QUARTA-FEIRA, 22/05/2024

Reforma em organizações internacionais é destaque em 2º dia de G20

Encontro de chanceleres acontece no Rio de Janeiro.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reforma em organizações internacionais é destaque em 2º dia de G20
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A discussão sobre mudanças na chamada governança internacional, o que inclui a forma de funcionamento de instituições globais como a Organização das Nações Unidas (ONU), é o grande foco do segundo e último dia de reunião de chanceleres do G20 (Grupo dos 20, que reúne as principais economias do mundo), nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro. A programação do encontro começou às 9h e deve se estender até as 13h, quando está prevista uma declaração do G20 à imprensa.Reforma em organizações internacionais é destaque em 2º dia de G20 - News RondôniaReforma em organizações internacionais é destaque em 2º dia de G20 - News Rondônia

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, usou o primeiro dia do encontro de chancelarias para destacar a necessidade de reforma em organismos internacionais, com mais ênfase no multilateralismo.

“Não podemos ignorar o fato de que a governança global precisa de profunda reformulação. Nossas diferenças devem ser resolvidas ao amparo do multilateralismo e das Nações Unidas, utilizando como métodos o diálogo e a cooperação, e nunca por meio de conflitos armados – questões essas que serão discutidas com mais profundidade amanhã [nesta quinta-feira], na sessão dedicada à reforma da governança global”, discursou para a plateia de chanceleres.

O evento acontece na Marina da Glória, ponto turístico na orla carioca com vista para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Por causa dos dois dias de encontros, o policiamento está reforçado na capital fluminense, com agentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além das forças de segurança estaduais. Diversas ruas de bairros vizinhos à Marina da Glória estão bloqueadas, para facilitar a passagem das comitivas internacionais.

A chegada dos chanceleres começou por volta das 8h. Na última noite, os representantes internacionais foram recepcionados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em um jantar no Palácio da Cidade, sede do executivo municipal, na zona sul carioca. Eles puderam presenciar uma apresentação da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Entre os chanceleres que compareceram estão o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o chanceler russo, Sergey Lavrov, e o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido e ex-primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Conflitos internacionais

O primeiro dia de reuniões de ministros das Relações Exteriores teve como foco principal uma análise sobre o cenário internacional e a atuação do G20 como fórum para a busca de diálogo e acordos. Na pauta, conflitos como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Desde dezembro de 2023 o Brasil está na presidência rotatória do G20. Nesse mandato, a política externa brasileira busca fortalecer a relevância do chamado Sul Global – conjunto de países emergentes – com protagonista em grandes discussões internacionais.

“Diante do quadro que vivemos, no entanto, este grupo [G20] é hoje, possivelmente, o foro internacional mais importante onde países com visões opostas ainda conseguem se sentar à mesa e ter conversas produtivas, sem necessariamente carregar o peso de posições arraigadas e rígidas que têm impedido avanços em outros foros, como o Conselho de Segurança [da ONU]”, disse Vieira.

No Conselho de Segurança da ONU, 15 países discutem e tomam decisões sobre segurança internacional e conflitos entre países. Mas apenas cinco deles (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) têm poder de veto, o que tem inviabilizado resoluções como um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Nesse caso, o veto foi americano.

Outros encontros

O encontro na Marina da Glória é a primeira reunião em nível ministerial do G20 sob a presidência brasileira. Na semana que vem, dias 28 e 29 de fevereiro, ministros das finanças e presidentes de bancos centrais se encontrarão em São Paulo.

Também estão previstas diversas reuniões de grupos de trabalho em cidades brasileiras até o encontro final sob a presidência brasileira, quando chefes de Estado e de governo se encontraram nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Além de encontros em território brasileiro, o país pretende organizar uma cúpula de ministros também em Nova York, em setembro, em paralelo ao encontro anual da Assembleia Geral da ONU.

Países

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Como presidente do G20, o Brasil tem o direito de convidar outros países e entidades. Entre os convidados estão: Angola, Bolívia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Paraguai, Portugal, Singapura e Uruguai. Em 2025, o G20 será presidido pela África do Sul.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

[AO VIVO] Prefeitura de Porto Velho na 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional

A apresentação fica por conta de Bruno Eduardo, que trará todas as informações, entrevistas e destaques do evento.
L
Mesa Redonda (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Mesa Redonda de segurança pública sobre Bullying e Cyberbullying no ambiente escolar é realizada pela Alero durante 11ª RRSI

Atividade especial teve participação de dezenas de alunos de escolas públicas de Ji-Paraná.
L
Fotos: Daiane Mendonça

Feira Estadual de Turismo é lançada durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

A feira visa promover o turismo local, destacando a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.
L

Com inovação tecnológica e sustentável, estações de hidratação se destacam na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Bebedouros fornecem água gelada e possuem um sistema de partículas de água que refresca visitantes e expositores durante a feira internacional
L

