Nestes últimos meses, o Google tem notado a procura por internautas de Rondônia das seguintes frases: “Como fica o tempo hoje? Chove hoje? Será que chove hoje?
As perguntas são as mais digitadas na plataforma digital, aumentando cada vez mais, principalmente por conta da estiagem. Com temperaturas nas alturas, a chuva se tornou objeto de desejo: “Quando chove em Rondônia?” A resposta é, não tem probabilidade para os próximos dias.

Quem é daqui sabe que a estiagem costuma ser rigorosa. No corpo, os efeitos são os primeiros a serem sentidos. A baixa umidade do ar acaba por provocar uma série de doenças, doenças respiratórias.
Na capital, Porto Velho, o clima seco começa a trazer problemas. Desde a tarde quarta-feira, a umidade relativa do ar tem estacionado na cada dos 30%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um ‘aviso meteorológico’ em que alerta um índice de até 20% no estado e em outras regiões do país.
O índice começa a preocupar, principalmente para a saúde humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) menciona que o nível ideal é entre 50 e 60%, abaixo “ou acima disso já é necessário tomar alguns providencias”.
O alerta do Inmet se estende para todo o estado de Rondônia. Apesar do cenário, o órgão não enxerga o risco para incêndios florestais e a saúde, mas recomenda que durante a estação, as pessoas tomem alguns cuidados, como: beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.