SEXTA-FEIRA, 14/06/2024

Recursos do Google vão facilitar acesso a benefícios sociais e vacinas

Empresa também tem projetos para alertas climáticos.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Recursos do Google vão facilitar acesso a benefícios sociais e vacinas
Arquivo Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos reservados
O usuário que fizer buscas sobre benefícios sociais como o Bolsa Família e o seguro-desemprego encontrará no topo dos resultados da busca do Google um painel com links para conteúdos oficiais do governo federal. A iniciativa, anunciada durante o evento Google for Brasil, nesta terça-feira (27), em São Paulo, tem o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).Recursos do Google vão facilitar acesso a benefícios sociais e vacinas - News RondôniaRecursos do Google vão facilitar acesso a benefícios sociais e vacinas - News Rondônia

Com objetivo de facilitar o acesso a informações confiáveis sobre os benefícios, o recurso está entrando no ar aos poucos e deve aparecer para os usuários nos próximos dias, informou o Google.

Dados do Google Trends mostram que as buscas pela plataforma GOV.BR aumentaram 90% no Brasil em cinco anos. Já as buscas por Bolsa Família, incluindo o Auxílio Brasil, teve alta de mais de 250% no mesmo período. As perguntas mais buscadas pelo tema são Quem tem direito ao Bolsa Família?, Como se cadastrar? e Como saber se fui aprovado?

“Além desses serviços, já temos mais de 4.200 serviços digitais na plataforma GOV.BR, como obter o passe livre, solicitar aposentadoria, obter financiamento do Fies e muitos outros. Destacam-se ainda as ferramentas de Prova de Vida Digital e a Assinatura GOV.BR, que podem ser utilizados pelos usuários na solicitação de serviços. Essa parceria com o Google vai ajudar a dar mais segurança para os cidadãos que buscam informações sobre os serviços ofertados pelo governo federal”, disse, em nota, Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI.

A busca e o Google Maps vão dar ainda informações atualizadas sobre 39 mil postos de vacinação e unidades básicas de Saúde (UBS). Ao buscar no Google por Postos de saúde perto de mim, Vacina perto de mim, Pontos de Vacinação ou Onde posso me vacinar?, a plataforma exibirá os postos mais próximos de quem está procurando. Quando o usuário clicar em uma das unidades, terá acesso a dados sobre localização, telefone, site e horários de funcionamento.

Alertas climáticos

Entre as iniciativas anunciadas nesta terça-feira, estão também parcerias com autoridades e pesquisadores para o monitoramento e a previsão de problemas climáticos.

O Google vai usar inteligência artificial para ajudar a detectar incêndios e inundações ribeirinhas. O alerta de inundações ribeirinhas, para detectar as cheias de rios, foi lançado em novembro do ano passado e agora terá expansão, atingindo 80 localidades.

A novidade anunciada no evento desta terça-feira é que os alertas para enchentes em regiões ribeirinhas serão enviados por notificações no celular.

De acordo com a empresa, usuários do sistema Android que estiverem com suas notificações ligadas e localizados próximos das regiões impactadas por inundações ribeirinhas começarão a receber alertas em tempo real e previsão no celular. Antes, o alerta estava apenas disponível na busca e no Maps. Essa é uma atualização do Sistema de Alerta de Previsão de Inundações, que usa IA e dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Além de distribuir alertas, o recurso oferece informação sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias, que podem ajudar a população ribeirinha a se proteger com até sete dias de antecedência. “De novembro a abril, o sistema emitiu 58 alertas de enchentes em tempo real em todo o país, em seis estados brasileiros, impactando 4,4 milhões de pessoas que moram nas regiões afetadas”, informou a empresa.

Em abril, o Google já havia anunciado colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa e Espaciais (Inpe), que faz monitoramento de incêndios e desmatamento, para testar uma tecnologia que combina dados de imagens de satélite com IA para fazer a detecção de incêndios em estágio inicial. Os alertas já começaram a ser emitidos em caráter de teste para o Inpe, informou a plataforma.

