DOMINGO, 03/03/2024
Publicidade

HEURO vai custar perto de 200 milhões de reais e será entregue em maio de 2026, daqui a dois anos e meio

PERGUNTINHA: Você ainda dá crédito ao ICMBio e Instituto Chico Mendes, ambos sempre preocupados em atender os interesses das ONGS internacionais na Amazônia, que agora estão dizendo que o boto cor de rosa pode estar caminhando para a extinção?

Por Sergio Pires/NewsRondonia

Publicado em 

HEURO vai custar perto de 200 milhões de reais e será entregue em maio de 2026, daqui a dois anos e meio - News Rondônia

HEURO VAI CUSTAR PERTO DE 200 MILHÕES DE REAIS E SERÁ ENTREGUE EM MAIO DE 2026, DAQUI A DOIS ANOS E MEIO

Dois anos e seis meses. Exatamente foi este o prazo que o grupo vencedor para construir o Hospital de Urgência e Emergência, o Heuro anunciou como Dead Line, ou na linguagem das TVS, a última hora para que alguma matéria entre no ar, para que a obra esteja pronta e entregue totalmente ao governo de Rondônia. Ou seja, pelo calendário, os porto-velhenses e os rondonienses serão atendidos no novo Heuro, no máximo, no final de maio de 2026. Com tudo pronto: estrutura, equipamentos, sistema de água e esgoto; energia elétrica e tudo mais. Até há poucos dias atrás, tudo estava parado. Primeiro, por questões legais envolvendo um imbróglio com o terreno, Ao mesmo tempo, sem ter entregue a documentação exigida no prazo legal, a Prefeitura embargou tudo, Uma liminar na Justiça liberou tudo e autorizou que os serviços fossem recomeçados. Há dez dias, apenas três pessoas trabalhavam no local. Tudo mudou desde o meio da semana passada. Na última sexta-feira, quando visitou o canteiro de obras junto com o secretário de saúde Jeferson Rocha, o deputado da Capital Alan Queiroz ficou surpreso com o que viu. “Já tinha quase 40 operários trabalhando”. Lá, as duas autoridades receberam a informação que só no material da base dos prédios, como algumas colunas enterradas a mais de 18 metros de profundidade, a empresa que está construindo o  Heuro, pelo sistema Built To Serve (como o foi o prédio do Tribunal de Justiça, na avenida Pinheiro Machado) já gastou, só neste trabalho, mais de 5 milhões de reais.

Por que tanta controvérsia em relação à obra, tantas dúvidas e até uma notória má vontade em relação á construção do Heuro (afora, é claro, uma torcida velada de quem é oposição ao atual governo)? Ora, mais de três décadas se passaram, eivadas de promessas, garantias e juramentos de que o Pronto Socorro seria construído, mas nunca o foi. Então, dessa vez, mesmo o início dos serviços, mesmo com os primeiros passados dados e os primeiros investimentos feitos, muita gente ainda está descrente, O que se pode lembrar é que o Heuro é uma obra privada, construída a um custo que poderá chegar 200 milhões, sem um centavo de dinheiro público. A empresa construtora só passará a receber o dinheiro do aluguel da obra (e o receberá por 30 anos) só depois de entregá-la, ou seja, quanto mais rápido terminar, mais cedo recebe. O Heuro passará à propriedade do Estado somente depois de três décadas. O que se espera é que não haja mais nenhum percalço e que, enfim, depois de décadas de espera, finalmente a Capital dos rondonienses ganhe mesmo um Pronto Socorro de qualidade e à altura das nossas necessidades.

