SEXTA-FEIRA, 25/04/2025

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF

Relatório aponta seis núcleos voltados para operacionalizar golpe.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF
Valter Campanato/Agência Brasil
Na decisão em que autorizou a Operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destaca trecho de relatório policial segundo o qual o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu de um assessor direto uma minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”. 

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF - News RondôniaBolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF - News Rondônia

Em outros pontos, o relatório, citado de forma direta por Moraes, aponta reuniões entre militares de alta patente, da ativa e da reserva, que teriam o objetivo de debater aspectos operacionais do golpe. A PF também indica encontros, no Palácio da Alvorada, com a participação de Bolsonaro, que teriam entre os temas em discussão a adesão de militares a um plano de golpe.

A PF aponta, ao todo, seis núcleos, que atuaram na tentativa de golpe de Estado e de ataque ao Estado Democrático de Direito: o de desinformação e ataques ao sistema eleitoral; o de incitação ao golpe entre militares; o de atuação jurídica; o de coordenação de ações de apoio operacional; o de inteligência paralela, e o de oficiais de alta patente que legitimavam todas as ações.

Mandados

Nesta quinta-feira, a PF cumpriu, ao todo, 48 mandados judiciais, quatro deles de prisão. Entre os investigados estão o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno; o ex-ministro da Casa Civil general Braga Netto e o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Também foram alvo da operação o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres e o ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso em diligência no Paraná. Outro alvo é o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, presidente do partido. Uma medida de busca e apreensão foi cumprida na sede da legenda em Brasília. O dirigente partidário foi preso, em Brasília, por porte ilegal de arma.

Todas as medidas autorizadas por Moraes foram avalizadas pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, que em parecer frisou que os envolvidos, conforme sistematizado pela PF, “visavam, na prática, a reversão do resultado das eleições presidenciais de 2022, de modo a impedir a posse do candidato eleito e, assim, manter o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro no poder”.

Minuta golpista

A minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”, foi entregue ao ex-presidente em 2022 pelo então assessor da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso preventivamente nesta quinta-feira, e pelo advogado Amauri Feres Saad, apontado como mentor intelectual do documento.

O texto, segundo o relatório da PF, almejava a prisão dos ministros do Supremo  Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e também a prisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O documento previa ainda a realização de novas eleições, diante do que seriam indícios de fraude nas urnas eletrônicas.

A PF afirma que Bolsonaro teria pedido alterações no documento, para tirar os nomes de Mendes e de Pacheco. Em dado momento, a PF afirma que Moraes “foi monitorado pelos investigados, demonstrando que os atos relacionados à tentativa de Golpe de Estado e Abolição do Estado Democrático de Direito, estavam em execução”.

Nas investigações, a PF menciona que Martins embarcou para os Estados Unidos junto com Bolsonaro em 30 de dezembro de 2022, no avião presidencial, sem passar por procedimentos migratórios. Ele também teria retornado ao país, meses depois, sem registros, “o que pode indicar que tenha se evadido do país para se furtar de eventuais responsabilizações criminais”, diz o relatório policial.

Reunião

Um dos eventos cruciais para as investigações, conforme aponta a PF, foi uma reunião convocada por Bolsonaro com a alta cúpula do governo federal e realizada em 5 de julho de 2022. No encontro, o então presidente teria cobrado aos presentes que se valessem de seus cargos para disseminar informações falsas sobre supostas fraudes nas eleições.

Um vídeo com a gravação da reunião foi encontrado em um dos computadores do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, que fechou acordo de colaboração premiada com a PF, após ter sido preso preventivamente nas investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

“Pessoal, perder uma eleição não tem problema nenhum. Nós não podemos é perder a Democracia numa eleição fraudada!”, teria insistido Bolsonaro na ocasião.

Algum tempo depois, o general Augusto Heleno, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), menciona uma “virada de mesa” em relação às eleições. “Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, disse, segundo relatório da PF.

A partir dessa reunião, teria se dado uma sequência de eventos para o planejamento do golpe, descritos em mensagens extraídas de celulares de Mauro Cid e nas quais o ajudante de ordens assume a tarefa de coordenação na disseminação de ataques à Justiça Eleitoral.

Passada a eleição, com a derrota de Bolsonaro, teria se iniciado a fase de planejamento de uma ação mais efetiva de tropas do Exército. O coronel Bernardo Romão Correia Neto, por exemplo, teria organizado reunião em 28 de novembro, em Brasília, com oficiais que aderiram ao golpe para um planejamento operacional.

Em seguida, Correia Neto envia a Cid minuta de documento chamado “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, que teria sido redigido na reunião e com o objetivo de pressionar o então comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir ao movimento golpista.

