SEGUNDA-FEIRA, 24/06/2024

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF

Relatório aponta seis núcleos voltados para operacionalizar golpe.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF
Valter Campanato/Agência Brasil
Na decisão em que autorizou a Operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destaca trecho de relatório policial segundo o qual o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu de um assessor direto uma minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”. 

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF - News RondôniaBolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF - News Rondônia

Em outros pontos, o relatório, citado de forma direta por Moraes, aponta reuniões entre militares de alta patente, da ativa e da reserva, que teriam o objetivo de debater aspectos operacionais do golpe. A PF também indica encontros, no Palácio da Alvorada, com a participação de Bolsonaro, que teriam entre os temas em discussão a adesão de militares a um plano de golpe.

A PF aponta, ao todo, seis núcleos, que atuaram na tentativa de golpe de Estado e de ataque ao Estado Democrático de Direito: o de desinformação e ataques ao sistema eleitoral; o de incitação ao golpe entre militares; o de atuação jurídica; o de coordenação de ações de apoio operacional; o de inteligência paralela, e o de oficiais de alta patente que legitimavam todas as ações.

Mandados

Nesta quinta-feira, a PF cumpriu, ao todo, 48 mandados judiciais, quatro deles de prisão. Entre os investigados estão o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno; o ex-ministro da Casa Civil general Braga Netto e o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Também foram alvo da operação o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres e o ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso em diligência no Paraná. Outro alvo é o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, presidente do partido. Uma medida de busca e apreensão foi cumprida na sede da legenda em Brasília. O dirigente partidário foi preso, em Brasília, por porte ilegal de arma.

Todas as medidas autorizadas por Moraes foram avalizadas pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, que em parecer frisou que os envolvidos, conforme sistematizado pela PF, “visavam, na prática, a reversão do resultado das eleições presidenciais de 2022, de modo a impedir a posse do candidato eleito e, assim, manter o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro no poder”.

Minuta golpista

A minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”, foi entregue ao ex-presidente em 2022 pelo então assessor da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso preventivamente nesta quinta-feira, e pelo advogado Amauri Feres Saad, apontado como mentor intelectual do documento.

O texto, segundo o relatório da PF, almejava a prisão dos ministros do Supremo  Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e também a prisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O documento previa ainda a realização de novas eleições, diante do que seriam indícios de fraude nas urnas eletrônicas.

A PF afirma que Bolsonaro teria pedido alterações no documento, para tirar os nomes de Mendes e de Pacheco. Em dado momento, a PF afirma que Moraes “foi monitorado pelos investigados, demonstrando que os atos relacionados à tentativa de Golpe de Estado e Abolição do Estado Democrático de Direito, estavam em execução”.

Nas investigações, a PF menciona que Martins embarcou para os Estados Unidos junto com Bolsonaro em 30 de dezembro de 2022, no avião presidencial, sem passar por procedimentos migratórios. Ele também teria retornado ao país, meses depois, sem registros, “o que pode indicar que tenha se evadido do país para se furtar de eventuais responsabilizações criminais”, diz o relatório policial.

Reunião

Um dos eventos cruciais para as investigações, conforme aponta a PF, foi uma reunião convocada por Bolsonaro com a alta cúpula do governo federal e realizada em 5 de julho de 2022. No encontro, o então presidente teria cobrado aos presentes que se valessem de seus cargos para disseminar informações falsas sobre supostas fraudes nas eleições.

Um vídeo com a gravação da reunião foi encontrado em um dos computadores do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, que fechou acordo de colaboração premiada com a PF, após ter sido preso preventivamente nas investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

“Pessoal, perder uma eleição não tem problema nenhum. Nós não podemos é perder a Democracia numa eleição fraudada!”, teria insistido Bolsonaro na ocasião.

Algum tempo depois, o general Augusto Heleno, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), menciona uma “virada de mesa” em relação às eleições. “Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, disse, segundo relatório da PF.

A partir dessa reunião, teria se dado uma sequência de eventos para o planejamento do golpe, descritos em mensagens extraídas de celulares de Mauro Cid e nas quais o ajudante de ordens assume a tarefa de coordenação na disseminação de ataques à Justiça Eleitoral.

Passada a eleição, com a derrota de Bolsonaro, teria se iniciado a fase de planejamento de uma ação mais efetiva de tropas do Exército. O coronel Bernardo Romão Correia Neto, por exemplo, teria organizado reunião em 28 de novembro, em Brasília, com oficiais que aderiram ao golpe para um planejamento operacional.

Em seguida, Correia Neto envia a Cid minuta de documento chamado “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, que teria sido redigido na reunião e com o objetivo de pressionar o então comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir ao movimento golpista.

Correia Neto foi preso preventivamente nesta quinta-feira, por ordem de Moraes.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Workshop promove discussão sobre grandes geradores de resíduos sólidos no município de Porto Velho

Palestra dá ferramentas de planejamento para estruturar o setor público na gestão adequada dos resíduos sólidos
L
Porto Velho promove mais um encontro para discussão dos desafios e oportunidades do Plano de Desenvolvimento Econômico 2030-2050

Porto Velho promove mais um encontro para discussão dos desafios e oportunidades do Plano de Desenvolvimento Econômico 2030-2050

Fazendo parte da programação do mês, uma série de encontros acontece entre os dias 24 a 27 de junho, no auditório do Sebrae/RO.
L
UniSENAI.Digital em Ariquemes e Cacoal disponibiliza cursos de graduação EAD

