SEXTA-FEIRA, 14/06/2024

Como o racismo impacta a saúde mental de atletas

Os números apresentados foram assustadores, aproximadamente 41,8% dos jogadores de futebol ou trabalhadores negros do futebol do Brasil disseram ter sido vítimas de racismo durante o exercício de suas atividades.

Por Amanda Ciaramicoli, psicanalista esportiva/Ricardo Silva - 20

Publicado em 

Como o racismo impacta a saúde mental de atletas

Nos últimos dias foi divulgada uma pesquisa realizada entre julho e agosto de 2023, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da empresa esportiva Nike, sobre o preconceito no maior e mais popular esporte do país. Os números apresentados foram assustadores, aproximadamente 41,8% dos jogadores de futebol ou trabalhadores negros do futebol do Brasil disseram ter sido vítimas de racismo durante o exercício de suas atividades.

Em 21/05, deste ano, torcedores do Valencia chamaram o jogador brasileiro do Real Madrid, Vinicius Junior, de macaco desde a chegada do ônibus ao estádio, continuando os insultos durante o jogo. No segundo tempo, o brasileiro apontou dois torcedores que estavam imitando sons do animal e cometendo racismo contra ele.

O Brasil é um país multicultural, que apresenta uma população com várias contribuições étnicas, o que torna dificílimo estabelecer rótulos para a participação de atletas negros no esporte. Um país cuja população, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE,  é formada por 56% de pessoas negras.

Conforme os resultados de uma consulta realizada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, considerando os insultos, “piadas” ou “ataques”, o que se percebe é que essas situações ocorrem majoritariamente nos estádios (53,9%), nas redes sociais (31,4%), nas sedes ou centros de treinamento dos equipamentos (11,4%) e, em menor medida, nos hotéis (3,3%). O problema também aparece dentro das populações indígenas, que afirmaram que 31,6% sofreram algum tipo de racismo, enquanto 52% dos participantes da pesquisa afirmaram ter visto algum caso.

Em agosto passado, o governo federal propôs uma série de ações, entre elas estão a criação de selo e de prêmio para entidades esportivas antirracistas, a oferta de assistência psicológica para atletas negros e parcerias educativas entre torcidas organizadas e coletivos. Na vanguarda da luta contra o racismo brasileiro, temos o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, idealizado com o objetivo de monitorar, acompanhar e noticiar os casos de racismo no futebol brasileiro, assim como divulgar e desenvolver ações informativas e educacionais que visem erradicar essa praga que tanto macula a sociedade nacional.

Essas atitudes são importantes e devem fazer parte de uma nova rotina de trabalho em todas áreas do esporte. Iniciando os trabalhos nas categorias de base. Todavia, o que o racismo provoca na psique dos atletas negros no início de carreira? Como especialista no tema, acredito que uma das primeiras consequências visíveis é o medo. O medo de perder, o medo de perder o espaço dentro da equipe, da bronca e da comparação com outros atletas que não são negros.

O medo é uma característica biológica que faz parte da nossa vida. E por que existe o medo? O medo é uma reação de defesa na verdade, todo o nosso corpo e o cérebro trabalham com o objetivo de sobrevida. Então, o que acontece? Nosso cérebro é muito sensível a algumas coisas, e ele armazena com muito mais facilidade situações que, por exemplo, nos expõem a risco. Então tudo aquilo que agride ou que ele entenda que seja um risco à sobrevivência, virá à memória, assim, prejudicando o rendimento dos atletas mirins.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o estresse elevado tanto para os atletas em início da carreira (categorias de base) como para os profissionais. O estresse é gerado pela falta da gestão emocional. Essa ausência pode impactar, sim, nas competências cognitivas dos atletas e, consequentemente, interferir na performance. Logo, momentos de estresse prolongados e mal gerenciados causam problemas cognitivos para os atletas, como, por exemplo, falta de atenção, falta de concentração, dificuldades para reação e tomada de decisão e alteração do humor, tudo isso pela falta de gestão emocional.

O que acontece? Quando estamos muito estressados, passando por um período difícil como no caso de uma violência racial e esta situação é mal gerenciada, o organismo libera cortisol pelas glândulas suprarrenais e quando esse cortisol chega no cérebro há diminuição da permanência da serotonina nas fendas sinápticas.

Isso é significativo, e apenas para termos uma ideia, por exemplo, remédios antidepressivos atuam diretamente nessa permanência da serotonina entre as fendas sinápticas. Apenas para elucidar quão importante é termos serotonina nesta região.

O ponto que infelizmente chego é que o racismo leva pessoas saudáveis e habilidosas em suas funções dentro do esporte a apresentarem um quadro depressivo. Em algumas situações, há casos de tentativas e até de suicídio dentro do esporte.

Dados do Ministério da Saúde, do ano passado, apresentam índices preocupantes de suicídio entre adolescentes e jovens negros no Brasil. O número de suicídios é 45% maior entre jovens negros do que entre jovens brancos. Além disso, a pesquisa mostrou ainda que o risco aumentou 12% entre a população negra nos últimos anos e permaneceu estável entre brancos.

Nesse recorte, a faixa etária de 10 a 29 anos é a que mais sofre, principalmente as pessoas do sexo masculino que têm chance 50% maior de tirar a vida do que entre brancos da mesma idade. Os números são alarmantes. O suicídio ainda é um tabu e o racismo vivido contribui para situações emocionais graves, é preciso vencer as barreiras e falar abertamente sobre saúde mental.

