QUINTA-FEIRA, 03/07/2025

Empresas devem tornar ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTQIA+

Gerente de ONG diz que discriminação ainda é muito grande.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Empresas devem tornar ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTQIA+
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ainda existe discriminação muito forte contra pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho no país, principalmente se são de baixa renda, disse o gerente da organização não governamental (ONG) Micro Rainbow Brasil, braço da Micro Rainbow International, Lucas Paoli. A ONG é pioneira em empreendedorismo para essa comunidade.Empresas devem tornar ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTQIA+ - News RondôniaEmpresas devem tornar ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTQIA+ - News Rondônia
Para ele, quando as pessoas pertencem às classes de renda média ou alta, conseguem melhor formação e consequente qualificação profissional. “Para as pessoas LGBTQIA+ de baixa renda, as barreiras são imensas”, afirmou Paoli. LGBTQIA+ significa lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, sendo que o símbolo + abarca as demais orientações sexuais e de gênero, representando pluralidade.

Segundo o gerente da Micro Rainbow Brasil, tudo começa na escola, quando o bullying, com índices elevados de homofobia e transfobia, provoca alto índice de evasão escolar e cria várias barreiras que causam impacto à pessoa no mercado de trabalho. Nesse sentido, ele afirmou que a segurança psicológica, termo criado em 1999 pela professora Amy Edmondson, da Harvard Business School, diz respeito à inclusão no tempo de pertencimento no ambiente de trabalho. Na realidade, entretanto, não é isso que se vê em grande parte das empresas.

O termo segurança psicológica propõe que, nas empresas, a equipe não vá se envergonhar, rejeitar ou punir ninguém por se declarar LGBTQIA+. Para Amy Edmondson, a segurança psicológica visa a criar um espaço onde novas ideias são esperadas e encorajadas. A professora defende que um ambiente de trabalho psicologicamente seguro encoraja as pessoas a colocarem suas ideias, preocupações ou erros, sem receio de serem punidas nem humilhadas. Lucas Paoli destacou que há empresas onde pessoas LGBTQIA+ sentem dificuldades de usar o nome social no ambiente de trabalho e não podem assumir sua identidade.

Efeitos

Esses fatores negativos acabam tendo impacto na produtividade dos trabalhadores. “Se a pessoa não consegue ser psicologicamente segura, ela não vai ser produtiva. Há ambientes que não permitem que as pessoas LGBTQIA+ possam assumir livremente sua identidade e isso vai se refletir diretamente na produtividade, na eficácia do trabalho, em questões de liderança e, inclusive, na permanência”.

Lucas Paoli lembrou que algumas empresas começam a abrir vagas para a população LGBTQIA+, mas não garantem sua permanência no quadro funcional. “Só garantir vaga não adianta nada, porque as pessoas vão entrar no ambiente de trabalho homofóbico, transfóbico”. Não há um código de conduta para punir a homofobia e a transfobia, declarou. “Essa é uma questão muito séria”.

Paoli afirmou que além de educar o quadro de funcionários para a inclusão e a diversidade, estendendo isso aos cargos mais elevados da empresa, é preciso criar meios que façam com que o ambiente seja, realmente, diverso e inclusivo. O ideal é que as crianças sejam orientadas, desde cedo, a respeitar o próximo, tanto no ambiente familiar quanto escolar, porque o mercado de trabalho é um espelho da sociedade, argumentou. “Se a gente não forma as bases, os efeitos vão continuar explodindo em outras instâncias, inclusive no mercado de trabalho”.

Ele ressaltou que poucas pessoas LGBTQIA+ ocupam cargos de liderança e, quando ocupam, geralmente é um homem gay branco. “Realmente, temos um longo processo aí para criar ambiente inclusivo de verdade”. Pesquisas mostram que os líderes empresariais podem aumentar a segurança psicológica dos membros da equipe a partir da gestão participativa e gestão inclusiva.

Iniciativas

O gerente da ONG Micro Rainbow Brasil listou algumas iniciativas para que as empresas se tornem diversas e inclusivas. A primeira é que as companhias devem ter um código de conduta que corrija de forma clara casos de homofobia e transfobia. Algumas empresas têm código que pune casos de racismo e de machismo. “Mas se não têm uma diretriz que puna esses comportamentos homofóbicos e transfóbicos, não vão mudar. Essas atitudes não podem ser aceitas no mercado de trabalho”.

