DOMINGO, 25/05/2025

Ministro apresenta ao Senado calendário para revisão do ensino médio

Camilo Santana diz que estados e a sociedade devem ser ouvidos.

Publicado em 

Ministro apresenta ao Senado calendário para revisão do ensino médio - News Rondônia

Por Daniella Almeida

O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou, nesta terça-feira (2), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, os motivos da suspensão, em março, do cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio.

Ministro apresenta ao Senado calendário para revisão do ensino médio - News Rondônia
Imagem Lula Marques

Camilo Santana disse que desde as reuniões da Comissão de Transição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi apresentado um estudo para que a reforma do ensino médio fosse amplamente discutida pelo Ministério da Educação com a sociedade e com os governos estaduais, responsáveis pela implementação do novo modelo nos estados.

“Nenhuma mudança na continuidade da implantação do ensino médio pode ocorrer sem a escuta, principalmente, dos estados. Não é o Ministério da Educação. O MEC tem o papel de ser o grande coordenador, o maestro da política nacional e de traçar as diretrizes”, observou o ministro.

O ministro da Educação também apresentou aos senadores o calendário de atividades que estão sendo realizadas nos 90 dias da consulta pública para receber as manifestações que serão avaliadas, para posteriormente efetivar a reestruturação da política nacional de ensino médio.

De acordo com o MEC, entre 9 de março e 6 de junho, estão previstas audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários, além de pesquisas nacionais para ouvir a opinião e a experiência de estudantes, professores e gestores escolares a respeito do que já foi implementado do Novo Ensino Médio, desde 2021, nas 27 unidades da federação.

Camilo Santana apontou algumas das questões que precisam ser discutidas antes de concluir a reforma do ensino médio. “Discutir no ensino médio seus itinerários, sua carga horária conforme a Base Nacional Comum [Curricular]. Muitas vezes, houve falta de diálogo com os estados na efetivação e na implantação. Falta de informação, de infraestrutura. Portanto, nós temos feito no MEC uma ampla consulta e um amplo debate para sabemos quais são as decisões que nós precisamos tomar coletivamente, principalmente com a participação dos 26 estados, mais o Distrito Federal, os verdadeiros responsáveis pela implantação do ensino médio”.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) manifestou preocupação com a suspensão da implementação do Novo Ensino Médio e o prazo da consulta pública. O parlamentar disse que foi motivado pelos questionamentos de alguns governos estaduais com a medida do MEC, como São Paulo e Santa Catarina. “A providência, em março, de fazer avaliação 90 dias, prorrogáveis por mais 30 dias para ter o relatório e, posteriormente, a suspensão, provocou dúvidas e um pouco de estupor nos estados que estão seguindo o cronograma estabelecido em 2021”, disse o senador.

Em resposta, o ministro disse que a educação deve ser uma política de Estado, não de governo. “Ninguém quer a revogação do ensino médio. Na realidade, quer que corrija e aperfeiçoe, quer o apoio técnico do Ministério da Educação, que infelizmente, foi ausente nos quatro últimos anos. Foi ausente durante uma pandemia, que tirou milhões de jovens das escolas”.

Enem 2024

O ministro Camilo Santana disse que tem preocupação que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, nos moldes do ensino médio que estava previsto, pudesse gerar mais desigualdades entre os participantes. “Poderia haver desigualdades no Enem entre [estudantes] de escolas que conseguiram implementar o novo ensino médio, que conseguiram ofertar vários itinerários, e outras que ofertaram apenas um ou dois itinerários”,disse.

O ministro disse que é essa a questão que terá que avaliar para não prejudicar a do Enem no ano que vem, sem dar prejuízo aos jovens brasileiros. “Até porque eu considero o Enem uma das maiores políticas de igualdade e de oportunidades”,disse.

Subcomissão temporária

O senador Flávio Arns (PSB-PR) lembrou que o Senado constituiu uma subcomissão temporária do ensino médio, em abril, para contribuir para discussão do tema. “A comissão já está realizando trabalhos, audiências públicas. Acho que isso pode colaborar com a opinião dos senadores e senadores, também, para as decisões do MEC”.

Segundo a presidente da subcomissão temporária, senadora Teresa Leitão (PT-PE), no plano de trabalho, com duração de 180 dias, está prevista uma audiência pública nesta quarta-feira (3) para ouvir a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras entidades ligadas ao tema.

“Vamos ter um roteiro com sete audiências públicas. Teremos pesquisas de documentos, posicionamentos, visitas a escolas”, disse a senadora.

O ministro considerou que os trabalhos serão válidos para análise sobre o Novo Ensino Médio.

