SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

Pesquisa do Ipea aponta falha em ações criminais por tráfico de drogas

Falta de padrão em pesagens pode criminalizar usuários

Publicado em 

Pesquisa do Ipea aponta falha em ações criminais por tráfico de drogas - News Rondônia

Por Cristina Indio Do Brasil 

A quantidade de drogas apreendidas nos processos criminais na Justiça brasileira não segue um padrão único, o que dificulta a definição se o que foi registrado se refere à massa bruta em gramas ou líquida. A diferença pode ser decisiva no julgamento de usuários e traficantes de drogas. A conclusão é do estudo "Critérios objetivos no processamento criminal por tráfico de drogas", elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado nesta terça-feira (23).

Pesquisa do Ipea aponta falha em ações criminais por tráfico de drogas - News Rondônia

Foto – Gabriel Jabur/Agência Brasília

A intenção dos pesquisadores foi produzir e analisar dados sobre o tipo e o volume de drogas apreendidas nas ações criminais por tráfico com decisão terminativa em primeiro grau entre janeiro e junho de 2019, nas quais houvesse réu indiciado, denunciado e/ou sentenciado por crimes de tráfico de drogas. Os dados sobre natureza e quantidade de drogas foram levantados em cinco documentos com fontes diferentes como denúncia, sentença, auto de apreensão, laudo pericial preliminar e laudo definitivo em ações penais.

“Na leitura dos autos a gente não consegue dizer se a substância foi pesada com ou sem a embalagem ou recipiente que a continha. No caso da cocaína, por exemplo, há 'n' possibilidades de embalagem. O modo como se registra a quantidade, poucas vezes, informa se trata de massa líquida ou massa bruta falando de massa em gramas”, revelou a pesquisadora do Ipea, Milena Soares, que é uma das coordenadoras do estudo, em entrevista à Agência Brasil.

STF

O levantamento foi divulgado no momento em que o tema da descriminalização da maconha para consumo próprio está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento do recurso de um homem pego em flagrante com 3 gramas de maconha, começou em 2015, mas foi suspenso por um pedido de vistas do então ministro Teori Zavascki. A vaga com a morte dele foi ocupada pelo ministro Alexandre de Moraes, que ficou com o processo.

Até agora, o placar tem 3 votos a favor da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, que são do relator, ministro Gilmar Mendes, e dos ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, que foi o único a propor especificamente a quantidade máxima de 25 gramas para o porte de maconha.

Critérios

De acordo com a pesquisadora do Ipea, a padronização da pesagem das drogas permitiria identificar, com mais precisão, se a quantidade apreendida era compatível apenas com o uso pessoal ou se poderia ser caracterizada como tráfico de drogas. O levantamento mostrou que se fossem adotados critérios de quantidade para a cannabis entre 25g e 100g e de cocaína entre 10g e 15g para presunção de porte de uso pessoal, aproximadamente 30% a 50% dos processos de tráfico relacionados à cannabis e 30% a 40% daqueles relacionados à cocaína poderiam ser presumidos como porte para consumo pessoal.

Mesmo com essas diferenças, as quantidades de drogas foram determinadas no estudo seguindo uma análise conjunta dos documentos e do estabelecimento de alguns critérios. Para isso, de acordo com Milena Soares, o estudo utilizou os parâmetros do Instituto Igarapé para fazer a avaliação. Em um cenário conservador, a instituição define como uso pessoal o correspondente a 25 gramas de cannabis e 10 gramas de cocaína. No intermediário, a quantidade chega a 40 gramas na cannabis e 12 gramas na cocaína, enquanto em um cenário liberal atingiria 100 gramas para a cannabis e 15 gramas para a cocaína.

Com base nesses parâmetros, o levantamento apontou que no cenário conservador 31% dos casos de cannabis apreendida poderiam ter sido presumidamente considerados de uso pessoal e não como tráfico de drogas e para cocaína de 34%. No intermediário os percentuais são 37% e 36% respectivamente e no liberal 51% e 40%.

Conforme a pesquisa, a droga mais encontrada foi a cocaína, como indicaram 70,2% dos processos na quantidade mediana de 24 gramas. Já 34,5% dos processos envolviam até 10,9 gramas da droga, em 36,3% foram apreendidas entre 11g e 100g, 17,9% entre 101g e 1kg e somente 6,8% dos processos envolviam apreensões de mais de 1 quilo da substância. “Além disso, em 4,4% dos processos não foi possível localizar qualquer informação sobre a massa em gramas em nenhum dos cinco documentos analisados”, completaram os pesquisadores.

A cannabis foi a segunda droga mais encontrada, como indicaram 67,1% dos processos cuja média era de 85 gramas. Em 58,7% dos processos a quantidade não chegava a 150g da substância, 27,3% entre 151g e 2kg, 11,1% dos processos trataram de apreensões acima de 2kg e 3,2% dos casos não tinham informações sobre a quantidade.

Recomendações

No estudo, os pesquisadores sugerem a necessidade de um protocolo com um sistema métrico padrão para definir a quantidade da droga, embora tenham verificado “relativa homogeneidade e precisão na indicação da natureza das substâncias tratada em todas as peças dos processos”, ainda que com críticas às formas de aferição da natureza da substância pelos órgãos de perícia.

