SEXTA-FEIRA, 21/06/2024

Comissão do Senado aprova nomes para duas diretorias do Banco Central

Indicados ainda precisam de aprovação do plenário da Casa.

Publicado em 

Comissão do Senado aprova nomes para duas diretorias do Banco Central
Lula Marques/ Agência Brasil
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, no fim da manhã desta terça-feira (28), os nomes de Rodrigues Alves e Paulo Picchetti para a diretoria do Banco Central (BC). As indicações ainda precisam ser aprovados pelo plenário da Casa para serem efetivadas.

Rodrigues Alves, aprovado por 22 votos a favor e um contra, foi indicado para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta; e Picchetti, com 20 votos a favor, um contra e uma abstenção, para a de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos.Comissão do Senado aprova nomes para duas diretorias do Banco Central - News RondôniaComissão do Senado aprova nomes para duas diretorias do Banco Central - News Rondônia

Funcionário de carreira do BC, Alves é graduado, mestre e doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), tendo também já trabalhado como professor do Departamento de Economia da USP; diretor adjunto da Diretoria de Relações Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Assessoria Econômica do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; no gabinete da Secretaria do Orçamento Federal no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Durante a sabatina, Alves disse que a autonomia do Banco Central não retirou o seu compromisso com a sociedade e democracia.  Ele afirmou que vai atuar para recompor a carreira dos servidores do BC, que enfrenta redução no quadro funcional, ao mesmo tempo em que ocorre aumento nas tarefas e responsabilidades.

“Ainda que os mandatos de diretores não coincidam com aquele do governo eleito, a autonomia do Banco Central não afasta a possibilidade de um diálogo democrático entre ambos para que se possa ter uma coordenação entre a política monetária e fiscal, uma vez que existem importantes interações entre ambas”, disse Alves, observando que a política fiscal tem impactos na inflação e a política monetária, sobre serviços da dívida pública e a sua evolução.

Ele afirmou ainda que a autonomia do BC não isenta a instituição de críticas dos diferentes atores sociais e ressaltou que a instituição precisa estar aberta para debater as diferentes posições a respeito do debate macroeconômico, feitas a partir de análises críticas das teorias e instrumentos que embasam a atuação da instituição.

“Entretanto, é preciso cautela, mudanças no campo da política macroeconômica e, em especial, da política monetária, devem ser feitas com serenidade e transparência, com embasamento técnico e fazendo uso de uma comunicação eficaz com a sociedade”, defendeu.

Para Alves, que atualmente é secretário especial adjunto de Análise Governamental na Casa Civil da Presidência da República, essa atuação do BC contribui para a manutenção da estabilidade macroeconômica no país. “A estabilidade, bem como um sistema financeiro que permita o direcionamento de recursos com volume, prazos e taxas de juros adequadas para financiar a atividade produtiva, é fundamental para garantir um ambiente favorável aos investimentos, permitindo a retomada do desenvolvimento econômico e social sustentável, garantindo o objetivo último do Banco que é a melhoria de vida das condições do povo brasileiro.”

Arcabouço fiscal

Professor pesquisador da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Picchetti tem mestrado em Economia pela USP e doutorado em Economics pela University of Illinois-System. Já desenvolveu pesquisas para o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre-FGV), especialmente em métodos quantitativos em economia, trabalhando há mais de 20 anos na produção de estatísticas econômicas.

Na sabatina, Pichetti destacou que, em razão de seu trabalho com econometria, já teve a oportunidade de interagir com funcionários do BC e de publicar artigos científicos com alguns deles.

Ao analisar o cenário macroeconômico, Picchetti disse que a política monetária tem várias restrições e condicionantes e que uma das mais importantes é a situação fiscal do país. Na avaliação do professor, o arcabouço fiscal aprovado este ano é positivo por prever uma trajetória para a evolução da dívida pública.

“Aprendemos que não é possível ter uma política monetária que não preste atenção a desequilíbrios intertemporais do setor publico no país”, afirmou. “O arcabouço fiscal tem o grande mérito de apontar uma trajetória de sustentabilidade da dívida, e ela [a sustentabilidade] garante que a política monetária possa ter o papel de estabilizar os preços, com níveis de juros que sejam condizentes com um nível de atividade que garanta emprego para a população e desenvolvimento econômico.” Segundo Pichetti, isso precisa ser preservado e deve-se ter em mente que essas variáveis estão interligadas e que cabe ao Banco Central avaliar a evolução do cenário fiscal para implementar a política monetária adequada para garantir a estabilidade da moeda.