Além disso, por muitas vezes, as queixas raciais são subestimadas ou individualizadas, tratadas como algo pontual, de pouca importância e ainda culpabilizando aquele que sofre o preconceito. Aproveitemos este setembro amarelo e vamos jogar ainda mais luz no combate ao racismo, associado aos cuidados com a saúde mental, muitas vezes negligenciada por quem deveria cuidar desses atletas. Não podemos aceitar ou validar comportamentos que prejudiquem a capacidade cognitiva dos nossos atletas em suas competições. O esporte deve ser lugar de bem-estar e acolhida, não de preconceitos.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 126 mil famílias em Rondônia recebem o Bolsa Família em junho

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 693,67. Cronograma de pagamentos segue até o dia 28
L
Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

No primeiro momento, foco será no Pantanal e na Amazônia
L
Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

O local, que funcionará de segunda a domingo, das 10h às 22h, servirá como um ponto focal para informações sobre campanhas de saúde e vacinação, além da aplicação de diversas doses.
L
Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

“Alterações são naturais do processo de gestão”, diz Magda Chambriard
L
Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Pratos típicos retratam mistura de culturas no Brasil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Beni, FELCC e Umopar apreendem aviões e um extenso carregamento de pasta base de cocaína

A droga de origem peruana tinha como destino o Brasil.
10, L

Em Manaus, polícia monta operação para prender PMs envolvidos com o tráfico de drogas

MP-AM revela que PMs foram flagrados por câmeras carregando drogas.
10

#EntreLevels | Entrevista MC Wset

O apresentador Alisson conversará com o MC Wset sobre sua trajetória na música e muito mais.
L

#NortProTeam | Entrevista Charles Oliveira (One Punch), campeão de MMA pela SFT Combat

Na próxima sexta-feira, dia 14, às 15h, o programa Nort Pro Team! traz uma entrevista exclusiva com Charles Oliveira One Punch,
L

Emoção de Cinema: News Rondônia e Cine Araújo Revelam os Felizardos!

Aventura Cinematográfica com os Ingressos Premiados!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

PROCESSO SELETIVO: Inscrições para contratação imediata na Semasf encerram nesta quinta-feira (13)

Prefeitura de Porto Velho oferece 51 vagas para níveis fundamental, médio e superior
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Convocados devem comparecer entre os dias 12 a 14 de junho na Sema, no horário das 8h às 12h
L
Publicidade

POLÍTICA

Vao Oliveira apresenta propostas transformadoras para Porto Velho no #ComunidadeNews

Pré-candidata a vereadora, Vao Oliveira, discute suas visões e planos em entrevista ao Comunidade News
L

Compromisso com a Comunidade: Sabiá se apresenta como pré-candidato a vereador de Porto Velho

Em entrevista ao Comunidade News, Sebastião L. de Araújo destaca propostas para infraestrutura, juventude e políticas públicas
L

Ieda Chaves solicita policiamento ostensivo e novos totens de segurança no Morar Melhor

Atuação da Sesdec deve ser ampliada na região dos residenciais Total Ville 1 e 2, na capital.
L
Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

O projeto atende todos os servidores públicos e fomenta a economia.
L
Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Novo prédio atende a comunidade do bairro Bom Futuro e adjacências.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista ferido vai embora depois de grave acidente no centro

A PM foi acionada para fazer o registro.
12
Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

A ação tem como objetivo retirar os invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.
10
Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso teria feito um assalto onde chegou a agredir a vítima com coronhada na cabeça, e na hora de fugir, colocou a arma na cintura, momento que houve um disparo acidental que atingiu o órgão genital do criminoso.
16
Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, durante a briga ambos foram esfaqueados, no entanto, o rapaz em estado mais grave foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital João Paulo II.
16
Homem é encontrado morto com mãos amarradas em residência no Cristal da Calama

Homem é torturado e morto enforcado no Cristal da Calama

As primeiras informações dão conta que familiares sentiram falta do rapaz e quando entraram no imóvel, encontraram ele morto todo ensanguentado e mãos amarradas para trás.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICE BOYS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

A competição reuniu 14 times e foi realizada pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV).
L
Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

Um encontro importante para discutir o papel do setor privado na ampliação do impacto sustentável na América Latina e no Caribe.
L
Rondônia é o primeiro estado a aderir à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Rondônia é o primeiro estado a aderir à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Além de fornecer informações críticas, a ReGIC serve também, como uma plataforma de compartilhamento de experiências entre seus membros.
L
Inscrições gratuitas para formação empreendedora de artesãs vão até domingo

Inscrições gratuitas para formação empreendedora de artesãs vão até domingo

As aulas serão totalmente online, permitindo que as participantes tenham acesso ao conteúdo de qualquer lugar.
L
Inflação de 2024 pesa mais para famílias de renda muito baixa

Inflação de 2024 pesa mais para famílias de renda muito baixa

Maior pressão é atribuída a efeitos climáticos sobre alimentos
L
Produção industrial recua em cinco dos 15 locais pesquisados em abril

Produção industrial recua em cinco dos 15 locais pesquisados em abril

Pará e Bahia tiveram piores resultados, mostra IBGE
L
Senado: Pacheco diz que PL do aborto "jamais iria direto ao plenário"

Senado: Pacheco diz que PL do aborto “jamais iria direto ao plenário”

Aborto é diferente de homicídio, defende.
L
Decreto reduz a zero IPI de produtos doados ao Rio Grande do Sul

Decreto reduz a zero IPI de produtos doados ao Rio Grande do Sul

Notas fiscais devem seguir regras para evitar incidência de alíquota
L