SEGUNDA-FEIRA, 14/04/2025

Mutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022

Operação abrangeu terra Yanomami, favelas e condomínios de luxo.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Mutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Previsto para ser lançado na próxima quarta-feira (28), o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esteve a um passo de ser comprometido. A falta de apoio para acesso dos recenseadores a áreas remotas ou carentes e resistência de alguns cidadãos abastecidos por notícias falsas por pouco fizeram o equivalente a quase um estado do Rio de Janeiro deixar de ser contado.Mutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022 - News RondôniaMutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022 - News Rondônia

Ao longo dos últimos três meses, sucessivos mutirões do IBGE e do Ministério do Planejamento conseguiram reverter a situação. Uma série de forças-tarefas incluiu, de última hora, 15,9 milhões de brasileiros no censo. Ao todo, foram três operações especiais. A primeira buscou alcançar brasileiros na Terra Indígena Yanomami, que nunca tinham sido recenseados. As outras procuraram reduzir a taxa de não resposta em dois ambientes opostos, mas com resistência a recenseadores: favelas e condomínios de luxo.

“Nesta semana, vamos deixar para trás informações de 13 anos atrás, do Censo de 2010. Para formular políticas públicas, conhecer as demandas da população e atuar em emergências, precisamos de informações atualizadas. O recenseamento é essencial para conhecer quem somos, quantos somos e como somos hoje. Não como éramos”, diz o assessor especial do Ministério do Planejamento, João Villaverde.

Indígenas

Realizado em março, o recenseamento na Terra Indígena Yanomami incluiu 26.854 indígenas no censo, dos quais 16.560 em Roraima e 10.294 no Amazonas. O mutirão foi essencial para atualizar a população indígena no Brasil, estimada em 1,65 milhão de pessoas segundo balanço parcial apresentado em abril. O número completo só será divulgado em julho, quando o IBGE apresentará um balanço específico do Censo 2022 para a população indígena.

A operação na Terra Yanomami foi complexa, mas conseguiu, pela primeira vez na história, recensear 100% da etnia no território. Por envolver dificuldades de acesso a aldeias aonde só se chega de helicóptero, o mutirão foi coordenado por cinco ministérios e reuniu 110 servidores federais dos seguintes órgãos: Polícia Rodoviária Federal, que forneceu os helicópteros; Ministério da Defesa, que forneceu o combustível; guias do Ministério dos Povos Indígenas; servidores da Secretaria de Saúde Indígena da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); além dos próprios recenseadores do IBGE.

Realizado de 7 a 30 de março, o mutirão foi necessário porque o recenseamento tradicional não conseguia chegar a todas as aldeias yanomami. Por causa das operações para retirar os garimpeiros e do remanejamento de helicópteros para as ações de resgate humanitário, o censo teve de reduzir o ritmo em fevereiro, quando cerca de apenas 50% da população do território havia sido contabilizada.

Favelas

Nas favelas, o censo esbarrava em outras dificuldades. Além da falta de segurança em alguns locais, muitos moradores não queriam abrir a porta para o recenseador porque tinham recebido falsas notícias de que teriam benefícios sociais cancelados. Outro problema, principalmente em áreas mais densas, era a falta de endereços nas comunidades. Muitas vezes, os recenseadores não tinham informação sobre novas moradias surgidas nos últimos anos, como puxadinhos e lajes num mesmo terreno.

“O que impedia a entrada dos recenseadores na favela era a falta de conexão dos recenseadores e do Poder Público com as pessoas que moram lá. Além disso, havia a falta de conscientização das pessoas por falta de uma explicação que alcançasse os moradores das favelas da importância do censo e de respostas sinceras e objetivas”, analisa o Marcus Vinicius Athayde, diretor do Data Favela e da Central Única adas Favelas (Cufa), que auxiliou o IBGE no mutirão.

O mutirão começou no fim de março, com o lançamento de uma campanha na Favela de Heliópolis, em São Paulo, do qual participou a ministra do Planejamento, Simone Tebet. A operação ocorreu em 20 estados e registrou aglomerados subnormais (nomenclatura oficial do IBGE para favelas) em 666 municípios. O número de habitantes só será conhecido em agosto, quando o IBGE divulgará um recorte do Censo 2022 para as favelas.

Segundo Athayde, a Cufa ajudou primeiramente por meio de uma campanha chamada Favela no Mapa, que usou as lideranças estaduais da entidade para conscientizar os moradores de favelas da importância de responder ao censo. Em seguida, a Cufa recrutou moradores de favelas e lideranças locais para atuarem como recenseadores e colherem os dados das comunidades onde moram. Também houve mutirões de respostas em eventos comunitários.

“Responder ao censo traz benefícios de volta para o morador da favela, para seus vizinhos, para sua família, na medida em que o governo e as políticas públicas atuarão de forma mais adequada para essa população”, destaca Athayde.

