SEXTA-FEIRA, 21/06/2024

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas

Guarani-Kaiowá, jornalista e antropóloga foram agredidos em MS.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas
Ruy Sposati/Cimi

Organizações sociais cobram punição às pessoas que, nos últimos dias, agrediram ao menos dois indígenas guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul, o jornalista canadense Renaud Philippe, 39 anos, a antropóloga Ana Carolina Mira Porto, 38, e o engenheiro florestal Renato Farac Galata, 41.

Em nota conjunta divulgada na tarde dessa sexta-feira (24), dez entidades afirmam que as ocorrências são graves e evidenciam “a violência a que os povos indígenas vêm sendo submetidos em Mato Grosso do Sul”. Para as organizações, as últimas denúncias também reforçam “os recorrentes relatos a respeito da conduta da Polícia Militar” no estado.

Documentaristas, Ana e Philippe afirmam ter sido agredidos por um grupo de homens encapuzados e armados enquanto trabalhavam no sudoeste de Mato Grosso do Sul, documentando o conflito fundiário que envolve comunidades indígenas e produtores rurais. Segundo o casal, as agressões ocorreram na tarde da última quarta-feira (22), em Iguatemi (MS).

Galata, que conheceu Ana e Philippe durante a assembleia do povo guarani kaiowá, a Aty Guasu, que está ocorrendo em Caarapó, a cerca de 140 quilômetros de Iguatemi, estava com o casal no momento em que o carro em que o trio viajava foi cercado por dezenas de homens armados e encapuzados.

No boletim de ocorrência que registram na Delegacia de Amambai, Ana, Philippe e Galata afirmaram que deixaram a Aty Guasu em Caarapó, com a intenção de ir a uma aldeia indígena em Iguatemi após ouvir que dois indígenas da comunidade estavam desaparecidos.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), horas antes de Ana, Philippe e Galata serem agredidos pelo grupo de desconhecidos, dois indígenas, moradores da área que os guarani kaiowás chamam de Terra Indígena Pyelito Kue/Mbaraka´y, em Iguatemi, foram considerados desaparecidos. A dupla foi posteriormente encontrada ferida, mas, por segurança, as entidades indígenas não divulgaram seus nomes.

Em seus depoimentos à Polícia Civil, Ana, Philippe e Galata contaram que, após alcançá-los e cercá-los, os agressores fizeram com que descessem do carro. Alguns dos homens mascarados passaram a agredi-los, sobretudo Philippe, após se identificar como jornalista e tentar explicar que ele, Ana e Galata estavam na região a trabalho. O canadense diz ter recebido vários chutes nas costas e costelas. Ele também afirma que um dos agressores cortou um pedaço de seu cabelo com uma faca, ameaçando fazer o mesmo com Ana.

De acordo com o trio, enquanto parte dos homens mascarados agredia, outros vasculhavam seus pertences pessoais. No boletim de ocorrência, por roubo, consta que foram levados os passaportes de Ana e Philippe, além de cartões bancários, um crachá de identificação de jornalista internacional, duas câmeras e lentes fotográficas, baterias, dois celulares, uma bolsa e outros objetos. As vítimas dizem ter sido ameaçadas de morte caso não deixassem a região no mesmo dia.

Além da Apib, assinam a nota divulgada nessa sexta-feira as associações Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Brasileira de Antropologia (ABA); Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul; Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Comissão Pastoral da Terra (CPT Nacional); Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM); Campanha Contra a Violência no Campo; Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e as comunidades guarani kaiowá por meio da Aty Guasu.

“As entidades que assinam esta nota manifestam solidariedade aos profissionais que foram covardemente agredidos e reafirmam o compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas”, afirmam as organizações, ao reafirmar a certeza de que a “superação da violência” decorrente da disputa por terras exige a urgente demarcação e homologação dos territórios tradicionais guarani kaiowá.

