Por Gleyciane Prata
Caro leitor, em algum momento da sua vida já imaginou o mundo sem cor? sem criações artísticas?
O artista plástico é o profissional que consegue nos conectar com nosso próprio talento usando nossa imaginação, ou seja, faz com que nos desperte diversas criatividades colocando em tela/papel, e assim vivem transferindo seus saberes fazendo com o mundo fique mais colorido. Essa data é destinada para homenagear cada artista que nos direciona para novas descobertas.
O artista tem como uma ótima aliada sua ampla visão de mundo em detalhes e que assim passam para suas mãos. Tem como suas inspirações: suas vivências, seus momentos no seu próprio interior, nas suas músicas que ouvem, nos seus estilos de roupa, no sabor de suas comidas favoritas, nos seus planos futuros, na convivência com seus animais de estimação, nos seus festejos, nas suas convivências no geral do trabalho, na busca de inspiração de outra áreas culturais/linguagens, etc.
Então essa mistura de ricos movimentos, de alguma forma se transforma em identidade própria gerando assim arte não importando se é realismo, cubismo, abstrato, o importante disso tudo é a expressão e compartilhamento com o mundo através de Museus, galerias, leilões.
Surgiu para homenagear um Artista brasileiro do interior de São Paulo, que se chamava José Ferraz de Almeida, ele que era considerado um grande profissional entre vários e se destacava no século XIX. Foi a partir do ano 1950, no dia 08 de Maio, que passou a ser oficializado o dia do artista plástico, dia do nascimento do Artista.
Grande maioria das pessoas acham que artista plástico tem como seus principais materiais só a tinta, pincel e uma tela, mas na verdade esse profissional consegue dominar diversas especialidades utilizando variados materiais para suas criações, conseguem fazer de uma madeira uma escultura, transformam metais em instalações, desenhos artísticos para criações de roupas, ilustrações em livros, em um muro o grafite eleva suas cores, etc.
Além de que, atualmente conseguem transformar a tecnologia ao seu favor na comunicação visual, fazendo com que movimente o mundo do designer gráfico e comerciais artísticos.
Surge sempre umas perguntas assim como se houvesse regras, mas na realidade todo mundo pode ser um artista, apesar de que algumas pessoas já nascem com uma boa habilidade/talento, não quer dizer que aquele que não nasceu com essa habilidade não consiga realizar ao se dedicar estudando. Todo mundo consegue se aperfeiçoar ao longo da vida, mas claro, exigindo dedicação assim como qualquer estudo.
Na arte não existe idade para começar, regras de tipos de pessoas, não existe materiais certos e definitivos, pois com tudo pode se criar artisticamente. Essa é a graça de ser artista, é buscar suas variações segundo as dominações de criatividades.
Alguns artistas usam a arte apenas como hobby, já outros se especializam no ensino superior em faculdades na área de Artes Visuais, que engloba a área de artes plásticas. Após a formação, logo vira profissão definitiva, pois ao se formarem muitos se tornam curadores de exposições, professores de artes em escolas, entre outras, então passa além de hobby para seu principal gerador de renda.
Com as artes plásticas pode-se envolver em várias áreas da nossa vida, por exemplo, o artista consegue se inserir na área da saúde mental ajudando a auxiliar pessoas com seus tratamentos, também se insere no empreendedorismo gerando renda, na ressocialização auxiliando o indivíduo buscar um novo caminho pra si, na educação onde se forma um cidadão para a sociedade, na área do lazer onde se busca o descanso da correria de todos os dias. Em tudo as artes plásticas podem nos auxiliar buscando transformar vidas.