Maior campeã mundial, a seleção brasileira vem colecionando fracassos na Copa, com eliminações precoces e uma goleada inesquecível. Com isso, surge a pergunta: a canarinho conseguirá virar a chave no próximo Mundial? Diversos torcedores têm feito suas apostas com o Código promocional Betano.
De 2006 a 2022, o Brasil disputou cinco Copas do Mundo, tendo sido eliminado quatro vezes nas quartas de final. Em 2014, a equipe conseguiu chegar até a semi, mas sofreu a pior derrota de sua história: 7 a 1 para a Alemanha.
Para piorar a situação, em todas essas edições a seleção brasileira foi eliminada pelo primeiro adversário europeu que enfrentou no mata-mata. Isso mostra que, há bastante tempo, a canarinho não tem conseguido bater de frente com as principais potências do mundo do futebol.
E duas dessas eliminações, em 2018 e 2022, não foram para equipes tradicionais. O Brasil acabou sendo derrotado, respectivamente, pela Bélgica e pela Croácia. Ambas as equipes, é claro, costumam revelar bons jogadores e tinham bons times – mas estão muito atrás da seleção brasileira na história do futebol.
Diante desse cenário, há alguma esperança para 2026? Até o momento, não há nada que sugira que a situação do Brasil vá mudar drasticamente. Mais de um ano após a saída de Tite, nem mesmo o novo treinador foi anunciado.
A esperança, como sempre, reside no surgimento de novos jogadores. Duas das principais promessas são os atacantes Endrick e Vitor Roque.
O primeiro vai para o Real Madrid no meio do ano que vem, enquanto o segundo já vai iniciar a temporada vestindo a camisa do Barcelona. Além deles, há jogadores como Vini Jr. e Rodrygo, que apesar de jovens, já brilham na Europa.
É preciso ver, portanto, como será a evolução desses jogadores – e mais alguns – nos próximos anos. Mas a verdade é que o Brasil precisa de uma reformulação urgente na formação de jogadores, que muitas vezes não dominam fundamentos básicos.
A queda de qualidade vista ao longo das últimas duas décadas não é normal. Algo tem sido feito de forma errada, e é preciso que os problemas sejam atacados, para que a seleção brasileira volte a ocupar um lugar de destaque.
Em 2026, a seleção terá uma nova chance de resgatar o seu prestígio. Será que a equipe pentacampeã mundial conseguirá voltar a competir contra as principais potências do planeta? Essa é a pergunta que têm movido milhões de torcedores mundo afora.