QUARTA-FEIRA, 19/06/2024

Coluna do Simpi – Reforma Tributária: O Simpi está no Congresso Nacional

A maior preocupação está na regulamentação e no período de transição, incluindo a definição de alíquotas para diferentes setores e a questão do aproveitamento e transferência de créditos tributários.

Por SIMPI

Publicado em 

Coluna do Simpi - Reforma Tributária: O Simpi está no Congresso Nacional - News Rondônia

A reforma tributária está em andamento na Câmara dos Deputados, com debates e questionamentos em audiências públicas. Representantes de entidades governamentais e o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, participaram dessas discussões, apontando lacunas e possíveis soluções. Fica evidente que a Reforma Tributária é importante e desejada por todos, desde que seja efetiva, sem aumentar a carga tributária, simplificando o sistema e ampliando a base de arrecadação. A maior preocupação está na regulamentação e no período de transição, incluindo a definição de alíquotas para diferentes setores e a questão do aproveitamento e transferência de créditos tributários. É essencial acompanhar e influenciar a regulamentação para garantir uma reforma tributária efetiva, mantendo uma ampla base de contribuintes e assegurando que os impostos sejam pagos de forma razoável, simples e justa. A proposta de Emenda Constitucional em discussão já assegura a manutenção do Simples Nacional.

Coluna do Simpi - Reforma Tributária: O Simpi está no Congresso Nacional - News Rondônia
Foto: Freepik

Em semana de possível aprovação de nossa Reforma Tributária, tão necessária, viemos ao Congresso Nacional conversar com nossos parlamentares. A tarefa coube ao dirigente de Rondônia Cicero Noronha que está em Brasília e leva as considerações da categoria, e com vistas a assegurar no relatório da Reforma Tributária a manutenção do regime tributário do Simples Nacional, que é importante instrumento para manter na formalidade as micro e pequenas empresas, e o emprego de milhares de trabalhadores, eis que são as maiores geradoras de empregos do Brasil.

Simpi está Congresso Nacional III

Aos parlamentares explicamos que ainda que pese esparsas críticas ao regime diferenciado que já existe desde o ano 1996, é fato que os números mostram que, desde a instituição do SIMPLES no ano 1996 (27 anos) houve incremento da receita tributária para todos os entes federados. E como sugestão, dispomos a forma de adaptar o Simples Nacional ao novo modelo tributário, facultando ao contribuinte enquadrado no Simples optar entre dois modelos de recolhimento do IBS.

Simpi está Congresso Nacional IV

Os lembramos também, que o limite de faturamento para enquadramento das microempresas permanece o mesmo desde 2006 e para pequenas empresas desde 2016. Assim, urge a adequação e revisão dos limites de maneira a assegurar a subsistência e formalidade das empresas. Para tanto, após aprovação no Senado Federal, aguarda ser pautada na Câmara dos Deputados, desde abril de 2022, ainda que em regime de urgência, o PLP 108/2021.

Lembramos ainda que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 279/2023, que dispõe sobre o julgamento em segunda instância do processo administrativo fiscal pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

Coluna do Simpi - Reforma Tributária: O Simpi está no Congresso Nacional - News Rondônia
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Congresso Nacional realiza nesta quarta-feira (5) o relançamento oficial da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas. Na nova legislatura, a Frente será presidida pelo deputado Helder Salomão (PT-ES). Uma das pautas prioritárias da Frente será a proteção dos pequenos negócios na Reforma Tributária. A importância do evento está formação de grupo de parlamentares da Câmara e do Senado na defesa das pautas levadas pela categoria ao Congresso Nacional. O evento lembra ainda a criação da 1ª Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa no ano de 1998, resultado do trabalho realizado pelas entidades Sindicato da Micro e Pequena Industria de Rondônia – Simpi, Sindicato das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Comércio do Estado de São Paulo (Simpec), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc) e da Federação das associações de Micro e Pequena Empresas e Empreendedores Individuais do Estado de Tocantins ( FAMPEC) tendo à frente a época de seus dirigentes Leonardo Sobral, Francisco Miele Neto, Haroldo Neitzketc e Antônio Vieira, respectivamente.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que comemorar o aniversário da entidade com o lançamento da Frente é símbolo. “Isso significa a união entre o setor produtivo e Congresso para aprovar reformas justas e inclusivas”, afirma. Já pelo Simpi/RO estará presente ao evento o dirigente Cicero Alves de Noronha Filho representando a entidade.

Coluna do Simpi - Reforma Tributária: O Simpi está no Congresso Nacional - News Rondônia
Foto: https://www.contabilivre.com.br/

O mercado financeiro oferece algumas opções de cartão de crédito voltados especialmente para quem é MEI (microempreendedor individual). Porém, recentemente, o governo Lula lançou um cartão de crédito para incentivar a vida financeira de pequenos empreendedores, que estão em fase inicial de investimentos. Os empreendedores que tem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) tem várias facilidades quando decide solicitar um cartão, como juros mais amenos, aprovação facilitada e muito mais. Porém, no novo projeto do governo, a ideia é que exista um cartão de crédito vinculado ao Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), que é um banco do governo, e o principal objetivo é realmente investir no trabalho dos empreendedores brasileiros. O Novo cartão tem limite de R$ 10 mil com financiamento de até 48 meses e pagamentos com parcelas fixas com juros de 1,5% a.m. e oferece crédito pré-aprovado para compra de bens e serviços credenciados, como máquinas e equipamentos; partes, peças e componentes; insumos para produção; materiais para construção; mobiliário; eletrônicos; serviços de inovação e embalagens; softwares; veículos e muito mais. Para solicitar é preciso possuir CNPJ e ser MEI, ou ter uma micro, pequena e acessar o site do BNDES no endereço https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/.

