SÁBADO, 24/02/2024

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo

Proporção é de 87%, se considerados apenas aqueles com cor informada.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O número de pessoas mortas pela polícia em apenas oito estados brasileiros chegou a 4.219 em 2022. Desse total, 2.700 foram considerados negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, ou seja, 65,7% do total. Se considerados apenas aqueles com cor/raça informada (3.171), a proporção de negros chega a 87,4%. A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo - News RondôniaA cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo - News Rondônia

Os dados são do estudo Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), e divulgado nesta quinta-feira (16), com base em estatísticas fornecidas pelas polícias do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Dos oito estados, apenas o Maranhão não informou a cor/raça de qualquer um dos mortos. Já nos estados do Ceará e Pará, há um grande número de mortos sem identificação de cor/raça: 69,7% e 66,2% do total, respectivamente.

Os dados mostram que a polícia baiana foi a mais letal no ano passado, com 1.465 mortos (1.183 tinham cor/raça informada). Desse total, 1.121 eram negros, ou seja, 94,8% daqueles com cor/raça informada, bem acima da parcela de negros na população total do estado (80,8%), segundo a pesquisa, feita com base em dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Aliás, isso ocorre em todos os sete estados que informaram a cor/raça de parte das vítimas. No Pará, por exemplo, 93,9% dos mortos com cor e raça identificadas eram negros, enquanto o percentual de negros na população é de 80,5%, de acordo com o estudo.

Os demais estados apresentaram as seguintes proporções de mortes de negros entre aqueles com cor/raça informada e percentuais de negros na população: Pernambuco (89,7% e 65,1%, respectivamente), Rio de Janeiro (87% e 54,4%), Piauí (88,2% e 79,3%), Ceará (80,43% e 71,7%) e São Paulo (63,9% e 40,3%).

Racismo

“Os negros são a grande parcela dos mortos pelos policiais. Quando se comparam essas cifras com o perfil da população, vê-se que tem muito mais negros entre os mortos pela polícia do que existe na população. Esse fator é facilmente explicado pelo racismo estrutural e pela anuência que a sociedade tem em relação à violência que é praticada contra o povo negro”, diz o coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Pablo Nunes.

Nunes também destaca que há falta de preocupação em registrar a cor e raça dos mortos pela polícia em estados como Maranhão, Ceará e Pará. “A dificuldade de ser transparente com esses dados também revela outra face do racismo, que é a face de não ser tratado com a devida preocupação que deveria. Se a gente não tem dados para demonstrar o problema, a gente ‘não tem’ o problema e, se ‘não há’ problema, políticas públicas não precisam ser desenhadas.”

O estudo mostrou ainda que, neste ano, a Bahia ultrapassou o Rio no total de óbitos (1.465 contra 1.330). Em terceiro lugar, aparece Pernambuco, com 631 mortes. “Isso significa um cenário de degradação das forças policiais baianas e um processo de falta de políticas públicas de ação do governo estadual para lidar com essa questão, elencando-a como prioridade e estabelecendo metas e indicadores de redução dessa letalidade por parte das forças policiais”, afirma Nunes.

Segundo a Rede de Observatórios, a quarta edição do estudo demonstra o crescente nível da letalidade policial contra pessoas negras. “Em quatro anos de estudo, mais uma vez, o número de negros mortos pela violência policial representa a imensa maioria. E a constância desse número, ano a ano, ressalta a estrutura violenta e racista na atuação desses agentes de segurança nos estados, sem apontar qualquer perspectiva de real mudança de cenário”, afirma Silvia Ramos, pesquisadora da rede.

Segundo ela, é preciso entender esse fenômeno como uma questão política e social. “As mortes em ação também trazem prejuízos às próprias corporações que as produzem. Precisamos alocar recursos que garantam uma política pública que efetivamente traga segurança para toda a população”, completa.

Posicionamentos

A Secretaria de Segurança de São Paulo informou, por meio de nota, que as abordagens da Polícia Militar obedecem a parâmetros técnicos disciplinados por lei, que criou a Divisão de Cidadania e Dignidade Humana e que seus protocolos de abordagem foram revisados. Além disso, oferece cursos para aperfeiçoar seu trabalho – nos cursos de formação, os agentes estudam ações antirracistas.