VENDA SERÁ APENAS DO SBT. BAND E RÁDIOS CONTINUAM SOB A DIREÇÃO DOS FURTADO E FUNCIONÁRIOS SERÃO INDENIZADOS

Na negociação entre o Grupo Norte Comunicação e a Família Furtado, que deve ser finalizada ainda esta semana, há mais importantes informações que precisam ser dadas, até para corrigir algumas informações publicadas neste Blog, na edição do último Domingo. A mais importante delas: apenas a SBT TV (TVS) tanto de Porto Velho como afiliadas do interior, entrarão no negócio. Nem a BAND e nem as emissoras do Grupo fazem parte da transação.  As rádios, aliás, “continuam muito bem”, disse uma fonte que conhece o assunto. Outra fonte relatou uma importante decisão tomada pelo empresário Rômulo Furtado e suas filhas, que estão passando o comando do SBT adiante. Logo que o martelo for batido e os valores do negócio pagos pelos compradores, será feita a rescisão de todos os mais de 50 funcionários, com o pagamento de todas as indenizações e vencimentos. Ou seja, toda a atual equipe receberá tudo a que tem direito, antes doa novos diretores assumirem e estarem livres para contratarem ou recontratarem quem quiserem. O Grupo Norte começou com uma pequena farmácia e hoje atua em vários setores, incluindo as comunicações, com várias emissoras na região.

CANDEIAS NÃO TEM PREFEITO. TEM QUEM MANDA E QUE DERRUBA QUEM CONTRARIAR SEUS INTERESSES

Uma pequena comunidade. Apenas 22.230 moradores, segundo o censo do IBGE do ano passado. Mas Candeias do Jamari caminha, célere, para se tornar a cidade brasileira que mais cassou seus Prefeitos no menor espaço de tempo.  Foram quatro cassações e, ainda, um dos mandatários, (Chico Pernambuco) assassinado. Antônio Onofre, o Toninho Cerejeiras, foi apenas mais um neste rol de cassações, porque a pequena Candeias foi mordida por uma das cobras mais venenosas que infestam nosso país: a guerra política pelo Poder. Ali, a classe que vive da política e da politicagem, sempre ressalvadas as honrosas exceções, está pouco preocupada com as imensas necessidades da população. A batalha é pelo quanto pior melhor, para que saia este adversário, para que meus interesses sejam atendidos, porque tenho que aproveitar ao máximo, já que a meta deles é a mesma: tomar o poder que está comigo. Não é o Prefeito de Plantão quem governa. É um grupo poderoso de vereadores, com gente importante por trás. Caso tenham seus interesses contrariados, unem-se, como raramente se unem em defesa do que Candeias realmente precisa e tiram do trono aquele que não lhes interessa manter. Toninho Cerejeiras não foi o primeiro e nem será o último a cair. Até que os verdadeiros donos da cidade não a tenham tomado, dentro daquilo que almejam para atender o que priorizam ou seja, eles mesmos, claro que sempre dentro da lei, vão continuar derrubando quem lhes atravessar pelo caminho.

GOVERNADORES QUEREM ASFALTO NA 319, MAS DNIT JÁ AVISOU DUAS PONTES NÃO SERÃO RECONSTRUÍDAS

Pouco depois dos governadores da Amazônia assinarem um documento pedindo o asfaltamento de toda BR 319, um balde de água fria foi jogado na boa intenção dos governantes da região. O Dnit anunciou oficialmente, via Diário Oficial, um “aviso de suspensão” das obras de duas pontes, ambas de grande importância num futuro projeto de ligação asfáltica entre Manaus e Porto Velho. Teria sido uma resposta do governo federal que, sob a liderança da ministra Marina Silva, tem demonstrado que não apoia a obra, considerada de vital importância para toda a região?  A publicação do Dnit avisa que não serão construídas a ponte sobre o rio Curuçá e nem sobre o rio Autaz Mirim. Ambas desabaram no final do ano passado e o Ministério da Infraestrutura (hoje dos Transportes) decidiu que elas   seriam reconstruídas durante este ano. Na semana passada, durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Marcos Rocha (Rondônia), Wilson Lima (Amazonas), Antonio Denarium (Roraima), Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Clécio Vieira (Amapá), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Carlos Brandão Júnior (Maranhão) divulgaram documento de apoio à Frente Parlamentar da Amazônia, destacando a importância da obra para toda a população. O Dnit já avisou que nem as pontes vai reconstruir, mas não deu qualquer explicação sobre o que motivou a decisão.