“Como a gente não sabe como foi pesado na maioria dos processos, em decorrência disso a gente recomenda que se faça um protocolo que regulamente isso do ponto de vista nacional, para que se registre sempre a quantidade da massa em gramas líquido. Seria uma informação objetiva”, afirmou Milena Soares.

 

Com relação aos dados e problemas apontados no levantamento do Ipea, a Agência Brasil solicitou e aguarda posicionamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vereador Fernando Silva solicita limpeza urgente nas imediações das torres da Rua Ibrahim Sued, no Bairro Pantanal

A solicitação foi feita após queixas de moradores, que relataram o crescimento de matagal na região, o que tem dificultado o tráfego de pedestres e veículos.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Técnicos da Conab estão em campo para atualizar informações sobre safra brasileira de grãos

Trabalhos serão realizados ao longo desta semana; as informações irão compor o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, que será divulgado no próximo dia 10 de julho.
L

UNIR ofertará curso a docentes da Educação Infantil

Programa atenderá professores dos 52 municípios rondonienses. Foco é no desenvolvimento da leitura e escrita das crianças.
L
Agenda News: Fest Escova chega a Porto Velho com proposta de beleza sem hora marcada

Agenda News: Fast Escova chega a Porto Velho com proposta de beleza sem hora marcada

A rede que conquistou o Brasil promete facilitar a vida das mulheres com escova, penteado, maquiagem e mais, tudo com praticidade e atendimento ágil, mesmo na correria do dia a dia.
L
Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Oficina participativa reúne moradores, pesquisadores e órgãos ambientais para construir experiências de turismo sustentável na Reserva Extrativista Lago do Cuniã
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caravana Nacional de Regularização Fundiária Urbana chega a Rondônia nesta segunda-feira (23)

Rondônia será o primeiro estado da Região Norte a sediar a iniciativa, que visa promover e fomentar a regularização fundiária em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza transporte de mais de 136 toneladas de alimentos em apoio aos produtores rurais

Prefeitura de Porto Velho realiza transporte de mais de 136 toneladas de alimentos em apoio aos produtores rurais

O transporte gratuito auxilia no escoamento da produção até a feira livre de todo domingo.
L

Abarth Pulse 2026 chega com mudanças no visual e novos equipamentos

Modelo teve o visual renovado e melhorias em desempenho, conforto e conectividade
L

Sorteio do Arraiá de Prêmios RondônCAP já foi realizado; confira todos os detalhes

Mais de 50 ganhadores levaram prêmios em dinheiro para casa neste domingo (22)
L

Duas ondas de frio polar deverão atingir Rondônia já na próxima semana

Previsões indicam que uma massa de ar frio polar, seguida de outra continental, afetará com maior intensidade o sul de Rondônia, com temperaturas entre 14°C e 17°C entre os dias 23 e 25 deste mês.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 17 anos é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

Adolescente de 17 anos é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

O corpo da adolescente foi encontrado nos fundos da propriedade. As causas da morte ainda não foram divulgadas pelas autoridades.
18
PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia

PRF intensifica ações e quase dobra testes de alcoolemia nas rodovias federais de Rondônia
10
Ponte é interditada após homem ameaçar pular no Rio Madeira em Porto Velho

Ponte é interditada após homem ameaçar pular no Rio Madeira em Porto Velho

A PRF foi acionada e fez o isolamento do local enquanto equipes do Corpo de Bombeiros passaram a negociar com o indivíduo que estava pendurado na grade.
16
Polícia Federal apreende 24 kg de skunk no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira

Polícia Federal apreende 24 kg de skunk no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira

A droga foi identificada na bagagem de um casal de passageiros que embarcaria em um voo com destino a São Paulo/SP
10
Ladrão furta botijão de Gás pela segunda vez na mesma residência

Ladrão furta botijão de Gás pela segunda vez na mesma residência

A Polícia Militar foi acionada pela Central de Operações. No local, a vítima relatou que, no dia anterior, já havia tido dois botijões de gás furtados e apontou um indivíduo conhecido como o autor.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CREA-RO promove curso sobre Projeto Estrutural com TQS e capacita engenheiros civis em Porto Velho

CREA-RO promove curso sobre Projeto Estrutural com TQS e capacita engenheiros civis em Porto Velho

A capacitação será realizada no auditório do CREA-RO, em Porto Velho.
L
Engenheiras são destaque na coordenação da Energisa Rondônia

Engenheiras são destaque na coordenação da Energisa Rondônia

Hoje, 23 de junho, é Dia Internacional da Mulher na Engenharia. Conheça Claudia Bilha e Samalei Malheiros que são destaques na Energisa Rondônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): SORV-PARK COMERCIO DE ALIMENTOS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) SOL 274
L

Diretor do GrupoCal destaca Cacoal como uma excelente cidade para investir

Saiba por que investir em imóveis é uma excelente opção.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): TENORIO & TENORIO ODONTOLOGIA E MEDICINA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO SOL 269
L

Governo de RO comemora um ano do Dia Estadual da Mulher do Agronegócio

Mulheres tem crescimento de público durante a Rondônia Rural Show Internacional 2025.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): AGROPECUÁRIA ÁGUA BOA LTDA – ME

Renovação de Licença Ambiental (LO).
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): MOURÃO GUIMARÃES ODONTOLOGIA LTDA

Licença Ambiental  Simplificada (LAS)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.