SEGUNDA-FEIRA, 04/03/2024
Publicidade

Porto de Porto Velho realizou investimentos e conquistou avanços e reconhecimento

As ações realizadas culminaram, em agosto desse ano, em reconhecimento nacional durante a premiação Portos+Brasil.

Por Josineide Gonçalves da Silva / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Porto de Porto Velho realizou investimentos e conquistou avanços e reconhecimento
Daiane Mendonça

A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), empresa que administra o Porto de Porto Velho, em conjunto ao Governo do Estado e Governo Federal, desenvolveu projetos e possibilitou avanços que potencializaram o funcionamento do terminal portuário em 2023. Várias ações figuram como marco desse esforço conjunto que culminou, em agosto deste ano, em reconhecimento nacional durante a premiação Portos+Brasil.

Destaque para o convênio assinado entre a Soph e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), para contratação de mão de obra reeducanda de internos do Sistema Penitenciário Estadual. A ação teve como objetivo, inserir os privados de liberdade em uma rotina laboral que, aliada à capacitação, facilitará a inserção desses mediante trabalho voltado à ressocialização. Outras parcerias também marcaram o ano, direcionadas à promoção da saúde e bem-estar dos funcionários do Porto.

AÇÕES EM SAÚDE

Por um período de dois meses, foram disponibilizados testes rápidos e oficinas de cuidados para a saúde dos trabalhadores portuários, em parceria com uma instituição universitária de Porto Velho. A ação objetivou no tocante a exercitar os conhecimentos práticos dos alunos, contribuindo também, com a saúde dos funcionários do Porto. Foram realizados testes rápidos de sífilis, hepatite B/C, HIV, glicemia, além de aferição de pressão arterial.

O Porto de Porto Velho também desenvolveu e implementou políticas de prevenção a assédio sexual e moral no trabalho, por meio da Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho que, neste ano, esteve sob o comando do Detran Rondônia. Neste sentido, a ideia foi informar e educar todos os colaboradores, a fim de garantir um ambiente seguro e de respeito para todos os funcionários do Porto.

CAPACITAÇÃO

A realização de cursos demonstra o compromisso do Porto com a capacitação e segurança de seus colaboradores. Cinco funcionários participaram de um curso intensivo de primeiros socorros, ministrado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep). O programa teve como intuito, capacitar os funcionários para reconhecerem situações de risco e utilizar técnicas de atendimento e de primeiros socorros, contando com uma simulação de acidente para que os participantes pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, em um ambiente controlado. A iniciativa é um investimento para assegurar que possíveis acidentes possam ser enfrentados de forma responsável e habilitada.

EXPANSÃO

Com o propósito de incentivar ainda mais o crescimento, e proporcionar oportunidades para empresários e investidores, a administração do Porto disponibilizou três áreas para uso temporário. A disponibilidade dessas áreas representa uma oportunidade para empresas que buscam expandir seus negócios na região amazônica.

Como parte das atividades promovidas durante a Semana do Meio Ambiente deste ano, a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia inaugurou uma horta social, que utiliza garrafas pets como vasos para o cultivo de verduras e hortaliças, administrada por uma equipe de voluntários que inclui colaboradores do Porto e reeducandos do sistema prisional. A iniciativa objetiva incentivar a agricultura urbana e a reciclagem de materiais plásticos.

Porto de Porto Velho realizou investimentos e conquistou avanços e reconhecimento
Daiane Mendonça

O Porto teve um aumento expressivo na movimentação de cargas durante o primeiro quadrimestre deste ano

O Porto de Porto Velho ainda teve um aumento expressivo na movimentação de cargas durante o primeiro quadrimestre deste ano. De acordo com dados divulgados pela administração portuária, o volume de cargas movimentadas cresceu cerca de 77%, em relação ao mesmo período do ano passado, sendo um reflexo do crescimento da produção local e da procura da rota em que o Porto está localizado para o escoamento de produtos.

O processo de licitação para a elaboração de projetos executivos, orçamento e supervisão técnica da obra de reforma e ampliação do cais flutuante indica a visão de futuro da Soph, que busca modernizar suas instalações para contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico regional.

