Na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Porto Velho, Rondônia, o Grupo de Trabalho liderado pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro e do subsecretário de Sustentabilidade, Clóvis Benevides, deixaram Brasília com a missão de ouvir a realidade daqueles que vivem de fato a Br-319. A reunião que começou nas primeiras horas da manhã desta terça,16/1, recebeu entidades e representantes de vários seguimentos.
George Santoro e Benevides, integram os homens fortes ligados a pasta do Ministério dos Transportes (MT), no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, eles lideram o GT criado por ordem do presidente. A pasta tem por objetivo sentar e ouvir a população, os pesquisadores, o setor produtivo e organizações não governamentais acerca do cenário que envolve a reconstrução da Br-319.

Para Santoro, essa é mais uma ação in loco, em que a equipe do Ministério dos Transportes “ouve as demandas dos representantes da sociedade civil, povos originários da região, parlamentares, entidades da economia local e população para compor o plano de trabalho pela pavimentação. A ação também leva ao debate o projeto para recomposição dessa via essencial para o desenvolvimento do país levando em consideração todas as particularidades da região amazônica”, pontua.
Construída no final da década de 70, a pista liga por terra Porto Velho (RO) a Manaus, Amazonas. Ao todo, são 877quilômetros. Destes, 405 km implicam no aval das mais renomadas autoridades, principalmente, aquelas que defendem o não impacto ambiental.
Essa é a terceira e última Audiência Pública do GT para discutir o tema. Os debates já ocorreram no Amazonas e em Brasília. Das reuniões, um relatório será elaborado com as demandas. A previsão é que seja divulgado até o dia, 28 de fevereiro. A secretária Nacional de Transporte Rodoviários encara o encontro como algo positivo que deu a possibilidade de “ouvir os envolvidos e apresentá-los o projeto desenvolvido em torno da pista”.
