TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa

Na prática, isso significa que elas terão a oportunidade de acumular créditos tributários, como detalha o advogado.

Por SIMPI - ƒ

Publicado em 

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

O advogado Marcos Tavares Leite trouxe as atualizações sobre as últimas votações que ocorreram na Câmara dos Deputados e como isso afeta as Micro e Pequenas Empresas. A PEC 45/19, que trata da Reforma Tributária do país aprovada na Câmara dos deputados no último dia 7 de julho, não deve tirar a tranquilidade dos MEI’s, Micros e Pequenas Empresas, pois a decisão não traz grandes mudanças quanto a tributação para os integrantes da categoria, mas trará a possibilidade de algumas inovações para os contribuintes como optar por recolher os impostos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) fora do Simples Nacional. Na prática, isso significa que elas terão a oportunidade de acumular créditos tributários, como detalha o advogado. “Por essa ecolha de impostos ser realizada fora do programa, permitirá a acumulação de créditos tributários. Isso pode ser benéfico para empresas que têm muitas transações que geram esses créditos”. Segundo ele, a PEC da Reforma Tributária assegura a manutenção do Simples Nacional e a opção de outro regime tributário, caso a empresa queira. Além disso, foi discutido sobre o Processo Administrativo do CARF (Conselho de Administração de Recursos Fiscais). O que foi aprovado é uma verificação de critérios, consagrando o voto de qualidade. Assista:

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Recentemente foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, IBC-BR, considerado uma prévia da inflação. De acordo com o economista Otto Nogami, a última divulgação criou uma certa euforia no mercado, pois houve uma queda de 2% neste índice. Resultado disso foi alta na Bolsa de Valores e dólar mais baixo. No entanto, o especialista alerta para a retomada da atividade econômica. “O segundo semestre tende a apresentar uma queda na atividade econômica, puxada pela atividade agrícola”, comenta Nogami. Ele ainda acrescenta que o Boletim Focus prevê um crescimento de 2,24% na economia brasileira deste ano contra 1,3% para o ano que vem. “Essa diferença de projeções mostra que existe algum problema na atividade econômica e essa performance é fruto de algumas ações governamentais”, conclui Otto Nogami. Assista:

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Neste 1º semestre de 2023, as Pequenas Empresas foram as campeãs em falências e recuperações judiciais em conformidade com os dados do SERASA. Entre janeiro e junho de 2023, o Brasil registrou 593 pedidos de recuperações judiciais das empresas o que representa um crescimento de 52,1% em relação ao mesmo período de 2022, quando os dados bateram 390 requerimentos, que é avaliado pelo Serasa como o pior número dos últimos três anos e é fruto da alta da inadimplência das empresas, que alcançou 6,48 milhões em maio. Ainda segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, nos seis primeiros meses de 2023, as empresas de grande porte foram as que menos demandou por recuperações judiciais (3). A Micro e Pequena Empresa liderou os pedidos (63), seguidas por Média Empresa (26). Na visão por setores, companhias de “Serviços” tiveram a maior parcela (261), depois “Comércio” (168), “Indústria” (112) e “Primário” (52). Também no primeiro semestre de 2023, foram registrados 546 pedidos de falência das empresas, um aumento de 36,2% na comparação com o mesmo período de 2022. A maioria dos requerimentos de falências vieram de Micros e Pequenas Empresas (303), depois Média Empresa (129) e Grande Empresa (114). Os setores se dividiram entre Serviços (220), Indústria (172), Comércio (150) e Primário (4).

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Pesquisa Nacional do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi), em parceria com Datafolha, mostra a taxa de juros praticadas pelos bancos está sendo mortal para 92% das empresas. Segundo os dados da 7ª rodada da pesquisa Simpi/Datafolha, apesar do volume de consulta de empréstimos e financiamento por empresas da indústria de micro e pequeno porte ter aumentado de 11% para 17% entre o bimestre de fevereiro e março e abril e maio, 46% dessas empresas tiveram os seus pedidos rejeitados pelas instituições financeiras. O fenômeno tem como causa, o fato da taxa Selic ter galopado de 2% para 13,75% em curto espaço de tempo. A alta taxa praticada pelo Banco Central, explicada em parte pela guerra Rússia X Ucrania e pela efeito COVID somado a irresponsabilidade fiscal do executivo, leva a inadimplência das empresas e das famílias, por exemplo – fatores esses que estão sendo usados pelos bancos para restringirem ainda mais o acesso ao crédito as empresas, formando assim um ciclo vicioso e extremamente perigoso. De acordo com a pesquisa Simpi/Datafolha, 39% das empresas entrevistadas apontaram a taxa de juros bancários, que já andam pela casa dos 20%, 30% como o principal obstáculo para conseguirem empréstimos. Se cair num cartão de crédito já vai para mais de 400%. Além destes fatores, os empresários também apontaram as dívidas e as garantias exigidas pelos bancos como causas para a dificuldade no acesso ao crédito. Ao final aparecem na pesquisa só 8% das empresas estão em posição confortável, ou seja, 92% das empresas estão com problemas na administração de seus negócios.

