O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou hoje (01) as cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, segundo a autarquia, 180 cidades vão receber as provas previstas para serem realizadas em março do próximo ano.
De Rondônia, três cidades foram anunciadas: Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná. De acordo com a autarquia, na região norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.
Para a escolha dos municípios, o ministério considerou a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso. “Foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas”, informou.
Em entrevista, a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Regina Camargos, informou que com apenas uma inscrição, os candidatos prestarão concurso para vários órgãos. “Não será mais aquele modelo em que você pagava uma taxa para fazer o concurso de um determinado órgão, depois outra taxa para fazer de outro órgão”, comentou.