ganância de situações como a Vila Socó é sempre apagar a história. Porque apagando-se a memória, apagando-se a história, eles impõem o discurso e a narrativa que justificam esses crimes”.

Para não permitir o esquecimento dos 40 anos deste incêndio, neste domingo (25) a Comissão da Verdade da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Cubatão vai realizar um ato ecumênico, às 9h, no Centro Comunitário da Vila São José. Depois disso, uma coroa de flores será colocada em frente ao marco para relembrar as vítimas da tragédia. Já na segunda-feira, no final do dia, será feita sessão solene por memória, verdade e justiça, no auditório da OAB.

A comissão também pretende lutar para que se decrete um feriado municipal para marcar a data. “Queremos um feriado municipal e um monumento digno em memória das vítimas e que ele comporte uma biblioteca e uma sala de audiovisual para que as novas gerações não permitam que essa história morra”, defende o advogado.

A comissão também estuda levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos. “Queremos ainda ganhar força para levar esse caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, levantando elementos concretos para demonstrar que o Estado brasileiro é cúmplice  desse crime. Não julgou, não condenou e não pagou indenizações”.

Condenação e Indenização

Neigila conta que chegou a receber uma indenização na época pela morte dos pais. Ela não se recorda bem do valor que foi recebido, mas se lembra que não foi um valor justo. “Não foi justo porque eu e minha irmã perdemos nossos pais. Não tivemos nossos genitores para cuidar da gente”.

Hoje ela tenta reabrir esse inquérito. “Alguns receberam mais, outros receberam menos. Meu avô, que recebeu a indenização do meu tio, foi bem inferior ao que eu e minha irmã recebemos. Éramos menores [de idade] na época, mas sei que não foi um valor justo”, disse Neigila.

Na audiência na Comissão da Verdade, em 2014, Ueki não revelou valores, mas disse que as indenizações pagas pela empresa às famílias não foi contestado na época. “Todos ficaram satisfeitos”, disse ele, na ocasião.

Apesar do grande número de mortes, ninguém foi responsabilizado ou cumpriu pena. Oito funcionários da empresa chegaram a ser condenados em primeira instância, mas foram absolvidos depois de recursos. “No caso de Cubatão, ninguém sentou no banco dos réus. Houve até uma condenação em primeira instância que depois foi anulada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Condenação de algumas figuras técnicas, sempre técnicas, sempre do baixo escalão”, conta Dojival.

Prefeitura

Procurada pela Agência Brasil, a Petrobras não se manifestou sobre o tema. Já a prefeitura de Cubatão disse, por meio de nota, que a tragédia marcou profundamente a cidade. “ Apesar do número oficial de vítimas apurado à época, 93 pessoas, há que se respeitar a Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cubatão (constituída em 2014) que desenvolve trabalho, além de social, em busca de elementos que possam comprovar a realidade do número de vitimados naquela ocasião”, diz a nota da administração municipal.

Aprendizado

De acordo com a nota, o incêndio, além de um enorme pesar, trouxe lições para o município. “Referem-se, especialmente, à proteção da vida humana e à preservação do meio ambiente, uma vez que as medidas tomadas após o incêndio entrelaçam-se com as ações assumidas em prol da recuperação ambiental do município que culminou, inclusive, no reconhecimento mundial de Cubatão como Cidade Símbolo de Recuperação Ambiental na ECO-92, conferência das Nações Unidas (ONU) pelo Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro, em 1992″..

A prefeitura acrescentou que, após o incêndio, a Petrobras promoveu o aterro de toda a área da Vila Socó, atualmente denominada Vila São José. Também foi aterrada a tubulação e feito “um controle rigoroso da tubulação por meio de sofisticados equipamentos que monitoram a pressão e resistência dos tubos de maneira diária, incluindo as condições climáticas, além da ampla sinalização da área. Vale destacar que, à época do incêndio, a tubulação passava sobre o mangue e se misturava às águas que passavam embaixo das palafitas da Vila Socó”.

