EXPECTATIVA
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), através de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), iniciou a instalação de câmeras de monitoramento em 14 semáforos de cruzamentos de Porto Velho, com a finalidade de reduzir infrações de trânsito e acidente
PONTUAL
Os pontos onde estão as câmeras foram mapeados. A prefeitura identificou que os locais são onde ocorrem o maior número de acidentes com mortes, feridos, e outras infrações também perigosas.
CUSTO
A instalação das câmeras já iniciou, através da empresa contratada. O Detran assegurou um investimento de R$ 4 milhões para o monitoramento dos 14 cruzamentos, com a previsão de início das operações em meados de fevereiro, segundo a Semtran.
Marcelle Cristinne
EXEMPLOS
As câmeras de monitoramento ficarão de olho nos motoristas que avançarem o sinal vermelho, que pararem em cima da faixa de pedestres, que fecharem o cruzamento e não respeitarem o limite de velocidade de 40 quilômetros no local.
NA HORA
Quem descumprir as normas de trânsito nesses locais, que receberão sinalização específica, serão multados.
LOCAIS
Avenida Chiquilito Erse x avenida dos Imigrantes, rua Rafael Vaz e Silva x avenida Sete de Setembro, avenida Calama x avenida Chiquilito Erse, avenida Jorge Teixeira x avenida Amazonas, avenida Chiquilito Erse x avenida José Vieira Caúla e avenida Guaporé x avenida Amazonas.
LOCAIS 2
Também serão instaladas as câmeras de monitoramento na avenida Lauro Sodré x avenida dos Imigrantes, Raimundo Cantuária x rua Buenos Aires, avenida Abunã x rua Brasília, avenida Pinheiro Machado x avenida Presidente Dutra, av. Gov. Jorge Teixeira x av. Raimundo Cantuária, avenida Rio de Janeiro x avenida Prefeito Chiquilito Erse e avenida Duque de Caxias x avenida Marechal Deodoro.
OPINIÃO
Excelente medida, só assim poderá ser possível diminuir o número de vítimas no trânsito da capital e também desafogar os leitos de nossos hospitais.
OPINIÃO 3
Alerto ao gestores do trânsito que também é preciso câmera nos cruzamentos da Jorge Teixeira com Carlos Gomes, Duque de Caxias e Calama. Locais onde motoristas afobados trancam o cruzamento quando o semáforo fecha.
ÍNDIOS
Nesta sexta-feira, a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé realiza em Porto Velho o plantio de 1.300 mudas de espécies florestais e frutíferas para implantação de sistema agroflorestal na comunidade indígena de Cassupá e Salamae.
Divulgação
PARCEIROS
A ação é realizada em parceria com a comunidade indígena, o Instituto Socioambiental (ISA), o Redário (articulação entre redes e grupos de coletores de sementes), a Agroicone e a União Européia.
RESULTADOS
Os sistemas agroflorestais contribuem diretamente para a promoção da segurança e autonomia alimentar, geração de renda e mitigação das mudanças climáticas.
Divulgação
RESULTADOS 2
Resultados que vão de encontro aos principais objetivos do projeto, que visa melhoria da qualidade de vida e renda da comunidade, que hoje ocupa uma área de 5 hectares, num ambiente periurbano em constante transformação, onde moram 14 famílias.7
TAMANHO
O SAF será implantado numa área de aproximadamente 1 hectare, onde antes era um campo de futebol, e será utilizado para a produção de alimentos e produtos não madeireiros, destinado para a alimentação da comunidade e venda do excedente, num modelo que promove, ainda, a conservação dos recursos naturais.
ETAPAS
A primeira fase de implantação do projeto consistiu na identificação e marcação da área do plantio, seguido da preparação do solo. Nesta sexta, a comunidade e parceiros se reúnem para fazer o plantio das mudas.
DENÚNCIA
Após denúncia sobre a falta de oferta de educação de qualidade aos alunos da Escola Municipal Mário Covas na Vila Samuel, Zona Rural de Candeias do Jamari, o MPE foi até o local.
Divulgação/MPRO
VISITA
A Curadoria de Educação do MP realizou reunião com o Prefeito do Município e equipe técnica. Na sequência, a equipe da Promotoria da Educação compareceu à Escola Mário Covas e seu anexo, localizado na Vila Miriti, distante 50km de Vila Samuel, para realizar uma vistoria e iniciar os procedimentos para solucionar a situação.
CONFIRMAÇÃO
Um grupo de pais e mães de alunos da Escola Municipal Mário Covas confirmou ao MP a falta de oferta de educação de qualidade às crianças.
DESLOCAMENTO
Segundo os pais de alunos, a dificuldade no acesso à educação está diretamente ligada às péssimas condições das estradas em Candeias do Jamari em época de chuvas.
TEM MAIS
Além disso, a escola alvo da denúncia funciona sem condições mínimas de salubridade. Foram apontados pelo grupo problemas na estrutura física das salas de aula, do banheiro, na oferta da merenda e na quantidade de professores.
Divulgação/MPRO
COMPROMISSO
Após a conversa com o MPRO, ficou acertada a elaboração de um cronograma de execução das obras realizadas na unidade de ensino, visando sanar os problemas na estrutura física.
OBRAS
Também foi solicitado ao Município que seja realizado mapeamento e planejamento de manutenção perene nas estradas vicinais.
OPINIÃO
A intenção do MP é positiva, o problema é que a gestão política no município de Candeias do Jamari é uma coisa completamente fora de todos os padrões racionais que se possa imaginar.
OPINIÃO 2
O município tem um gestor provisório, após a cassação do prefeito e do vice, e não há a mínima possibilidade de se imaginar que alguém com ficha limpa e lucidez razoável queira a chave da cidade.
OPINIÃO 3