DOMINGO, 25/02/2024

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos

Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos - News Rondônia

A linguagem dos seringais está intimamente ligada aos modos de vida do seringueiro. A vida na floresta proporciona uma importante estrutura sócio-linguístico-cultural, composta por uma vasta rede de unidades lexicais que representa em sua forma tradicional as peculiaridades do discurso do homem da floresta.

O marcador territorial linguístico, especificado pelo geógrafo Almeida Silva é caracterizado por ele – dentre outras relevantes características – como uma condição sine qua non que o divíduo carrega, traduzinho sua internalidade e exterioridade pessoal e territorial, porque segundo o autor onde quer que esse divíduo caminhe estará conduzindo esse marcador como algo inerente, como pertencimento.

Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.

O seringueiro, pois, carrega em si uma vasta rede de conhecimentos originados de um complexo imaginário imortalizado na floresta. Seu acervo lexical flui naturalmente através de uma língua imbricada em sua cotidianidade. São palavras ou vocábulos que expressam os conhecimentos adquiridos no seu espaço vivido.

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos - News Rondônia
Foto – Marquelino Santana

Ao discorrer sobre o fenômeno da linguagem o filósofo Martin Heidegger nos informa que o fundamento ontológico-existencial da linguagem é o discurso, pois segundo ele, o discurso é um existencial originário da abertura, constituído primordialmente pelo ser-no-mundo, ele também deve possuir, em sua essência, um modo de ser especificamente mundano. Para o mesmo autor, a linguagem pode ser estilhaçada em coisas-palavras simplesmente dadas, porque existencialmente, o discurso é linguagem porque aquele ente possui o modo de ser-lançado-no-mundo, dependente de um mundo.

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos - News Rondônia

Mencionaremos aqui o depoimento do soldado da borracha, Manoel Gomes de Oliveira – falecido no ano de 2018 – na época em que ele ainda trabalhava na extração de seringa, o seu filho ficou muito doente. Em sua narrativa ele pede ajuda a um compadre seu que era muito conhecedor da medicina popular. Esse sabedor chamava-se João Amaral e era conhecido nos seringais dos rios Mamu e Abunã como João “Pretinho”. Ele possuía uma vida dedicada a socorrer as pessoas doentes de toda Região da Ponta do Abunã e demais comunidades fronteiriças.

Observemos a narrativa do seringueiro Manoel Gomes sobre o atendimento do seu filho pelo sabedor João Amaral:

“Quando o menino ficou doente eu peguei e levei para o João pretinho rezar, dito o menino que tinha pneumonia que me dava trabalho quando estava doente. Um dia eu cheguei com o menino, ele me perguntou o que a gente estava fazendo lá, eu falei que nós tínhamos ido lá passear. Deitei o menino numa rede e fiquei balançando, quando me dei fé, o menino estava morrendo, aí eu gritei para o compadre João que se achegasse, pois, o menino estava morrendo. Eli correu, pegou o menino e levou para um quarto e me perguntou se eu tinha copaíba em casa, eu falei que sim, então ele me mandou ir buscar um pouco, para ele começar o trabalho. Quando cheguei com a copaíba, entreguei para ele, que pegou o gergelim, pilou um pouco e misturou com a copaíba. Passou num corpo do menino da cabeça ao pé. Depois pediu a primeira camisa que o menino vestiu. Então fui em casa buscar, ele pegou a camisa e uma bacia com água. Tocou fogo na camisa e colocou dentro da bacia com água, porque se a cinza da camisa fosse para o fundo, o menino morria, mas se ficasse sobre a água, ele não morria. A cinza ficou por cima, então ele disse que o menino estava com anemia no sangue, que podia levar no médico, mas que daquela doença o menino não morreria. Ele me disse que eu tinha que ficar sete dias na casa dele com o menino, para ele poder se recuperar. No sétimo dia ele me liberou, aí eu fui para Rio Branco com o menino. Cheguei lá o médico me falou que o menino estava mesmo com anemia. Então o doutor Moura passou o remédio que curou, mas o menino não cresceu muito”.

No depoimento do soldado da borracha, podemos observar que através de sua linguagem peculiar, as comunidades tradicionais possuem uma histórica sabedoria popular sobre a utilização de ervas medicinais nos variados casos de doenças surgidas nos seringais. Atualmente, essas ervas medicinais foram substituídas por remédios alopáticos, fabricados por grandes indústrias farmacêuticas que mantém e domina o uso em alto custo desses produtos industrializados.

