A Segurança Pública de Rondônia ganha novos concursados na Polícia Técnico-Científica; ações de segurança são implementadas no período do Carnaval; Rondônia passa a exportar carne bovina para o Canadá; o Estado tem aumento de propriedades que cultivam soja, essas e outras notícias são destaques das ações do Governo de Rondônia, neste semana.
- NOVOS CONCURSADOS
Ao todo, 60 novos concursados da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) participaram da cerimônia de posse nos cargos de perito criminal e agente de criminalística. A ação marca o fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos de Segurança Pública para melhor desempenho de suas competências, além de atender às demandas periciais do Estado. O reforço do quadro de servidores da Polícia Técnico-Científica representa um marco na história da Politec, fortalecendo a capacidade de investigação e qualidade das análises forenses.
- SEGURANÇA NO CARNAVAL
O Governo de Rondônia, por meio das forças de Segurança Pública, realizará ações com policiamento ostensivo, intensificando as atividades nos diversos locais públicos e abertos onde acontecem as festividades, garantindo assim, a integridade física e patrimonial da população. Em Porto Velho, serão as diversas câmeras instaladas nos percursos do Carnaval, nas regiões Centro-Areal e Sul, para reconhecimento e remanejamento de equipes de patrulhamento para gestão da ordem pública.
- CARNE BOVINA
Nesta semana, Rondônia tornou-se referência na indústria de carne bovina, com a recente autorização para exportar seus produtos para o Canadá. A conquista, que é resultado das ações do Governo de Rondônia, representa uma expansão dos mercados internacionais para produtos do Agronegócio do Estado, sendo um reconhecimento da qualidade e segurança dos alimentos produzidos na região.
- TARIFA SOCIAL
Famílias de baixa renda de Rondônia podem ser beneficiadas pela Tarifa Social da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Com o benefício instituído em 2015, por meio de Instrução Normativa (IN), promoverá uma ação de inclusão social, a fim de ajudar o público-alvo a pagar menos na conta de água.
- CULTIVO DE SOJA
Rondônia registrou aumento no número de propriedades rurais cadastradas para cultivo de grãos. Mesmo com os desafios climáticos decorrentes do fenômeno El Niño, a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril (Idaron) cadastrou mais de 3.600 propriedades, quase 700 a mais que em 2023, quando foram cadastradas 2.970 propriedades.
- ABASTECIMENTO DE ÁGUA
As obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, atingiram 77% de conclusão. A ação é executada pelo Governo de Rondônia e até o momento foram investidos mais de R$ 6,9 milhões do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do Estado.
- EXAME MORFOLÓGICO
Foram abertos horários extras no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) de Porto Velho para atendimento e acessibilidade às gestantes submetidas a exames morfológicos. Os serviços que estão sendo realizados todos os sábados e domingos são uma medida tomada pela gestão de Rondônia, para atender à referida demanda.
- PROFESSORES “CLASSE C”
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), tornou pública a primeira ampliação do quantitativo de vagas, em referência ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), regido pelo Edital n° 40/2023/Segep-GCP, homologado pelo do Edital n° 148/2023/Segep-GCP e publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (7), com a numeração 13/2024, visando contratação temporária de profissionais para ocuparem vagas dos cargos de professor ‘Classe C’.
- SAÚDE
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, está oferecendo atendimentos, tratamentos e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), focando em diagnóstico de hanseníase em menores de 15 anos, casos de difícil diagnóstico, reinfecção, reações hansênicas graves, esquemas alternativos e cirurgias para neuropatias compressivas, incluindo cirurgias preventivas.
- VISITAÇÕES NO MUSEU
O Museu da Memória Rondoniense (Mero) desempenha um papel importante na implementação da Política Nacional de Educação Museal, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Governo de Rondônia reforça a política pública com ações da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), visando a organização, o desenvolvimento, fortalecimento e fundamentação do campo da educação museal. Durante o mês de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, estão abertas visitas a diversas exposições.
Fotos: Daiane Mendonça, Raiane Gomes, Rafael Rocha, Frank Néry e Esio Mendes