SEGUNDA-FEIRA, 21/04/2025

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

Ministro Mauro Vieira participou de reunião de cúpula do bloco no Rio.

Por Bruno de Freitas Moura /Agência Brasil - 25

Publicado em 

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Mercosul espera assinar, “muito em breve”, um acordo de livre e comércio com a União Europeia (UE). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (6) pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, durante a abertura da 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

“Tivemos presente a necessidade de adaptar nossas economias ao novo contexto introduzido pelo acordo. A abertura comercial promovida pelo acordo Mercosul-UE foi concebida e negociada para dar a nossos atores econômicos o tempo necessário para preparar-se. Especialmente na etapa negociadora mais recente, tivemos o cuidado de ampliar as salvaguardas para a implementação dos compromissos assumidos”, afirmou Vieira.

O chanceler considera que o acordo reforçará a identidade do Mercosul como ator econômico global. O tratado resultará, segundo Vieira, na ampliação das exportações e aquisição de tecnologias para aprimorar a competitividade.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que houve avanços importantes nas negociações entre Mercosul e União Europeia.

“Destaco os compromissos de ambos os lados em prol de um entendimento equilibrado no futuro próximo e a partir das bases sólidas que construímos nos últimos meses de engajamento intenso”, disse Alckmin.

Líderes e diplomatas intensificaram, nos últimos dias, as negociações que já duram cerca de 20 anos. No último fim de semana, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se contrário a um acordo. No entanto, dias depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter esperança na conclusão de um acordo.

Cúpula de líderes

Nesta quarta e na quinta-feira (7), ocorrem reuniões de cúpula de autoridades do Mercosul. No primeiro dia de encontros, participam ministros das Relações Exteriores, das áreas econômicas e presidentes de Bancos Centrais dos países. Representam o Brasil o vice-presidente Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na quinta-feira, haverá o encontro de chefes de Estado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, era esperado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mas, de acordo com nota do ministério, ficou em Brasília, onde “se dedicará aos temas da agenda econômica ainda pendentes no Congresso Nacional”. Haddad retornou ao Brasil nesta madrugada, após viagens por países do Oriente Médio e Alemanha.

Argentina

Além do tema UE, outra expectativa que cerca a reunião é a postura da Argentina em relação ao Mercosul. Esta é a última reunião do bloco antes da posse do presidente eleito Javier Milei, marcada para o domingo (10). Milei defendeu a saída da Argentina do bloco durante a campanha, mas recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças.

Chamou a atenção o fato de a Argentina não ter enviado ministros ao Rio de Janeiro. Está presente no encontro apenas a secretária de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Cecília Todesca Bocco.

“Aparente fragmentação”

O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou o interesse do Brasil em avançar com agendas e objetivos do Mercosul. “Num momento de aparente fragmentação das relações internacionais, o caminho da integração continua a ser relevante e pode dar resultados concretos”, afirmou.

O vice-presidente defendeu mais integração do comércio entre os países do bloco econômico, e comparou com a UE, onde 60% das transações internacionais acontecem entre os países integrantes. No Mercosul são apenas 10%, segundo Alckmin. “Nossos parceiros no bloco são essenciais no projeto de neoindustrialização”, declarou.

Alckmin ressaltou que o Mercosul precisa avançar na infraestrutura conjunta, melhorando rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, adensando o intercâmbio energético, o escoamento da produção e favorecendo o turismo. “Tão importante quanto baixar tarifas e harmonizar padrões e sistemas é prover os meios físicos para garantir as trocas comerciais”, salientou.

O vice-presidente pediu ainda uma agenda do comércio com sustentabilidade. “Somos certamente uma potência na área energética e podemos dar um salto na exploração, transporte e agregação de valor dos nossos recursos naturais.”

Anúncios

Durante a reunião de cúpula, será assinado um acordo entre o Mercosul e Singapura. Será o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul em mais de dez anos. “Porta de entrada para a Ásia. Essa integração fortalece os laços econômicos entre o Brasil, o Mercosul e a região asiática, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos”, avaliou Geraldo Alckmin.

A programação do encontro entre as altas autoridades prevê ainda a assinatura de memorandos de entendimento com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Apesar de não constar na programação oficial, há uma expectativa de que líderes dos países do bloco se manifestem sobre a situação entre a Venezuela e Guiana, que disputam um território de fronteira. Nesta terça-feira (5), o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, determinou a criação de um estado na região disputada.

