DOMINGO, 19/05/2024

PEC 42/23 que proíbe candidatura de militares da ativa amputa direito

É inconstitucional tirar os direitos políticos das Forças Armadas e das polícias estaduais

Por Gabriela Romão - ƒ

Publicado em 

PEC 42/23 que proíbe candidatura de militares da ativa amputa direito - News Rondônia
Fonte: Agência Senado

A proposta de emenda (PEC 42/23), patrocinada pelo governo Lula, tramita no momento no Senado. Ela foi pensada como uma medida para tentar reduzir a politização das Forças Armadas. “Os militares não são cidadãos de segunda categoria por terem escolhido a carreira das armas”, afirma Ives Gandra Martins em seu parecer ao Senador Mourão.

Consulta-me o senador Hamilton Mourão sobre a PEC 42/23, que pretende eliminar o direito de pleno exercício da cidadania e de direitos políticos de militares das Forças Armadas e das polícias estaduais, alterando cláusula pétrea da Lei Suprema (artigo 60, §4º, inciso IV).

Nesta esteira, segundo o texto inicial da referida PEC, o artigo 14 passaria a dispor nos seguintes termos:

“Art. 14.  (…)

§ 8º Os militares alistáveis dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios são elegíveis, atendidas as seguintes condições:
(…)

§ 8º-A O militar alistável das Forças Armadas é elegível e, no ato do registro da candidatura, fica transferido para a:
I – reserva não remunerada, se não preencher as condições de transferência a pedido para a inatividade remunerada; ou II – reserva remunerada, se preencher as condições de transferência a pedido para a inatividade remunerada.
(…)”

Resposta

Em breve opinião legal, respondo ao ilustre parlamentar minha opinião a respeito.

Todo o Título II da Constituição (artigos 5º a 17) é considerado o mais relevante da Lei Suprema.

É que uma Constituição é destinada ao povo, cabendo aos governantes servirem-no, pois para isto, numa democracia, foram pelo povo escolhidos.

Ora, o referido título é dedicado aos direitos e garantias fundamentais, sendo o disposto no artigo 5º, que enumera grande parte dos direitos individuais, e os artigos 12 a 17 dedicados à nacionalidade e à cidadania (direitos políticos), os que completam o elenco e dimensão do ser social que é o homem, ou seja, como indivíduo e como integrante do meio em que vive e exerce sua cidadania.

Tenho para mim, nada obstante posições doutrinárias contrárias, que também os direitos sociais complementam as garantias fundamentais da pessoa humana (cidadão ou residente), sendo expressão sobrevivencial da espécie, colocando-os, portanto, entre os direitos individuais, aqueles do artigo 6 a 11.

Não sem razão, deu o constituinte ao Título II a denominação de “Dos Direitos e garantias fundamentais”.
Assim sendo, entendo que — e foi esta a posição de Celso Bastos e minha, nos comentários que fizemos pela Saraiva de 1988 a 1998, em 15 volumes e em torno de 10 mil páginas, da Carta da República —, o indivíduo, sua nacionalidade, cidadania e dimensão laboral conformam a integridade de sua personalidade, que ficaria amputada se qualquer destas dimensões lhe fosse tirada.

Nos 20 meses da Constituinte, muitas vezes consultados por constituintes, pelo presidente Ulysses Guimarães e relator Bernardo Cabral, sobre participarmos de audiências publicas, foi o que sentimos dos dois naqueles trabalhos em que parlamentares e especialistas atuaram intensamente.

Na ocasião, decidiram os elaboradores do texto máximo que as duas cláusulas pétreas da Constituição anterior (República e Federação) deveriam ser alargadas, consideravelmente; daí surgindo o artigo 60, §4º da Carta Magna com a seguinte dicção:

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I – a forma federativa de Estado;
II – o voto direto, secreto, universal e periódico;
III – a separação dos Poderes;
IV – os direitos e garantias individuais.

