A emissão reconhece e imortaliza a contribuição da escritora para o cenário literário e cultural, nacional e internacional. Lygia Fagundes Telles, considerada uma das maiores escritoras brasileiras, é autora de obras consagradas, como “As Meninas”, “Ciranda de Pedra” e “Antes do Baile Verde”. Sua escrita marcante e talento literário inquestionável renderam-lhe distinções como o Prêmio Camões, um dos mais prestigiosos da língua portuguesa.
Sobre o selo – Para a arte da peça filatélica, produzida por Cecília Langer, foi utilizado o portrait da escritora em primeiro plano na cor azul e ao lado esquerdo abaixo da composição, duas jovens que retratam o conto “Antes do Baile Verde”, de sua autoria. Lantejoulas em tamanho aumentado dão elasticidade à cena, onde também a cor verde enfatiza o nome do conto, em que as jovens se arrumam para ir a um Baile de Carnaval. O selo é todo elaborado na técnica de talho-do-doce, em uma ilustração que busca capturar a essência e importância de Lygia para a literatura brasileira.
Com essa iniciativa, os Correios reforçam seu compromisso em valorizar e reconhecer grandes nomes da cultura brasileira, como Lygia Fagundes Telles, através de emissões postais especiais que eternizam sua importância e contribuição para a sociedade.
Com tiragem inicial de 96 mil selos e valor unitário de 1º Porte da Carta (R$ 2,45), o selo estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios. Mais informações estão disponíveis no Blog da Filatelia.