RECONHECIMENTO

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Porto Velho foi homenageado com o Prêmio Portos+Brasil. O Porto ficou na 2ª colocação na categoria Variação da Margem EBITDA”, um indicador utilizado para aferir a eficiência operacional e rentabilidade de uma empresa. O reconhecimento do trabalho fortalece a importância do órgão como pilar para a economia do Estado e o dinamismo do comércio internacional, consolidando ainda mais Rondônia como um polo logístico estratégico na região.

SECA HISTÓRICA

monitoramento constante do nível do rio Madeira e a adaptação das operações durante a seca evidenciaram a preparação do Porto para desafios naturais, garantindo assim, a segurança das embarcações e a continuidade das operações. Na seca, um dos protocolos para garantir a segurança das embarcações que utilizam o Porto foi diminuir a quantidade de cargas que foram transportadas, evitando que as embarcações encalhassem nos bancos de areia e pedrais. O cais flutuante e as rampas Roll on – Roll off auxiliaram na mitigação de impactos, pois, uma vez que as estruturas acompanham o nível do rio, contribuíram para a movimentação regular de carga e descarga dos produtos.

IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA

No mês de novembro aconteceu a primeira etapa da visita realizada pela equipe técnica ao Porto de Porto Velho pela Superintendência de Projetos Portuários e Aquaviários (Supaq), da Infra S.A, juntamente à equipe técnica do Ministério de Portos e Aeroportos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com objetivo de estudar a viabilidade de concessão e implantação da hidrovia no rio Madeira. O diálogo com o Porto de Porto Velho foi feito com a troca de informações relevantes acerca da logística portuária e da realidade que o setor enfrenta, para criação de medidas com o fim de potencializar e melhorar a navegação nas hidrovias.

O governador, Marcos Rocha ressaltou a importância do trabalho do Porto. “Neste cenário de realizações e perspectivas promissoras, a parceria efetiva entre a Soph e o Governo do Estado resultou em avanços significativos que potencializaram o funcionamento do terminal portuário. O Porto de Porto Velho é um pilar essencial para a economia estadual”, salientou.

O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente pontuou que, “o Porto de Porto Velho alcançou marco significativo em 2023, fortalecendo sua posição como peça-chave no transporte hidroviário. Investimentos em infraestrutura, parcerias sociais e reconhecimento nacional destacam nosso compromisso com eficiência e responsabilidade. Receber pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Portos+Brasil, reflete nossa dedicação à excelência operacional. Em 2024, seguiremos inovando e contribuindo para o desenvolvimento de Rondônia e da região”, evidenciou.

Anexo: premiacao-MPOR-Ebitda2.jpeg Download

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Transformação pela Fé: a jornada de superação do Pastor Sávio

De desafios a triunfos: como a fé moldou o líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança
L
no acre, mariana silva e waldez góes percorrem regiões atingidas pela enchente

No Acre, Marina Silva e Waldez Góes percorrem regiões atingidas pela enchente

Rio Acre atinge a segunda medida histórica em um cenário que coloca o governo local como mero expectador.
L
Uber pede ao STF suspensão de processos sobre vínculo trabalhista

Uber pede ao STF suspensão de processos sobre vínculo trabalhista

Para advogados, é preciso esperar posicionamento final da Corte
L

Agenda News: Porto Velho Shopping recebe a Carreta do Amor com exames gratuitos para mulheres

Mamografia e Papanicolau são oferecidos por ordem de chegada até o dia 15 de março no acesso D.
L

Erro Judicial: Idosa de 77 Anos detida por engano no Maranhão

Uma falha judiciária em Rondônia leva à prisão indevida de uma senhora no Maranhão, desencadeando uma onda de indignação e pedidos de justiça.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Briga familiar expõe estupro de pai contra as filhas em distrito de Porto Velho

O caso aconteceu no distrito de Vista Alegre do Abunã e a mãe das vítimas tinha conhecimento.
12
Promoção: concorra a uma Cachaça Original D’Minas Piña Colada

