TERÇA-FEIRA, 14/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Ministro diz que violações de direitos humanos fertilizam fascismo

CNDH celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Por © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 44

Publicado em 

Ministro diz que violações de direitos humanos fertilizam fascismo
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) realizou, nesta sexta-feira (8), uma sessão pública para celebrar os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).Ministro diz que violações de direitos humanos fertilizam fascismo - News RondôniaMinistro diz que violações de direitos humanos fertilizam fascismo - News Rondônia

Durante o ato, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou que as noções de direitos humanos vivem em constante disputa. E especificamente sobre o Brasil, o ministro entende que vivemos um momento de divisão ainda mais acentuado.

Para Silvio Almeida, o capitalismo em crise e as violações constantes dos direitos humanos no país alimentam a ideologia política do fascismo de maneira particular. “No Brasil, as crises são permanentes por conta da nossa condição de dependência econômica, que a gente insiste em não se livrar mesmo quando tem oportunidade de fazê-lo. O Brasil é um país insensível à democracia e à participação popular”.

O ministro defendeu que, neste momento de celebração do 75º aniversário da declaração da ONU, “é preciso avançar em direção ao futuro, pois ainda não há garantia de respeito aos diretos humanos no país”.

“Quero também celebrar o Conselho Nacional de Direitos Humanos, celebrar a Política Nacional de Direitos Humanos, que se faz em consonância com uma política internacional de direitos humanos, que está em luta e em construção. Não está nada dado. Não está nada posto. Nós temos que pôr isso na luta constante, no debate, na disputa ideológica. O campo dos direitos humanos se tornou principal ponto da disputa ideológica sobre o sentido do mundo”, afirmou.

Brasil

A coordenadora residente da ONU Brasil, Silvia Rucks, avalia que, pelo mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos fortaleceu movimentos sociais pelos direitos de trabalhadores, ajudou a diminuir muitas formas de discriminação, como de raça, etnia, religião, contra pessoas com deficiência. E que o Brasil também teve progressos.

“No Brasil, ajudou a construir instituições do estado de direito imparciais, transparentes e acessíveis. Orientou o enorme progresso na educação, na saúde, na proteção social. Demonstrou que quando há maior liberdade, as decisões políticas ficam mais seguramente ancoradas na vontade do povo”, disse.

O chefe Adjunto da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, Jean-Pierre Bou, detalhou ações no território brasileiro, em parceria com instituições nacionais, com o apoio aos defensores dos direitos humanos às organizações indígenas, organizações não governamentais em geral e apoio a mais de 30 projetos relativos à igualdade de gênero, empoderamento das mulheres, inclusão econômica e social e luta contra as desigualdades.

Jean-Pierre Bou defende que o Brasil e a UE, juntos, devem continuar a valorizar a democracia e a defesa dos direitos humanos, além das relações comerciais e dos intercâmbios culturais. “É imperativo que reforcemos essa parceria para enfrentar desafios”.

Segundo o representante da UE, a volta do país ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em 2024, contribuirá para intercâmbios mais intensos sobre múltiplas questões e o Brasil poderá alavancar sua influência diplomática para defender os direitos humanos mundo afora.

“A União Europeia e o Brasil, enquanto defensores da democracia, têm a responsabilidade de promover e proteger a dignidade e os direitos de todas as pessoas, tanto dentro das suas fronteiras, como na cena internacional”, disse.

A sessão pública que celebrou os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU contou com a presença, ainda, de representantes da Defensoria Pública da União, do Ministério público e de diversos movimentos de luta sociais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chuvas intensas e volumosas atravessam a madrugada em Rondônia

Fortes chuvas atingem diversos municípios de Rondônia na noite desta segunda-feira (13), com previsão de que se estendam pela madrugada.
L

Transporte coletivo é temporariamente suspenso em Porto Velho por questões de segurança

A medida foi tomada como precaução para garantir a segurança de passageiros e colaboradores, após uma série de atos criminosos na capital.
L
Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas

Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas

No geral, professores apoiam a medida adotada pelo governo federal
L

Conab passa a pagar subvenção fixa na PGPMBio para extrativistas de pirarucu, babaçu e borracha natural

Os extrativistas deverão apresentar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo, estar em situação regular nos sistemas de Registro e Controle de Inadimplente.
L

Lula: “É uma felicidade contar com a parceria da Caixa na construção de um Brasil mais desenvolvido, justo, inclusivo e feliz”

Presidente destaca importância da instituição no avanço de políticas públicas implementadas, na promoção do desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Urgente: bandidos incendeiam outro ônibus em Porto Velho

Os criminosos obrigaram todos os passageiros a descerem do coletivo e, em seguida, atearam fogo no veículo antes de fugirem.
10

Governo de Rondônia e Prefeitura de Porto Velho alinham ações para regularização fundiária

O titular da Semur, Raimundo Alencar, disse que é uma determinação do prefeito Léo Moraes que município e o Estado trabalhem em parceria para promover regularização fundiária na capital e que essa parceria será essencial para garantir a execução do planejamento.
L

Comandante-geral da PM-RO declara: “Sangue de PM assassinado por faccionados não será em vão”

“Não vamos permitir que facções desafiem o Estado e muito menos os nossos heróis de farda.”
10