RENAN FILHO AUTORIZA LICITAÇÃO DA PONTE E ANUNCIA CONCESSÃO DA BR 364 POR 20 ANOS, COM PEDÁGIO A 11 REAIS POR CADA 100 KM

Foi dois em um! Durante audiência com participação de autoridades de forma presencial (como o senador Confúcio Moura e o coordenador) e Online (o governador Marcos Rocha, os deputados federais Lúcio Mosquini e Thiago Flores e o diretor geral do Dnit no Estado, André Fernandes) o ministro Renan Filho não só assinou a autorização da licitação da ponte binacional Brasil/Bolívia. Ele trouxe uma surpresa especial para o encontro: os passos iniciais para a privatização da BR 364, no trecho Vilhena/Porto Velho. Deu até detalhes. Como o valor inicial do pedágio (muito tempo antes da licitação, que pode baixar ainda mais) de 11 centavos o quilômetro, ou sejam 11 reais a cada 100 quilômetros, pelo menos dez vezes menos do que se falava anteriormente, nos projetos de privatização e duplicação da rodovia quando eram anunciados para o futuro. A privatização, via concessão por um período de 30 anos, significará, segundo o projeto  que está sendo enviado ao Tribunal de Contas da União para análise, um investimento da empresa vencedora, de nada menos do que 8 bilhões de reais, ou seja, algo em torno de 250 milhões de reais/ano.  Durante sua participação Online, convidado a falar pelo ministro Renan Filho duas vezes, o governador Marcos Rocha não poupou agradecimentos a Renan Filho; aproveitou para dizer que Rondônia tem crescido muito e chegará ainda mais longe, com o apoio da bancada federal – a quem conclamou para estar junto com seu governo, nas lutas por Rondônia e se disse muito feliz com tanto investimentos do governo federal em seu Estado.

RONDÔNIA COMEMORA: QUASE 125 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM NOVE MESES

Quando se ouve falar em risco de crise, em temor na economia e percalços que poderão afetar o bolso do brasileiro, Rondônia continua nadando de braçada. O Estado se manteve, até o nono mês do ano, detentor da menor taxa de desemprego do Brasil inteiro.  E chegou no final de setembro com um número altamente positivo, neste contexto: um total de 124.093 empregos gerados com trabalhadores com carteira assinada. Houve desempenho positivo nos cinco grupos econômicos: Serviços, Indústria Construção; Agropecuária e Comércio.  Foi mais uma boa notícia para o Palácio Rio Madeira/CPA, na mesma semana em que o Governo recebeu a distinção Diamante, como o de maior transparência entre todas as unidades da Federação. O governador Marcos Rocha, comemorou os avanços. “O governo de Rondônia está construindo um Estado forte em empregabilidade. Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado é atrativo para negócios e que gera bem-estar para a população. Queremos avançar ainda mais na geração de empregos e renda com políticas públicas que atendam à necessidade dos rondonienses”, salientou. Rocha destacou ainda com todos os avanços que estão ocorrendo e obras que virão, como a ponte binacional em Guajará, nos ligando à Bolívia.

SÃO SÓ HIPÓTESES E PERGUNTAS SIMPLES SOBRE CASOS REAIS QUE AFETAM NOSSO PAÍS, MAS QUE HOJE SE FAZ DE CONTA QUE NÃO EXISTEM