Promoção: concorra a uma Cachaça Original D’Minas Piña Colada

O News Rondônia e 3079 Destilados vão presentear um internauta com uma bebida mista de abacaxi com coco e cachaça. Saiba como participar e aproveitar o final de semana com a Cachaça Original D’Minas Piña Colada.
L
JUS PUNIENDI: FICCO/RO deflagra operação contra tortura e organização criminosa na capital

JUS PUNIENDI: FICCO/RO deflagra operação contra tortura e organização criminosa na capital

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
10
POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

POLÍGONOS: PF RO deflagra operação para combater extração ilegal de minério

Foram inutilizados maquinários e motores, com o auxílio de uma aeronave tática e duas embarcações.
10

Inscrições para seleção do MP para estágio em Direito serão abertas na próxima sexta-feira

O processo seletivo busca a formação de cadastro de reserva em Porto Velho e em outras 22 comarcas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Prefeitura divulga homologação dos inscritos para serviço voluntário

Os candidatos selecionados prestarão serviço diário, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

Governo Lula apresenta projeto de lei para regulamentar trabalho por aplicativos

PL prevê pagamento de piso por hora e contribuição ao INSS, mas deixa entregadores de fora.
L
Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Deputado Edevaldo Neves agradece prefeito pela parceria desde a época de vereador

Parceria entre Edevaldo Neves e Prefeito Hildon Chaves resulta em melhorias para a região norte de Porto Velho.
L

Lei de cota racial criada por Cláudia de Jesus para concursos começa ser aplicada

Legislação estabelece 20% de vagas em concursos para pessoas negras
L

Projeto de Lei da Deputada Federal Cristiane Lopes busca atender necessidades de pacientes com doenças raras

Com total comprometimento com a causa, em 2023 protocolou o Projeto de Lei nº 2684, que propõe a instituição da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Raras.
L

Dra Taíssa propõe distribuição gratuita de uniforme para alunos da rede estadual que possuem Cadastro Único

Proposta visa garantir o acesso à educação e reduzir o índice de evasão escolar.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem foge após atropelar Ex-mulher que estava na garupa de moto na zona leste

URGENTE: Homem foge após atropelar Ex-mulher que estava na garupa de moto na zona leste

A PM foi acionada para registrar a ocorrência.
14
PM frustra assalto em lanchonete na Mamoré

PM frustra assalto em lanchonete na Mamoré

Um celular e R$15 foram roubados.
12
URGENTE: Caminhão invade preferencial e causa grave acidente com casal em moto na zona leste

URGENTE: Caminhão invade preferencial e causa grave acidente com casal em moto na zona leste de Porto Velho

A PM isolou o local e acionou o resgate para atender a vítima.
16
FUGA ALUCINADA: Ladrão de residência é preso após perseguição em Porto Velho

FUGA ALUCINADA: Ladrão de residência é preso após perseguição em Porto Velho

Após a abordagem, apenas um dos suspeitos foi localizado.
12
Motoboy vítima de mal súbito morre no hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de mal súbito morre no hospital em Porto Velho

Tiago que trabalhava seguia pela Amazonas sentido bairro, quando acabou passando mal ao parar no semáforo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV

Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV

Especialista garante que imunização é segura e protege contra o câncer.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CLIMATIZACAO NUNES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Recebimento da Licença Ambiental: M R COMERCIO DE PEÇAS E SERVIÇOS PARA MOTOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 44 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: S. C. ARRUDA DE BARROS

Licença Ambiental por Declaração – (Modo Simplificado)
Terceiro ano faz trote com tema Minions e viraliza na internet

Terceiro ano faz trote com tema Minions e viraliza na internet

Outro aluno ainda aparece fantasiado como “Vector”, o vilão trapalhão da animação.
L
Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Número de inadimplentes chegou a 72,07 milhões, segundo a Serasa.
L
Surfe: Brasil domina ISA Games e vai com força máxima para Paris 2024

Surfe: Brasil domina ISA Games e vai com força máxima para Paris 2024

Título de Medina e 2º lugar de Tati Weston Webb garantem mais 2 vagas
L
Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Ministro do STF ressalta que estabilidade institucional foi rompida.
L
Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Distrito Federal avalia ampliar público-alvo para não perder doses
L