A empresa anunciou também parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro para ajudar a criar modelos de IA capazes de prever, com mais precisão e em curto prazo, a hora exata de uma chuva ou tempestade, para a cidade do Rio de Janeiro.

“Esses são só alguns exemplos do potencial da inteligência artificial do Google para trazer impacto social e contribuir com o trabalho das autoridades locais na previsão de enchentes e outras tragédias naturais. E o mais importante, possibilitar às populações afetadas mais acesso a informações confiáveis para mantê-las seguras em momentos críticos”, disse o diretor do Google Brasil, Fábio Coelho.

Endereços

O Google anunciou também parceria com a ONG Gerando Falcões e a logtech naPorta (startup de logística) para mapear e criar endereços digitais em 20 comunidades brasileiras até o final de 2023, começando pelas favelas Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos, e Tubulação, em Poá, ambas na Grande São Paulo. Os endereços serão gerados por meio do Plus Codes, códigos curtos semelhantes a códigos postais, uma tecnologia aberta, gratuita e integrada ao Google Maps.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso dos moradores, empresas e pequenos estabelecimentos das regiões a serviços e recursos como o atendimento de saúde emergencial e o recebimento de correspondências e mercadorias. A previsão é que a iniciativa atinja 40 mil pessoas, com 10 mil endereços criados até o final do ano que vem.

O processo de coleta de dados em campo, a confecção e fixação de placas com os novos endereços e a entrega de encomendas aos moradores ficam a cargo da naPorta. A Gerando Falcões tem papel na conscientização das comunidades sobre a tecnologia, além de promover o engajamento dos moradores no uso da ferramenta.

“O endereço digital é tão importante quanto um documento de identidade. Se a pessoa não tem endereço, é como se ela não tivesse também identidade. Porque sem o endereço, ela não tem acesso a recursos como fazer uma encomenda da sua casa ou potencializar o seu negócio local, abrir um CNPJ, ela não consegue botar no currículo onde ela mora, então a falta de CEP e de endereço é falta de dignidade e de acesso e de oportunidade para que a favela e o favelado consigam alavancar e emergir”, disse Lemaestro, cofundador da Gerando Falcões.

No ano passado, o projeto ocorreu em Paraisópolis, onde gerou 14 mil emplacamentos impactando 50 mil residentes, e o emplacamento de 100% das residências da Favela dos Sonhos e Itaprata, ambas em Ferraz de Vasconcelos, totalizando em 68 rotas criadas e 390 endereços mapeados.

“De acordo com os dados da pesquisa elaborados pelo Data Favela, existem cerca de 17,9 milhões de pessoas vivendo em favelas e em periferias no Brasil. Em compras, isso tem o potencial de gerar R$ 220 bilhões. Porém, o mesmo levantamento, com o apoio do Instituto Locomotiva e da Central Única das Favelas (Cufa), aponta que 70% dessa população deixou de adquirir algum item ou de continuar nas buscas de compras por não ter como recebê-los em casa, mesmo com acesso à internet”, divulgou o Google.

Lemaestro acrescentou que o projeto ajuda na inserção dessas pessoas na economia, alavanca a economia local e muda a trajetória das famílias. “Pensa no pequeno empreendedor que tem um salão de cabeleireiro, que tem a quitandinha da esquina, que é um baita empreendedor, é um baita talento, mas ele não tem algumas ferramentas para fazer com que aquele negócio dele possa ser maior ou possa ter mais sustentabilidade”, disse.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 126 mil famílias em Rondônia recebem o Bolsa Família em junho

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 693,67. Cronograma de pagamentos segue até o dia 28
L
Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

No primeiro momento, foco será no Pantanal e na Amazônia
L
Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

O local, que funcionará de segunda a domingo, das 10h às 22h, servirá como um ponto focal para informações sobre campanhas de saúde e vacinação, além da aplicação de diversas doses.
L
Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

“Alterações são naturais do processo de gestão”, diz Magda Chambriard
L
Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Pratos típicos retratam mistura de culturas no Brasil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Beni, FELCC e Umopar apreendem aviões e um extenso carregamento de pasta base de cocaína