A administração municipal também relatou que a empresa construiu, por meio de um convênio com a prefeitura, um núcleo residencial na Vila São José, com 400 casas. “Sobreviventes da tragédia da Vila Socó foram indenizados e passaram a habitar o local que foi totalmente urbanizado, recebendo escola, creche, posto de saúde, infraestrutura urbana e calçamento. A partir de 2017, o bairro passou por processo de regularização fundiária e em 2019, essas 400 famílias iniciaram o processo de recebimento das escrituras definitivas de seus imóveis”.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão informou ainda que a tragédia definiu novas diretrizes na cidade para situações de emergência. “A partir desse incidente, foram intensificados sistemas de apoio para respostas mais rápidas e eficientes envolvendo não apenas a refinaria, mas todas as indústrias do Parque Industrial. O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) – que, embora existisse desde 1978, só passou a funcionar efetivamente na década de 80, tornando-se referência regional – mantém um sistema de combate a acidentes de qualquer natureza que possam colocar em risco vidas, meio ambiente, patrimônio público ou privado no Polo e na Baixada Santista. Já o Plano de Contingência envolve todas as secretarias municipais da prefeitura de Cubatão, que estão preparadas para responder a eventuais emergências do tipo”.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja” é incluída no calendário oficial de Rondônia com foco na proteção de crianças e adolescentes

A nova lei permite ainda que o estado firme parcerias com entidades da sociedade civil e órgãos públicos, ampliando o alcance da campanha.
L
STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

Débora foi condenada por cinco crimes, inclusive golpe de estado
L

Estudantes reclamam da distância, pontuam os riscos e pedem uma linha do campus-Unir passando pela Jatuarana

Para os estudantes que moram na zona sul, percorrer o trajeto dos bairros até a rodovia tem se tornado uma tarefa exaustiva e, muitas vezes, até perigosa. Existe a necessidade de uma linha de ônibus do campus para atender os estudantes que vivem na segunda maior região de Porto Velho.
L

Região de Porto Velho apresentará as maiores precipitações no final de semana

Para esta sexta-feira, as precipitações de nível 2 colocam em alerta parte do norte e do nordeste de Porto Velho. Ainda assim, a tendência segue para o recuo das chuvas dentro dos próximos dez dias.
L
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Feirão Limpa Nome: Com mais de 100 mil atendimentos, negociação de dívidas pode ser feita nos Correios até dia 31

A ação oferece desconto de até 99% no fechamento dos acordos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem: 2º dia de prova não teve ocorrências graves, diz ministro

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025 até 2 de maio

Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
L

#povoadonerd | Entrevista MC’s Lele e Majestade!

Nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe as potências do funk: as MC’s Lele e Majestade!
L

Presidente do Avante em Porto Velho vai acionar Justiça contra cobrança de ICMS sobre energia solar em Rondônia

Parlamentar busca cessar a cobrança de ICMS sobre energia solar e defende incentivo à sustentabilidade
L
Conta de luz terá bandeira amarela em maio, afirma Aneel

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, afirma Aneel

Redução de chuvas deve elevar uso de termelétricas, que são mais caras
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol garante recursos para melhorar transporte de alunos no IFRO de Ariquemes

Ribeiro do Sinpol garante recursos para melhorar transporte de alunos no IFRO de Ariquemes

O deputado Ribeiro, por sua vez, reafirmou seu compromisso com a educação de qualidade em Rondônia
L

Vereador Pedro Geovar participa de encontro com autistas no IFRO

Vereador destaca protagonismo dos autistas adultos e a importância de políticas públicas que contemplem todas as fases da vida.
L
Coronel Chrisóstomo compartilha café da manhã com idosos em Teixeirópolis e reafirma apoio à assistência social

Coronel Chrisóstomo compartilha café da manhã com idosos em Teixeirópolis e reafirma apoio à assistência social

Houve momentos de descontração e troca de experiências entre os participantes.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha a 1ª Copa Madeirão de Futsal em Porto Velho e confirma doação de materiais

