SÁBADO, 02/03/2024
Publicidade

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas

Censo revela nível insatisfatório de atividades educacionais.

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil -

Publicado em 

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas
Fotos Mídias sociais
Entre os 27 estados do Brasil, 23 não estabelecem número de vagas para as atividades de leitura em estabelecimentos prisionais. Em 15 estados a relação entre oferta e demanda não atingiu um nível satisfatório. Os dados fazem parte do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Prisional.Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas - News RondôniaLevantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas - News Rondônia

Com média nacional de 2,4 livros dos acervos das bibliotecas por pessoa presa, restrições de acesso ao material foram relatadas em 39,3% das unidades prisionais. No próprio acesso às bibliotecas, 21,5% das unidades indicam que há critérios para que os detentos possam acessar os livros, tais como bom comportamento e participação em outros projetos da unidade.

O censo é uma das iniciativas do Programa Fazendo Justiça, parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Com a finalidade de estimular a universalização da leitura e a remição de pena, a pesquisa avaliou a estrutura e as condições que permitem atividades educativas e o acesso à leitura nas 27 unidades federativas, além de investigar aspectos como a existência de bibliotecas, iniciativas, práticas e atividades de leitura”, informou o CNJ. A equipe contou com cinco coordenadores regionais e 27 pesquisadores de campo.

Levantamento

Coordenadora geral da pesquisa, Christiane Russomano Freire informou que o trabalho foi realizado durante 1 ano e meio, em duas etapas e não se restringiu ao sistema prisional brasileiro, mas se estendeu ao sistema socioeducativo. Christiane é professora da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e doutora em Ciências Criminais pela PUC-RS.

A pesquisa foi realizada em 1.347 estabelecimentos prisionais estaduais, que correspondem a 99,6% dos presídios no país. O 0,4% restante corresponde aos cinco estabelecimentos prisionais federais. Do total de estabelecimentos que participaram, 30,4% não têm bibliotecas ou espaços de leitura e 26,3% não realizam atividades educacionais.

“Isso é um dos calcanhares de Aquiles. Temos que resolver esta questão das bibliotecas, porque elas impactam diretamente nas ações de leitura”, afirmou Christiane Russomano Freire, durante a cerimônia de lançamento do Censo, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no centro do Rio, na última quinta-feira (26).

No campo da inclusão, os dados mostram que 53% das unidades com biblioteca não garantiam acesso ao espaço para pessoas sem alfabetização, e 92% não asseguravam o acesso de pessoas com deficiência. O censo revela que 53% das pessoas privadas de liberdade são analfabetas ou têm ensino fundamental incompleto.

Racismo

O mapeamento indicou que há 656.725 pessoas nos estabelecimentos estaduais prisionais. No entanto, ao comparar os dados com levantamentos por raça, cor e etnia há uma inconsistência, pois esse total somaria 560.209 pessoas, ou 85,4% do que indicou o censo. A explicação para essa diferença, sengundo o CNJ, é que muitos presídios não contam com essa informação e preencheram os questionários marcando NI (não informado).

“Nessa perspectiva, as inconsistências dos dados referentes às categorias raça/cor/etnia, identificadas no conjunto dos estabelecimentos prisionais brasileiros, devem ser abordadas e compreendidas como expressão contundente do racismo estrutural e institucional, que não apenas tangencia, mas, sobretudo, oculta uma das mais importantes e instrumentais características do sistema prisional brasileiro: a seletividade sociorracial”, apontou o documento.

O censo apontou ainda que a análise dos indicadores das variáveis de raça, cor ou etnia demonstram claramente a sobrerrepresentação de pessoas pretas (15,8%) e pardas (48,9%) no sistema prisional nacional.

Conforme os dados, a soma atinge a fração de 64,7% da população prisional, “fato que evidencia uma importante desproporção quando consideradas as estatísticas nacionais oficiais, que registram a representação desses grupos em aproximadamente 56,1% do total da população do país”, indicou, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) – Características Gerais dos Moradores 2020-2021.

Gênero

A população privada de liberdade do gênero masculino soma 626.603 pessoas, o que correspondente a 96% do total. Já no gênero feminino são 28.700 pessoas, que representava 4% das pessoas privadas de liberdade.

Pessoas com deficiências

Entre as pessoas com deficiências (PCD), as respostas dos estabelecimentos prisionais ao censo indicaram há maior incidência de PCD mentais (3.939 pessoas), seguidos por pessoas com deficiência física (2.646 pessoas), deficiência visual (951 pessoas) e deficiência auditiva (572 pessoas).