Coluna do Simpi - Reforma Tributária: O Simpi está no Congresso Nacional - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em encontro com Lula, diretor-geral da PF faz balanço das ações de combate aos crimes na Amazônia

Em apenas um ano de governo, ações inutilizaram mais de 750 dragas do garimpo ilegal de ouro.
L

Dia Mundial do Orgulho Autista: Celebrando a diversidade e conscientização

Objetivo é mudar a percepção social e valorizar as diferenças
L
UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB

UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB

UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB.
L
UNINASSAU promove visita de acadêmicos ao Hospital Santa Marcelina

UNINASSAU promove visita de acadêmicos ao Hospital Santa Marcelina

O local é referência no estado devido ao atendimento aos pacientes com amputações de membros.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A parlamentar tem a pauta das famílias atípicas como prioridade e pontua ser muito justo oferecer a essas famílias serviços de proteção, acompanhamento psicológico e terapêutico, com atenção integral à saúde, informação e formação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

#TudoPodE | Entrevista Sabrina Barros, proprietária da Finnas Academia

Na quarta-feira, dia 18, às 18h, o PodCast Tudo PodE trará Fábio Camelo entrevistando Sabrina Barros.
L

Rondônia têm o 3° maior número de estações de recarga para veículos elétricos do Norte

Esse número acompanha a adesão de carros eletrificados em todo o território nacional, segundo dados divulgados na semana passada.
L

Rondônia em 3° lugar no ranking dos estados com maior volume de crédito em relação ao PIB

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) em uma plataforma social e teve base informações do Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
L

#ComunidadeNews | Entrevista Dr. Clever Custodio, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta terça-feira, dia 18, às 16h35, o programa Comunidade News, apresentado por Carlos Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L

Grande rede de restaurantes espera por candidatos à vaga de atendimento até esta quinta-feira (20)

As vagas são para primeiro emprego ou pessoas sem experiência
L

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 104 vagas de trabalho

Vagas têm diferentes pré-requisitos que devem ser observados
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois investe em agricultura familiar e entrega tendas para feira municipal de Ministro Andreazza

Deputado Cássio Gois investe em agricultura familiar e entrega tendas para feira municipal de Ministro Andreazza

Na última sexta-feira (14), o deputado estadual Cássio Gois (PSD) visitou o município de Ministro Andreazza, e em parceria com o Parlamento local e o Executivo municipal, ele busca fortalecer a agricultura familiar da região.
L

Comissão avalia PL que autoriza o acionamento da força policial para retirar invasores independente de ordem judicial

No início do mês, o Governo Federal, por meio da Força Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fez a desintrusão na Terra Indígena Karipuna (TIKA), entre Porto Velho e Nova Mamoré.
L

Cinco parlamentares de Rondônia concorrem a prêmio de apoio à indústria: Confira os nomes

A categoria especial, Apoio à Indústria, será oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
L
Câmara de Vereadores e Portal da Transparência

Câmara de Vereadores e Portal da Transparência: Garantia de acesso à informação

Confira o Portal da Transparência!
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Apenado monitorado e namorada sofrem grave acidente durante fuga da PM na zona sul

Ambos foram socorridos pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12

TRÁFICO: Dono e gerente de boca de fumo são presos preparando drogas na zona leste

Após entrada na residência, os suspeitos foram flagrados preparando as drogas para distribuir nas bocas de fumo menores.
10

RECAPTURADO: BPTAR prende foragido com pistola furtada e munições na zona sul

Na pesquisa nominal, foi verificado que o suspeito estava com dois mandados de prisão em aberto.
10

ASSISTA: Vídeo mostra homem levando menina de 12 anos para abusar na vala

A Polícia Civil, com apoio da PM, conseguiu identificar e fazer a prisão do suspeito, que estava no bairro Agenor de Carvalho, e confessou ter cometido o crime.
16
PF deflagra a Operação Vigilantia para apurar tráfico de drogas em RO

PF deflagra a Operação Vigilantia para apurar tráfico de drogas em RO

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Ji-Paraná
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa oferece a federações-membros ferramenta de combate a abuso online

Fifa oferece a federações-membros ferramenta de combate a abuso online

Plataforma visa moderar discurso de ódio nas redes sociais
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: ROTARY CLUB DE PORTO VELHO MADEIRA MAMORÉ

Rua Rui Barbosa nº 933 – bairro Arigolandia – Porto Velho-RO
L

Requerimento da Licença Ambiental: DERONDONIA FARMACEUTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Maioria do STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Maioria do STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Não há prazo para julgamento da ação penal
L
Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle

Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle

Quatro ministros da Primeira Turma do Supremo ainda vão votar
L
RS e BNDES negociam parceria estratégica sobre desastres ambientais

RS e BNDES negociam parceria estratégica sobre desastres ambientais

Para governador, tragédia expõe resiliência do estado
L
Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

Será 1º país do Sudeste Asiático a adotar medida
L
Mercado Público de Porto Alegre reabre com 53 lojas

Mercado Público de Porto Alegre reabre com 53 lojas

Espaço estava fechado desde 3 de maio, após enchente recorde
L
Chuvas: Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões

Chuvas: Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões

Defesa Civil emitiu alerta para eventos extremos até a tarde de quarta
L
PGR defende no STF tornar réus acusados do assassinato de Marielle

PGR defende no STF tornar réus acusados do assassinato de Marielle

Suprema Corte julga hoje o recebimento da denúncia
L