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Se você é microempreendedor individual (MEI), precisa ficar atento o as novas regras para MEIs serão aplicadas a partir de setembro. O portal para emissão da nota fiscal já está em funcionamento desde o mês de abril e pode ser conferido por meio do seguinte endereço eletrônico da Receita Federal. De acordo com o governo federal, o site tem vários serviços para as pessoas que estão com dúvidas e mesmo com dificuldades para se adequar às novas regras.

O limite para se adequar às novidades é o mês de setembro. Até lá, quem quiser continuar emitindo as notas nos portais disponibilizados pelas prefeituras podem fazê-lo, mas apenas até setembro. Depois disso, é preciso voltar às novidades apresentadas pelo governo federal. Atualmente, o Brasil conta com mais de 15 milhões ( 93 mil em RO) de empresas inscritas na categoria de MEI. Esta nova emissão começou oficialmente no dia 3 de abril, mas foi prorrogado para o dia 1º de setembro deste ano, após uma decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trilha voadora observada no céu de Porto Velho: o fenômeno é resultado da interação entre aeronaves e condições atmosféricas

O rastro no céu, na verdade, são cristais de gelo que formam longas linhas brancas na atmosfera. Este fenômeno é conhecido como contrails, ou trilhas de condensação.
L
NOTA OFICIAL: EMDUR esclarece sobre informações falsas a respeito do Parque da Cidade

NOTA OFICIAL: EMDUR esclarece sobre informações falsas a respeito do Parque da Cidade

A Emdur informa que todas as pautas apresentadas serão analisadas com responsabilidade e atenção às necessidades sociais da comunidade.
L

Retraction Facial: a técnica do Dr. Marcelo Almeida que redefine o contorno do pescoço e elimina a papada

Cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida explica como o Retraction Facial redefine o contorno facial com segurança, eficácia e recuperação rápida
L

Agenda News: Grego celebra no sábado (12), o Dia Mundial do Rock com noite de clássicos, rock brasileiro e bandas autorais

Old Blend, Boulevard e bandas autorais comandam a festa no Grego com repertório que vai dos anos 80 ao new metal.
L
Lula vê divergência sobre IOF como própria da democracia, mas considera derrubada "Anticonstitucional"

Lula vê divergência sobre IOF como própria da democracia, mas considera derrubada “Anticonstitucional”

Presidente discute embate com o Congresso sobre imposto e aguarda reunião no STF para conciliação.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins!

Uma das festas mais populares do mundo compartilha sua graciosidade
L

Welison Nunes é o entrevistado do programa Ponto & Contraponto desta segunda-feira, às 16h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe Welison Nunes da Silva, advogado com mais de 13 anos de atuação no Regime Geral de Previdência Social.
L
ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

Candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos devem apresentar documentação às instituições até 18 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L

Trump afirma que Bolsonaro é alvo de “caça às bruxas” no Brasil

Declarações do ex-presidente dos EUA reacendem debates sobre perseguição política e polarização no país
L
Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sistema de monitoramento da PM identifica veículo roubado na zona rural de Porto Velho

Um Volkswagen Gol branco, com placas do município de Campo Grande (MS), foi identificado como veículo roubado na tarde desta segunda-feira (data atual), após ser flagrado por câmeras de segurança da Polícia Militar na Estrada da Penal, em Porto Velho (RO).
10
Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho resulta em ferimentos sérios para as ocupantes da motocicleta.
16
Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

O corpo de uma idosa foi encontrado em estado avançado de decomposição nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, em um apartamento no bairro Tiradentes, em Porto Velho (RO).
18
Polícia Civil Prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Polícia Civil prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Dois homens com mandados de prisão em aberto, investigados por roubos e liderança de facção, são detidos em condomínio da capital.
10
Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estiagem 2025: Governo de RO abre inscrições para contratar brigadistas temporários

Estiagem 2025: Governo de RO abre inscrições para contratar brigadistas temporários

Seleção vai reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais em Rondônia durante o período mais crítico do ano
L

Recebimento da Licença de Operação (LO): Bem Comercio de Combustível Ltda

Licença De Operação Nº 159056/COLMA/SEDAM
L
Alexandre de Moraes mantém prisão de "Kid Preto" em trama golpista

Alexandre de Moraes mantém prisão de “Kid Preto” em trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes decide pela manutenção da prisão do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, réu no processo da trama golpista.
L

Paulo Origa é o entrevistado do programa Jovem News desta segunda, às 17h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 17h, o Jovem News recebe Paulo Origa, servidor público e estudante de Direito, para um bate-papo sobre sua experiência nas eleições de 2024.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CONVENIÊNCIA E LAVANDERIA LAVA BEM CAMINHONEIRO LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO)
L
Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Presidente dos EUA publica cartas a líderes e ameaça nova onda de taxações a partir de 1º de agosto, além de visar países alinhados ao Brics.
L

Recebimento de Licençamento (LAS): START COMÉRCIO DE BATERIAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS) n.º 016.00282.002/2025-SUL
L
Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Anvisa alerta sobre riscos do formol e Ácido Glioxílico em alisantes de cabelo

Produtos irregulares podem causar desde irritações na pele a problemas respiratórios e danos irreversíveis aos fios.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): PET SHOP PETCHARMME LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.