Vamos criar duas situações hipotéticas. Ambas envolvendo fatos reais e, por essas coincidências da vida, as duas envolvendo o nosso vizinho Amazonas.  Caso 1: imaginemos que no governo anterior, de Bolsonaro, uma pessoa ligada ao tráfico de drogas e a facções criminosas, conhecidas de todos, fosse recebida (nem vamos falar em algum assessor de ministro, mas por alguém do terceiro escalão do governo ou até pelo porteiro de algum órgão governamental) por qualquer representante governista? Dá para se ter ideia do escândalo da mídia, denunciando o absurdo e exigindo que o STF tomasse medidas imediatas, inclusive com a prisão de todos os envolvidos? A grande maioria dos brasileiros saberia a resposta para este caso, que é apenas uma obra de ficção sobre um fato real. O outro caso, mesmo ocorrido, mas cujo enredo é hipotético, se assemelha. Onde seria colocado a madeira para crucificação dos infiéis governistas que permitisse que o Amazonas fosse dominado por queimadas, mais de 16 mil delas e que Manaus passasse semanas sob uma fumaça que esconde quase tudo na enorme cidade?  Quantos artistas estariam lacrando, denunciando a destruição da floresta, fazendo vídeos com musiquinhas, pedindo a prisão de todos os que estariam lavando suas mãos? Quantos dias duraria no cargo o ministro responsável pelo meio ambiente? Precisa falar mais alguma coisa?

OBRAS DA NOVA CÂMARA ANDAM RÁPIDO E REUNIÕES VOLTAM AO PRÉDIO DO BAIRRO EMBRATEL NO INÍCIO DE FEVEREIRO

Em fevereiro do ano que vem, quando forem retomadas as atividades do ano legislativo, a estrutura interna e vários novos serviços já estarão à disposição dos vereadores e da população, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. Nesta semana, o presidente da Casa e vice-prefeito de Porto Velho, Márcio Pacele, acompanhado do vereador Everaldo Fogaça, foi ver de perto o andamento das obras da reforma no prédio. As melhorias abrangem o plenário, sala de reuniões e a Presidência, prevendo um ambiente mais moderno e funcional. A obra prevê a instalação de um novo teto e o aumento da altura para melhorar a qualidade de som e instalação de sistema de informatização, proporcionando melhor qualidade de trabalho para os vereadores. Além disso, a iniciativa visa facilitar o acesso do público aos seus representantes, promovendo uma interação mais próxima durante as sessões. O processo de licitação em andamento busca a informatização completa da Câmara Municipal. As votações serão automatizadas, agilizando o processo legislativo e garantindo maior transparência. As sessões contarão ainda com um sistema de transmissão online, permitindo que o público acompanhe as atividades legislativas pelas redes sociais. A volta ao prédio reformado, no Bairro Embratel, está agendada para o início de fevereiro, Até lá as sessões continuam sendo realizadas no Plenário do prédio que abriga a Escola do Legislativo, na rua Major Amarante.

PERGUNTINHA

Você ainda dá crédito ao CMBio e Instituto Chico Mendes, ambos sempre preocupados em atender os interesses das ONGS internacionais na Amazônia, que agora estão dizendo que o boto cor de rosa pode estar caminhando para a extinção?

HEURO vai custar perto de 200 milhões de reais e será entregue em maio de 2026, daqui a dois anos e meio - News Rondônia

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com diploma de doutorado ‘inexistente’, vice-reitora da UNIR pede afastamento

Professora alegou que o diploma seria pela UFRGS, a instituição negou que ela tenha um diploma pela casa.
L

Governo de Rondônia promove Feira de Empreendedorismo Feminino e Mesa Redonda em Jaru

O evento será realizado na Rua Florianópolis, em frente à Escola Capitão Silvio de Farias, das 18h às 22h.
L
Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Presidente Milei promete impedir noticiário da Télam.
L
Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Estima-se que 26 milhões de brasileiros vivem sem acesso a notícias
L
Kakebo: método japonês para finanças ganha popularidade e ajuda na hora do aperto

Kakebo: método japonês para finanças ganha popularidade e ajuda na hora do aperto

Para começar o Kakebo você só vai precisar de um caderno, uma caneta e uma calculadora.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