Condomínios

Por fim, o último flanco de resistência a recenseadores concentrava-se em condomínios de luxo, principalmente em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. “Historicamente, a taxa de não resposta, que é o morador que não atende ao recenseador, fica em torno de 5%. Isso em todos os países que fazem censo. Nessas três cidades, a taxa estava em 20% em condomínios de alto padrão”, conta Villaverde, do Ministério do Planejamento.

No Censo 2022, a média nacional de não respostas estava em 2,6% segundo balanço parcial divulgado em janeiro. No estado de São Paulo, alcançava 4,8%, principalmente por causa da recusa de moradores de condomínios de renda elevada.

Para contornar os problemas, o Ministério do Planejamento e o IBGE promoveram uma campanha maciça em redes sociais. Parte das inserções foi direcionada a sensibilizar porteiros, que obedecem a regras restritas para entrada de estranhos. Outra parte esclareceu que síndicos não têm o poder de proibir o morador de receber o IBGE. “Muitas pessoas queriam atender ao censo, mas não sabiam que o recenseador não tinha vindo porque o síndico vetava”, recordou Villaverde. Também houve reportagens de quase 10 minutos em televisões locais sobre o tema.

Segundo o assessor especial do Planejamento, a mobilização foi um sucesso. “Em uma dessas três capitais, conseguimos reduzir a taxa de não resposta para menos de 5% em condomínios de alta renda”, diz. A operação para os condomínios começou em 14 de abril e estendeu-se até 28 de maio, último dia de coleta de dados para o Censo 2022.

Entraves

A realização do Censo 2022 enfrentou diversos entraves. Inicialmente previsto para 2020, o recenseamento foi adiado por causa da pandemia de covid-19. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) obrigou o governo anterior a realizar o censo em 2022.

Na época, o Ministério da Economia autorizou R$ 2,3 bilhões para o censo, mesmo orçamento de 2019 que desconsiderava a inflação acumulada em dois anos. Com a coleta de dados iniciada em 1º de agosto, o Censo 2022 inicialmente estava previsto para encerrar-se em outubro do ano passado. Com dificuldades para a contratação, o pagamento e a manutenção de recenseadores, o fim do censo foi primeiramente adiado para fevereiro deste ano.

Com falta de verba e alta proporção de não recenseados, o governo atual decidiu fazer uma suplementação orçamentária de R$ 259 milhões ao IBGE. O Ministério do Planejamento também decidiu seguir a recomendação do Conselho Consultivo do IBGE, formado por ex-presidentes do órgão, demógrafos e acadêmicos, e estender a coleta de dados até o fim de maio. Em abril, uma série de remanejamentos internos no órgão evitou um novo pedido de verbas pelo IBGE.

Desde 29 de maio, o IBGE está rodando os dados, para a divulgação na próxima quarta-feira. “No início do ano, o ministério tomou a difícil decisão de seguir 100% das recomendações do Conselho Consultivo porque os dados colhidos até então não garantiam a qualidade do censo. Agora, com as operações especiais e o tempo extra de coleta, temos a certeza de que o recenseamento está robusto e em linha com os parâmetros internacionais de qualidade”, diz Villaverde.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sebrae realiza primeiro Workshop para fornecedores das Usinas de Santo Antônio e Jirau

Iniciativa teve como finalidade qualificar futuros fornecedores, fortalecendo o mercado local e ampliando as oportunidades de desenvolvimento regional
L
Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa

Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa

Energisa orienta sobre cuidados essenciais com a rede elétrica para evitar acidentes durante reformas e construções residenciais
L

MPRO formaliza denúncia contra envolvidos com tráfico de drogas e organização criminosa em três cidades de Rondônia

Denúncias do MPRO atingem 17 investigados por crimes ligados ao tráfico e à atuação de facções em três municípios de Rondônia.
L

Exército Brasileiro celebra 377 anos com exposição aberta ao público na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento atraiu famílias e emocionou com a apresentação da Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L
Assistência Social aprimora atendimentos e fortalece dignidade e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Assistência Social aprimora atendimentos e fortalece dignidade e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade

Um dos pontos marcantes foi a reforma do prédio e a retomada dos atendimentos no Cras Dona Cotinha e a inauguração do Cras Betinho.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia do evento.
L
TCE identifica melhorias no atendimento, mas encontra novas falhas em unidades de saúde de Porto Velho

TCE identifica melhorias no atendimento, mas encontra novas falhas em unidades de saúde de Porto Velho

As equipes de auditoria voltaram às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, em Porto Velho.
L

Nissan Frontier, motos Honda e R$ 300 mil: veja o resultado do sorteio do RondônCAP deste domingo (13)

Edição Especial com Dupla Chance de Ganhar premiou dezenas de participantes em Rondônia.
L

Governador Marcos Rocha adota medidas fiscais emergenciais para garantir abastecimento e proteger a economia de Guajará-Mirim e Nova Mamoré

