Se templo religioso for sinônimo de fé, Rondônia abriga o maior número de fiéis do mundo
RELIGIÃO
O entendimento pode ser dúbio. Tanto pode significar que o Estado de Rondônia está com pecadores em excesso que precisam se penitenciar ou há fiéis sobrando com muitas “casas” para conversar com Deus.
DEVOÇÃO
Oficialmente o que se sabe é que a região Norte já é um reduto natural de religiosos, – principalmente de evangélicos -, onde o conservadorismo já existia, bem antes da pregação Deus, Pátria, Família.
TAMANHO
O que não se tinha conhecimento é de que havia uma proporção exagerada de templos em relação a locais com igual ou maior necessidade de abrigos acolhedores.
LEVANTAMENTO
Segundo dados do Censo 2022, divulgados na sexta-feira passada pelo IBGE, Rondônia tem duas vezes mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e de ensino somadas.
LEVANTAMENTO
E a proporção realmente é significativa. Em todo o estado existem cerca de 206 pessoas para cada igreja, enquanto são mais de 835 pessoas por escola e de 820 habitantes por hospital.
EM DETALHES
Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações.
EDUCAÇÃO
No caso de escolas, creches e universidades, foram contabilizados no estado 1.893 estabelecimentos de ensino, resultando em cerca de uma unidade para cada 835 habitantes.
SAÚDE
No caso dos hospitais, clínicas e pronto socorro, foi constatado que em Rondônia existem 1.927 estabelecimentos de saúde.
PARÂMETRO
Se toda a população do estado for dividida pela quantidade de unidades de saúde, cada ponto deve atender 820 pessoas.
TEMPLOS
Agora os números mais impressionantes. O IBGE identificou em Rondônia 7.670 estabelecimentos religiosos. Isso dá cerca de 206 habitantes por unidade.
TEMPLOS 2
O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.
PONTUAL
A cidade de Corumbiara, do prefeito Leandro Vieira, o Leandro da Saúde, revelou a impressionante marca de 76,72 habitantes por igreja ou estabelecimento religioso.
PONTUAL 2
Considerando que a cidade de Corumbiara tem pouco mais de 7 mil e 500 habitantes, o levantamento do IBGE apontou quase 100 estabelecimentos religiosos no município.
OPINIÃO
Diante de um lugar com crença tão fervorosa, sugiro ao ilustre prefeito, que já anunciou que é candidato à reeleição, mudar seu slogan. De Leandro da Saúde para Leandro da Fé.
ALERTA
Falando em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem destacado a importância dos alunos atualizarem o cartão vacinal para o ano letivo.
ALERTA 2
A médica pediatra Lidiane Cavalcante diz que o momento de volta às aulas e a retomada do convívio social deixam o público infanto juvenil mais exposto a vírus e bactérias que geram diversas enfermidades.
RETORNO
A pediatra enfatiza ainda que durante o período de férias muitas famílias viajam para diversas localidades do Brasil, o que pode causar a transmissão de uma série de doenças.
PREVENÇÃO
A médica aponta que as doenças, principalmente as infecciosas, são preveníveis. Podem ser evitadas ou amenizadas com a vacinação.
CARTÃO VACINAL EM DIA
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra as doenças. Em Porto Velho, os imunizantes são ofertados, gratuitamente, em todas as unidades de saúde da capital. Confira aqui o horário e endereço dos locais de imunização.
VARIADAS
Mais de 18 vacinas estão disponíveis para proteger contra poliomielite, sarampo, gripe, covid-19, rubéola, caxumba, entre outras doenças.
MAIS MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Além da vacinação, outras medidas preventivas podem ser adotadas, tanto pelos pais quanto pela escola. São cuidados rotineiros de higienização e conscientização pessoal que auxiliam no combate a propagação de vírus e bactérias.
COLÉGIO
Na escola, é recomendado que os ambientes estejam sempre bem higienizados e ventilados e que os alunos sejam incentivados a usar álcool em gel e lavar as mãos com água e sabão.
FAMÍLIA
Para os pais, a recomendação é que, mediante qualquer sintoma, a criança seja avaliada por um médico, que pode recomendar afastamento temporário do ambiente escolar para evitar a transmissão em caso de confirmação de doenças infecciosas.
AÇÕES
Com o objetivo de aumentar os índices de imunização, a Semusa desenvolve diferentes estratégias. Uma das iniciativas é a intensificação da vacinação nas escolas, realizada pelas equipes de saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE).
TEM MAIS
Além disso, a Divisão de Imunização da Semusa também realiza ações estratégicas fora das unidades de saúde, a exemplo das vacinas itinerantes nas zonas rurais e distritos de Porto Velho.
ORGANIZAÇÃO
Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, as ações são pensadas de forma estratégica com foco em imunizar o maior número de pessoas.
MOBILIDADE
A Prefeitura de Porto Velho vai alterar temporariamente algumas rotas dos ônibus que fazem o transporte coletivo no próximo sábado (10), quando acontecerá o desfile da Banda do Vai Quem Quer.
MOBILIDADE 2
As alterações nas rotas do transporte vão acontecer no período das 12h à meia-noite, para facilitar o deslocamento dos veículos e pedestres, minimizando interrupções causadas pelos eventos carnavalescos.
MOBILIDADE 3
As medidas adotadas pela Semtran também focam na necessidade de controle e organização do trânsito, nos circuitos dos desfiles dos blocos de rua.
MUDANÇAS
No caso do transporte coletivo, as rotas serão desviadas pela Av. Duque de Caxias, Farquar e Pinheiro Machado.