Entendo até mesmo que o §4º, ao falar em direitos e garantias individuais, isto é, pertencentes a todos os cidadãos, residentes e pessoas no território nacional, que teriam proteção sob determinados aspectos legais, que a imodificabilidade constitucional estender-se-ia além do Título II, sempre que direitos fundamentais de dimensão individual fossem atingidos, como, por exemplo, no tópico do artigo 150, em que se percebe esta extensão, sendo o seguinte o seu discurso:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (…).
O certo, todavia, é que os direitos e garantias fundamentais podem ser acrescidos, mas não há possibilidade constitucional de reduzi-los sem que seja ferido drasticamente o direito do indivíduo em uma democracia. É, para mim, cláusula pétrea todos os direitos individuais garantidos pela Lei Suprema, estando entre eles, enquanto houver democracia no país, o direito de poder exercer a cidadania em sua plenitude nos termos da Lei Suprema aprovada em 05/10/1988.

Ora, o § 8º do artigo 14 da Constituição versado está como se segue:
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
(…)
§ 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

É que a cidadania é a dimensão maior do ser gregário, que é o ser humano, pois de poder viver e decidir no ambiente que vive.

Ora, se a simples inscrição para concorrer nas eleições fará o militar perder todos os direitos de sua carreira, inclusive o de remuneração na reserva ou não, se houver pedido para a inatividade, há uma imensa diminuição de direitos da cidadania incompatível com um Estado Democrático de Direito.
PEC é inconstitucional, pois retira direito de cidadãos

Tornar o militar, enquanto na ativa — que exerce função tão relevante, a ponto de o constituinte de 88 ter denominado o Título V dedicado às Forças Armadas, policiais militares e guardas municipais de “Da Defesa Do Estado e das Instituições Democráticas” —, um cidadão amputado na sua ampla cidadania é macular drasticamente o direito maior que os cidadãos tem numa real democracia, razão pela qual entendo que a PEC 42/23 é de manifesta inconstitucionalidade.
O §8º não pode ser modificado, pois garante direito que não pode ser decepado do exercício da cidadania.

Os militares não são cidadãos de segunda categoria por terem escolhido a carreira das armas. Não podem ser desconsiderados pela sociedade como párias inúteis no exercício da cidadania, sem direito de concorrer a cargos públicos para servir o país de outra forma, a não ser com perda de direitos adquiridos em sua carreira militar.

Certa vez, o ministro Francisco Rezek, em audiência na Suprema Corte, ao detector uma manifesta inconstitucionalidade, utilizou-se da seguinte imagem, dizendo que a fumaça do bom direito era tão forte contra a lei impugnada que ele mal conseguia ver os ministros que se encontravam na bancada oposta no plenário físico da instituição.

É como vejo esta PEC que pretende reduzir a nobreza de uma função que os constituintes, no Título V, consideraram relevante para a defesa da pátria e das instituições, tornando os militares cidadãos inexpressivos, de segunda categoria, com restrições ao sagrado direito, num regime democrático, de concorrer às eleições.

PEC 42/23 que proíbe candidatura de militares da ativa amputa direito - News Rondônia

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP e ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advog ados de São Paulo (Iasp).

Veja Também:
O PROJETO DE PODER DE UM PRESIDENTE QUE SE DIZ COMUNISTA – por Ives Gandra da Silva Martins

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sistema de Monitoramento Financeiro é destaque na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

O governo de Rondônia tem se empenhado no incentivo à modernização e inovação dos serviços financeiros destinados ao setor agrícola do estado.
L

Rondônia Rural Show Internacional inicia nesta segunda-feira com o tema “Agricultura da Amazônia”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca o crescimento e a importância do evento para o agronegócio do país, que reúne um número cada vez maior de agroindústrias, empresas do setor produtivo, artesãos e visitantes interessados em conhecer as novidades e tecnologias rurais.
L

RondônCap de domingo, dia 19, Sorteia 01 Polo Track, 03 Smart TVs Samsung e 40 Giros da Sorte

Foram sorteados 110 mil reais em prêmios.
L

Rondônia Rural Show 2024: A grande feira de agronegócios que impulsiona a inovação e o desenvolvimento rural

De 20 a 25 de maio, Ji-Paraná será o epicentro do agronegócio brasileiro, reunindo agricultores, pecuaristas, empresas do setor e o público em geral para promover avanços tecnológicos e negócios lucrativos.
L
Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