Para o professor, o Banco Central independente consegue desempenhar a sua função básica de controle da inflação e de controle da saúde do sistema financeiro de forma mais eficaz. “Um banco central independente não é um banco central que não dialoga, que não presta contas, pelo contrário, é um banco central que tem liberdade de tomar decisões puramente técnicas, independentes de pressões políticas externas, mas tomando essas decisões de forma a honrar essa concessão de autonomia e entregando os melhores resultados possíveis para o país”, argumentou.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho.
L
Fachin vota para reconhecer que escolas devem combater discriminações

Fachin vota para reconhecer que escolas devem combater discriminações

Ministro também foi contra proibição de temas sobre gênero nas escolas
L
Prefeitura de Jaru convoca 19 profissionais aprovados para vários cargos no último concurso público

Prefeitura de Jaru convoca 19 profissionais aprovados para vários cargos no último concurso público

O prazo para a posse é de 30 dias, improrrogáveis.
L
Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

A Lua Cheia de Morango acontece apenas uma vez por ano e sempre no mês de junho.
L
Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Neste caso, a pipoca de micro-ondas não é uma boa pedida.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#EntreLevels | Entrevista Gabriel Mori de Oliveira, influencer

O programa Entre Leves traz uma entrevista exclusiva com Gabriel Mori de Oliveira, um dos influenciadores digitais mais promissores da atualidade.
L

Incêndio em casa abandonada na rua Nicarágua em Porto Velho [VÍDEO]

O medo dos residentes próximos ao local é que o fogo se espalhe para as outras casas nas proximidades.
L

Alessandro Lubiana lança o livro “A Educação Mediada por Tecnologia na Amazônia”

O jornalista rondoniense oferece um panorama completo da educação na região, destacando o papel fundamental da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento educacional.
L

#NortProTeam | Entrevista George Marcio, Presidente da Federação FJJ

Nesta sexta-feira, dia 21, às 15h, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista exclusiva com George Marcio, Presidente da Federação de Jiu-Jitsu (FJJ).
L

Fim de semana de Rock e Feijoada no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa busca informações sobre transporte fluvial da escola Monte Horeb

Segundo a Seduc há um Processo de Aquisição para obtenção de Conjunto Náutico.
L

Cláudia de Jesus requer informações sobre cirurgias ortopédicas e de traumatologia

Deputada solicitou dados sobre tempo de espera, leitos disponíveis e medidas do governo para melhorar o atendimento.
L
Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal informa que o recurso é superior a 600 mil reais e foi destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) o que marca um significativo avanço na infraestrutura esportiva da cidade
L

Alan Queiroz realiza a entrega de plantadeira para os produtores rurais em Nova União

Plantadeira contribui com o plantio e aumenta a eficiência dos trabalhos.
L
Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Durante sua visita, Valtinho se reuniu com importantes parlamentares de Rondônia, incluindo os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério, além da deputada federal Cristiane Lopes e o deputado federal Lebrão.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

A vítima seria um homem de 27 anos que está desaparecido desde a madrugada do último dia 19. O pai do rapaz acompanha as buscas.
18
Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Informações obtidas pelo site dão conta que uma viatura da Polícia Civil foi informada por uma testemunha, sobre o suspeito que cometia o crime e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
14
polícia

Motociclista que bateu em ônibus morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, Thalyssa pilotava uma moto Honda Biz pela Aruba, sentido Mamoré, quando avançou a preferencial da Amador dos Reis e bateu forte na lateral de um ônibus.
18
Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que equipes da PRF e Corpo de Bombeiros foram acionadas para o Local.
12
Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o veículo cruza a via pela Rua Venezuela e a moto bate com força, fazendo a piloto cair do outro lado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.
L
SHOWS & GASTRONOMIA - Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

SHOWS & GASTRONOMIA – Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

“Os shows são gratuitos!”, disse o empresário Sinésio Tapajós.
L

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante evento, em Rondônia

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios
L

Relatório do Ministério dos Transportes não apresenta plano concreto contra impactos ambientais de obras na BR-319

As organizações enfatizam que não são contra as obras na BR-319, mas defendem um processo decisório que respeite a legislação brasileira voltada para a proteção do meio ambiente e priorize um licenciamento ambiental inclusivo
L
Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Parlamentar celebra mais essa conquista para a saúde rondoniense
L
MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

O projeto ofereceu serviços de orientação jurídica, registro de denúncias, atualização e emissão de documentos, oficinas e palestras, dentre outros.
L
JT de Portas Abertas: VT de São Miguel do Guaporé recebe estudantes

JT de Portas Abertas: VT de São Miguel do Guaporé recebe estudantes

Além de conhecerem as instalações, as alunas e alunos tiveram a oportunidade de explorar o universo da Justiça do Trabalho.
L
MPRO participa de evento de prevenção às drogas em Guajará-Mirim

MPRO participa de evento de prevenção às drogas em Guajará-Mirim

Durante o evento, o Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves ministrou palestra sobre a atuação da Promotoria da Infância e Juventude na prevenção e combate às drogas.
L