Disponibilizar serviços públicos físicos para a população de forma ágil e simplificada não é uma missão nada fácil, ainda mais considerando os diversos contextos orçamentários e de infraestrutura no país. O desafio fica ainda maior quando os governos tentam desenvolver soluções/serviços digitais para a população.
Com base nisso, o Centro de Liderança Pública (CLP) publicou um ranking dos estados que possuem a melhor oferta de serviços públicos digitais no Brasil. Os dados foram embasados num outro ranking, o de Competitividade dos Estados com base no Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).
Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.
Em regras gerais a entidade analisou a capacidade dos estados para a ofertar serviços digitais, acesso aos serviços públicos, identificação do cidadão e simplificação de serviços; Capacidades para a Oferta Digital de Serviços, que analisou o acesso aos serviços públicos, identificação do cidadão e simplificação de serviços; Oferta de Serviços Digitais, que diz respeito a direitos, saúde, educação e segurança pública; E Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos, que considerou leis relacionadas à defesa do usuário, desburocratização, assinaturas eletrônicas e Governo Digital.