O Advogado, Deputado Constituinte José Guedes, um dos homenageado pela OAB Rondônia, juntamente com o também Constituinte Federal Assis Canuto, pelos 35 anos da Constituição Federal, agradeceu a iniciativa do Presidente da OABRO, Márcio Nogueira e diretoria, pela iniciativa e inclusão dos Chefes de Poderes e de Instituições no rol de homenageados.
Guedes destaca que foi emocionante ouvir o discurso do Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Doutor Ulisses Guimarães, reverberado pelo Presidente do Tribunal de Justiça, o Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, pois o transportou para o dia da promulgação da Constituição Cidadã.
O Advogado disse também que foi uma viagem no tempo ouvir a representante do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), a ouvidora-geral Andréa Damascena Engel, lendo o nome das 26 mulheres eleitas para a Assembleia Nacional Constituinte e pontuando os avanços conquistados pela ‘Bancada do Batom’.
O Constituinte ressaltou sua admiração pelo trabalhos das mulheres das atividades públicas ou privadas, concordando com a representante da Advocacia Geral da União (AGU), a procuradora-chefe Carine Nunes de Albuquerque Oliveira, quanto a necessidade de que as mulheres aceitem as oportunidades que surgirem nas escaladas das carreiras profissionais.
Guedes enfatiza também que ouvir o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, dizer que “devemos lembrar que ela é uma obra em constante evolução, moldada pelo diálogo democrático e pela vontade do povo. É responsabilidade de todos nós zelar por sua preservação e aprimoramento, garantindo um futuro melhor para as gerações vindouras”, fortaleceu sua esperança de que a Constituição brasileira terá vida longa.
Na oportunidade o ex-parlamentar revelou que o que mais ama dentre as conquistas proporcionadas pela Constituição de 1988 é o SUS – maior sistema de saúde pública do Mundo, o amparo social aos idosos a partir dos 65 anos e às pessoas com deficiência, com a ajuda mensal de um salário mínimo e a proteção e defesa do consumidor.
O Advogado José Guedes, finalizou declarando: “O Poder Judiciário de Rondônia é referência para Mundo e a OAB é partícipe na aceleração das decisões, na uniformização das decisões e no aperfeiçoamento do sistema eletrônico, ressaltando que o Direito não é apenas Ciência, mas também Filosofia, fato que faz com que a inteligência artificial seja uma tecnologia de ajuda e não de substituição dos operadores do Direito”.