UniSENAI.Digital em Ariquemes e Cacoal disponibiliza cursos de graduação EAD

Os cursos são todos por Ensino à Distância (EAD), e ministrados pelos SENAI de Santa Catarina, e Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia –SENAI/CIMATEC da Bahia, com avaliações presenciais nos polos.
L

População registra momento que Cometa cruzou os céus de Rondônia; Veja Vídeo

Foi esclarecido que o fenômeno se tratava do 13P/Olbers, um cometa com um período orbital de 69 anos, classificado como do tipo Halley.
L
Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital

Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital

Medicamento utilizado é considerado um divisor de águas para a eliminação da doença no país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Professores de universidades e instituições federais encerram greve

Professores de universidades e instituições federais encerram greve

Termo de acordo será assinado dia 26
L
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 93 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 93 milhões

As seis dezenas sorteadas foram: 13,16,17,34,41 e 47
L
Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Isso pode levar a novos episódios de sintomas
L
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Câmara Márcio Pacele fiscaliza obras em Vista Alegre e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã

Presidente da Câmara Márcio Pacele fiscaliza obras em Vista Alegre e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã

Durante sua vistoria, Márcio Pacele destacou a importância das obras de infraestrutura para melhorar as condições de trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores de Vista Alegre.
L
Inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena é prestigiada por autoridades

Inauguração do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena é prestigiada por autoridades

Deputada Sílvia Cristina agradeceu pela presença de todos e reforçou seu compromisso com a saúde.
L
Vereador Edimilson Dourado fiscaliza serviços de Tapa Buracos e Iluminação Pública no bairro Caladinho

Vereador Edimilson Dourado fiscaliza serviços de Tapa Buracos e Iluminação Pública no bairro Caladinho

Pedidos se deu após reclamação dos moradores da região. 
L

Valdir Vargas prestigia inauguração do Centro de Prevenção do Câncer em Vilhena

Pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho e empresário participou da cerimônia de entrega junto a autoridades e destacou a importância da obra para a comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre em colisão com caminhonete em Rondônia 

Motociclista morre em colisão com caminhonete em Rondônia 

A caminhonete acabou invadindo a pista contrária onde trafegava Maycon e acabou atingindo o jovem motociclista que veio a óbito no local.
18
Motorista recebe chamado para corrida em OPO e é encontrado morto a tiros

Motorista recebe chamado para corrida em OPO e é encontrado morto a tiros

A vítima, identificada como Reginaldo S. L., era um motorista de aplicativo, natural de Jaru.
18
PRF apreende maconha em Guajará-Mirim

PRF apreende maconha em Guajará-Mirim

A droga foi interceptada na BR 425
10
Polícia prende envolvidos em morte de motorista, recupera arma e veículo

Polícia prende envolvidos em morte de motorista, recupera arma e veículo

Boa parte dos detidos faz parte do grupo conhecido como “Bonde do 7”, reincidentes em crimes na cidade.
12
Mulher morre após veículo perder controle e bater em árvore na RO-464

Mulher morre após veículo perder controle e bater em árvore na RO-464

O veículo Siena, na qual, Rosa viajava com quatro irmãs, saiu da estrada e colidiu lateralmente com uma árvore após a motorista perder o controle em uma curva acentuada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, agricultores transportam produção de banana para a Feira do Produtor Rural

Programa de Transporte da Produção da Agricultura Familiar está disponível para agricultores, associações e cooperativas
L

Recebimento da Licença Ambiental: ESPAÇO DA CARNE LTDA

Dispensa de Licenciamento Nº 016.00540.007/2024-SUL
L
Obra da Instituição de Longa Permanência do Idoso de Porto Velho tem investimento de R$ 7,4 milhões

Obra da Instituição de Longa Permanência do Idoso de Porto Velho tem investimento de R$ 7,4 milhões

Município vai dispor de local adequado para receber até 45 idosos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: C C N Supermercado LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00083.004/2024-SUL
L
Boletim de Ocorrência na polícia revela que motoboy de 18 anos morto após acidente em Cerejeiras não tinha CNH

Boletim de Ocorrência revela que motoboy de 18 anos morto após acidente em Cerejeiras não tinha CNH

Imagens de câmeras ajudarão a entender a dinâmica da tragédia.
10
Quem tem idosos em casa precisa ficar atento às alterações no equilíbrio

Quem tem idosos em casa precisa ficar atento às alterações no equilíbrio

Uma em cada três pessoas com mais de 65 anos já sofreu uma queda, de acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, ligado ao Ministério da Saúde, e 60% desses acidentes ocorrem dentro de casa.
L
Homem que teria ameaçado atirar no enteado em distrito a 90 km de Vilhena é preso

Homem que teria ameaçado atirar no enteado em distrito a 90 km de Vilhena é preso

Garoto correu até lanchonete, onde aguardou chegada dos policiais.
12
Mulher que matou e esquartejou o próprio filho é condenada a 34 anos de prisão

Mulher que matou e esquartejou o próprio filho é condenada a 34 anos de prisão

A mulher afirmou que matou o filho para “seguir com um relacionamento”.
10
Adolescente de Rondônia que era explorada sexualmente é resgatada pela Polícia Civil

Adolescente de Rondônia que era explorada sexualmente é resgatada pela Polícia Civil

Proprietária do estabelecimento, uma mulher de 25 anos, foi presa em flagrante.
16
Maior arraial do Norte: veja programação do Flor do Maracujá desta segunda-feira, 24

Maior arraial do Norte: veja programação do Flor do Maracujá desta segunda-feira, 24

Confira a programação do tradicional Arraial Flor do Maracujá.
L