Coluna do Simpi: ATENÇÃO MEI! Tem multa de 20% se atrasar a Declaração Anual

Quando se é um MEI , há uma série de benefícios já conseguidos, mas para mantê-los, alguns requisitos devem ser cumpridos pelo empreendedor
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolívia: País Andino Envia 70 Toneladas de Alimentos para o Sul Gaúcho

Donativos foram arrecadados pelos ministérios do governo e por voluntários.
L

Marcos Rocha anuncia comissão de regularização fundiária e fala em reparação às famílias que aguardam títulos definitivos

O governador atendeu a um pedido de mais de 60 entidades ligadas ao setor, para trazer representantes setoriais ao grupo de trabalho do estado, com o intuito de auxiliar nas ações que já são desenvolvidas pelo Executivo.
L

Atendimentos de Regularização Fundiária Rural são realizados durante a Rondônia Rural Show Internacional

Durante o evento, serão entregues 116 títulos definitivos, beneficiando municípios, entre eles: Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e outros.
L

Vitrine Tecnológica potencializa inovações durante Rondônia Rural Show Internacional

Uma casa sustentável é uma moradia que prioriza a redução dos impactos ambientais, em todas as suas funções.
L

Chrisóstomo critica Lula por lamentar morte do presidente do Irã: “Mais uma vez escolheu o lado errado”

Mohammad Mokhber, primeiro vice-presidente do Irã, deve assumir o cargo deixado por Raisi.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia promove curso de liderança com foco em resultados durante a Rondônia Rural Show

A palestrante ressaltou que os indivíduos que têm dominância alta são ousados, diretos, competitivos e têm foco em resultados. Porém, os que têm dominância baixa são cooperadores, moderados, diplomáticos e modestos.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições 2024 em Rondônia

Estratégia é ter candidaturas próprias a prefeito e apoio a nominatas de vereadores
L

Confúcio Moura desabafa: “Parece que não existe mais ninguém no Brasil que tenha capacidade de ser presidente”

De pronto, Confúcio falou que Bolsonaro está inelegível e Lula, tem idade avançada.
L

Traíra assume mandato na câmara de Vilhena nesta terça, 21

A solenidade foi marcada para as 15h, no plenário.
L
Coronel Chrisóstomo se posiciona firmemente contra o aborto

Coronel Chrisóstomo se posiciona firmemente contra o aborto

O parlamentar rondoniense é totalmente a favor da vida e vai propor um projeto de lei no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Foram encontradas algumas porções de pedra oxi e uma de cocaína.
10
Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Através do rastreador instalado no veículo, a PM conseguiu flagrar um dos suspeitos com a moto.
10
Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Motociclista seguia na Petrolina em direção a Plácido de Castro, quando o carro modelo Saveiro saía de um estacionamento quando acabou causando a batida.
16
PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho.
10
Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

No total, foram levados uma quantia de R$ 3.300 (Três mil e trezentos reais), além de Joias em ouro avaliadas em aproximadamente R$ 20.000.00 (Vinte mil reais), e documentos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia entrega novas instalações e melhorias no Colégio Militar Dom Pedro II, em Vilhena

A cerimônia, que contou com a presença de estudantes, pais, professores, servidores, autoridades e membros da comunidade, aconteceu no dia 16 de maio, no município.
L

Oficina destaca cuidados e obrigações na utilização de drones no campo, durante a 11ª Rondônia Rural Show

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, umas das principais funções da Idaron é a orientação, e não apenas a fiscalização, abordando temáticas em conversas com o setor produtivo.
L

Produtores recebem informações sobre benefícios tributários com programa de incentivo à agricultura familiar

O Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove) foi criado para fortalecer os pequenos negócios no campo, contribuindo para o aumento da produção e da renda dos produtores rurais.
L

Biosseguridade será abordada no 6° Fórum Rondoniense na Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira, 23

O consultor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR/Aftosa), doutor Luis Gustavo Corbellini afirma que, a biosseguridade é o grande segredo para manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação.
L

Rondônia Rural Show Internacional apresenta benefícios da bioeconomia para agricultura familiar

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, utilizando os recursos naturais de forma criativa e sustentável, representa um importante passo ao progresso econômico e para o desenvolvimento social.
L

Rondônia participa do Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública

O estado de Rondônia participa do 1º Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o …

Read more

L

Atendimentos de urgência e emergência são disponibilizados na Rondônia Rural Show Internacional

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que, os atendimentos fazem parte do planejamento da gestão para oferecer o cuidado necessário à população.
L
AGU anuncia acordo com plataforma para combater desinformação sobre RS

AGU anuncia acordo com plataforma para combater desinformação sobre RS

Meta é impedir fake news sobre tragédias no estado
L
Nísia Trindade nega colapso da saúde no Rio Grande do Sul

Nísia Trindade nega colapso da saúde no Rio Grande do Sul

Trabalho conjunto dará proteção necessária à população, diz ministra
L
Saque-calamidade do FGTS está disponível em 359 municípios gaúchos

Saque-calamidade do FGTS está disponível em 359 municípios gaúchos

Valor de retirada é de até R$ 6.240
L