Ensino integral

Durante a apresentação das prioridades do Ministério da Educação para os próximos quatro ano, o ministro Camilo Santana disse que as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) determinam a oferta de Ensino integral a 50% dos alunos matrículas na educação básica, em 25% das escolas brasileiras. E que governo federal ainda tem o desafio e a prioridade de alcançar quase 10% de vagas de tempo integral, principalmente no ensino fundamental.

Ao destacar os bons exemplos dos estados de Pernambuco e do Ceará, Camilo Santana adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve lançar o programa federal da escola em tempo integral na primeira quinzena de maio. “A ideia é que a gente possa, inicialmente, garantir essa meta do Plano Nacional [de Educação] e, nos próximos anos, ampliar o que equivale a mais de 3 milhões de novas matrículas”.

Com o novo programa, Camilo Santana garante que haverá mais do que incremento financeiro. “Estímulos a estado e municípios como indução técnica, de infraestrutura das escolas, porque, muitas vezes, é preciso ampliar a escola, fazer reformas, construir restaurante, ampliar a sala de aula ou até construir novas escolas”.

Escolas técnicas

O senador Izalci Lucas (PDSB-DF) criticou a suspensão do cronograma de implantação do Novo Ensino Médio. Ele foi o presidente da comissão que aprovou a reforma, quando, segundo ele, houve bastante debate sobre o tema.

O senador cobrou o ensino de educação profissionalizante para os jovens, já que “78% dos jovens não estudam, nem trabalham porque não têm formação profissional”.

Já a senadora professora Dorinha Seabra (União-TO) cobrou recursos financeiros do governo federal para ampliar a educação integral no país. “Como se estimula o estado a transformar escolas em instituições de tempo integral com um edital que não tem garantia de financiamento? Você gerou um compromisso, mudou o funcionamento de uma escola, aquela escola gerou um compromisso público com a comunidade e com seus alunos”, alertou a senadora.

O ministro da Educação destacou o papel da educação técnica profissionalizante para melhor preparar os jovens e que o governo federal pretende recompor o orçamento dos institutos federais de ensino. Camilo Santana disse que tem discutido a situação das escolas técnicas com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que levou para o MEC a experiência de quando foi governador do estado do Ceará.

“Antes de 2007, o Ceará não tinha uma escola profissionalizante estadual. Hoje, são 140”, disse. E citou os benefícios da implantação dessas escolas. “Essa escola é de ensino médio, é de tempo integral, garante o segundo tempo com a profissionalização e a capacitação para o jovem. Nós pagamos uma bolsa remunerada”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Judocas de Porto Velho garantem vaga no JIR 2025

Seletiva realizada neste domingo no Ginásio Vinícius Danin definiu os representantes da capital para a maior competição esportiva de Rondônia
L

Houve tempo em que o Brasil tinha gente corajosa para defendê-lo ante os grandes interesses estrangeiros

O que argumentou o representante brasileiro, que levou dezenas de países (como a China, Rússia e vários africanos, que começavam a crescer) a se aliar a ele e derrotar as pretensões americanas na conferência?
L

Síndrome silenciosa faz vítimas entre cães e gatos

Especialistas reforçam a necessidade de exames regulares e atenção aos sinais clínicos em animais de estimação
L
Negócios sustentáveis de Rondônia são destaque no Inova Amazônia Summit 2025, em Macapá

Negócios sustentáveis de Rondônia são destaque no Inova Amazônia Summit 2025, em Macapá

Comitiva reúne empreendimentos da bioeconomia e Indicações Geográficas em vitrine nacional da inovação amazônica
L
Seminário realizado pelo Sebrae reúne lideranças do Cone Sul com foco no desenvolvimento do território

Seminário realizado pelo Sebrae reúne lideranças do Cone Sul com foco no desenvolvimento do território

Estratégia foca em desenvolver os Territórios Empreendedores estimulando o protagonismo de líderes locais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Volkswagen ID.4 mostra força e sintonia com as demandas urbanas

Modelo é oferecido no Brasil apenas por assinatura mensal, sem venda direta
L

Gazin Porto Velho perde para o Luverdense fora de casa pela Série D

Time rondoniense sofre pressão e é derrotado por 1 a 0, com gol de Felipinho, no estádio Passo das Emas
L

Rondônia reforça compromisso com a sustentabilidade na 15ª reunião do GCF Task Force

Evento internacional discute nova economia florestal e fortalece parcerias para o desenvolvimento sustentável
L

Iveco Capital anuncia novos planos para compra de veículos comerciais

Condições especiais de financiamento podem impulsionar vendas no setor de transporte
L

Prefeitura de Porto Velho dá início ao calendário junino com o Arraiá da Prefs no Parque da Cidade

