QUARTA-FEIRA, 28/02/2024

Entenda o que é o indulto natalino

Lula editará decreto prevendo regras do perdão a condenados

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda o que é o indulto natalino
Wilson Dias/Agência Brasil
Até o próximo dia 24, véspera de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar o decreto do indulto natalino, que é o perdão da pena concedido a pessoas condenadas e presas que cumprem determinados requisitos legais.Entenda o que é o indulto natalino - News RondôniaEntenda o que é o indulto natalino - News Rondônia

A medida é uma atribuição legal e exclusiva do presidente da República, definida pela Constituição Federal, e assinada anualmente. A proposta de decreto já foi apresentada ao governo pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), colegiado composto por especialistas e de atuação técnica e consultiva. Antes de chegar à mesa do presidente, o texto também precisa do aval do ministro da Justiça e Segurança Pública.

O indulto natalino é o perdão coletivo da pena, mas não é dado automaticamente. Após a edição do decreto, quem se encaixa nas regras definidas ingressa na Justiça para ter o benefício efetivamente concedido. É diferente do indulto individual, a chamada graça, que é o perdão da pena que o presidente pode conceder especificamente em favor de uma pessoa condenada.

O indulto natalino também é diferente das saídas temporárias – popularmente conhecidas como saidões – que ocorrem em datas comemorativas específicas, tais como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares. Nesses casos, os juízes das Varas de Execução Penal editam uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

Em geral, o indulto natalino coletivo é concedido aos condenados a até oito anos de prisão que tenham cumprido um quarto da pena, caso não sejam reincidentes, ou um terço da pena, se reincidentes. No caso dos condenados a penas maiores, entre oito e doze anos de prisão, o benefício só é concedido àqueles que tiverem cumprido um terço da pena, se não forem reincidentes, ou metade da condenação, se reincidentes. O benefício também costuma incluir presos com doenças graves e terminais ou que sejam pessoas com deficiência.

O indulto não é concedido aos presos que tenham praticado crimes com violência. Além disso, a Constituição veda o perdão de penas a condenados por crimes de tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos definidos por lei, como homicídio qualificado, latrocínio, sequestro, estupro, epidemia com resultado morte, genocídio, entre outros.

Exceções

Embora o decreto esteja em análise pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Presidência da República, a proposta enviada pelo CNPCP já prevê casos em que o indulto não poderá ser concedido, com base no perfil de política criminal do atual governo do presidente Lula.

Um dos impedimentos previstos é o de não indultar crimes ambientais. No Brasil, de acordo com dados oficiais, há apenas pouco mais de 300 pessoas cumprindo pena por crimes ambientais graves, como morte, tráfico e extinção de animais silvestres, poluição de rios e desmatamento florestal. Na avaliação de integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, não faz sentido perdoar penas de um crime que pouco leva à punição no país. Por outro lado, há mais de 33 mil pessoas cumprindo pena por furto simples, considerado de menor potencial ofensivo em relação a graves ilícitos ambientais.

Da mesma forma, a proposta de indulto apresentada ao governo exclui condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, que abrange os envolvidos nos ataques do dia 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes, por exemplo. O indulto também não deverá ser concedido a condenados por crimes de violência contra a mulher, incluindo violência política e psicológica. Essas exceções precisam ser validadas pelo presidente no decreto a ser editado.

Polêmicas recentes

A prerrogativa do indulto penal é amplamente reconhecida e legitimada em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma forte tradição de indultos individuais concedidos de forma discricionária pelo presidente da República.

No Brasil, embora o indulto individual seja uma prerrogativa permitida ao presidente, é incomum que graça seja utilizada. A última vez que ela foi concedida foi em 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro suspendeu, por meio de indulto, a pena do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo. Apesar disso, o STF reverteu a graça concedida após entender que houve desvio de finalidade por parte do presidente da República.

No caso do indulto coletivo, normalmente concedido no Natal, ele costuma ocorrer anualmente. Houve questionamentos em anos recentes, quando da concessão do induto natalino pelo então presidente Michel Temer, em 2017, que beneficiou condenados por corrupção, e pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2022, por ter concedido o perdão de pena a policiais militares envolvidos no Massacre do Carandiru, em 1992. O crime resultou na morte de 111 detentos do então complexo penitenciário da Zona Norte da capital paulista, posteriormente demolido.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em busca da verdade – Família

Uma semente também atingiu meu coração.
L

Lorran Rodrigues: decifrando o código do sucesso digital no Pahpowcast

Do palco de grandes eventos à mentoria digital: a revolucionária metodologia de Lorran para o crescimento no universo online
L

Bruno Souza: Esculpindo a Alma da Amazônia no Pahpowcast

Uma jornada de inspiração e arte com o talentoso escultor goiano que encontrou seu coração na Amazônia.
L
Em audiência, OABRO reforça que alegações de empresas aéreas sobre cancelamentos de voos em Rondônia são infundadas

Em audiência, OABRO reforça que alegações de empresas aéreas sobre cancelamentos de voos em Rondônia são infundadas

A controvérsia sobre a alegação das empresas aéreas de que o excesso de judicialização é a causa principal dos problemas enfrentados no setor foi abordada durante a audiência.
L
OABRO aciona Secretaria de Segurança Pública para investigar ataque a tiros a escritório de advocacia