De modo geral, as empresas têm grupos internos de afinidade de mulheres, de pessoas negras. São espaços de sociabilidade no local de trabalho. Grupos similares devem ser criados também para trabalhadores LGBTQIA+ porque ali eles poderão relatar situações, se sentir ouvidos. “A segurança psicológica diz respeito a essas pessoas que não conseguem ser ouvidas, nem incluídas, nem se sentir seguras. Esse grupo de afinidade é importantíssimo”.

Outra política importante é a questão de direitos, como incluir parceiros de pessoas LGBTQIA+ em benefícios, como planos de saúde e planos de lazer, como ocorre com trabalhadores heterossexuais. Paoli chamou a atenção para o fato de que muitas empresas apoiam eventos LGBTQIA+ somente no Mês do Orgulho LGBT, em junho, “e aí se autointitulam diversas e inclusivas”. O gerente da Micro Rainbow Brasil lembrou que o apoio tem que ser constante. “Não pode ser apenas no mês de junho”.

Algumas empresas investem em responsabilidade social corporativa quando fazem doações para iniciativas sociais. Ele defendeu que as companhias criem também veículos para apoiar a comunidade LGBTQIA+, financiando projetos de ONGs que desenvolvem ações sociais voltadas para essas pessoas.

Mestre em Prática de Direitos Humanos, com 15 anos de experiência em trabalhos com questões LGBTQIA+ no Brasil e no exterior, Lucas Paoli administra também, atualmente, a Diversità, empresa de consultoria que oferece capacitações em empreendedorismo para gays, lésbicas, trans, travestis e demais membros dessa parcela da população, bem como treinamento para empresas que queiram tornar os seus negócios mais diversos e inclusivos.

Linguagem inclusiva

Nessa quarta-feira (28), quando será celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae RJ) promove a palestra Linguagem Inclusiva no Ambiente Corporativo. O evento é gratuito e será aberto ao público. As inscrições estão sendo feitas no site do evento.

Com início às 14h, a palestra será dividida em três partes: apresentação do conceito de linguagem inclusiva; dicas práticas para desenvolver a linguagem inclusiva e bate-papo com a plateia sobre o tema. Segundo o Sebrae RJ, existem muitas restrições para a contratação de pessoas LGBTQIA+. Por isso, empreender se apresenta como alternativa para inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boa oportunidade para regularização de empreendedores e outros contribuintes

Iniciativa busca aproximar as Administrações Tributárias dos contribuintes
L
Governo Federal e Estado firmam autorização para licitação do aeroporto de Ji-Paraná

Governo Federal e Estado firmam autorização para licitação do aeroporto de Ji-Paraná

A concretização deste investimento envolveu a articulação de esferas governamentais e parlamentares.
L

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Evento reúne café, cacau, empreendedorismo e educação em Cacoal, com destaque para a participação do Sebrae-RO e de alunos da rede municipal.
L
Velório de publicitária Juliana Marins, morta na Indonésia, será aberto ao público sexta-feira no Rio

Velório de publicitária Juliana Marins, morta na Indonésia, será aberto ao público sexta-feira no Rio

Jovem morreu ao cair de trilha em vulcão na Indonésia
L
Primeira reunião do conselho popular do Brics acontece no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de julho

Primeira reunião do conselho popular do Brics acontece no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de julho

Evento marca a participação da sociedade civil nas discussões do grupo
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com happy hour, feijoada e Arraiá eletrizante!

