DOMINGO, 25/02/2024

Alunas do IFRO Campus Calama conquistam prêmio nacional da Samsung com creme dermatológico multifuncional

Confira!

Por IFRO - 30

Publicado em 

Alunas do IFRO Campus Calama conquistam prêmio nacional da Samsung com creme dermatológico multifuncional - News Rondônia

O ‘Nanofotocream’ – protótipo de um creme dermatológico, multifuncional, antioxidante, fotoprotetor e com ação repelente, desenvolvido com componentes orgânicos amazônicos pela equipe do primeiro ano A do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, venceu o prêmio Nacional da Samsung, do Programa Solve For Tomorrow (Respostas para o Amanhã).

Em sua décima edição, o Solve For Tomorrow é um programa da Samsung que estimula estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país a desenvolver projetos inovadores e propostas sustentáveis baseadas em ciência e tecnologia, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). As alunas receberam mentoria do programa durante sete semanas e acompanhamento pelas professoras no desenvolvimento do produto. Orientadas pelas Professoras de Química, Minelly Azevedo e Márcia Bay, as alunas Ana Vitória Ximenes de Oliveira Costa, Débora Ripardo Gomes Rodrigues, Laís Oliveira Tavares e Miriam Gabrielle Guimarães Gonçalves, que já estavam entre as dez finalistas num universo de 2.348 propostas apresentadas, receberam o prêmio na manhã de terça, 28, em evento realizado no Museu da Imagem e Som (MIS), na capital paulista.

É o segundo ano consecutivo que o Campus Calama é agraciado com o prêmio Samsung, sendo que no ano passado a equipe das Professoras Minelly Azevedo e Márcia Bay trouxe o segundo lugar com a proposta de uma pomada para tratamento da Leishmaniose, uma doença recorrente na região Norte, provocada pela picada do mosquito chamado popularmente de ‘palha’ que transmite, pela picada, o protozoário Leishmania chagasi e que afeta pessoas e animais como os cachorros.

Ao participarem neste ano, elas seguiram a mesma linha, buscando desenvolver um produto multifuncional de proteção à pele, respondendo à condição do clima excepcionalmente quente; fotoprotetor, antioxidante e repelente. Conforme a equipe explica no vídeo de apresentação do Nanofotocream, a constante exposição aos raios ultravioleta pode acarretar câncer de pele, o mais frequente no Brasil e no mundo, com mais de 175 mil casos por ano.

A frequente exposição pode ainda aumentar a produção dos radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Enquanto a predisposição na região de insetos vetores, transmissores de doenças infecciosas, como a dengue, a malária e a leishmaniose, levaram a incorporar na pesquisa a utilização do Crajiru, que tem potencial antioxidante e ação fotoprotetora. Como repelente, utilizaram o óleo essencial de breu branco, cuja utilização como repelente é utilizada pela população indígena. Como inovação, o uso da nanotecnologia no encapsulamento dos artigos, que garantem a eficácia do produto. E discorreram sobre todo o método desenvolvido no decorrer da pesquisa.

Segundo Miriam Gabrielle, “participar desse projeto foi muito incrível para mim. Eu realmente senti que foi muito bom para minha melhora tanto pessoal, quanto como estudante e eu agradeço muito por todo esse caminho, a toda equipe da Samsung, ao nosso mentor e às professoras orientadoras. Foi uma experiência incrível e inovadora, principalmente por saber que todo o nosso esforço, tudo o que passamos valeu a pena”.

Laís Oliveira fala da felicidade em ter participado do programa Solve For Tomorrow. “Essa experiência me trouxe conhecimentos para todas as áreas de minha vida. Foi incrível poder representar o IFRO e toda a região Norte em um programa tão incrível como esse. Quero agradecer ao IFRO pelo apoio financeiro e de estrutura. Agradeço às professoras Márcia e Minelly pela confiança, aprendizados e oportunidade. É incrível poder trazer esse prêmio pra Rondônia”, destacou.