Milhares de pessoas prestigiaram a festa junina que tomou conta do Parque da Cidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo prestigia final da Copa dos Veteranos na zona sul de Porto Velho

Parlamentar desejou sucesso aos finalistas. “Estou muito feliz em poder ajudar aqui no Campo do 13”, afirmou.
L

JAIME BAGATTOLI: Em Ariquemes, senador entrega van para o transporte de pacientes em hemodiálise

Senador também anunciou emenda para reforma estrutural da feira do município
L
Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Pedro Fernandes cobra recuperação imediata da RO-010 entre Cacaulândia e Monte Negro

Parlamentar cobra patrolamento e cascalhamento para garantir segurança e escoamento da produção
L
Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Deputado Pedro Fernandes pede recuperação da RO-140 entre Cacaulândia e Colina Verde

Parlamentar cobra urgência em patrolamento e encascalhamento para garantir segurança e desenvolvimento regional
L
Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Aprovados no concurso da Polícia Civil de RO se encontram com deputado Ribeiro do Sinpol

Essa união de esforços, marcada pela empatia e responsabilidade, tem sido essencial para o fortalecimento da pauta e para a construção de um consenso em torno da importância da nova convocação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com capotamento deixa dois feridos na Avenida Imigrantes em Porto Velho

Acidente com capotamento deixa dois feridos na Avenida Imigrantes em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o veículo estava em alta velocidade na Imigrantes sentido a ponte sobre o Rio Madeira, quando o motorista perdeu o controle da direção e o veículo capotou, deixando ambos ocupantes feridos.
12
Mulher é atacada a golpe de facão durante briga em frente de bar

Mulher é atacada a golpe de facão durante briga em frente de bar

Testemunhas contaram que ela estava em frente de um bar próximo a Rua Três e Meio, quando houve uma confusão, e um indivíduo desferiu um golpe nas costas da vítima que saiu correndo, mas caiu alguns metros depois, já tendo convulsões.
16
Vulgo “Playboy” é encontrado morto a tiros no meio da rua

Vulgo “Playboy” é encontrado morto a tiros no meio da rua

O corpo do rapaz que possui passagens no sistema prisional por tráfico e porte ilegal de armas, foi encontrado caído no meio da rua e com várias perfurações de tiros.
18
Cadáver é encontrado desovado no meio da rua em Porto Velho

Cadáver é encontrado desovado no meio da rua em Porto Velho

Segundo as primeiras informações, a vítima foi morta a tiros e teve o corpo desovado no local.
18
Batida entre motos deixa quatro feridos na BR-364

Batida entre motos deixa quatro feridos na BR-364

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam em uma das motos pela BR-364, quando entraram no acesso da Rua Goiá e bateram no outro veículo ocupado por um casal.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS DO RIO MADEIRA – COOGARIMA

Licença de Operação nº 158865, Processo Nº 1801/03968/2007
L

BPTAR prende bando de facção com arma antes de fazer ataque a rivais na zona leste

O flagrante ocorreu no bairro Cascalheira, zona leste de Porto Velho.
12

Wagner Moura conquista prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025

Atuação em “O Agente Secreto” é reconhecida internacionalmente, destacando o talento brasileiro no cinema mundial
L

Morador de rua é preso furtando tampa de bueiro na frente do TJ

Ele foi abordado pelos policiais e encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10

Governo de Rondônia reduz taxa de georreferenciamento para quem não tem direito à gratuidade

As taxas se aplicam exclusivamente à imóveis em áreas estaduais acima de 60 hectares, que não se enquadram nos critérios de gratuidade da Lei nº 4.892/2020.
L

Idoso é preso após tentar matar cunhado a pauladas na zona sul

De acordo com informações apuradas, o suspeito chegou ao local embriagado, pegou uma faca e começou a xingar e ameaçar o cunhado. Em seguida, foi até o apartamento onde mora.
14

Esquema de segurança da Rondônia Rural Show 2025 é reforçado

Com o uso de equipamentos modernos e estratégias bem definidas, a expectativa é de mais uma edição segura e tranquila.
L

Homem leva tiro no rosto durante ataque no Cristal da Calama

O rapaz ferido foi socorrido para a UPA Leste e, posteriormente, transferido ao Hospital João Paulo II.
12
Rondônia participa de debate sobre preservação ambiental na Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

Rondônia participa de debate sobre preservação ambiental na Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou a importância do encontro para a preservação ambiental.
L
Governo de Rondônia realiza entrega de materiais para recuperar 812 nascentes em Pimenta Bueno

Governo de Rondônia realiza entrega de materiais para recuperar 812 nascentes em Pimenta Bueno

O projeto é coordenado pela Sedam, com apoio da Prefeitura.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.