Escolaridade

Conforme dados consolidados no Sistema de dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de janeiro a junho de 2020, a população prisional em atividades educacionais alcançou 12,28% das pessoas encarceradas, ou 92.661 pessoas em número absolutos.

Dentro deste grupo, 9.765 se dedicavam às atividades de alfabetização; 9.189 às atividades complementares; 31.066 faziam ensino fundamental; 15.180, ensino médio; 7.380, ensino superior; 3.195 frequentavam cursos profissionalizantes e 23.428 usufruíam do direito à remição pelo estudo e pelo esporte.

“Considerando a soma total de 701.401 pessoas aprisionadas naquele período, chama a atenção o irrisório percentual de aproximadamente 3,36% de pessoas que usufruíram o direito à remição pelo estudo e pelo esporte”, apontou o Censo.

Vagas

Dos estabelecimentos prisionais que responderam às questões, nota-se que há 1,5 pessoa por cada vaga. Isso corresponde a um déficit de 50% de vagas.

Nos estados de Minas Gerais, Ceará, Goiás e Paraíba, as médias de pessoas privadas de liberdade por vagas oferecidas são iguais à média nacional (1,5). Tocantins é o único estado brasileiros em que não há déficit, havendo uma pessoa para cada vaga existente.

Alguns estados, no entanto, têm déficits menores que a média nacional: Maranhão, Bahia e Alagoas tem 1,1 pessoa por vaga, seguidos por Roraima e Santa Catarina, com 1,2 pessoa por vaga; Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo (1,3); Mato Grosso e Acre (1,4).

Por outro lado, 11 estados brasileiros têm déficit prisional maior que a média nacional. São eles: Amapá (1,6 pessoa por vaga), Espírito Santo (1,6), Piauí (1,7), Sergipe (1,7), Distrito Federal (2,0), Amazonas (2,0), Roraima (2,1), Rio de Janeiro (2,1), Mato Grosso do Sul (2,3), Pernambuco (2,6) e Rio Grande do Norte (4,2), onde as médias são superiores ou muito superiores à média nacional.

Remição

Pela legislação brasileira, conforme o tempo de leitura, as pessoas em ambiente prisional conseguem remição das penas O objetivo mais mencionado entre as unidades que declararam possuir práticas e projetos de leitura, foi a garantia do direito à remição da pena, com 611 menções ou 82,9% da totalidade.

Na sequência aparecem a universalização do direito de acesso à leitura, com 488 (66,2%) menções; a ocupação do tempo das pessoas privadas de liberdade, 483 (65,5%); a promoção da cidadania, 474 (64,3%); a contribuição para o processo de educação formal, 459 (62,3%) menções; a preparação para a vida extramuros, com 448 (60,8%); promoção da autoestima, autonomia e pensamento crítico com 445 (60,4%) o desenvolvimento da criatividade com 372 (50,5%) menções; a interação social com seus pares, 315 (42,7%); e, por fim, a produção literária e artística com 260 (35,3%) menções dentre as unidades que responderam o levantamento.

Segundo o CNJ, o censo permitiu que o órgão elaborasse a proposta de um Plano Nacional de Fomento à Leitura nas Prisões.

“Parece evidente que a construção, implantação e consolidação de uma política nacional de leitura para o sistema penitenciário brasileiro exige, das gestões prisionais e das instituições do sistema de Justiça, um olhar atento para as particularidades e vulnerabilidades que marcam a população prisional, dentre elas as deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas”, diz o documento.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Presidente Milei promete impedir noticiário da Télam.
L
Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Estima-se que 26 milhões de brasileiros vivem sem acesso a notícias
L
Kakebo: método japonês para finanças ganha popularidade e ajuda na hora do aperto

Kakebo: método japonês para finanças ganha popularidade e ajuda na hora do aperto

Para começar o Kakebo você só vai precisar de um caderno, uma caneta e uma calculadora.
L
RCD Cidades discute como inovação tecnológica pode transformar cidades de pequeno porte

RCD Cidades discute como inovação tecnológica pode transformar cidades de pequeno porte

Programa de entrevistas da Rede Cidade Digital traz o case de Assaí (PR). Adoção de tecnologias acessíveis e inovações abertas são alguns dos caminhos para driblar os orçamentos reduzidos.
L
Detran-RO introduz na Central de Serviços, Módulo Pessoa Jurídica para desburocratizar atendimento