Para Débora Ripardo, “foi simplesmente, uma experiência única e inesquecível! A ansiedade de saber que os dias da viagem se aproximavam cada vez mais causava um frio na barriga. Depois de algumas horas, finalmente chegamos a São Paulo. Fomos recepcionados por uma equipe incrível! Não são apenas pessoas responsáveis por realizar todo o trabalho. Mas são verdadeiras pessoas e amigos que estavam contando histórias e torcendo junto conosco. Confesso que no começo achei que seria um clima bem tenso, por se tratar de uma ‘competição’, mas conheci pessoas tão legais e criei laços tão incríveis que sinto que ganhei o melhor presente de todos! Foi muito incrível também quando ele chamou o nosso nome: ‘NanoFotoCream’. O choro foi inevitável! Um momento que vai ficar marcado pra história. Quero agradecer de todo coração à equipe Solve For Tomorrow por todo o apoio e trabalho que tiveram conosco. Também quero agradecer a Samsung, por ajudar a realizar sonhos de adolescentes e jovens tão engajados e esforçados! O que fica agora é a felicidade de estar levando o primeiro lugar para Rondônia. Além de todos os momentos bons vividos… Realmente, valeu à pena!”.

Também Ana Vitória destaca que “ganhar o Solve For Tomorrow em primeiro lugar foi incrível! A alegria e a gratificação de ver o nosso trabalho reconhecido destacaram o esforço e a dedicação que investimos nesse projeto. Isso também me incentivou a continuar na caminhada científica, e continuar explorando novas oportunidades”.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, manifestou sua satisfação perante a equipe. “Para nós do Campus Porto Velho Calama é um orgulho ter uma equipe vencedora em um prêmio de abrangência nacional como é o Solve for Tomorrow. Isso mostra a excelência no que fazemos. Parabenizo nossas alunas e as Professoras Minelly e Márcia Bay pela dedicação e entusiasmo. Conseguir este feito com alunas que estão iniciando o ensino médio mostra também nossa vocação para a iniciação científica. Que este prêmio seja um incentivo para nossos servidores e alunos. Parabéns e que continuemos a trilhar este caminho de sucesso”, enfatizou.

Conforme a Professora Minelly Azevedo, “foi uma experiência transformadora, pois permitiu-me inspirar e capacitar nossas alunas no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais, além de reconhecer o valor do trabalho colaborativo e da educação pública para um futuro mais promissor’’, concluiu.

A professora Márcia Bay mostra que “a participação no prêmio é o reconhecimento de todo o nosso trabalho desenvolvido durante o ano. É o momento que nos encontramos para trocar ideias com outros professores, um momento de felicidade, de gratificação, onde nós nos sentimos valorizados e temos em mente que os alunos estão promovendo a pesquisa, buscando um futuro melhor”.

“O prêmio só nos traz alegria. É muita satisfação todo o ano estar presente no prêmio pensando já o que nós vamos fazer no ano seguinte, se vamos participar ou não, é um momento excepcional nas nossas vidas como professores e pesquisadores. Foi maravilhoso. Esse ano ficar em primeiro lugar é uma coisa fora do comum. É o ápice da felicidade. Obrigada à Samsung por nos dar essa oportunidade de mostrar nosso trabalho. Muito obrigada”, finalizou a docente.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Revolucionando Negócios na Amazônia: A Estratégia Visionária da Porto Inoxx

Revolucionando Negócios na Amazônia: A estratégia visionária da Porto Inoxx

Em Entrevista ao PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Gilberto Januário destaca o poder da cultura organizacional e do desenvolvimento de talentos.
L

92 Anos de conquista: A Força do Voto Feminino e a incrível jornada de Almerinda Farias Gama, a ativista alagoana que mudou a história

Neste sábado (24/2), quando se completam 92 anos da garantia do voto feminino, os passos que foram invisibilizados dessa sufragista negra, feminista e nordestina refletem a necessidade de reconhecimento e revisão histórica como inspiração para o país.
L

Investimentos na Educação é destacado pelo Governo de Rondônia em solenidade com participação do ministro do STF

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a preocupação do Governo do Estado em investir estrategicamente na Educação tem gerado resultados significativos à sociedade.
L

Idep realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem, em São Francisco do Guaporé

Com carga horária de mil e seiscentas aulas divididas em dezoito unidades curriculares, o Curso Técnico em Enfermagem do Idep habilita profissionais com domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados.
L
Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Especialistas indicam mais atenção e informação contra o suicídio.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gospel News enrtrevista: Pr. Marcelo Marinho