Participação social

Na agenda dos presidentes dos países-membros e associados do Mercosul consta o recebimento da carta final da Cúpula Social. O evento foi realizado no início desta semana com a participação de representantes da sociedade civil organizada. Havia sete anos que o encontro não era realizado de forma presencial. Na carta, movimentos sociais fazem uma série de recomendações aos líderes, como defesa do ambiente, combate à fome, dignidade para trabalhadores e políticas de direitos humanos.

Mercosul

O Mercosul é um processo de integração regional iniciado em 1991, formado inicialmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nas décadas seguintes foram aprovados os ingressos da Venezuela e Bolívia. Desde 2017, a Venezuela está suspensa pelo não cumprimento de cláusulas democráticas do bloco. A Bolívia ainda não concluiu o processo de ingresso, mas já teve a chancela dos parlamentos dos demais sócios. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O bloco abrange uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados – o Brasil detém 57% – e uma população de 295 milhões de habitantes, sendo mais de 200 milhões de brasileiros.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O infame julgamento de Cristo e o perfil de um magistrado, por Ives Gandra da Silva Martins

As pessoas que queriam condená-lo à morte forjaram as provas, pois não se conformavam com os milagres que Cristo fazia e, por isso, resolveram condená-lo à morte.
L

Aposentados e pensionistas começam a receber 13° salário esta semana; veja datas

Os brasileiros aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS vão começar a receber a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira, dia 24
L

Páscoa Solidária leva alegria e esperança ao bairro Três Marias

Evento promovido pela Associação Sorriso do Amanhã reuniu moradores com muita diversão, distribuição de chocolates e ações sociais
L

Conab: sai edital para novo concurso; salários até R$ 8 mil

O concurso público da Conab já está inscrições abertas para níveis médio e superior.
L

SinPatinhas: veja como tirar o RG de cães e gatos para proteger pets no Brasil

SinPatinhas: veja como tirar o RG para seus cães e gatos. Basta entrar no site Gov.br.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Arquidiocese de Porto Velho divulga nota oficial na qual lamenta a morte do Papa Francisco

“Nossa Igreja presente em Porto Velho se une neste momento em comunhão e sofrimento com a Igreja universal e com todas as pessoas de boa vontade e fé.”
L

Golpe BRats: como se proteger do malware que desvia Pix sem ser notado

Prefira apps oficiais, revise permissões e redobre a atenção ao realizar transferências
L

Audi lança RS 6 Avant GT no Brasil com apenas 10 unidades disponíveis

Edição limitada de 660 unidades globais desembarca no País para um seleto grupo de admiradores
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L

Sílvia Cristina prestigia Corrida Internacional do Marco Zero, em Ji-Paraná

Evento organizado pela CDL Ji-Paraná foi um sucesso, reunindo cerca de 3 mil competidores
L

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
L

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro
L

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista foge após causar acidente e derrubar poste de energia

De acordo com informações apuradas pelo site, o veículo foi visto em alta velocidade.
12

Motociclista sofre fratura na perna em acidente com Corolla na capital

Com a batida, a moto chegou a ficar parcialmente embaixo do carro.
14

Homem é visto pulando da ponte sobre o Rio Madeira e Bombeiros são acionados

As buscas foram encerradas devido à chegada da noite e devem ser retomadas na manhã seguinte.
10

Homem reage a roubo e acaba esfaqueado no centro de Porto Velho

Durante a briga, o homem acabou esfaqueado nos dois braços.
12

Equipe do sargento Machado prende foragido no bairro Triângulo

O flagrante aconteceu na Rua da Vitória, bairro Triângulo, em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria “Retorno do Ano”
L
Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

Nova faixa beneficiará famílias com renda de até R$ 12 mil por mês
L

10 frases do Papa Francisco para ninguém esquecer

O papa Francisco deixou frases marcantes em defesa dos oprimidos e ensinamentos para a humanidade jamais esquecer. “O dinheiro deve servir, não governar”
L
Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Dados são de observatório da Universidade Federal de Minas Gerais
L

Papa Francisco teve AVC e morreu de insuficiência cardíaca

Pontífice faleceu no Vaticano um mês após internação por pneumonia; última aparição pública foi na Páscoa
L
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Informalidade expõe trabalhadores a mais riscos
L

Último pedido do Papa Francisco, horas antes de partir

Horas antes de partir, o papa Francisco faz um último pedido ao mundo: paz. É preciso buscar o fim das guerras e proteger os mais vulneráveis, disse no Domingo de Páscoa. 
L
Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026

Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026

Acesso à internet de qualidade permitirá implementação da telessaúde
L
Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

“Há uma revolução na recuperação da indústria deste país”, diz Lula
L
Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Problema tem grande relação com a desigualdade
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.