Detran-RO introduz na Central de Serviços, Módulo Pessoa Jurídica para desburocratizar atendimento

Usuários evitam filas e espera ao acessar a Central de Serviços do Detran-RO.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

Gospel News entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

O programa Gospel News promete trazer uma conversa inspiradora para seus telespectadores.
L
Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Dakota Johnson brilha como a misteriosa heroína em um universo de possibilidades infinitas
L
Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Brasil responde ao aumento recorde de casos com ações preventivas e educação pública
L
Programa Sintonia 360 entrevista: Deus‐Deval de Lima dos Reis

Programa Sintonia 360 entrevista: Deus‐Deval de Lima dos Reis

o Sintonia 360 promete levar você a uma jornada inesquecível no coração da família, sob a perspectiva de um dos mais respeitados pensadores da atualidade.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Vagas de Emprego

Empresa Anuncia Vaga para Pedreiro em Porto Velho

Se você é habilidoso, proativo e tem experiência como Pedreiro, essa pode ser a sua chance de fazer parte de um time dedicado e em constante crescimento.
L
Vagas de Emprego

Empresa Abre Vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você é uma pessoa comunicativa, organizada e tem experiência na função, essa pode ser a sua chance de fazer parte de uma empresa dinâmica e em constante crescimento.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS em busca de Gerente de Vendas para integrar sua equipe em Porto Velho

Se você é proativo, possui habilidades de liderança e está preparado para impulsionar o crescimento das vendas, essa pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

A inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã representa um importante passo na garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade para a população local.
L

Deputado Cássio Gois destaca compromisso da ALE durante abertura dos trabalhos legislativos de 2024

Gois reafirmou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo progresso de todos os rondonienses.
L

Vereador Everaldo Fogaça participa da inauguração da unidade da Vila da Penha da SALTA-Z

O vereador Everaldo Fogaça que destacou a importância desta iniciativa para a comunidade local.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

O Deputado destaca a relevância da matéria e respeita a competência do Poder Executivo Estadual em dispor sobre o tema.
L
Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Rondônia assume a liderança no ranking na região Norte em exportação de carne.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Segundo a PM, o suspeito foi visto por um policial militar de folga, quando transitava de moto carregando o armamento, depois se trancou em uma residência.
14
Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Não houve registro de pessoas feridas.
12
ASSISTA: Câmera registra acidente que matou motociclista em avenida na capital

Câmera registra acidente que matou motociclista em avenida na capital de Rondônia

Uma câmera registrou quando a motociclista transitava sentido bairro, quando passou direto no final da avenida e bateu forte contra o muro de um condomínio.
18
URGENTE: Motociclista morre após bater em muro de condomínio

Motociclista morre após bater em muro de condomínio

As primeiras informações dão conta que a vítima seguia de moto sentido bairro, quando passou direto no final da via, bateu no meio fio e depois no muro de um condomínio.
18

Carro fecha motociclista e causa acidente na zona sul

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou à vítima para à UPA sul.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores acompanharam as orientações sobre a organização da Feira.
L
Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

ABORL-CCF e a Sociedade Brasileira de Otologia destacam benefícios da técnica que está mudando a vida de pacientes com perda auditiva severa e profunda.
L
Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Para os pesquisadores, esses estudos representam mais do que simples avanços científicos. São passos concretos na direção de uma agropecuária mais eficiente.
L
Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Durante o ano de 2024, ainda teremos outros eventos astronômicos.
L
Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Uma das peças que mais chamam a atenção dos turistas é a réplica da antiga estação telegráfica, utilizada por Rondon nas expedições.
L
Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Serviço tem 78 anos e produz 500 matérias por dia.
L
Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Alerta é da Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia.
L
Crianças que têm cães se exercitam mais, mostra estudo

Crianças que têm cães se exercitam mais, mostra estudo

Entre as crianças observadas, 307 não tiveram um cão em casa no período.
L
Exportações de carne bovina crescem e ultrapassam 960 milhões de dólares em Rondônia

Exportações de carne bovina crescem e ultrapassam 960 milhões de dólares em Rondônia

Rondônia continua entre os seis maiores exportadores de carnes do país, com abertura de mercado em vários países.
L
Sesau divulga processo seletivo para Projeto Voluntariar, com 200 vagas em diversas áreas

Sesau divulga processo seletivo para Projeto Voluntariar, com 200 vagas em diversas áreas

As inscrições serão abertas no dia 4 de março, contemplando diversas modalidades profissionais com lotação em Porto Velho.
L