Gospel News entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

O programa Gospel News promete trazer uma conversa inspiradora para seus telespectadores.
L
Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Dakota Johnson brilha como a misteriosa heroína em um universo de possibilidades infinitas
L
Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Brasil responde ao aumento recorde de casos com ações preventivas e educação pública
L
Programa Sintonia 360 entrevista: Deus‐Deval de Lima dos Reis

Programa Sintonia 360 entrevista: Deus‐Deval de Lima dos Reis

o Sintonia 360 promete levar você a uma jornada inesquecível no coração da família, sob a perspectiva de um dos mais respeitados pensadores da atualidade.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Vagas de Emprego

Empresa Anuncia Vaga para Pedreiro em Porto Velho

Se você é habilidoso, proativo e tem experiência como Pedreiro, essa pode ser a sua chance de fazer parte de um time dedicado e em constante crescimento.
L
Vagas de Emprego

Empresa Abre Vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você é uma pessoa comunicativa, organizada e tem experiência na função, essa pode ser a sua chance de fazer parte de uma empresa dinâmica e em constante crescimento.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS em busca de Gerente de Vendas para integrar sua equipe em Porto Velho

Se você é proativo, possui habilidades de liderança e está preparado para impulsionar o crescimento das vendas, essa pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

A inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã representa um importante passo na garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade para a população local.
L

Deputado Cássio Gois destaca compromisso da ALE durante abertura dos trabalhos legislativos de 2024

Gois reafirmou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo progresso de todos os rondonienses.
L

Vereador Everaldo Fogaça participa da inauguração da unidade da Vila da Penha da SALTA-Z

O vereador Everaldo Fogaça que destacou a importância desta iniciativa para a comunidade local.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

O Deputado destaca a relevância da matéria e respeita a competência do Poder Executivo Estadual em dispor sobre o tema.
L
Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Rondônia assume a liderança no ranking na região Norte em exportação de carne.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferido em acidente com capotamento na Pinheiro Machado

Motorista fica ferido em acidente com capotamento na Pinheiro Machado

A PM de trânsito foi acionada para fazer o registro da ocorrência.
14
Homem é preso pela Polícia Militar na Zona Leste de Porto Velho com armas de fogo e drogas

Homem é preso pela Polícia Militar na Zona Leste de Porto Velho com armas de fogo e drogas

Diante das informações, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes de Porto Velho.
12

Alerta em Jaru: serpente encontrada em carrinho de bebê gera preocupação

Crescente ocorrência de animais perigosos em áreas residenciais acende sinal vermelho entre moradores
10
Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Segundo a PM, o suspeito foi visto por um policial militar de folga, quando transitava de moto carregando o armamento, depois se trancou em uma residência.
14
Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Não houve registro de pessoas feridas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sabores do campo são destaque na Feira da Agricultura Familiar, em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proposta é levar os produtos da agricultura familiar à população urbana.
L
Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores acompanharam as orientações sobre a organização da Feira.
L
Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

ABORL-CCF e a Sociedade Brasileira de Otologia destacam benefícios da técnica que está mudando a vida de pacientes com perda auditiva severa e profunda.
L
Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Para os pesquisadores, esses estudos representam mais do que simples avanços científicos. São passos concretos na direção de uma agropecuária mais eficiente.
L
Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Durante o ano de 2024, ainda teremos outros eventos astronômicos.
L
Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Uma das peças que mais chamam a atenção dos turistas é a réplica da antiga estação telegráfica, utilizada por Rondon nas expedições.
L
Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Serviço tem 78 anos e produz 500 matérias por dia.
L
Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Alerta é da Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia.
L
ASSISTA: Câmera registra acidente que matou motociclista em avenida na capital

Câmera registra acidente que matou motociclista em avenida na capital de Rondônia

Uma câmera registrou quando a motociclista transitava sentido bairro, quando passou direto no final da avenida e bateu forte contra o muro de um condomínio.
18
Crianças que têm cães se exercitam mais, mostra estudo

Crianças que têm cães se exercitam mais, mostra estudo

Entre as crianças observadas, 307 não tiveram um cão em casa no período.
L