A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Rondônia em dar respostas rápidas diante de cenários de crise, minimizando os prejuízos à população e à economia regional.
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Semusa orienta população sobre prevenção e perigos da doença de Chagas

Diagnóstico e tratamento estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde de Porto Velho.
L
Governo Federal busca reativar debate sobre regulação de plataformas digitais e responsabilização das big techs

Governo Federal busca reativar debate sobre regulação de plataformas digitais e responsabilização das big techs

Principal projeto sobre o tema, PL das Fake News está parado na Câmara
L
STF tem três votos para manter suspensão de idade mínima igual para aposentadoria de policiais homens e mulheres

STF tem três votos para manter suspensão de idade mínima igual para aposentadoria de policiais homens e mulheres

STF julga regra que igualou em 55 anos a idade mínima
L

Governador Marcos Rocha garante dignidade com entrega de mais de mil títulos de propriedade a famílias de Porto Velho

A medida reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento urbano inclusivo e a segurança jurídica das famílias que mais precisam.
L

Márcio Pacele celebra, ao lado da população, evento que entregou mais de 1.000 títulos definitivos

O evento marcou um avanço significativo na regularização fundiária do município, promovendo dignidade, tranquilidade e novas oportunidades para quem há anos aguardava pelo tão sonhado documento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Segundo o jornal, o menino andava de bicicleta quando atravessou a via e foi atingido por uma motocicleta em alta velocidade, sendo arrastado por cerca de 20 metros.
18
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de homicídio contra policial e roubo

Três jovens desaparecem após churrasco; dois têm antecedentes por tráfico

Um carro ligado ao grupo foi encontrado abandonado na terça (8), sem sinais de violência.
12
Homem é preso na BR-364 por aplicar R$ 3 milhões em golpes contra produtores rurais

Homem é preso na BR-364 por aplicar R$ 3 milhões em golpes contra produtores rurais

O suspeito foi localizado durante uma fiscalização em um ônibus que fazia a linha Porto Velho x Salvador.
14
Homem é morto a facadas após consumo de álcool em Cacoal

Homem é morto a facadas após consumo de álcool

O suspeito fugiu e ainda não foi localizado.
18

Polícia prende dois suspeitos com drogas, munições e materiais sem origem comprovada

A operação foi desencadeada em um imóvel localizado na avenida Oito de Dezembro, no bairro Próspero.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher condenada por extorsão é presa pela Polícia Civil

Condenada a 23 anos por matar ex, jovem pode deixar prisão em 9 anos com benefícios legais

Apesar da pena alta, a legislação brasileira permite que ela cumpra menos tempo em regime fechado.
12
Homicídios prende acusado de dois assassinatos em Porto Velho

Homicídios prende acusado de dois assassinatos em Porto Velho

As mortes ocorreram nos dias 17 de junho e 29 de dezembro do ano passado.
10
A urgência de reforçar as ações de segurança pública e defesa social na região é evidente.

Polícia Militar segue presente no Baixo Madeira reforçando as ações de segurança pública

A urgência de reforçar as ações de segurança pública e defesa social na região é evidente.
L
Previsões do Horóscopo desta segunda (14/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta segunda (14/4) para seu signo

Confira as previsões desta segunda-feira (14/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Ex-morador de Colorado do Oeste é executado a tiros e tem garganta cortada em sítio

Ex-morador de Colorado do Oeste é executado a tiros e tem garganta cortada em sítio

Segundo relato da esposa à Polícia Militar, dois homens que estavam escondidos no paiol do sítio surpreenderam a vítima e atiraram em sua cabeça. Em seguida, cortaram sua garganta e fugiram em uma caminhonete.
18
Briga de casal termina em agressões, tentativa de atropelamento e colisão com carreta no centro

Briga de casal termina em agressões, tentativa de atropelamento e colisão com carreta no centro

Segundo uma testemunha, a mulher, identificada apenas como A.S., chegou ao local acompanhada de um amigo, e ambos consumiam bebida alcoólica em frente a uma distribuidora.
14
Apenado monitorado é morto a tiros na frente de distribuidora na zona leste

Jovem é morto a facada no meio da rua na região central

A Polícia Militar foi acionada por populares e encontrou a vítima já sem vida, com uma perfuração de faca na costela esquerda, abaixo da axila.
18
Condenado a 16 anos por estupro é preso pela equipe do sgt Machado em Porto Velho

Condenado a 16 anos por estupro é preso pela equipe do sgt Machado em Porto Velho

O suspeito ainda tentou fugir entrando em uma residência ao ver a viatura, mas foi interceptado.
16
Oficina “Voz & Tela” ensina jovens de Vilhena a criar podcasts em vídeo

Oficina “Voz & Tela” ensina jovens de Vilhena a criar podcasts em vídeo

Oficina gratuita capacitou jovens de Vilhena na produção de podcasts com foco na cultura local e na formação audiovisual.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.