Manoel Gomes demonstra em suas narrativas, através de uma linguagem que representa os seus saberes e fazeres, que o ente em sua existência espacial, inicialmente valorizou o silêncio como forma de aprendizagem, para que posteriormente, através de sua fala, pudesse valorizar a sua forma de ser.

O marcador territorial linguístico, como um marcador estruturante, assim caracterizado por Almeida Silva, nos traz a relevante oportunidade de demonstrar as singularidades do ente, vivenciadas nas espacialidades e temporalidades, e reproduzidas através de sua fala como resultado de suas experiências de vida.

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos - News Rondônia

A seguir o soldado da borracha relata em mais uma narrativa, um pouco do cotidiano vivido em sua colocação, onde demonstra um vocabulário rico de conteúdos peculiares entrelaçados aos modos de vida dos seringais. Através deste importante marcador linguístico é possível detectar semanticamente a utilização do léxico do seringueiro amazônida, tais como: Estrada de seringa, tigela, paneiro, buião, balde e demais palavras – anteriormente conceituadas em outros marcadores – utilizadas no seu espaço de ação. Vejamos:

“O serviço do seringal começava cedo, às quatro horas da madrugada. Eu me levantava, fazia café, pegava minhas facas de seringa e saia para entrar na mata para cortar a seringa. Era uma estrada com duzentas árvores de seringa, tinha árvore que dava mais de cinco tigelas de seringa. Fechava o corte umas dez horas da manhã. Chegava em casa cansado, ainda tinha que fazer comida. Comia, pegava o paneiro, um saco de seringa encauchado e um balde, que era para colocar o leite, uma paletinha para limpar as tigelas. Quando o balde estava cheio, eu botava no saco e amarrava, botava nas costas e me mandava pegar o resto do leite de seringa. Quando chegava em casa ia para o defumador, tinha uma baciona para colocar o leite e já trazia um cipó que era para aquecer o leite, para ficar grosso. Tocava fogo no buião que era para defumar o leite. Era cavado um metro, tinha que fazer um suspiro para colocar o fogo e uma boca em cima para sair a fumaça e defumar o leite. As madeiras eram carapanaúba, breu, coco babaçu. Essas eram as melhores para defumar a seringa. Eu amarrava uma corda na linha da defumadeira; um gancho para colocar um cavador da borracha, após cinco dias eu ferrava a borracha, colocava minha marca, então eu ia trabalhar para tirar borracha. O patrão mandava buscar a borracha de quinze em quinze dias. O tropeiro vinha buscar a borracha na minha casa e levava para o barracão que ficava na beira do rio Abunã”.

Apesar das dificuldades atreladas à época do processo de extração, Manoel em sua narrativa demonstrava possuir satisfação na sua relação com o seringal. As lembranças de sua terra natal e do percurso que ele realizou de Fortaleza à Manaus, continuavam presentes no seu rico imaginário. O seu novo espaço amazônico – vivido na colocação, no tapiri e nas estradas de seringa – foi aos poucos sendo transformado, e transformando os modos de vida de Manoel.

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos - News Rondônia

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Revolucionando Negócios na Amazônia: A Estratégia Visionária da Porto Inoxx

Revolucionando Negócios na Amazônia: A estratégia visionária da Porto Inoxx

Em Entrevista ao PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Gilberto Januário destaca o poder da cultura organizacional e do desenvolvimento de talentos.
L

92 Anos de conquista: A Força do Voto Feminino e a incrível jornada de Almerinda Farias Gama, a ativista alagoana que mudou a história

Neste sábado (24/2), quando se completam 92 anos da garantia do voto feminino, os passos que foram invisibilizados dessa sufragista negra, feminista e nordestina refletem a necessidade de reconhecimento e revisão histórica como inspiração para o país.
L

Investimentos na Educação é destacado pelo Governo de Rondônia em solenidade com participação do ministro do STF

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a preocupação do Governo do Estado em investir estrategicamente na Educação tem gerado resultados significativos à sociedade.
L

Idep realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem, em São Francisco do Guaporé