“A impunidade e a naturalização da violência devem ser enfrentadas com determinação, transparência e firmeza por parte de todos os poderes públicos. A apuração dos crimes deve chegar àqueles que incentivam, financiam, promovem e defendem a violência contra os povos indígenas”, defendem as organizações.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou ontem em Mato Grosso do Sul. Além de promover a escolha, pelos próprios indígenas, de seus representantes no Conselho Nacional de Política Indígena (Cnpi), Sonia participa da Aty Guasu em Caarapó. Em suas redes sociais, a ministra comentou a importância da demarcação das terras indígenas, sem se referir às recentes denúncias de agressões.

“A demarcação de terras é a principal saída para combater a violência no campo. Enquanto Ministério dos Povos Indígenas, estamos atuando pela pacificação da vida nos territórios brasileiros e isso passa pelo diálogo, combate às notícias falsas e desinformação sobre nossas terras, modos de vida e, principalmente, pela luta pela demarcação”, escreveu a ministra em sua página no Instagram.

“Fui até a Terra Indígena Kunumi, em Caarapó, para integrar a assembleia da Aty Guasu. Fizemos um amplo debate sobre as demandas do povo guarani kaiowá, ouvindo atentamente as lideranças indígenas que relataram a violência e violação de direitos que sofrem na região”, acrescentou a ministra.

O caso de Ana, Philippe e Galata está sendo acompanhado pelas defensorias públicas da União (DPU) e de Mato Grosso do Sul (DPE-MS). Embora tenha atendido as vítimas e registrado um boletim de ocorrência, a Polícia Civil deixou a investigação do caso a cargo da Polícia Federal, já que o fato ocorreu em contexto de disputa de terras envolvendo comunidades indígenas e em razão desse conflito.

A PF informou que já realizou “diligências nas localidades próximas” ao local das agressões. Consultada pela Agência Brasil, a embaixada do Canadá informou que foi comunicada de que um cidadão canadense foi agredido em Mato Grosso do Sul. “Funcionários consulares no Brasil estão em contato com os indivíduos e prestam assistência consular. Devido a considerações de privacidade, nenhuma informação adicional pôde ser fornecida.”

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

Tem Lua Cheia de Morango nesta sexta; entenda o fenômeno

A Lua Cheia de Morango acontece apenas uma vez por ano e sempre no mês de junho.
L
Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Pipoca é gostosa, faz bem e aproxima; nutricionista ensina 5 motivos para comer

Neste caso, a pipoca de micro-ondas não é uma boa pedida.
L
Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.
L
SHOWS & GASTRONOMIA - Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

SHOWS & GASTRONOMIA – Confira os eventos que vão acontecer no Mercado Cultural

“Os shows são gratuitos!”, disse o empresário Sinésio Tapajós.
L

Incêndio em casa abandonada na rua Nicarágua em Porto Velho [VÍDEO]

O medo dos residentes próximos ao local é que o fogo se espalhe para as outras casas nas proximidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alessandro Lubiana lança o livro “A Educação Mediada por Tecnologia na Amazônia”

O jornalista rondoniense oferece um panorama completo da educação na região, destacando o papel fundamental da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento educacional.
L

#NortProTeam | Entrevista George Marcio, Presidente da Federação FJJ

Nesta sexta-feira, dia 21, às 15h, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista exclusiva com George Marcio, Presidente da Federação de Jiu-Jitsu (FJJ).
L

Fim de semana de Rock e Feijoada no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L

Em Ariquemes, escolas terão semana dedicada à prevenção de drogas, alcoolismo e fumo

A direção, os coordenadores e professores devem organizar palestras com profissionais educacionais, agentes de segurança ou cidadãos que façam parte de associações de prevenção às drogas lícitas e ilícitas.
L

Mais duas leis que beneficiam servidores da ALE-RO são instituídas por Sérgio Gonçalves

Os decretos foram publicados na edição de ontem (20) do Diário Oficial do Estado (DIOF) na seção dos atos do executivo. As despesas decorrentes das leis correrão por conta da dotação orçamentária da Assembleia Legislativa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa busca informações sobre transporte fluvial da escola Monte Horeb