A medida faz parte da consulta realizada pela deputada Célia Xakriabá e aprovada pelo TSE no mês de fevereiro deste ano. Agora, o TSE precisa determinar se a medida passa a valer nas eleições de 2024 ou 2026.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Cine Araújo e News Rondônia

Participe agora e prepare-se para a magia do cinema. Boa sorte!
L

Mobilização do Governo de Rondônia alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de Rondônia realizou neste sábado (18), um pit stop com atividades de panfletagem e abordagem à população, no cruzamento das Avenidas Rio Madeira e José Viera Caúla, em Porto Velho. A intenção do movimento é sensibilizar e engajar a comunidade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.
L

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental
L

Preço é o maior atrativo do Renault Kwid E-Tech

Modelo elétrico pode ser adquirido por R$ 99.990,00 e tem autonomia de 185 quilômetros
L

Opção Ideológica e Burra: como o grupo dos sete gaúchos que votou contra seu próprio estado vai sobreviver na nossa política?

O direitista Marcel Van Hattem foi esperto, trazendo para si os louros da proposta, mas a medida, só porque partiu de um inimigo político, teve os votos contrários dos idiotas do PT e de um do PDT.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

No esforço contínuo para promover o progresso com a segurança da comunidade, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação crucial para a infraestrutura da região.
L
Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

A cerimônia contou com a presença do vereador Valtinho Canuto, que destacou a importância deste novo marco para a organização e defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores da região.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Durante o congresso, foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento estratégico que visa fortalecer os laços institucionais entre o Poder Legislativo e o modelo de negócios cooperativista.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Motociclista morre e esposa é socorrida em grave acidente na BR-364 em Porto Velho

A PRF ficou responsável por fazer o registro do acidente.
18
polícia

Homem é preso após tentar matar ex-mulher a golpes de facão na zona leste

O agressor desferiu vários golpes pelos braços da vítima que tentava se defender, e só não foi morta porque desmaiou e a PM chegou para fazer a prisão do indivíduo em flagrante.
16
Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Segundo informações, a mãe e o jovem com deficiências físicas tentavam atravessar a via quando a carreta bi trem convergiu, vindo na direção de ambos e quase ocasionando uma tragédia.
10
Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Após se alimentar, o suspeito teria abusado da idosa que foi ao hospital e relatou aos médicos da agressão que havia sofrido.
16
Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

De acordo com testemunhas, o condutor da motocicleta seguia pela BR-364 em direção à ponte do rio Jaru, quando o Celta, ao realizar uma manobra, acabou interceptando sua trajetória, resultando na colisão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente socorreu a vítima, levando-a ao Hospital Municipal, onde foi confirmada a fratura em uma das pernas.
16
Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Ataques aconteceram ontem em diferentes pontos do bairro Cruzeiro.
14
Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Crime aconteceu na tarde deste sábado, no bairro Jardim Primavera.
12

Governo de Rondônia entrega praça pública do distrito de Nova Califórnia, totalmente revitalizada

O ato de entrega ocorreu na sexta-feira (17), registrando um marco histórico para a localidade. A obra foi executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
L
Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

A pesquisa será realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Mato Grosso, Pará, Bahia, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Maranhão.
L
polícia

Homem tenta matar a esposa enquanto dormia em apartamento no Orgulho do Madeira

A mulher contou que estava dormindo, quando foi acordada com tapas e socos pelo suspeito que estava alterado e armado com uma faca, tentado atingir o tórax da vítima.
16

NA CINTURA: GTAM prende homem armado na zona leste de Porto Velho

A equipe policial fazia patrulhamento pelo bairro quando avistou o indivíduo em atitudes suspeitas e fez a abordagem.
10

MISTÉRIO: BMW é abandonada em chamas na BR-364 em Porto Velho

O proprietário do mesmo não foi localizado.
10

FIM DA LINHA: Morador reage e foragido acaba morto durante roubo a residência em Porto Velho

O corpo foi removido ao IML, já o morador não ficou ferido.
18

URGENTE: Segurança e policial trocam tiros em cemitério na BR-364

Equipes da PM foram acionadas para realizar as medidas cabíveis.
12