Com carga horária de mil e seiscentas aulas divididas em dezoito unidades curriculares, o Curso Técnico em Enfermagem do Idep habilita profissionais com domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados.
L
Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Especialistas indicam mais atenção e informação contra o suicídio.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gospel News enrtrevista: Pr. Marcelo Marinho

Programa Gospel News enrtrevista: Pr. Marcelo Marinho

o programa Gospel News apresenta uma entrevista especial com o Pr. Marcelo Marinho, da Igreja Metodista Wesleyana – Calama.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Programa Sintonia 360 entrevista: Pastores Neilson Santos e Juliana Santos

Programa Sintonia 360 entrevista: Pastores Neilson Santos e Juliana Santos

O Programa Sintonia 360 traz um episódio imperdível que aborda um dos maiores desafios de saúde mental da atualidade
L
Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

CLC Impressões está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho

Se você é uma pessoa organizada, proativa e com habilidades em administração, esta pode ser a oportunidade perfeita para você ingressar em uma empresa sólida e em constante crescimento
L
Vagas de Emprego

Prime Hambúrgueria está contratando Chapeiro(a) em Porto Velho

Se você é apaixonado por gastronomia, tem experiência na área e deseja fazer parte de uma equipe dedicada, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

MTF ENGENHARIA abre oportunidade para Ajudante de Obras em Porto Velho

Se você é uma pessoa proativa, ágil e busca uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento de projetos de grande impacto na região, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

MTF ENGENHARIA oferece vaga para Encarregado de Obras em Porto Velho

Se você é um profissional qualificado, proativo e busca uma oportunidade para liderar equipes e contribuir para o sucesso de projetos de construção, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Veloz está em busca de Tecnólogo em Design Gráfico em Porto Velho

Se você é criativo, talentoso e apaixonado por design, esta pode ser a oportunidade perfeita para você fazer parte de uma equipe inspiradora
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Somente em 2023, mais de R$ 2,7 bilhões foram investidos na Rede Pública Estadual de Ensino. Os recursos garantiram melhorias significativas na infraestrutura das mais de 230 unidades escolares.
L
Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

DISTRIBUIDOR: Vulgo "Bufa Gala" é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

DISTRIBUIDOR: Vulgo “Bufa Gala” é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

Policiais do 5° Batalhão prendem distribuidor de drogas após perseguição e descobrem arsenal em residência no Morar Melhor.
14
NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

Uma equipe do Samu esteve no local e depois de prestar os primeiros socorros encaminhou a vítima para a UPA leste
14
URGENTE: Cadáver é encontrado em embarcação no Rio Madeira

URGENTE: Cadáver é encontrado em embarcação no Rio Madeira

As causas da morte ainda não foram repassadas.
18
Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos e destruição no centro de Porto Velho

Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos e destruição no centro de Porto Velho

Devido a forte batida, a policial de folga e um sgt que estava na viatura ficaram lesionados e foram socorridos para um hospital particular.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Briga generalizada por causa de ciúmes acaba com vários feridos na zona sul

A briga começou no banheiro e se estendeu para fora do local onde começou uma briga entre várias pessoas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Depósitos futuros podem reduzir prestação do Minha Casa, Minha Vida.
L
Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Entrevistados têm mais de 18 anos.
L
Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias

Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias

Proposta preserva capacidade de investimentos da empresa.
L
Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Desse total, R$ 11,85 bi referem-se ao extinto Fundef.
L
COP30 deverá destacar financiamento climático e participação social

COP30 deverá destacar financiamento climático e participação social

Avaliação é da diretora da Fundação Europeia do Clima.
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Conflitos e Revelações Em “Elas por Elas”

Personagens enfrentam dilemas e segredos emergem, transformando os destinos na trama
L
Novela Fuzuê: Confrontos e Revelações

Reviravoltas e Conflitos Na Novela Fuzuê

Personagens enfrentam desafios e segredos emergem na trama, destacando a busca por justiça e revelações surpreendentes
L
TELÃO DE LED - Venha assistir Fla X Flu no Mercado Cultural

TELÃO DE LED – Venha assistir Fla X Flu no Mercado Cultural

O evento esportivo e músical, a entrada é gratuita, ou seja, sem cobrança de entrada, couvert artístico e nem taxa de serviço.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Intrigas e Conflitos na Trama de Renascer

Personagens enfrentam dilemas e segredos emergem na trama envolvendo Egídio, Venâncio e outros protagonistas
L