Léo Moraes alerta: morador pego sujando a cidade será multado

O gestor inclui os moradores para denunciarem os flagrantes. “Poxa vida! Um morador jogando lixo em um terreno que foi limpo há poucos dias.”
L

Em meio ao aquecimento global, a temperatura da terra dispara em 1,5ºc

O mundo está diante de uma missão “difícil e desafiador estado de emergência climática”, conclui Marina Silva do Meio Ambiente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Conab define banca para novo concurso público

Conab define banca para novo concurso público

Certame terá 403 vagas para níveis superior e médio
L

Abertas as inscrições para processo seletivo para Juiz de Paz de Cabixi

O certame visa selecionar candidatos para exercer a função de Juiz de Paz, com competência para realizar casamentos, verificar o processo de habilitação e outras atribuições conforme a legislação vigente.
L

Empregadores podem anunciar vagas gratuitamente através do Sine Municipal de Porto Velho

Serviço oferece equipe técnica para a triagem dos candidatos
L

Vaga de Vendedor(a) na Livraria Leitura Porto Velho!

Uma oportunidade para quem ama livros e quer trabalhar com o universo literário.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Medida vai entrar em vigor neste ano letivo
L

Coronel Chrisostomo apresenta Projeto que proíbe a regulamentação das redes sociais pelo Estado

Partidos de direita como o Partido Liberal (PL), do deputado Coronel Chrisóstomo, são grandes defensores da medida.
L

Sancionada Lei da deputada Cláudia de Jesus que cria o Dia Estadual do Bombeiro Civil

Governador em exercício, Sérgio Gonçalves validou o texto aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia
L

Br-429 em são miguel recebe manutenção após solicitação da Lebrinha

A ação reafirma o compromisso de Lebrinha e Lebrão com o desenvolvimento dos municípios, promovendo melhorias na infraestrutura e contribuindo para a qualidade de vida da população local.
L

Deputado Edevaldo Neves repudia ataque a viatura da Polícia Militar em Porto Velho

Parlamentar destaca gravidade do incidente na Zona Leste e reforça apoio à segurança pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ônibus escolares são atingidos por incêndio criminoso em Itapuã D’Oeste

Os incêndios têm ocorrido em represália às ações da PM.
10

URGENTE: Bandidos afrontam a PM e queimam terceiro ônibus

De acordo com testemunhas, os criminosos agiram com a mesma dinâmica dos outros dois ataques.
10

Criminoso morre baleado após troca de tiros com a PM no Orgulho do Madeira

O fato ocorreu após um assalto em que a vítima foi um policial penal que teve sua arma roubada.
18
Suspeitos de assalto são baleados durante troca de tiros com a PM no Orgulho do Madeira

Suspeitos de assalto são baleados durante troca de tiros com a PM no Orgulho do Madeira

As primeiras informações dão conta que a dupla teria feito um assalto em um comércio na Avenida Caula, depois foram seguidos pelo helicóptero do NOA até o condomínio popular.
14
Bandidos mascarados tentam incendiar ônibus no Orgulho do Madeira

Bandidos mascarados tentam incendiar ônibus no Orgulho do Madeira

Cerca de oito criminosos usando máscaras de palhaço invadiram o coletivo e mandaram todos passageiros descerem, em seguida, atearam fogo nas poltronas e fugiram pelo matagal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Instituição privada oferece mais de 400 vagas em cursos gratuitos

São mais de 10 cursos para população nas áreas de saúde e jurídica
L
VoltaPorCima

Gerson enfrenta rodolfo em clima de tensão no episódio de “Volta Por Cima”

Conflitos, mentiras e revelações movimentam a trama do dia 13/01
L
Garota do Momento

Segredos revelados e decisões importantes movem “Garota do Momento”

Entre revelações chocantes e paixões proibidas, os personagens enfrentam dilemas que podem mudar o rumo de suas histórias
L
Mania de Você

Segredos e confrontos movimentam os laços de “Mania de Você”

Alianças improváveis, desconfianças e novas descobertas marcam o desenrolar dos acontecimentos
L
Previdência Social atualiza valores de benefícios do INSS

Previdência Social atualiza valores de benefícios do INSS

Auxílios e pensões especiais sobem 4,77% ou 7,51%, conforme caso
L

Demanda por vacinas foi 100% atendida em Rondônia

Painel de distribuição do Ministério da Saúde registrou envio de mais de 604 milhões de doses para todo o país entre 2023 e 2024. Desde 2023, coberturas vacinais apresentam tendência de crescimento
L

Nota de Pesar – Cabo PM Fábio Martins

Reiteramos nosso compromisso em buscar justiça e assegurar que este crime não fique impune.
L

Tartaruga resgatada com linha de pesca enrolada no pescoço é devolvida ao mar no RJ; vídeo

Com 52,7 centímetros, a tartaruga foi devolvida ao mar, na Praia de Itaipu, em Niterói, em um momento de celebração.
L

Espumante brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso no Chile

Por ano, processa aproximadamente 60 milhões de quilos de uvas, o que representa cerca de 7% da produção nacional de uvas.
L

Prefeitura de Jaru reforça necessidade de atualização da vacina contra a Covid-19; a imunização é a melhor forma de combater a doença

Conforme o Boletim da Semusa, até esta terça-feira, 13, Jaru registra sete casos de Covid-19 ativos.
L