Por SERBI/RO
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) implantou o Balcão Virtual em todas as seccionais do órgão no mês de março de 2021, e destina-se ao atendimento remoto e imediato dos utilizadores dos serviços da Justiça. O acesso à ferramenta se dá por meio da plataforma Microsoft Teams. Embora o Balcão seja intuitivo, para facilitar e otimizar ainda mais o tempo de quem busca atendimento, o Tribunal disponibilizou o guia de acesso rápido- Balcão Virtual.pdf.
Foto – SERBI/RO
Acesso – Ao entrar a página do TRF1, escolha a unidade judiciária que deseja ser atendido. Logo após, clique em Atendimento e Agendamento, lado direito da tela. Escolha a opção "Balcão Virtual" ou "Contatos e Balcão Virtual". Selecione a unidade, conferindo, sempre, o horário de atendimento. O usuário será direcionado para uma reunião no aplicativo Teams. O ingresso na reunião não garante o atendimento imediato. O solicitante deve aguardar a ordem de atendimento na sala de espera.
O Balcão Virtual foi regulamentado pela Instrução Normativa SJT 7/2021. A norma segue as orientações do Conselho Nacional de Justiça. O serviço é direcionado ao atendimento de advogados, partes e quaisquer outros cidadãos interessados nos processos judiciais em trâmite no Tribunal. O Balcão Virtual não substitui os sistemas de processos eletrônicos e, por isso, não se destina ao protocolo de petições.