Programa Gospel News enrtrevista: Pr. Marcelo Marinho

o programa Gospel News apresenta uma entrevista especial com o Pr. Marcelo Marinho, da Igreja Metodista Wesleyana – Calama.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Programa Sintonia 360 entrevista: Pastores Neilson Santos e Juliana Santos

Programa Sintonia 360 entrevista: Pastores Neilson Santos e Juliana Santos

O Programa Sintonia 360 traz um episódio imperdível que aborda um dos maiores desafios de saúde mental da atualidade
L
Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

CLC Impressões está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho

Se você é uma pessoa organizada, proativa e com habilidades em administração, esta pode ser a oportunidade perfeita para você ingressar em uma empresa sólida e em constante crescimento
L
Vagas de Emprego

Prime Hambúrgueria está contratando Chapeiro(a) em Porto Velho

Se você é apaixonado por gastronomia, tem experiência na área e deseja fazer parte de uma equipe dedicada, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

MTF ENGENHARIA abre oportunidade para Ajudante de Obras em Porto Velho

Se você é uma pessoa proativa, ágil e busca uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento de projetos de grande impacto na região, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

MTF ENGENHARIA oferece vaga para Encarregado de Obras em Porto Velho

Se você é um profissional qualificado, proativo e busca uma oportunidade para liderar equipes e contribuir para o sucesso de projetos de construção, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Veloz está em busca de Tecnólogo em Design Gráfico em Porto Velho

Se você é criativo, talentoso e apaixonado por design, esta pode ser a oportunidade perfeita para você fazer parte de uma equipe inspiradora
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Somente em 2023, mais de R$ 2,7 bilhões foram investidos na Rede Pública Estadual de Ensino. Os recursos garantiram melhorias significativas na infraestrutura das mais de 230 unidades escolares.
L
Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

DISTRIBUIDOR: Vulgo "Bufa Gala" é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

DISTRIBUIDOR: Vulgo “Bufa Gala” é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

Policiais do 5° Batalhão prendem distribuidor de drogas após perseguição e descobrem arsenal em residência no Morar Melhor.
14
NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

Uma equipe do Samu esteve no local e depois de prestar os primeiros socorros encaminhou a vítima para a UPA leste
14
URGENTE: Cadáver é encontrado em embarcação no Rio Madeira

URGENTE: Cadáver é encontrado em embarcação no Rio Madeira

As causas da morte ainda não foram repassadas.
18
Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos e destruição no centro de Porto Velho

Acidente com viatura da PM deixa dois policiais feridos e destruição no centro de Porto Velho

Devido a forte batida, a policial de folga e um sgt que estava na viatura ficaram lesionados e foram socorridos para um hospital particular.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Briga generalizada por causa de ciúmes acaba com vários feridos na zona sul

A briga começou no banheiro e se estendeu para fora do local onde começou uma briga entre várias pessoas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Depósitos futuros podem reduzir prestação do Minha Casa, Minha Vida.
L
Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Entrevistados têm mais de 18 anos.
L
Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias

Plano da Light prevê pagamento de até 60% dos credores em 90 dias

Proposta preserva capacidade de investimentos da empresa.
L
Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

Desse total, R$ 11,85 bi referem-se ao extinto Fundef.
L
COP30 deverá destacar financiamento climático e participação social

COP30 deverá destacar financiamento climático e participação social

Avaliação é da diretora da Fundação Europeia do Clima.
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Conflitos e Revelações Em “Elas por Elas”

Personagens enfrentam dilemas e segredos emergem, transformando os destinos na trama
L
Novela Fuzuê: Confrontos e Revelações

Reviravoltas e Conflitos Na Novela Fuzuê

Personagens enfrentam desafios e segredos emergem na trama, destacando a busca por justiça e revelações surpreendentes
L
TELÃO DE LED - Venha assistir Fla X Flu no Mercado Cultural

TELÃO DE LED – Venha assistir Fla X Flu no Mercado Cultural

O evento esportivo e músical, a entrada é gratuita, ou seja, sem cobrança de entrada, couvert artístico e nem taxa de serviço.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Intrigas e Conflitos na Trama de Renascer

Personagens enfrentam dilemas e segredos emergem na trama envolvendo Egídio, Venâncio e outros protagonistas
L