Correia Neto foi preso preventivamente nesta quinta-feira, por ordem de Moraes.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente Fernando Collor é preso após determinação do STF

Ex-presidente Fernando Collor é preso após determinação do STF

Prisão ocorreu a caminho do aeroporto onde embarcaria para Brasília
L
Desempenho em leitura no Brasil revela maior desigualdade socioeconômica entre países avaliados pelo PIRLS

Desempenho em leitura no Brasil revela maior desigualdade socioeconômica entre países avaliados pelo PIRLS

Apenas um quarto deles alcança nível adequado no 4º ano do fundamental
L
CCJ rejeita recurso de Glauber Braga e mantém processo por quebra de decoro parlamentar

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga e mantém processo por quebra de decoro parlamentar

Parecer ainda será votado na comissão na próxima sessão
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#agendanews | Entrevista Izabel Cristina – Escritora e Presidente da AJEB-RO

No dia 24, às 17h, o Agenda News recebe Izabel Cristina, escritora e presidente da AJEB Rondônia.
L

Sonho realizado: famílias recebem as chaves do Residencial Porto Fino em Porto Velho

Com mais de 300 apartamentos entregues, emoção e esperança marcam novo capítulo para moradores da zona leste
L

Ana Julia Carnevali, Miss Rondônia, disputa o Miss Beauty Global 2025

Aos 12 anos, a jovem de Ariquemes representa Rondônia e o Brasil em concurso internacional de beleza
L

#comunidadenews | Entrevista Antônio Elisbao da Silva

No dia 24, às 15h, o Comunidade News entrevista Antônio Elisbao da Silva, o conhecido Cabeça Branca, para falar sobre a EFMM e a criação do Projeto Mão Amiga, que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas.
L

Omoda E5: silencioso, veloz e conectado por R$ 209.990,00

Modelo elétrico da marca chinesa tem autonomia para mais de 300 quilômetros e motor com 204 cavalos de potência
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona leis que ampliam proteção a mulheres contra violência psicológica com IA, discriminação acadêmica e agressores monitorados

Lula sanciona leis que ampliam proteção a mulheres contra violência psicológica com IA, discriminação acadêmica e agressores monitorados

Uma das normas proíbe discriminação na concessão de bolsas acadêmicas
L

Vereador Everaldo Fogaça acompanha entrega de 304 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida

Localizado na zona Leste da cidade, o residencial é composto por 19 blocos e representa um passo importante na luta por moradia digna.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega veículo ao Lar dos Idosos em Vilhena

O parlamentar destinou emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil reais.
L
Líderes da Câmara adiam votação de urgência do PL da Anistia para condenados do 8 de janeiro

Líderes da Câmara adiam votação de urgência do PL da Anistia para condenados do 8 de janeiro

Motta e líderes partidários buscam acordo sobre o tema
L

Deputada Cláudia de Jesus se reúne com movimentos sociais e trabalhadores para discutir avanços na educação

Deputada defende que o novo Plano Nacional de Educação priorize a escola pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Quadrilha é presa durante furto em madeireira na zona leste

Quadrilha é presa durante furto em madeireira na zona leste

De acordo com informações apuradas pelo site, a guarnição recebeu denúncias que um carro modelo Fiat Uno com quatro indivíduos havia parado na esquina do comércio, e três deles invadiram o local, ficando fora somente o motorista.
10

Motoboy bate de frente com Creta na zona Sul

O piloto ferido foi amparado por populares até a chegada do Samu.
14

Motociclista é derrubado por carreta na Imigrantes

O Samu foi acionado e socorreu a vítima
12
Polícia Civil deflagra Operação Lex Humana e cumpre mandados por tortura

Polícia Civil deflagra Operação Lex Humana e cumpre mandados por tortura

O crime veio à tona em 10 de abril, quando a vítima — identificada como V. — deu entrada no Hospital Regional de Extrema com múltiplos ferimentos graves.
10
Mulher é presa tentando entrar com drogas nas partes íntimas no 603

Mulher é presa tentando entrar com drogas nas partes íntimas no 603

Foram apreendidas 37 porções de entorpecentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palmeiras vence Bolívar na altitude e mantém 100% na Libertadores; Bahia também triunfa e lidera grupo

Palmeiras vence Bolívar na altitude e mantém 100% na Libertadores; Bahia também triunfa e lidera grupo

Bahia derrota Atlético Nacional para liderar Grupo F
L
Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás para beneficiários com NIS final 7

Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás para beneficiários com NIS final 7

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73
L
Lula critica ação da embaixada dos EUA contra Erika Hilton e diz que defender identidade de gênero é defender soberania brasileira

Lula critica ação da embaixada dos EUA contra Erika Hilton e diz que defender identidade de gênero é defender soberania brasileira

Ele sancionou projetos de lei que combatem a violência contra mulheres
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

DPU aciona Justiça para garantir alternativas a candidatos vulneráveis nos cursos de formação do Concurso Nacional Unificado

Processo seletivo não prevê flexibilização para casos excepcionais
L
Batata e alface registram queda de preços em março, enquanto tomate sobe mais de 40%

Batata e alface registram queda de preços em março, enquanto tomate sobe mais de 40%

Redução média foi 5,34% na batata e de 8,08% na alface
L
Frederico de Siqueira Filho toma posse como novo ministro das Comunicações no lugar de Juscelino Filho

Frederico de Siqueira Filho toma posse como novo ministro das Comunicações no lugar de Juscelino Filho

Frederico de Siqueira tem mais de 26 anos de experiência no setor
L
Governo de RO participa da entrega de moradias para mais de 300 famílias em Porto Velho

Governo de RO participa da entrega de moradias para mais de 300 famílias em Porto Velho

A lista com as pessoas inscritas no processo de seleção será divulgada na próxima quarta-feira (30), e posteriormente uma instituição financeira federal divulgará os selecionados para o financiamento.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MINERADORA GUADALUPE LTDA

Dispensa de Licenciamento n.º 016.00727.007/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: I B O ROCHA

Dispensa de Licenciamento n.º 016.00684.007/2025-SUL
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.