OABRO aciona Secretaria de Segurança Pública para investigar ataque a tiros a escritório de advocacia

Ao saber do ocorrido, a OABRO buscou as autoridades competentes para exigir que uma célere, imediata e rigorosa investigação.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nature: artigo científico pontua tragédias com a reconstrução da BR-319

Obra pode despertar vírus, fungos, bactérias e príons, agentes infecciosos capazes de causar doenças potencialmente fatais.
L
Divulgação da segunda chamada do Prouni tem atraso

Divulgação da segunda chamada do Prouni tem atraso

Lista estava prevista para ser divulgada na terça-feira (27).
L

Sine Municipal é ponto de reforço para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Documento é emitido pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), do Governo do Estado
L

Com subida de 2cm por hora, Rio Acre soma atingidos pela enchente

Brasiléia e Epitaciolândia pontuam tragédia histórica.
L

Coluna do Simpi: Crédito, tributos e demanda interna complicam a vida das pequenas empresas

O indicador ficou abaixo da média histórica em 21 trimestres para a pequena indústria. Em 2016, o Índice de Situação Financeira atingiu o pior resultado da série com 29,5 pontos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Pemaza abre vaga para Alinhador de Direção em Vilhena

Se você tem experiência na área e busca uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Comercial Mariano abre vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho

Se você é proativo, responsável e busca uma oportunidade para crescer profissionalmente, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Vaga Disponível: Almoxarife na Vértice Construtora Ltda

Confira os detalhes abaixo.
L
Vaga de Empregos

Empresa oferece oportunidade para Empregada Doméstica

Uma empresa está em busca de uma Empregada Doméstica para realizar diversas atividades em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça visita cooperativa de catadores de reciclados em situação crítica e promete apoio

Catadores falaram da realidade dos reccicladores de Porto Velho ao vereador Everaldo Fogaça
L

Luz Sobre o Esporte: EMDUR e Valtinho Canuto Levam Inovação LED aos Campos de São Carlos e Calama

Iniciativa de Valtinho Canuto Acende Novas Possibilidades para Campos de São Carlos e Calama
L
Deputado Edevaldo Neves defende a manutenção da escala dos policiais penais em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves defende a manutenção da escala dos policiais penais em Rondônia

O parlamentar pediu o apoio da bancada estadual, argumentando que os profissionais estão sofrendo psicologicamente e fisicamente com a situação.
L

Dra. Taíssa solicita novo ônibus escolar para o ramal do Noca em Guajará-Mirim

Veículo em questão encontra-se em estado precário com problemas significativos na embreagem.
L

Cláudia de Jesus envia recursos para melhorar sistema de saúde de Alvorada do Oeste

Prefeitura recebeu investimentos para compra de medicamentos.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a facada na zona leste

Uma equipe do Samu foi acionada e encontrou a vítima com ferimento sangrando nas costas
12

URGENTE: Motociclista é baleado no rosto durante tentativa de assalto na zona leste

A vítima, que foi atingida provavelmente com tiro de chumbeira no rosto, foi socorrida por populares para a UPA leste
14

FUGA ALUCINANTE: Criminosos suspeitos de vários roubos são presos após perseguição do GAVE – Veja vídeo

Informações obtidas pelo site dão conta de que a dupla roubou o celular de uma mulher em uma frutaria no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e depois fugiu em alta velocidade.
10

Jovem de 18 anos descobre traição e é agredida pelo marido e prima

A prima do suspeito ao chegar no local também agrediu a vítima. O suspeito irritado, jogou as roupas da vítima fora e ordenou que ela fosse embora.
12

Jovem é baleado durante assalto na zona leste

A vítima afirmou que não iria entregar nada e neste momento travou luta corporal com o suspeito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: RIVALDO FERNANDES DE ALMEIDA FILHO

Licenças Prévia, Instalação e Operação
L
Nota de Repúdio – OABRO repudia ataque a tiros a escritório de advocacia

Nota de Repúdio – OABRO repudia ataque a tiros a escritório de advocacia

O ato é extremamente preocupante e merece uma investigação imediata e rigorosa por parte das autoridades competentes.
L
Brasileia, no Acre, têm a maior cheia já registrada na história

Brasileia, no Acre, têm a maior cheia já registrada na história

Região fica próxima à fronteira com a Bolívia.
L
Na Guiana, Lula promete ampliar parceria com países do Caribe

Na Guiana, Lula promete ampliar parceria com países do Caribe

Em discurso, presidente voltou a chamar conflito em Gaza de genocídio.
L
Forte arrecadação faz superávit primário bater recorde em janeiro

Forte arrecadação faz superávit primário bater recorde em janeiro

Resultado ficou positivo em R$ 79,337 bi no mês passado.
L
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês

Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social.
L
Diretora do FMI diz que enfrentamento à crise climática está lento

Diretora do FMI diz que enfrentamento à crise climática está lento

Investimentos promovem redução de apenas 11% nas emissões de carbono
L
Geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050

Geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050

Se tal quadro não for revertido, impacto negativo no clima será maior.
L
STJ decidirá em março se Robinho cumprirá pena por estupro no Brasil

STJ decidirá em março se Robinho cumprirá pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a 9 anos de prisão na Itália.
L