Coronel Chrisóstomo acompanha a 1ª Copa Madeirão de Futsal em Porto Velho e confirma doação de materiais

Durante o encontro com atletas, pais e mães, o parlamentar reforçou a importância da presença da família no incentivo ao esporte e anunciou o enviou de materiais esportivos à Prefeitura.
L
Everaldo Fogaça visita o Eco Parque e acompanha o caminho do lixo em Porto Velho

Everaldo Fogaça visita o Eco Parque e acompanha o caminho do lixo em Porto Velho

Pelo que vimos e conversamos com os técnicos da empresa ORIZON, a capital está bem servida na questão da destinação final”, afirmou Fogaça.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Batida entre carro e moto deixa homem com a perna quebrada na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista seguia na Angico sentido Geraldo Siqueira, quando o carro Pulse, invadiu a preferencial e causou a colisão, que deixou a vítima com fratura na perna.
14
Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

Idoso é atacado a facadas durante briga com usuária de drogas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, o idoso teria dito que foi atacado por uma mulher que seria usuária de drogas e fugiu depois.
16
Suspeito de quatro crimes violentos é preso em RO durante operação da Polícia Civil

Suspeito de quatro crimes violentos é preso em RO durante operação da Polícia Civil

A operação, batizada de Caçada Implacável, cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão expedidos pela Justiça de Ariquemes.
12
Polícia Civil de RO apoia Operação Monte Castelo contra tráfico e crime organizado em cinco cidades

Polícia Civil de RO apoia Operação Monte Castelo contra tráfico e crime organizado em cinco cidades

A ação teve como foco desarticular organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, 13 de prisão preventiva (9 executados) e 4 prisões em flagrante.
10
Polícia Civil recupera mais de R$ 50 mil em itens furtados de pizzaria em Porto Velho

Polícia Civil recupera mais de R$ 50 mil em itens furtados de pizzaria em Porto Velho

O crime ocorreu após a invasão do imóvel, de onde foram levados diversos itens usados na produção de alimentos, como maquinários, geladeira e freezers.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

Governo de RO dá início à realização de cirurgias endovasculares na macrorregião II

A cirurgia endovascular com endolaser é um procedimento minimamente invasivo, utilizado principalmente no tratamento de varizes de maior calibre, como as que acometem a veia safena.
L

Semed firma parceria com o programa Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e o abandono nas escolas

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação
L

Mais de 170 estudantes formalizam adesão ao Programa Faculdade da Prefeitura e garantem bolsas de estudo

Durante o evento, além das assinaturas, foram sorteados 12 notebooks
L
Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe em 13 estados e no DF, aponta Fiocruz

Alerta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e hospitalizações por gripe no país

Situação é pior no Distrito Federal e em 13 estados; saiba quais
L
Saiba como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2025

Saiba como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitação deve ser feira até às 23h59 desta sexta-feira
L

AJEB-RO celebra três anos de protagonismo na literatura feminina de Rondônia

Entrevista com Izabel Cristina no Agenda News destaca conquistas e desafios da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil no estado
L

São Lucas Solidário leva saúde, educação e cidadania à população carente de Porto Velho

Projeto completa 20 anos com ações gratuitas e multidisciplinares, envolvendo todos os cursos de graduação e parcerias institucionais
L
Gilmar Mendes prorroga conciliação sobre marco temporal até junho em meio a impasse entre indígenas e Congresso

Gilmar Mendes prorroga conciliação sobre marco temporal até junho em meio a impasse entre indígenas e Congresso

Com a decisão, as audiências vão prosseguir até 25 de junho deste ano
L
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Durante o plantão, a clínica contará com sua equipe completa de dentistas disponível para avaliações, limpezas e realização de procedimentos que muitos pacientes vêm adiando.
L
Governador Marcos Rocha reafirma dedicação à saúde e dá início a cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reafirma dedicação à saúde e dá início a cirurgias endovasculares em Vilhena

Linha de apoio: Com iniciativa do governador Marcos Rocha, cirurgias com tecnologia endolaser chegam à rede pública da macrorregião II.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.