De sexta a sábado, o pub mais vibrante de Porto Velho reúne boa música, comida de respeito, espaço para toda a família e festas temáticas pra ninguém ficar parado!
L

7 mortos: Polícia identifica criminosos envolvidos na troca de tiros e apreende cinco pistolas

Criminosos mortos tinham passagens pela polícia e alguns eram monitorados pela Justiça; ação ocorreu no bairro Cai N’Água, em Porto Velho.
18
Depósito clandestino de combustível é interditado em Guajará-mirim durante operação protetor das divisas

Depósito clandestino de combustível é interditado em Guajará-mirim durante operação protetor das divisas

Ação integrada em Guajará-Mirim apreende mais de 5 mil litros de combustível ilegal e pneus estrangeiros em oficina usada como depósito clandestino.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Bolsonaro recebe alta após três semanas internado e cirurgia abdominal

Bolsonaro cancela agenda em Rondônia após diagnóstico de Esofagite e Gastrite

A decisão ocorre após uma consulta médica de urgência que diagnosticou um quadro de “esofagite intensa” e “gastrite moderada”, exigindo repouso absoluto durante todo o mês.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L

POLÍTICA

Senador convoca ministra do Meio Ambiente a esclarecer aumento dos embargos rurais no país

JAIME BAGATTOLI: Senador convoca ministra do Meio Ambiente a esclarecer aumento dos embargos rurais no país

Bagattoli estipulou quatro pontos a serem esclarecidos pela ministra após uso de imagens de satélite.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita execução da lei que garante ala separada para mães em luto gestacional

Deputada pede que o governo assegure atendimento humanizado.
L

Ieda Chaves recomenda a oferta de conexão wi-fi aos usuários do Hospital João Paulo II

Estratégia busca humanizar e otimizar atendimento hospitalar em Porto Velho.
L

Dra. Taíssa solicita sinalização viária na RO-489 que dá acesso ao distrito de Querência do Norte

Parlamentar destaca importância da medida para a segurança no trânsito e organização do tráfego.
L

Eyder Brasil destina emenda e apoia time de advogados da OAB/RO em campeonato nacional

Recurso garantirá a participação da delegação de Rondônia no Campeonato Nacional de Futebol dos Advogados, que será realizado em Goiânia
L
Publicidade

POLÍCIA

Caseiro de sítio é encontrado morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Informações apuradas no local dão conta de que, ao chegarem à propriedade, os donos encontraram a vítima caída, com a cabeça sangrando, e acionaram a Polícia Militar.
18

Jovem é executado a tiros após ter casa invadida por bandidos no Cristal da Calama

A vítima chegou a ser levada por familiares para a UPA Leste.
18

Confronto entre polícia e criminosos deixa 7 mortos em Porto Velho

A ação policial teve início quando os agentes se aproximaram do local e foram recebidos a tiros pelos presentes, dando início ao tiroteio.
18
Ação da Polícia Civil de Rondônia resulta na prisão de quatro pessoas por tráfico e posse ilegal de armas

Ação da Polícia Civil de Rondônia resulta na prisão de quatro pessoas por tráfico e posse ilegal de armas

A ação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, culminando na prisão em flagrante de quatro indivíduos pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.
14
PF investiga ataque hacker que desviou verbas de contas reservas de bancos no Banco Central

PF investiga ataque hacker que desviou verbas de contas reservas de bancos no Banco Central

Recursos de contas reserva de instituições no BC foram desviados
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menininho de 6 anos toca sanfona e encanta Wesley Safadão em show, vídeo

Menininho de 6 anos toca sanfona e encanta Wesley Safadão em show, vídeo

O menino tocou sanfona como gente grande e deixou Wesley Safadão impressionado.
L
Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a menina Ashley, de Quirinópolis (GO), pula rapidamente na piscina e salva o coleguinha, que se afogava.
L

Giro News recebe Sandro Bacelar para falar sobre o projeto Barco das Artes

Nesta quarta-feira, dia 02 de julho, às 16h, o programa Giro News entrevista o cantor Sandro Bacelar, que traz detalhes sobre a edição especial do projeto Barco das Artes – Amazônia em Nós, marcada para o dia 19 de julho.
L
PF prende homem em flagrante por crime de moeda falsa em Rondônia

PF prende homem em flagrante por crime de moeda falsa em Rondônia

Foram apreendidos R$ 1000 em notas falsas
12

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação asfáltica da rua Cândido Portinari, no Setor 07

Foi concluído na tarde da última terça-feira, 01.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): LUIZ BORGES FELIZARDO

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

PRF informa interdição total da BR-364, no KM 563, em Cujubim

A interdição, que não possui previsão de término, tem impactado o fluxo de veículos na região.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.