Uma comissão analisa todas as ocorrências por intervenção policial e se dedica a ajustar procedimentos. A Polícia Civil paulista busca “estabelecer diretrizes e parâmetros objetivos, racionais e legais, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, origem, onde o policial civil, no desempenho da sua atividade”.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que, de janeiro a outubro de 2023, o estado alcançou redução de 22% nas mortes por intervenção de agentes do Estado, se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados, respectivamente,  440 e 569 casos em todo o Pará. A Segup ressalta que as ocorrências são registradas no Sistema Integrado de Segurança Pública pela Polícia Civil e que o campo “raça/cor” não é de preenchimento obrigatório, sendo a informação de natureza declaratória por parte de parentes ou da vítima no momento do registro.

Na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública ressalta que as ações policiais são pautadas dentro da legalidade e que qualquer ocorrência que fuja dessa premissa é rigorosamente apurada e todas as medidas legais são adotadas. A secretaria informa que investe constantemente na capacitação dos efetivos e também em novas tecnologias, buscando sempre a redução da letalidade e a preservação da vida.

Para tanto, foi criado um grupo de trabalho voltado para a discussão e criação de políticas que auxiliem na redução da letalidade policial, promovendo uma análise mais aprofundada das informações provenientes dessas ocorrências, como o perfil das pessoas envolvidas, contextualização e região, entre outros dados que possam colaborar para a redução desses índices. A secretaria destaca ainda que a maioria dos acionamentos  policiais se dá a partir dos chamados via 190 (Centro Integrado de Comunicações) e 181 (Disque Denúncia), além das operações para cumprimentos de mandados determinados pela Justiça.

No Rio de Janeiro, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, em todos os cursos de formação e aperfeiçoamento de praças e oficiais, a corporação insere nas grades curriculares como prioridade absoluta disciplinas como direitos humanos, ética, direito constitucional e leis especiais. A questão racial perpassa, de forma muito incisiva, por todas essas doutrinas na formação dos quadros da corporação.

De acordo com a assessoria, internamente, a Polícia Militar do Rio de Janeiro tem feito a sua parte para enfrentar o desafio do racismo estrutural ao longo de mais de dois séculos. Foi a primeira corporação a oferecer a pretos uma carreira de Estado, e hoje mais de 40% do seu efetivo é composto por afrodescendentes.

A instituição orgulha-se também de seu pioneirismo em ter pretos nos postos de comando. O coronel PM negro Carlos Magno Nazareth Cerqueira comandou a corporação durante duas gestões, nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se uma referência filosófica para toda a tropa, ao introduzir os conceitos de polícia cidadã e polícia de proximidade. No decorrer dos últimos 40 anos, outros oficiais negros ocuparam o cargo máximo da corporação.

Agência Brasil entrou em contato com as polícias dos outros estados e aguarda os posicionamentos.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Grupo vai subsidiar políticas de enfrentamento de mortes no trabalho

Grupo vai subsidiar políticas de enfrentamento de mortes no trabalho

Medida está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
L
Conselho autoriza instalação de canis e gatis em penitenciárias

Conselho autoriza instalação de canis e gatis em penitenciárias

Medida deve ser implantada em todo o Brasil.
L

Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Estudo inclui a construção de um parque fotovoltaico em Porto Velho (RO), em área de 14 mil m² nas dependências da hidrelétrica
L

Geruzza Vargas e a trajetória de sucesso da 3079 Destilados no Momento Empresarial

De uma experiência negativa a uma marca inovadora: a jornada empreendedora por trás da 3079 Destilados
L

PlayStation vs Xbox: O Duelo dos Titãs no Pahpowcast

Debate acalorado revela as facetas de cada plataforma na busca pelo domínio em 2024
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

Com esse objetivo, a Federação das Indústrias do Estado (FIERO) inaugurou nesta sexta-feira, 23, o Observatório da Indústria, um ambiente propício para o setor produtivo local.
L