A droga de origem peruana tinha como destino o Brasil.
10, L

Em Manaus, polícia monta operação para prender PMs envolvidos com o tráfico de drogas

MP-AM revela que PMs foram flagrados por câmeras carregando drogas.
10

#EntreLevels | Entrevista MC Wset

O apresentador Alisson conversará com o MC Wset sobre sua trajetória na música e muito mais.
L

#NortProTeam | Entrevista Charles Oliveira (One Punch), campeão de MMA pela SFT Combat

Na próxima sexta-feira, dia 14, às 15h, o programa Nort Pro Team! traz uma entrevista exclusiva com Charles Oliveira One Punch,
L

Emoção de Cinema: News Rondônia e Cine Araújo Revelam os Felizardos!

Aventura Cinematográfica com os Ingressos Premiados!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

PROCESSO SELETIVO: Inscrições para contratação imediata na Semasf encerram nesta quinta-feira (13)

Prefeitura de Porto Velho oferece 51 vagas para níveis fundamental, médio e superior
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Convocados devem comparecer entre os dias 12 a 14 de junho na Sema, no horário das 8h às 12h
L
Publicidade

POLÍTICA

Vao Oliveira apresenta propostas transformadoras para Porto Velho no #ComunidadeNews

Pré-candidata a vereadora, Vao Oliveira, discute suas visões e planos em entrevista ao Comunidade News
L

Compromisso com a Comunidade: Sabiá se apresenta como pré-candidato a vereador de Porto Velho

Em entrevista ao Comunidade News, Sebastião L. de Araújo destaca propostas para infraestrutura, juventude e políticas públicas
L

Ieda Chaves solicita policiamento ostensivo e novos totens de segurança no Morar Melhor

Atuação da Sesdec deve ser ampliada na região dos residenciais Total Ville 1 e 2, na capital.
L
Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

O projeto atende todos os servidores públicos e fomenta a economia.
L
Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Novo prédio atende a comunidade do bairro Bom Futuro e adjacências.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Pirata do Madeira suspeito de fazer arrastão em pousada é preso pelo BPTAR – Veja Vídeo

Com eles foram apreendidas diversas TVs e outros objetos provenientes do roubo.
10

URGENTE: Motociclista ferido vai embora depois de grave acidente no centro

A PM foi acionada para fazer o registro.
12
Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

A ação tem como objetivo retirar os invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.
10
Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso teria feito um assalto onde chegou a agredir a vítima com coronhada na cabeça, e na hora de fugir, colocou a arma na cintura, momento que houve um disparo acidental que atingiu o órgão genital do criminoso.
16
Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, durante a briga ambos foram esfaqueados, no entanto, o rapaz em estado mais grave foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO

Projeto inicia na sexta-feira (21) e segue até novembro em instituições educacionais
L

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICE BOYS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

A competição reuniu 14 times e foi realizada pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV).
L
Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

Um encontro importante para discutir o papel do setor privado na ampliação do impacto sustentável na América Latina e no Caribe.
L
Rondônia é o primeiro estado a aderir à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Rondônia é o primeiro estado a aderir à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Além de fornecer informações críticas, a ReGIC serve também, como uma plataforma de compartilhamento de experiências entre seus membros.
L
Inscrições gratuitas para formação empreendedora de artesãs vão até domingo

Inscrições gratuitas para formação empreendedora de artesãs vão até domingo

As aulas serão totalmente online, permitindo que as participantes tenham acesso ao conteúdo de qualquer lugar.
L
Inflação de 2024 pesa mais para famílias de renda muito baixa

Inflação de 2024 pesa mais para famílias de renda muito baixa

Maior pressão é atribuída a efeitos climáticos sobre alimentos
L
Produção industrial recua em cinco dos 15 locais pesquisados em abril

Produção industrial recua em cinco dos 15 locais pesquisados em abril

Pará e Bahia tiveram piores resultados, mostra IBGE
L
Senado: Pacheco diz que PL do aborto "jamais iria direto ao plenário"

Senado: Pacheco diz que PL do aborto “jamais iria direto ao plenário”

Aborto é diferente de homicídio, defende.
L