O 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, premiou o aluno Ian Lucas Alcântara Giradelli Matos como primeiro lugar no certame, edição estadual. “É uma alegria saber que há jovens interessados em estudar a arte de escrever bem, e os Correios se sentem honrados em premiar o aluno e a escola”, destacou o superintendente estadual Lucindo Pereira da Silva. A unidade do Classe A no bairro Eletronorte, igualmente premiada, foi representada na ocasião pela diretora pedagógica, professora Zaira Saavedra. A premiação aconteceu na Agência Central dos Correios, em Porto Velho, nesta manhã.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela UPU, sediada em Berna, na Suíça, tem o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.
Este ano, o Concurso escolheu como tema da redação das cartas: “Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão” O vencedor de Rondônia, Ian Lucas, tem 16 anos e é aluno do 2º ano do ensino médio no Classe A.