Menor taxa anual de desemprego; adaptação nos critérios do “Programa Vencer” marcam ações do Governo de Rondônia

A liderança da menor taxa de desocupados começou no quarto trimestre de 2022, e desde então Rondônia tem se sobressaído no país
L
Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Modelo assumiu a liderança no segmento dos SUVs compactos
L

Em visita às comunidades do Baixo Madeira, secretário de segurança com sua guarnição prende foragido da justiça

Durante a operação, que faz parte de uma série de visitas às comunidades do Baixo Madeira, a guarnição liderada pelo Coronel Vital visou ouvir as demandas de segurança pública diretamente da população local.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Marquise abre vaga para Gari em Porto Velho

Se você busca uma colocação profissional e deseja contribuir para a limpeza e conservação da cidade, esta pode ser a chance que você estava esperando
L
Vagas de Emprego

ELLO COMÉRCIO busca Motorista de Carro de Passeio em Porto Velho

Se você é um motorista experiente, comprometido com a segurança e busca uma oportunidade de trabalho em uma empresa sólida e dinâmica, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Ótica Chilli Beans abre oportunidade para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem experiência na área de vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora, esta pode ser a sua chance
L
Vaga de Empregos

B2X CARE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS LTDA. está contratando: Auxiliar de Eletrotécnico

Se você tem experiência na área e busca por uma oportunidade de crescimento profissional, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

Empresa privada oferece oportunidade para Empregada Doméstica em Porto Velho

Uma empresa privada em Porto Velho está buscando preencher uma vaga para o cargo de Empregada Doméstica
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Pedro Fernandes lidera esforços para melhorias significativas nas rodovias de Rondônia

Pedro Fernandes lidera esforços para melhorias significativas nas rodovias de Rondônia

Iniciativa visa compromisso com a segurança, mobilidade e progresso econômico do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Apenado monitorado é espancado e esfaqueado no Teixeirão

URGENTE: Apenado monitorado é espancado e esfaqueado no Teixeirão

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
14
URGENTE: Ataque a tiros deixa um morto e outro baleado na zona sul de Porto Velho

IDENTIFICADO: Tiroteio deixa um morto e outro baleado durante bebedeira na zona sul

Uma equipe do Samu fez a constatação do óbito.
18
Em Jaru, PRF detém condutor alcoolizado se passando por militar

Em Jaru, PRF detém condutor alcoolizado se passando por militar

Teste de alcoolemia retornou o valor de 0,99 Mg/L, três vezes superior à quantidade considerada como crime.
10
URGENTE: Carro avança preferencial e causa grave acidente com moto na zona leste

Carro avança preferencial e causa grave acidente com moto na zona leste

A PM foi acionada para registrar a ocorrência.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homem agride ex-mulher com garrafada e quebra tudo dentro da casa após fim de relacionamento

A mulher contou que está em outro relacionamento e o suspeito não aceita. Ele teria invadido a casa, e agredido a vítima com uma garrafada na cabeça.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inovações e Personalização no Tratamento Ortopédico: A Visão do Dr. Rodrigo Queiroz no Mais Saúde Podcast

Inovações e personalização no tratamento ortopédico: A visão do Dr. Rodrigo Queiroz no Mais Saúde Podcast

Em uma conversa reveladora, o especialista em ombro e cotovelo destaca a precisão diagnóstica e a abordagem centrada no paciente
L

Em Porto Velho/RO, PRF detém homem com 4 Kg de Skunk

O homem estava acompanhado da sua esposa e sua filha, de 4 meses
10

Recebimento da Licença Ambiental: JR FERREIRA LTDA

Licença Ambiental Por Declaração n° 419/SOL/DLA
L
Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

Provas estão previstas para o dia 5 de maio.
L
Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,649 bi em títulos
L
Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Inscritos de 5.555 municípios vão participar da seleção.
L
Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Estudo inclui a construção de um parque fotovoltaico em Porto Velho (RO), em área de 14 mil m² nas dependências da hidrelétrica.
L