Por Wanglézio Braga
Neste mês o Brasil comemora o "Dia do Assistente Social". Esses desempenham um papel importante na disrupção das realidades sociais na proteção dos direitos humanos e da cidadania. São profissionais formados que estão envolvidos no planejamento e implementação de programas voltados à garantia dos direitos da população e acesso a políticas sociais, entre outros.
imagem: freepik
Mas, com 207,8 milhões de habitantes, o Brasil tem aproximadamente 176.54 assistentes sociais. A média do país é de 0,85 assistentes sociais a cada grupo de 1 mil pessoas.
Os dados são do Conselho Federal de Assistente Social (CFESS). Os números apontam que Rondônia possui o terceiro menor número de profissionais assistentes sociais por habitantes. A taxa média do estado, analisada com base em 2022, é de 1,02.
O nosso estado ficou na frente apenas do Pará (0,94) e do Amapá (0,85). O Acre é o estado com maior número de profissionais, por habitante, em todo o Brasil com 1,66. Por lá são 1.375 registrados. Ainda isolando os números na nossa região, destaque ainda para o Tocantins (1,50), Amazonas (1,50) e Roraima (1,14).