Segundo a Seduc há um Processo de Aquisição para obtenção de Conjunto Náutico.
L

Cláudia de Jesus requer informações sobre cirurgias ortopédicas e de traumatologia

Deputada solicitou dados sobre tempo de espera, leitos disponíveis e medidas do governo para melhorar o atendimento.
L
Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal informa que o recurso é superior a 600 mil reais e foi destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) o que marca um significativo avanço na infraestrutura esportiva da cidade
L

Alan Queiroz realiza a entrega de plantadeira para os produtores rurais em Nova União

Plantadeira contribui com o plantio e aumenta a eficiência dos trabalhos.
L
Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Durante sua visita, Valtinho se reuniu com importantes parlamentares de Rondônia, incluindo os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério, além da deputada federal Cristiane Lopes e o deputado federal Lebrão.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

PM e Corpo de Bombeiros fazem buscas por cadáver em matagal no Morar Melhor

A vítima seria um homem de 27 anos que está desaparecido desde a madrugada do último dia 19. O pai do rapaz acompanha as buscas.
18
Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Polícia Civil prende foragido que furtava fios em prédio no centro

Informações obtidas pelo site dão conta que uma viatura da Polícia Civil foi informada por uma testemunha, sobre o suspeito que cometia o crime e conseguiram fazer a prisão em flagrante.
14
polícia

Motociclista que bateu em ônibus morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, Thalyssa pilotava uma moto Honda Biz pela Aruba, sentido Mamoré, quando avançou a preferencial da Amador dos Reis e bateu forte na lateral de um ônibus.
18
Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

Caminhão é destruído por incêndio na BR-364 em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que equipes da PRF e Corpo de Bombeiros foram acionadas para o Local.
12
Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o veículo cruza a via pela Rua Venezuela e a moto bate com força, fazendo a piloto cair do outro lado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante evento, em Rondônia

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios
L

Relatório do Ministério dos Transportes não apresenta plano concreto contra impactos ambientais de obras na BR-319

As organizações enfatizam que não são contra as obras na BR-319, mas defendem um processo decisório que respeite a legislação brasileira voltada para a proteção do meio ambiente e priorize um licenciamento ambiental inclusivo
L
Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Parlamentar celebra mais essa conquista para a saúde rondoniense
L
MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

O projeto ofereceu serviços de orientação jurídica, registro de denúncias, atualização e emissão de documentos, oficinas e palestras, dentre outros.
L
JT de Portas Abertas: VT de São Miguel do Guaporé recebe estudantes

JT de Portas Abertas: VT de São Miguel do Guaporé recebe estudantes

Além de conhecerem as instalações, as alunas e alunos tiveram a oportunidade de explorar o universo da Justiça do Trabalho.
L
MPRO participa de evento de prevenção às drogas em Guajará-Mirim

MPRO participa de evento de prevenção às drogas em Guajará-Mirim

Durante o evento, o Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves ministrou palestra sobre a atuação da Promotoria da Infância e Juventude na prevenção e combate às drogas.
L

Mais de 40 ruas do bairro Três Marias recebem manutenção e reparos

Mais de 13 quilômetros serão atendidos com esses serviços de reparo
L
Sicredi abre segunda agência em Vilhena/RO

Sicredi abre segunda agência em Vilhena

Solenidade de inauguração teve a presença do ex-diretor de commodities da BM&FBovespa, diretores da cooperativa Sicredi Univales MT/RO, associados e colaboradores
L

Abertas as inscrições da 6ª edição do Prêmio Boas Práticas Pedagógicas

Inscrições iniciaram nesta sexta-feira (21) e seguem até o dia 31 de julho
L
UNIR analisa cenário econômico de Porto Velho e Cacoal

UNIR analisa cenário econômico de Porto Velho e Cacoal

Pesquisas vão desde a análise de produtos alimentícios e combustíveis até a criação de rankings.
L