Entre os objetivos do congresso estão reunir especialistas que auxiliam na salvaguarda ambiental, gerar discussões sobre os diversos ataques que o meio ambiente tem sofrido e a partir do conhecimento especializado encontrar soluções para o futuro do planeta, tudo em conjunto com a sociedade.
O evento será um espaço voltado para discutir temas como regularização fundiária, biodiversidade, povos indígenas, comunidades tradicionais, direito ambiental e principalmente o uso sustentável das Unidades de Conservação.
Durante os dois dias de seminário o público terá acesso a palestras, painéis e apresentações de estudos de casos concretos, com representantes do MPRO, de ambientalistas, especialistas da WWF Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), associações e mais.
O evento acontece de forma presencial e com transmissão online pelo canal do MPRO no YouTube e atualizações no Instagram.